O Blog do BG recebeu informações de que na noite desta sexta-feira, 13, dois motoristas sofreram uma colisão frontal na entrada de pipa. Como é possível ver nas imagens, os veículos ficaram completamente destruídos. Segundo relatos, um dos motoristas fez uma ultrapassagem e bateu com o outro carro. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos envolvidos.
A pesquisa realizada pelo instituto Agorasei revelou que a gestão da prefeita Marina é aprovada de maneira ampla pela população de Pedro Avelino. Somando os que avaliaram favoravelmente a gestão, mais de 90% dos entrevistados consideram o governo de forma positiva. Apenas uma pequena parcela classificou de forma negativa.
Os serviços básicos foram destaques no levantamento. A coleta de lixo lidera com 91,7% de aprovação, seguida pela limpeza pública, com 84,3%. A saúde também foi bem avaliada, com o Hospital Municipal recebendo 78% de aprovação e os postos de saúde, 70,9%. Já na educação, 71,5% dos entrevistados disseram aprovar a atuação da prefeitura, com índices ainda melhores na zona rural.
Os números mostram que a boa avaliação da prefeita atravessa diferentes perfis da população. Entre os jovens de 16 a 24 anos, a avaliação como “ótimo” e “bom” chega a 82,9%, enquanto entre os idosos acima de 60 anos o índice alcança 90,4%. Já na zona rural, a aprovação é ainda maior; em comunidades como Nova Esperança, Santa Rita e Trangola, a aprovação foi unânime, chegando a 100%.
Com apoio tão expressivo em diferentes faixas etárias, Marina consolida o primeiro ano de mandato com um dos melhores índices de aprovação entre prefeitos da região.
Pesquisa do instituto Quaest divulgada neste sábado, 20, aponta que 83% das menções de internautas sobre a PEC da Blindagem nas redes sociais são negativas. Outros 17% são favoráveis à proposta aprovada na Câmara na última terça-feira, 16. O total de publicações sobre o tema desde a votação na Casa foi de 2,3 milhões.
Segundo a Quaest, por hora, 24 mil menções sobre a PEC da Blindagem são feitas nas redes sociais, alcançando 44 milhões de internautas.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e a própria Casa são relacionados em 46% das menções. Em 28% das publicações, o foco está em manifestações contrárias à PEC, com 12% citando a participação de artistas em atos nas ruas. O projeto de anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) são mencionados em 15%.
Segundo a Quaest, parlamentares aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) impulsionaram postagens críticas que nomearam a proposta como “PEC da Bandidagem”. Influenciadores de esquerda, por sua vez, reviveram a frase “Congresso inimigo do povo”.
Já os defensores da proposta endossaram críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e relembraram decisões contrárias à Operação Lava Jato. Internautas alinhados à direita publicaram, em massa, que a PEC é única alternativa para barrar supostos excessos da Corte.
Na última grande chuva em Natal, a apreensão deu lugar ao alívio. O que é bênção na secura sertaneja, por muitos anos foi sinônimo de desespero e prejuízo para os moradores do entorno da Lagoa do Santarém, na Zona Norte. A requalificação e urbanização do espaço, inaugurada nesta sexta-feira (19) pela Prefeitura do Natal, coloca fim a um problema histórico de décadas.
O prefeito Paulinho Freire destacou a importância da obra para a cidade. “É uma obra histórica que resolverá um problema de décadas. Isso reflete a preocupação da Prefeitura com a dignidade das pessoas. A Lagoa do Santarém agora se torna um ambiente seguro e de convívio social. E a Zona Norte ainda será muito contemplada. Façam bom uso do equipamento e cuidem do que é de vocês”, ressaltou.
A nova estrutura, com investimento estimado em R$ 4,5 milhões, conta com estação elevatória e modernas bombas de drenagem, que aumentaram a capacidade de absorção das águas de chuva de 10 mm para 55 mm. A área, antes sem iluminação, agora oferece mais segurança e condições adequadas para a prática de esportes e atividades de lazer.
O projeto contempla todo o entorno da lagoa de captação, que foi transformado em um complexo de convivência. O espaço reúne ciclovia, pista de caminhada, bowl de skate, minicampo de futebol, quadras poliesportivas e de vôlei. A Semsur instalou 75 postes de nove metros de altura com 245 luminárias de LED de 100W — sendo 20 equipados com quatro pétalas de iluminação e 55 com três pétalas.
Durante a inauguração, a população já ocupava o espaço revitalizado. Crianças de patins, adolescentes de bicicleta, adultos e idosos na pista de caminhada e no skate park deram vida ao novo ambiente.
A emoção também esteve presente nos relatos dos moradores, que por anos conviveram com transtornos causados pelos alagamentos. “Chuva forte já deixava a gente alerta, podia ser de madrugada. A água já subiu mais de metro e meio aqui”, contou a moradora Luana Simplício. A dona de casa Adriana Matias, que vive há 34 anos nas proximidades da lagoa, lembrou das perdas sofridas. “Muitas vezes eu largava a casa alagada, tirava o essencial e ia dormir no ginásio da escola. Essa obra vai mudar a vida de muita gente aqui”, celebrou.
A assistente de marketing Ávila Trindade, que mora há seis anos na região e caminhava com seu bebê na pista recém-inaugurada, destacou o impacto positivo da obra. “Ela trouxe vida, lazer e tranquilidade. Eu não podia ver a previsão de chuva no Google porque sabia que minha casa poderia alagar novamente. Na última vez, sentei na cama e chorei impotente, vendo meus armários tomados pela água.”
Para a secretária municipal de Infraestrutura, Shirley Cavalcanti, a revitalização representa um legado para toda a cidade. “Estamos entregando uma obra completa, para que a população possa fazer uso deste instrumento tão importante. A Lagoa do Santarém deixa de ser um problema histórico e passa a ser um ambiente seguro e bonito. Agora as pessoas poderão dormir tranquilas em dias de chuva.”
Além do prefeito e da titular da Seinfra, participaram da inauguração a vice-prefeita Joanna Guerra, as secretárias Íris Machado (Habitação), Nina Souza (Trabalho e Assistência Social), Iracy Azevedo (Cultura) e Jódia Melo (Mobilidade Urbana), os secretários Sanclair Solon (Turismo), Aldo Fernandes (Educação) e Felipe Alves (Serviços Urbanos), o presidente da Urbana, Alvamar Vale, além de parlamentares da Câmara Municipal, da Assembleia Legislativa e lideranças comunitárias.
Em uma nova biografia lançada nesta semana, o papa Leão XIV afirma que não pretende ordenar mulheres, embora esteja disposto a ouvir outras opiniões sobre o tema. Ele declara que quer evitar “políticas partidárias” e promete acolher “todos, todos, todos”, incluindo católicos LGBT, mas sem alterar a doutrina oficial da Igreja contra a homossexualidade.
“O casamento é para um homem e uma mulher”, disse o pontífice, que definiu “família” como “pai, mãe e filhos”.
O livro “Leão XIV: Cidadão do Mundo, Missionário do Século XXI” foi publicado em espanhol e terá versão em inglês no próximo ano. A obra reúne as reflexões mais extensas do papa desde sua eleição, em maio.
Leão XIV, que completou 70 anos no domingo, busca reduzir as divisões em uma Igreja com 1,4 bilhão de fiéis. A autora da biografia é a jornalista norte-americana Elise Ann Allen, correspondente do Vaticano pelo veículo Crux, e traz trechos de três horas de entrevistas com o chefe da Igreja Católica em julho.
Pau dos Ferros (RN) está em ebulição com a notícia que corre feito rastilho sobre a criação da Secretaria Municipal da Mulher pela prefeita Marianna Almeida (PSD), por meio de portaria, quinta-feira (18). No mesmo ato, nomeou a sua atual namorada, Lunária de Lima Cavalcante, para comandar a nova pasta.
As críticas, segundo o Portal Potiguar, ecoam que o município enfrenta filas na saúde, escolas em condições precárias e ruas cheias de buracos, enquanto a prefeita cria mais uma secretaria – com cargos, salários e estrutura própria. Já é a segunda pasta criada no atual mandato, após a Secretaria de Comunicação.
A escolha de Lunária acendeu ainda mais críticas. Segundo o PP, não é a primeira vez que a vida pessoal da prefeita se mistura à gestão: em outro episódio, sua ex-namorada chegou a ocupar cargo na Câmara de Vereadores em um arranjo conhecido como “nepotismo cruzado”. Agora, a história se repete em escala maior.
Embora a pauta da mulher seja relevante, a forma como a secretaria foi criada levanta questionamentos. A prefeita decretou calamidade financeira no início do ano e, até o momento, não há transparência sobre o custo da nova estrutura nem sobre a experiência da indicada para liderar políticas públicas tão sérias.
Enquanto isso, problemas básicos seguem sem solução: falta de médicos em unidades de saúde, transporte escolar precário e servidores cobrando melhores condições de trabalho.
Na prática, a medida reforça a percepção de que a máquina pública local serve mais a interesses pessoais do que às necessidades da população, alimentando um clima de desconfiança e indignação entre os moradores de Pau dos Ferros.
Isto posto, pelo que entendi, a Prefeita Mariana nomeou a primeira dama do município de Pau dos Ferros para ocupar a Secretaria Municipal da mulher. É isso?
Natal passa a contar a partir deste fim de semana, em fase experimental, com o serviço de patinetes elétricos compartilhados. Após um período de teste de 120 dias, a Prefeitura do Natal deve regulamentar e permitir o credenciamento para quem quiser operar a atividade como mais uma alternativa de micromobilidade urbana. O lançamento oficial do serviço acontece neste domingo (21), na Av. Praia de Ponta Negra, às 15 horas, em Ponta Negra. As secretarias municipais de Mobilidade Urbana (STTU) e de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovação (SEPAE) farão a avaliação do serviço.
A iniciativa, programada dentro da Semana Nacional de Trânsito (Dia Mundial Sem Carro), faz parte das ações de incentivo à mobilidade sustentável em Natal, alinhada ao Plano Cicloviário da cidade, que já dispõe de mais de 113 km de malha cicloviária. A medida fortalece o compromisso do Município com o desenvolvimento urbano moderno e ambientalmente responsável, em sintonia com as metas da Conexão ODS, da qual Natal é sede.
Serão disponibilizados 600 patinetes elétricos, operados pela empresa parceira Jet, que já atua em diversas capitais do país. Os equipamentos contam com rastreamento por GPS, limite de velocidade de 20 km/h, freios, campainha e faróis de LED, atendendo aos requisitos de segurança.
De acordo com a STTU, o uso dos patinetes deve respeitar regras de trânsito e convivência no espaço público. O usuário deve ser maior de idade, não pode transportar cargas, passageiros ou animais e deve estacionar os equipamentos nos pontos indicados pelo aplicativo. Também é proibido o uso sob efeito de álcool.
Para reforçar a orientação, equipes treinadas estarão nos principais pontos da cidade, auxiliando os usuários quanto ao uso correto dos equipamentos. Além disso, todas as viagens incluem seguro gratuito contra acidentes.
Com a novidade, Natal passa a integrar o grupo de cidades que estimulam soluções inovadoras em mobilidade urbana, contribuindo para a redução da emissão de carbono, melhoria da qualidade de vida e incentivo a meios de transporte mais sustentáveis.
Isso vai dar merd*, o brasileiro não tem educação pra usar esse equipamento, vão querer trafegar nas ruas entre os veículos ou nas calçadas com velocidade excessiva colocando em risco os transeuntes.
Quem viver verá!!!
Apesar das ameaças de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), relator do “PL da Dosimetria“, disse não ter receio de ser alvo de sanções dos Estados Unidos por causa do projeto.
Paulinho disse ter “zero receio” de, ao propor a dosimetria das penas para a trama golpista em vez de anistia, acabar sofrendo represálias, como ocorreu com o ministro do STF Alexandre de Moraes.
“Zero receio”, disse o relator sobre as declarações de Eduardo.
Eduardo se manifesta
Na sexta-feira (19/9), após a reunião de Paulinho com o ex-presidente Michel Temer (MDB) e com o deputado Aécio Neves (PSDB), Eduardo Bolsonaro foi às redes rejeitar previamente a possibilidade da redução de penas.
Em um vídeo publicado em suas redes sociais, Eduardo disse que não aceitará a redução de penas como alternativa para a anistia e ameaçou Paulinho da Força para ter “cuidado” para não ser visto como “colaborador do regime de exceção”.
“Um conselho de amigo: muito cuidado para você não acabar sendo visto como um colaborador do regime de exceção. Alguém que foi posto pelo Moraes para enterrar a anistia ampla, geral e irrestrita. Pois, assim como está expresso na lei, todo colaborador de um sancionado por violações de direitos humanos é passível das mesmas sanções”, disse o filho de Jair Bolsonaro.
Todos falam isso até começar as sanções, que diga o Barroso que já anda choramingando pelos cantos e olha que nem foi sancionado ainda,vamos em frente e veremos a cara desses valentões kkkk
Quando dizem que o Brasil não é para amador, é a mais pura verdade.
Tá certo!
Zero receio porque não é vc que paga a conta.
Tem cabimento um cara desses resolvendo o maior pepino que o judiciário brasileiro se meteu??
Que conversa de baixar pena, tú acha justo Débora do batom que pegou 14 anos de prisão passar a sete anos presa??
Palhaçada.
Tem que ser anistia total e irestrita para todos os inocentes, quem quebrou relógio que pague a conta.
Sai fora corrupto.
Paraibano sem futuro esse Hugo Mota.
Olhem o que ele fez!
➡️STF tenta há dez meses notificar deputado denunciado por corrupção e lavagem de dinheiro.
Paulinho da Força e chefe de gabinete não são encontrados por oficial de Justiça. Assessoria do parlamentar diz que ele ocupa mesmo gabinete há 14 anos e telefone é ‘conhecido de todos’.
👆👆👆OLHEM SÓ O TAMANHO DESSA PIADA!!! AINDA QUEREM QUE O POVO ACREDITEM NO SISTEMA. ESTÃO DE BRINCADEIRA.
Independente da questão da anistia, esse cara é um dos canalhas que se perpetuou na política brasileira. Pegou 11 anos de cadeia por roubado trezentos milhões do BNDES, o STF livrou ele da cadeia perdoando a pena, e, o que é pior, não devolveu o dinheiro.
Um ciberataque a um provedor de sistemas de check-in e embarque afetou as operações em vários aeroportos europeus importantes, incluindo Heathrow de Londres, o mais movimentado do continente, causando atrasos e cancelamentos de voos neste sábado (20).
A Collins Aerospace, que fornece sistemas para várias companhias aéreas, está enfrentando um problema técnico que pode causar atrasos para passageiros na hora do embarque, disse o aeroporto de Heathrow.
Os aeroportos de Berlim e Bruxelas também foram afetados pelo ataque. Este último informou que 10 voos foram cancelados até o momento, com um atraso médio de uma hora para todas as partidas dos aviões —as empresas foram forçadas a inserir manualmente os dados dos passageiros que fizeram check-in no aeroporto ou tinham bagagem despachada.
A Collins, uma empresa de tecnologia de aviação e defesa com sede em Iowa (EUA), disse que o problema foi detectado em um software chamado Muse, usado para processamento de passageiros. O sistema atende cerca de 300 companhias aéreas em cerca aeroportos, segundo o site da empresa site.
“O impacto está limitado ao check-in eletrônico de clientes e despacho de bagagens e pode ser mitigado com operações de check-in manual”, disse a RTX, controladora da companhia, em comunicado.
Essa parece ser ao menos o segundo problema de segurança cibernética enfrentado pela empresa. Em 2023, os nomes, endereços e detalhes de contato de pilotos e outros funcionários afiliados às empresas parceiras da Collins foram supostamente vazados após um ataque reivindicado por um grupo de “ransomware” (bloqueio de informações mediante resgate).
Passageiros com voos programados para este sábado foram aconselhados pelos aeroportos afetados a confirmar suas viagens com as companhias aéreas antes de se dirigir ao aeroporto.
A British Airways, a maior companhia aérea em Heathrow, disse que não foi afetada porque tinha um sistema de backup que permitia continuar atendendo aos clientes.
A Delta Air Lines disse esperar impacto mínimo nos voos partindo dos três aeroportos afetados, acrescentando que havia implementado uma solução alternativa para minimizar o problema.
O aeroporto de Berlim disse em seu site que havia tempos de espera mais longos no check-in e estava trabalhando em uma solução rápida. O aeroporto de Frankfurt, o maior da Alemanha, não foi afetado, disse um porta-voz.
A EasyJet, que sestá entre as maiores companhias aéreas da Europa, disse estar operando normalmente no momento e não esperava que o problema impactasse seus voos pelo resto do dia.
Só o sistema eleitoral brasileiro tá imune a essas invasões cibernéticas. Não estou falando da urna, estou falando dos computadores que estão conectados a Internet e realiza a totalização dos votos.
A defesa de Jair Bolsonaro estuda acionar cortes internacionais contra o resultado do julgamento na Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) que condenou o ex-presidente a 27 anos e três meses de prisão por liderar uma tentativa de golpe de Estado.
Um dos possíveis destinos é a Corte IDH (Corte Interamericana de Direitos Humanos), um dos três tribunais regionais de proteção dos direitos humanos, junto com o Tribunal Europeu de Direitos Humanos e a Corte Africana de Direitos Humanos e dos Povos.
A Corte IDH é uma instituição judicial autônoma, cujo objetivo é aplicar e interpretar a Convenção Americana sobre Direitos Humanos.
O advogado criminalista e professor Filipe Papaiordanou explica que qualquer pessoa ou grupo pode apresentar petições sobre supostas violações de direitos humanos, em razão própria ou de terceiros.
Segundo ele, a Corte analisa principalmente se houve violação de direitos humanos no país de origem, especialmente em questões processuais. “Não haverá uma análise do mérito da condenação propriamente dita”, afirma.
Se a Corte entender que os requisitos são atendidos, pode iniciar o procedimento. “É preciso esgotar todas as instâncias e possibilidades recursais no país de origem antes de recorrer ao sistema interamericano”, pontua.
“Mesmo que a Corte Interamericana de Direitos Humanos decida pelo processamento do caso, isso não altera a execução da pena no Brasil”, explica Papaiordanou.
Recursos
Com o fim do julgamento de Bolsonaro, o Supremo tem até 60 dias para publicar o acórdão do caso, documento que contém os votos proferidos pelos ministros.
Com a publicação, as defesas terão cinco dias para apresentar os chamados embargos de declaração, recurso que tem objetivo de esclarecer omissões e contradições no texto final do julgamento.
Em geral, esse tipo de recurso não tem poder para rever o resultado do julgamento e costuma ser rejeitado. A previsão é de que o recurso possa ser julgado pela Primeira Turma entre os meses de novembro e dezembro.
Se os recursos forem rejeitados, o Supremo vai determinar a execução imediata das penas. Como o placar da votação foi de 4 votos a 1 pelas condenações, os réus não terão direito a levar o caso para o plenário.
Para conseguir que o caso fosse julgado pelo pleno, eles precisariam de, pelo menos, dois votos pela absolvição. Nesse caso, os embargos infringentes poderiam ser protocolados contra a decisão.
Basta saber quem votou contra, se o PT votou contra é porque não tem roubo na jogada. Simples assim.
Brisa, vocês da direita seriam apenas contraditórios, se não fossem também hipócritas. Como podem exigir voto impresso em nome da “segurança” e, ao mesmo tempo, defender que parlamentar vote secretamente para proteger político criminoso? A pergunta é retórica, claro. Eu sei que resposta vocês não têm.
Gostei da piada Brisa…..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sr Wagner, eu nem vou discutir com jumento, são coisas diferentes. Vocês acham que são donos do pedaço, quando, na verdade, só servem de marionete para o sistema. Você acha que Geraldo Alckmin ganharia de quem na última eleição? SÓ PRA REFRESCO DA SUA MEMÓRIA E DEIXAR CLARO QUE NEM SÓ A DIREITA É HIPÓCRITA, O QUE VOCÊ ACHA DA OPINIÃO DO CHEFE MAIOR? 💩💩💩👉👉👉O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta terça-feira (5), que os votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) não sejam divulgados à população, para evitar “animosidades”. Durante o programa semanal.
O interessante Sr. Vagner é que oito deputados do PT votaral com a oposição kkk, sinceramente não entendi, outra, ninguém defende que o voto não seja secreto, que eu saiba, todos os brasileiros votam de forma secreta, o que se reivindica é que a uma seja acoplada a uma impressora, que possibilite a emissão do voto, com a possibilidade de posterior auditoria, qual o medo nisso? E quem está defendendo a peça da blindagem mesmo? Tem oito deputados do seu partido, botem para fora, vamos lá, pessam para expulsar e não seja HIPÓCRITA.
Wagner, quantos políticos corruptos estão na cadeia hoje? Cita um aí!!! Palocci, Valdemar da Costa Neto, lindinho, Zé Dirceu? Nem vou citar mais. Eu pergunto, a PEC da blindagem já existia? Tem político preso a não ser por outos motivos?
Comente aqui