Imagens: Reprodução/Instagram
Flávia Fróes, advogada que já defendeu chefes do Comando Vermelho, apresentou no STF, nesta quarta-feira (5), imagens e fotos coletadas pelo Instituto Anjos da Liberdade sobre a megaoperação nas favelas da Penha e do Alemão. Ela criticou a exclusão do Instituto da audiência pelo ministro Alexandre de Moraes, afirmando que “se tirar a legitimidade da participação da advogada pelo fato de no passado ela ter advogado para alguém que é membro de organização, deslegitimaria até o relator do próprio julgamento”.
No depoimento, Fróes acusou policiais do Rio de execuções sumárias e torturas e afirmou que o material apresentado busca garantir “uma investigação que seja clara, que seja límpida, que possa ser auditável”. Ela reforçou que “não podemos permitir que os próprios assassinos se auto-investiguem” e disse que o Instituto acompanha familiares das vítimas na Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
A advogada lançou uma acusação explosiva contra o Estado e a mídia: “É inadmissível que o STF seja colocado em cheque por uma mídia sensacionalista. Isso coloca em dúvida toda a segurança jurídica do Brasil, sobretudo em tempos como o de agora, em que há um golpe em andamento”. Ela afirmou ainda que o Instituto traz dados concretos sobre “novos massacres anunciados pelo Estado”.
Fróes destacou o alcance nacional do Instituto Anjos da Liberdade, dizendo que a organização está presente em 26 estados e no Distrito Federal e que cumpre “um papel social e urgente de denunciar atentados à democracia”.
Segundo ela, a instituição pretende levar o caso à mídia internacional, incluindo The Guardian, The Economist e emissoras europeias, para cobrar medidas e punições na Corte Interamericana de Direitos Humanos.
Ela resumiu: “O argumento de exclusão do Instituto é que eu seria advogada de alguém condenado por crime de organização criminosa. Isso não é verdade. Estou aqui como defensora de direitos humanos, e não como advogada de criminosos”.
A integração entre as forças policiais mostraram a mão forte do Estado e o crime perdeu mais uma batalha, como sempre acontecerá quando se deparar com o BOPE.
Ultimamente temos visto um aumento na eficiência das instituições de segurança, ainda que estejamos longe do ideal, e dentre elas a que mais tem se destacado é a PC RN, com resultados sólidos e constantes, aumentando o número de prisões e apreensões.
Outra força que tem melhorado bastante no Brasil e no RN é a Polícia Penal, com administração melhorada e recursos orçamentários mais adequados a sua realidade.
Mas não se pode negar que a PC atualmente está no ponto mais alto do pódio, com a DEICOR e outras unidades quebrando todos os recordes.
E para desespero da bandidagem, vem aí a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE). Muitas aves da nossa fauna tombarão diante da CORE, a exemplo do pica-pau.
Excelente trabalho desenvolvido pela Polícia Civil nesse caso. Sem o trabalho da Civil esses três criminosos ainda estariam vivos e livres. O BOPE merece reconhecimento pela sua parte na missão, mas o difícil e arriscado trabalho investigativo e operacional da PC RN foi fundamental para se chegar nesse grupo criminoso.
Só aplausos ais nossos policiais civis, militares e todos que participaram dessa ação em favor da paz e da segurança.
Embora todo servidor público existe para servir ao público, então não fizeram mais que sua obrigação institucional, é mais do que merecida essa homenagem em palmas para mostrar que ainda existem, sim, bons policiais e que desempenham suas funções com zelo.
Precisa para dar mais força a eles e que não saiam da linha do correto. Parabéns a todos que tem família e deixaram em casa para voltar apenas após a missão ser cumprida.
Até que fim. A força da lei sendo imposta para os bandidos. Apesar que ainda tivemos agentes de segurança feridos. Parabéns aos envolvidos, que sempre estão prontos para prestar seus serviços a sociedade.
Será que esses policiais vão ser afastados e processados por ter matado essa “suposta vítima” da sociedade?
Pica pau agora canta e pica no inferno, hehehehe, hehehehe.
Foi tarde de demais.
Parabéns guerreiros policiais militares e civis. O povo de bem reconhece e agradece a vcs por arriscarem suas vidas em defesa da sociedade. Que abençoe e proteja todos vcs.
Vamos aguardar as homenagens a esses polícias por parte do Governo do Estado e pelo Comando da PM. O povo agradece!
É ruim esse governo homenagear policiais! É mais fácil, puní-los pela morte de um parceiro da esquerda.
Vamos rezar para o direitos humanos, não querer penalizar esses policiais.
[Contém ironia.]