Polêmica

Vídeo em que padre Júlio Lancellotti se masturba para menor de idade é verdadeiro, confirma perícia

Imagem: reprodução/perícia

A Arquidiocese de São Paulo está prestes a receber quatro vídeos que mostram o padre Júlio Lancellotti se masturbando para um menor de idade. A veracidade das cenas, gravadas em 26 de fevereiro de 2019, foi atestada por uma nova perícia técnica audiovisual, realizada há poucos dias. Oeste teve acesso a este documento com exclusividade.

Ao longo de 79 páginas, os peritos Reginaldo Tirotti e Jacqueline Tirotti analisaram o estado de conservação dos arquivos, observaram cada frame dos filmes, realizaram os exames prosopográficos (técnica que identifica as características faciais e do ambiente), inspecionaram os áudios e comprovaram sua integridade.

Os vídeos em poder de Oeste foram gravados pelo adolescente, que tinha 16 anos na época das conversas com Lancellotti. A cena inicial mostra uma tela de celular, com trocas de mensagens no aplicativo WhatsApp. Depois, começa a videochamada e a câmera oscila entre as partes íntimas e o rosto do padre.

Imagem: reprodução/perícia

Em 2020, essas imagens circularam por algum tempo nas redes sociais. Na época, o perito Onias Tavares de Aguiar confirmou a autenticidade do vídeo. Contudo, o Ministério Público (MP) arquivou a investigação por “falta de materialidade”.

Perícias do gênero chegam a um veredito depois da verificação de distintos elementos: contorno facial, altura da calvície, inclinação do nariz, acessórios, mobílias. Tudo isso foi comparado com imagens do padre em outras situações. Por exemplo, em entrevistas a emissoras de televisão.

Ao constatarem todas as convergências e verificarem a ausência de vestígios de adulteração dos arquivos, Reginaldo e Jacqueline concluíram que Júlio Lancellotti é o homem que aparece nas imagens.

A denúncia será apresentada poucos dias depois de o cardeal dom Odilo Scherer encaminhar um ofício para o presidente da Câmara Municipal, Milton Leite (União), solicitando o envio das “denúncias de extrema gravidade” que o vereador Rubinho Nunes (União) recebeu contra Júlio Lancellotti.

Depois de apresentados à arquidiocese, os vídeos devem ser exibidos a portas fechadas para a plateia formada por integrantes do colégio de líderes da Câmara Municipal. Como se reúnem sempre às terças-feiras, o próximo encontro será em 23 de janeiro.

O material que ampara a denúncia foi resgatado por parlamentares empenhados em instaurar CPI das ONGs. Conforme o autor da proposta, Rubinho Nunes, o objetivo é investigar os grupos que atuam no centro da capital paulista, no qual se distribui a cracolândia.

Em 2020, esse mesmo vídeo foi enviado à polícia por uma denunciante anônima. Uma reportagem da revista Piauí insinuou que o vídeo foi forjado pelo Movimento Brasil Livre (MBL). “O objetivo da fabricação do vídeo era incriminar o pároco no crime de pedofilia”, acusa o texto. O ex-deputado Arthur do Val foi quem enviou o material para a análise do perito Onias Tavares de Aguiar. Em 172 páginas, o documento confirma a veracidade do vídeo.

No início de 2024, o vídeo de Júlio Lancellotti voltou a agitar os bastidores da política municipal. Com a possibilidade de instauração da CPI das ONGs em São Paulo, a mídia ligada à esquerda se mobilizou para defender o padre.

É o caso da revista Forum, que contratou o instrutor de computação forense Mário Gazziro, pesquisador na Universidade Federal do ABC (UFABC), para realizar uma perícia no material. O documento elaborado por ele tem apenas 12 páginas.

Ao contrário dos peritos que atestam a veracidade do documento, o currículo de Gazziro é indigente. Ao pesquisar o nome de Gazziro no Jusbrasil, Oeste se deparou com apenas quatro processos. Nenhum deles é sobre perícia. Em seu currículo, não constam cursos de perícia nem registros profissionais para o exercício da profissão.

Embora a ausência de registro não implique necessariamente em ilegalidade, a falta do cadastro ressalta que Gazziro não atua frequentemente como perito, apenas em situações particulares. É diferente dos casos de Reginaldo Tirotti, Jacqueline Tirotti e Onias Tavares de Aguiar.

Oficialmente, a Arquidiocese de São Paulo afirma que ainda não recebeu nenhuma denúncia vinculada ao padre Júlio Lancellotti e, portanto, desconhece o conteúdo das investigações.

Com informações da Revista Oeste, por Edilson Salgueiro

Opinião dos leitores

  1. Vag@bundos. Usam a IA para deton@ar a imagem e reputacao de pessoas. Outros vag@bundos da extrema direita replicam esse absurdo.
    A PF está de olho nessa “revista” Oeste.

    1. Foi a IA colocou as fotos dos Santos no vídeo q ele tem em fotos dele no Instagram em 10 frames…deixa de ser idiota e passar vergonha

    2. Já foi confirmado que o vídeo é real até por peritos neutros, pare de ser idiota Leo. Inclusive como a própria esquerda já entendeu que o vídeo é real, agora estão falando que contrataram um sósia e montaram um estúdio idêntico a casa do padre.

  2. No Brasil é assim , se o perito favorecer o criminoso é do PT. Se for tirar a prova dos nove , e dar verídito contra o criminoso ele é da Direita . Mas que esse padre e ONGs não me enganam é verdade .

  3. Direita: Vamos ali destruir uma reputação. Depois se for mentira a gente posta um nota de desculpas.
    Vergonhoso

  4. É claro q é o padre na imagem, o perito somente pesquisa mais profundamente e confirma! Se não é ele, é quem? Porque não está identificado e preso? Agora vão inventar uma narrativa falsa como a esquerda faz para livrar a cara dele e enganar os trouxas? Está na hora de admitir que ladrão é ladrão e pedófilo é pedófilo!

  5. A gadaiada muge alto quando rumina um assunto pra denegrir os outros com provas forjadas mas pra esse mesmo gado o 8 de janeiro foi uma criação imaginária kkkkkkk.
    Vivem num mundo paralelo e bizarro em que uma das estratégias é acusar os opositores políticos de pedófilos.
    A extrema direita faz isso no mundo todo, agora a acusação de pedofilia da vez é desse padre…
    Chega a ser ridículo a veborragia desse povo…
    Ainda tem os que dizem que quem defende o padre é pedófilo também… kkkkkkkk. Vcs estão lendo muito Olavo de Carvalho!

    1. Kkkk. Gostei. O 08 de abril o gado está mugindo p crusta o dia do MUUUUU.

    2. Já foi confirmado que o vídeo é real até por peritos neutros, pare de ser idiota Leo. Inclusive como a própria esquerda já entendeu que o vídeo é real, agora estão falando que contrataram um sósia e montaram um estúdio idêntico a casa do padre.

      PS: Detesto Bolsonaro, Olavo, etc.

      Pare de acobertar crime, você se torna cúmplice disso, sabia?

  6. Opções e tendências políticas todos nós as temos, inclusive os peritos. Se é para invalidar o trabalho de alguém por conta disso, então NINGUÉM será apto a periciar nada.

    Aliás, este é o problema da maldita polarização e da insana infestação política nesse país: como estão deixando a política entrar EM TUDO, então TUDO vira suspeito de ser tendencioso, pois a política é tendenciosa.

    Que a essa perícia sejam juntada outras, e quem tiver culpa no cartório que pague, inclusive o padre se for o caso (não existe santo no mundo).

  7. Deixar vê ser intindir!

    Um site que defende a SEITA BOLSONARISTA ” revista oeste ” divulga um parecer TÉCNICO assinado por um apoiador do golpe do dia 8 de janeiro, Reginaldo Tirotti e sua Filha Jaqueline, aí todos os sites e blogs da SEITA BOLSONARISTA espalham e querem que o mundo acredite. Assim é demais. Tá em falta perito na PF.

    BOM DIA MEU LIDER. pode falar agora.

    Eita ruma de Gado.

    1. Então tudo que a globo lixo fala é mentira? Ou o LIXO não defende a quadrilha chamada PT?

    2. Kkkkkkkkkk se fosse seu filho e alguém usasse esse argumento seu, relaxa não teve MASTURBA… o perito que viu ali uma punhet. Por ser membro de golpe…

    1. E agora o cara n pode ter ideologia política, explica aí como aparecem os santos no vídeo q ele tem em fotos no Instagram dele oh idiota

  8. Esse padreco tem fetiche com moradores de rua e a agora, comprovada pedofilia, é certo, seguiu a seita PT, pode procurar que acha uma perversão escondida.

  9. Chocante! Que seja severamente punido, primeiro pela justiça de Deus, depois pela justiça dos homens. E aos imbecis que insistem em desqualificar a denúncia, só porque ela atinge politicamente a ideologia que defendem e da qual o padre é simpatizante, que provem o contrário, pois uma imagem vale mais que mil palavras. Se fato semelhante fosse atribuído a um cidadão não-esquedista, os mesmos idiotas que aqui criticam as evidências estariam vociferando contra os supostos acusados. Não é à toa que a esquerda já tentou a criação de diversas normas que tentam de alguma maneira relativizar, intervir nas escolhas e na sexualidade das pessoas e contestar o conceito de família, sob os argumentos da inclusão social e liberdade de expressão.

    1. A justiça divina não falha, ainda que os colaboradores do demônio escarneçam do povo de Deus.

  10. Se for a fundo ai, esses “peritos” tem alguma ligação com patriotas. Pra conseguir o objetivo são capazes de tudo. Brasil virou um caos politico e ideologico.

  11. Sim o perito é o sujeito que aparece defendendo político vagabundo na rua. Muito parcial o perito

  12. Uma matéria séria, isso?… Achei que era uma investigação da polícia, com peritos da policia..Mas apenas peritos vontratados por uma revista e por vereadores que querem instalar uma CPI… como isso prova alguma coisa BG?… que Matéria sensacionalista, essa pode se dizer que é uma grande criação para a imprensa postar.

    1. Seria uma investigação se o padre fosse oposição ao Lula. Talvez a federal já tivesse lhe feito uma visitinha.

    2. Leve esse padre para sua casa José, depois diga wue sensacionalismo.. agora é um padre safado desses mandasse uma mensagem batendo ponh..t.. para um filho meu e ia encontrar com o Satanás pois eu wueimaria ele todinho psra chegar no inferno sem ter medo mas do fogo.

    3. No seu lugar eu refletiria se é esse tipo de pessoa que eu quero ser, vir publicamente brigar com imagens de vídeo e três peritos diferentes e independentes para defender um pedófilo. Estamos muito mal mesmo.

    4. Hmm.. é pq vc está defendendo se não foi vc que investigou??? Pq negar o fato de um vídeo comprometedor???

    5. Mano vai se tratar que vc é doente! Não precisa ser perito pra saber que realmente é o padre pedófilo no vídeo

    6. Vc é doente. Talvez a doença seja a mesma do padre, por isso a defesa. Procure um tratamento.

  13. E ainda não caparam esse tarado porque?
    Isso tem que capar como quem capa porco, com um canivete afiado.
    Depois de capado bota cinza de fogão a lenha pra cicatrizar.
    Simples assim.

    1. Canivete afiado? Tem que ser capado com foice cega e enferrujada

    1. Mais um defensor da RATAZANA 🐀 VERMELHA 🐀 DE NOVE DEDOS que a máscara cair !!!! Agora falta a tal da ” Santa Igreja Católica ” através do salafrário mor do Papa defender este verme de batina !!!! Esquerdista são os merdas que são , vide Lenin, Stalin , Mao Se Tsung , Kimier vermelho, Fidel Castro , Che Guevara , Lullarápio e outros ratos de esquerda !!!

  14. “O povo da rua diz: esse é o nosso presidente”; O emocionante discurso do Padre Júlio Lancellotti a Lula.”Nós conseguimos voltar ao Palácio do Planalto. Nós lutamos muito para te eleger, presidente. Para que o senhor, voltando ao Palácio do Planalto, os pobres, os moradores de rua, as mulheres, os LGBTs, os indígenas, as religiões de matriz africana, os sem religião, os que lutam pela dignidade humana pudessem voltar a este Palácio”, declarou o padre.
    “OS PODRES” DA QUADRILHA ESTÃO COMEÇANDO A APARECER.

    1. A justiça divina não falha, ainda que os colaboradores do demônio escarneçam do povo de Deus.

  15. Sabemos a quem é pra quê a revista Oeste serve. Então, só lamento pelo post. A a justiça divina não falha! Eu creio!

    1. E gado somos nós… kkkkkk nem vídeo ser de prova? Tá bom demais

    2. Santos como eu não acredito em santos e seu Deus nao é o meu, então viva o padre pedófilo.

    3. O problema todinho amigo é que não envolve ninguém seu, digo isto se vc for uma pessoa séria, se for da turma que gosta está tudo normal.

  16. A única perícia isenta é a oficial. Essas perícias contratadas são tendenciosas, SEMPRE. Atuo como advogado e sei que se a perícia não me agrada, eu não divulgo. Sobre ter X páginas, não quer dizer absolutamente nada. Mas, de antemão, se se verificar que foi mesmo o padre, este irá manchar sua biografia de forma criminosa. Da mesma forma, se for verificado que não foi o padre, só restará comprovado que existe uma corrente, no mínimo, satânica, que tenta manchar a reputação de quem ajuda as pessoas. Vamos ver as cenas dos próximos capítulos.

    1. Felipe se esse pederasta passasse uma mensagem de vídeo para o seu filho(a), vc acharia que era uma oração.

    2. Perícia extra oficial até as clandestinas só valem quando não envolve a orcrim canhota né Felipe ? Vide as escutas clandestinas que acusou Moro de parcialidade validade pelo stf,país de justiça parcial e venal isso sim.

    3. Pericia no Brasil de hoje, só vale para acusar a direita! Mas é isso mesmo, como os Canhotos falam: “vão acreditar em mim, ou nos seus olhos?”. Só fico pensando, o olhar de uma Mãe, que abre o celular de um filho, e vê ele trocando mensagens com um velho(a) tarado(a)”.

    4. A “santa igreja” está toda errada, a começar por padre não pode casar, agora temos um (papa) comunista de carteirinha, o que totalmente contra a doutrinação cristâ…

    5. A Bíblia diz maldito o que justifica o ímpio por presente e ao justo nega justiça, você tá defendendo um pedófilo e condenando quem fez a denúncia, só porque é defensor da sua ideologia, dá pra vê seu caráter

    6. Comentário idiota, de quem só vê o que lhe interessa. Tá tudo muito claro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Escola que homenageou Lula tentou levar 15 crianças à Sapucaí, mas foi barrada pela Justiça

Foto: Luiza Monteiro/Riotur

Rebaixada no Carnaval de 2026 após desfile na Sapucaí, a Acadêmicos de Niterói tentou incluir 15 crianças e adolescentes, de 8 a 17 anos, em sua apresentação, mas foi impedida por decisão judicial às vésperas do desfile. A escola homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no enredo.

Segundo apuração da colunista Manoela Alcântara, do Metrópoles, a agremiação não pretendia colocar os menores em carros alegóricos — o que é vedado pela Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) —, mas o pedido de autorização judicial foi protocolado fora do prazo previsto no regulamento da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. A exigência é que a solicitação seja apresentada com antecedência mínima de 20 dias.

Na decisão, a juíza Lysia Maria da Rocha Mesquita, da 1ª Vara da Infância e da Juventude Protetiva da Capital, destacou que o pedido foi protocolado em 4 de fevereiro, quando o prazo final havia se encerrado em 24 de janeiro. A magistrada ressaltou que, por se tratar de prazo de direito material, não há prorrogação para o primeiro dia útil seguinte.

A participação de menores em eventos como o desfile na Sapucaí depende de autorização com base no artigo 149 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Apesar de apresentar a documentação exigida, a escola não cumpriu o prazo regulamentar.

Na apuração, a Acadêmicos de Niterói obteve 264,6 pontos — a menor pontuação entre as escolas do Grupo Especial — e recebeu nota 10 apenas no quesito samba-enredo. A campeã Unidos do Viradouro somou 270 pontos. Com o resultado, a escola de Niterói disputará a Série Ouro no próximo ano.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Donald Trump oficializa tarifa global de 10% após decisão da Suprema Corte

Foto: Kevin Lamarque/Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta sexta-feira (20) uma tarifa global de 10% sobre produtos importados. A medida será aplicada com base na Seção 122 do Ato do Comércio de 1974, após a Supreme Court of the United States barrar o uso da Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA) para impor as taxas.

Segundo a Casa Branca, a nova alíquota entra em vigor no dia 24 de fevereiro. A Seção 122 permite tarifas de até 15% como resposta a problemas no balanço de pagamentos internacionais ou para evitar uma desvalorização significativa e iminente do dólar. No entanto, a regra limita a duração da medida a 150 dias, prazo que só pode ser prorrogado com aprovação do Congresso.

A decisão ocorre após a Suprema Corte, por seis votos a três, entender que a IEEPA não autoriza a criação de tarifas globais sem aval do Legislativo. O julgamento também abriu discussão sobre eventual reembolso a empresas que pagaram taxas impostas anteriormente com base nesse instrumento.

Trump criticou publicamente a decisão dos magistrados e afirmou que países estrangeiros “exploram” os Estados Unidos há anos. A política tarifária é uma das principais bandeiras do republicano, que defende as taxas como forma de reequilibrar o comércio exterior. Apesar disso, o déficit comercial norte-americano registrou queda de apenas 0,2% em 2025 na comparação com o ano anterior.

O presidente destacou que seguem em vigor as tarifas aplicadas com base nas seções 232 e 301 da legislação comercial americana. A Seção 232, da Lei de Expansão Comercial de 1962, permite tarifas por razões de segurança nacional, enquanto a Seção 301, do Ato de Comércio de 1974, autoriza investigações sobre práticas consideradas injustas por parceiros comerciais — incluindo apurações que envolvem o Brasil.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Hotel na Coreia do Sul onde Janja está hospedada cobra até R$ 7,6 mil por diária

Foto: Reprodução/Hoteis.com

A primeira-dama Rosângela da Silva, Janja, está hospedada no Lotte Hotel Seoul, na capital sul-coreana, onde as diárias podem chegar a R$ 7.625. O valor corresponde a uma suíte de 76 metros quadrados, com dois ambientes. Segundo o site do hotel, o quarto mais simples na torre principal custa cerca de R$ 1.750 para um adulto.

Localizado próximo à região de Myeongdong, área central e turística de Seul, o hotel fica cercado por lojas e restaurantes. Janja viajou acompanhada de uma assessora. Integrantes do Palácio do Planalto também estão hospedados no local, mas em outra torre.

A primeira-dama está em Seul desde quinta-feira (19) e integra a equipe precursora responsável por preparar a visita de Estado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que desembarca no país no domingo (22), após compromissos na Índia. Lula e ministros da comitiva também ficarão no mesmo hotel.

Nesta sexta-feira (20), Janja se reuniu com jovens brasileiros residentes na Coreia do Sul que atuam como influenciadores digitais. Ela também tem agenda prevista no Museu Nacional do Folclore da Coreia, onde visitará uma exposição sobre o Carnaval brasileiro, acompanhada da primeira-dama sul-coreana, Kim Hea-Kyung.

Antes da viagem, Janja participou de encontro em São Paulo com representantes da comunidade coreana no Brasil e recebeu de presente um hanbok, traje tradicional do país asiático.

Com informações do Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sócio oculto do Careca do INSS está nos EUA e ainda não foi preso

Foto: Reprodução/Redes sociais

Alvo da Polícia Federal na investigação sobre a chamada “Farra do INSS”, o empresário Tiago Schettini Batista está nos Estados Unidos e ainda não foi preso. Ele é apontado como sócio oculto de entidades investigadas por descontos indevidos em aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social.

A informação é do colunista Tácio Lorran, do Metrópoles. A defesa solicitou ao ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, a revogação da prisão preventiva decretada em dezembro, na última fase da Operação Sem Desconto. O pedido ainda não foi analisado. Segundo os advogados, Schettini já estava fora do país quando a ordem foi expedida e tem passagens compradas para retornar ao Brasil, o que afasta, tecnicamente, a condição de foragido.

De acordo com a PF, Schettini atuava ao lado do lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, como controlador de fato da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), uma das entidades investigadas por fraudes em mensalidades descontadas de aposentados. A corporação afirma que empresas ligadas ao grupo eram utilizadas para simular prestação de serviços e dar aparência de legalidade às operações.

Os investigadores apontam ainda que Schettini teria recebido milhões de reais de entidades envolvidas no esquema, inclusive valores repassados por empresas vinculadas ao suposto operador do caso. Para a PF, ele exercia função estratégica na engrenagem financeira e teria participação nos lucros, embora atuasse de forma discreta para evitar exposição.

No ano passado, Schettini chegou a ser convocado para depor na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura o caso, mas foi dispensado após obter habeas corpus no STF. A defesa afirma que não comenta processos em andamento, especialmente sob sigilo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bife Wellington de Sol e posta de peixe frita a moda do pescador no Papo de Fogão deste fim de semana

Oxente, se ajeite aí que esse final de semana tá é chique, visse?

O consultor e chef Marcelão chega botando moral na cozinha com um Bife Wellington de Sol pra você fazer bonito e ainda se amostrar pra visita!

E na Dica Rápida, D. Vitória, do Marias de Macau, traz aquele Peixe à Diogo Lopes que é sabor do nosso litoral, simples e arretado!

Quer aprender, rir e sair da mesmice? Então não perde o Papo de Fogão, não!

SÁBADO
BAND PIAUÍ – 8h

DOMINGO
RIO GRANDE DO NORTE – TV TROPICAL/RECORD, 10h

Ou no nosso canal do YouTube
http://youtube.com/c/PapodeFogao

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Cartas para Bolsonaro são barradas na Papudinha mesmo com aval do STF

Foto: Reprodução

As cartas enviadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso em regime fechado na Papudinha, em Brasília, estão sendo recusadas no momento da entrega, segundo os Correios. A instituição afirma que realiza “regularmente as entregas no Núcleo de Custódia do 19º BPMDF”, mas que, no destino final, as correspondências não estão sendo aceitas.

O 19º Batalhão de Polícia Militar do DF, responsável pela ala onde Bolsonaro está detido, disse que “não realiza gestão externa do fluxo postal” e que só recebe as cartas que chegam à unidade. Elas passam por protocolos de inspeção e segurança, e quando estão de acordo com as normas, são entregues ao destinatário.

Bolsonaro está na Papudinha desde janeiro e tem autorização do ministro do STF Alexandre de Moraes para receber cartas. A decisão atendeu a pedido da defesa sobre o fluxo de correspondências e encomendas ao ex-mandatário.

Leia a nota dos Correios na íntegra:

“Os Correios realizam regularmente as entregas no Núcleo de Custódia do 19º BPMDF, no Complexo Penitenciário da Papuda. No entanto, os objetos postais destinados ao ex-presidente Jair Bolsonaro têm sido recusados no momento da entrega no destino. Mais informações devem ser solicitadas àquele órgão”.

Leia a nota do 19º BPMDF na íntegra:

“Nos termos do art. 41, inciso XV, da Lei nº 7.210/1984 (Lei de Execução Penal), constitui direito do preso o recebimento e o envio de correspondência, direito este integralmente observado por esta Unidade.

O Núcleo de Custódia da Polícia Militar do Distrito Federal (NCPM), subordinado à Polícia Militar do Distrito Federal, cumpre rigorosamente as disposições legais vigentes, bem como todas as determinações emanadas do Poder Judiciário. Não há, até o presente momento, qualquer determinação judicial que imponha restrição ou retenção de correspondências destinadas ao custodiado.

Esclarece-se, ainda, que esta Unidade não realiza gestão externa do fluxo postal, tampouco mantém tratativas operacionais junto aos Correios acerca de correspondências destinadas a custodiados. Não houve, nem há, qualquer contato institucional nesse sentido. O procedimento adotado pelo NCPM limita-se ao recebimento formal das correspondências regularmente entregues na Unidade, ocasião em que são submetidas aos protocolos internos de inspeção e segurança e, estando em conformidade com as normas aplicáveis, prontamente entregues ao destinatário.

Ressalta-se que o custodiado mantém assegurados todos os direitos previstos na legislação vigente, sendo a atuação do NCPM pautada pelos princípios da legalidade, impessoalidade e estrita observância às decisões judiciais.

Nos termos da legislação vigente e das normas internas que regem o funcionamento do Núcleo de Custódia da Polícia Militar do Distrito Federal, o recebimento de correspondências escritas é assegurado, observados os protocolos de inspeção e segurança aplicáveis. Todavia, o ingresso de objetos, presentes, encomendas ou quaisquer acessórios não expressamente autorizados pela regulamentação interna não é permitido, em razão de critérios objetivos de segurança institucional e de preservação da integridade física do custodiado e do efetivo policial. Itens dessa natureza não são incorporados ao ambiente de custódia, devendo eventual entrega ser direcionada diretamente aos familiares ou responsáveis legais do custodiado, fora das dependências da Unidade. O controle rigoroso do que adentra o estabelecimento constitui medida preventiva indispensável à manutenção da ordem, da disciplina e da segurança organizacional, em estrita observância aos princípios da legalidade e da administração penitenciária”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Exército aposenta Mauro Cid, delator do “golpe”, com salário de R$ 16 mil

Foto: Agência Brasil

O Exército oficializou nesta semana a aposentadoria do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro e principal delator do chamado inquérito do golpe. A transferência para a reserva remunerada começa em 2 de março, com salário proporcional de R$ 16 mil líquidos por mês.

A portaria foi assinada na quarta-feira (18) pelo general de Brigada Luiz Duarte de Figueiredo Neto, diretor de Assistência ao Pessoal do Exército. Cid havia solicitado a aposentadoria antecipada ainda em agosto do ano passado, pouco antes de ser condenado no inquérito, e o pedido foi aceito pelo comando do Exército em janeiro de 2026.

Aos 46 anos, após 30 anos de serviços prestados, Cid deixa a ativa e terá até 90 dias para desocupar a residência oficial do Exército na Vila Militar de Brasília, onde mora com a família. Como a saída ocorreu antes do tempo completo de serviço, o benefício é proporcional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Operação Liberdade acha armas, granada e drogas e prende traficante em Tibau do Sul

Foto: Divulgação/PMRN

Uma ação conjunta das polícias Civil e Militar terminou com a prisão em flagrante de um homem de 34 anos por tráfico de drogas, nesta sexta-feira (20), em Tibau do Sul. A ofensiva faz parte de mais uma fase da Operação Liberdade, deflagrada após investigações apontarem a existência de um ponto ativo de venda de entorpecentes no centro da cidade.

Segundo a Polícia Civil, a casa era usada para o comércio de drogas e registrava intenso fluxo de usuários. Durante a abordagem, os policiais encontraram três armas de fogo roubadas — duas de calibre .38 e uma de calibre .32 — além de 115 munições de diferentes calibres e uma granada artesanal, o que elevou o grau de risco da ocorrência.

No imóvel também foram apreendidas 72 porções de cocaína, 36 porções de maconha, dois tabletes da droga, uma porção de maconha do tipo flor, balança de precisão, sacos tipo zip lock, roupas camufladas e um veículo modelo Celta. Todo o material foi recolhido e apresentado à autoridade policial.

O suspeito foi levado à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça. A Polícia Civil reforça o pedido de colaboração da população, que pode repassar informações de forma anônima pelo Disque Denúncia 181.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Bolsonaro pede atendimento psicológico na prisão e tratamento neurológico ao STF

Foto: Reprodução

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu ao STF autorização para que ele receba atendimento psicológico especializado dentro da unidade prisional onde cumpre pena, a Papudinha, em Brasília. O pedido foi protocolado nesta sexta-feira (20) e está sob análise do ministro Alexandre de Moraes, relator da execução penal ligada à condenação por tentativa de golpe de Estado.

Os advogados solicitam a liberação da entrada do psicólogo e neurocientista Ricardo Caiado para a realização de sessões de neuromodulação três vezes por semana. O tratamento, chamado de Estímulo Elétrico Craniano (CES), é descrito como não invasivo e feito por meio de clipes auriculares, com o uso de equipamento próprio levado ao presídio.

Segundo a defesa, a terapia já teria sido iniciada durante uma internação de Bolsonaro em abril de 2025 e teria apresentado melhora no sono, além de redução de sintomas de ansiedade, depressão e crises de soluços. Os advogados afirmam que o procedimento complementa a medicação atualmente utilizada, que atua no sistema nervoso central, e pedem que as sessões ocorram preferencialmente no fim do dia, respeitando as regras de segurança da unidade.

O pedido cita ainda um laudo médico da Polícia Federal divulgado no início de fevereiro, que apontou alterações neurológicas em exames realizados no ex-presidente. Bolsonaro sofreu um traumatismo craniano leve após cair na cela e bater a cabeça em um móvel, no início deste ano, quando ainda estava detido na Superintendência da PF, em Brasília.

Opinião dos leitores

  1. Todo dia uma desculpa para aparecer na mídia. Esse é o preso com mais regalias que já existiu.

    1. Cadê o improvável com histórico de atleta? Fakenews? Vive recebendo visitas da quadrilha dele e articulando as candidaturas dos filhos, pra isso a saúde tá perfeita! Vagabundo!

    2. Já disse, o homem está acabado, vcs conseguiram destruir a matéria, não o Espírito e a força, deixa ver, depois da unidos de Niterói, com ele no chão, sem cabeça, e todo sujo de fezes a coisa ficou fedorenta. Essa de jogar a culpa pela derrota na lanterninha da escola, kkkk, está desmontando tudo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

EM APURAÇÃO: PF suspeita de corrupção passiva de Dias Toffoli em caso bilionário

Foto: Reprodução

Investigadores da Polícia Federal envolvidos nas apurações das fraudes bilionárias do Banco Master suspeitam que o ministro do STF, Dias Toffoli, possa ter praticado o crime de corrupção passiva. As informações foram divulgadas no programa CNN 360º. Apesar das suspeitas, Toffoli ainda não é formalmente alvo de investigação.

De acordo com a apuração, agentes da PF pretendem pedir ao STF a quebra de sigilo do fundo Marídite, ligado a familiares do ministro. A intenção é rastrear o caminho do dinheiro do banqueiro Daniel Vorcaro e verificar supostos pagamentos ao magistrado, mencionados em conversas apreendidas nos celulares do empresário durante as investigações.

Um relatório com cerca de 200 páginas já foi encaminhado ao presidente do STF, ministro Edson Fachin. Fontes ouvidas pela CNN informaram que os investigadores esperam que o novo relator do caso, ministro André Mendonça, dê andamento às apurações. A avaliação interna da PF é positiva, com base na atuação de Mendonça em outros casos, como o das fraudes no INSS.

Segundo a CNN, a PF decidiu enviar o inquérito ao Supremo após identificar indícios de possível crime envolvendo o magistrado, supostamente ocorrido durante um processo relatado por ele.

Dias Toffoli nega qualquer ilegalidade, mas, após a divulgação do relatório, admitiu pela primeira vez ser sócio do grupo Marídite, fundo que agora está no centro das diligências e pode ter o sigilo quebrado, caso o STF autorize os pedidos da Polícia Federal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *