O Fantástico precisou exibir nesse domingo (7) uma constrangedora errata sobre a matéria a respeito da escalada da violência em Natal, exibida na semana anterior.
Ao contextualizar o avanço da criminalidade na capital, o reportagem citava o bairro de Nossa Senhora da Apresentação.
Para estabelecer a relação entre ausência de políticas públicas e a escalada da violência, a reportagem afirmava que só havia uma escola no bairro, um posto de saúde e nenhuma área verdade.
“Na verdade, o bairro tem nove escolas, quatro unidades de saúde funcionando, cinco áreas verdes e uma área de lazer”, corrigiu a apresentadora Poliana Abritta.
A reportagem ainda afirmou que a secretaria de Segurança do Estado foi procurada e não quis se manifestar.
“Mas o Fantástico tinha feito contato apenas com a Polícia Militar. Foi a Secretaria de Segurança que tomou a iniciativa de pedir a entrevista exibida na reportagem”, reforçou o apresentador Tadeu Schmidt.
Do blog: a reportagem citada dedicou muito mais tempo ao Rio de Janeiro, sobre o qual não houve errata. Ficou a impressão de que reforçar uma crítica genérica a Natal poderia ser feito sem o zelo necessário.
Diz a Secretária de Segurança do RN, que as estatísticas de mortes por violência no RN, são feitas de forma diferente dos estados de SP e RJ, por exemplo, aqui se computa todas mortes violentas, lá quando se mata um bandido não entra nas estatísticas, sendo assim, o RN apresenta números bem alarmantes, pois mostra o que realmente acontece, enquanto outros estados escondem a verdade e jogam pra debaixo do tapete. Diz a Secretária!
Como sempre, Natal é só lembrada nestas situações, em dizer que Natal é a cidade mais violenta do Brasil e quinta do mundo, a Globo é puxa saco dos Estados de Pernambuco, Bahia e Ceará, o Rio Grande do Norte é o patinho feio do Nordeste, sempre que a Globo faz reportagens sobre datas comemorativas aqui no Nordeste, a Globo sempre destaca as festas destas três capitais , Fortaleza, Recife e Salvador, eu sempre observei isto, é quando menciona Natal em um destes eventos é sempre acompanhada com outra capital do Nordeste, feriados como ano novo, carnaval, festa junina o destaque é sempre para estas três capitais e seus estados, até parece que o Nordeste se resume só nestes três estados, Ceará, Pernambuco e Bahia. A Globo nunca deu destaque para nenhum evento realizado aqui: aqui temos Carnatal, são João em Mossoró, réveillon, festa dos padroeiros, agora recentemente tivemos a campos pari, não lembro de ter visto nenhuma mensão da Globo sobre o evento. Se este evento tivesse acontecido em Fortaleza, Recife ou Salvador, a globo estaria lá fazendo reportagens ao vivo do local.
Se saiu na globo tem o dedo politico por traz.
Denegrir às vezes é mais fácil; e nós sofremos as consequências! Uma pena!