Acidente

VÍDEO: Motorista confunde sentido da pista e colide com poste em Natal

Vídeo: Via Certa

Um motorista confundiu o sentido da pista, bateu em um carro e, em seguida, colidiu com um poste na manhã desta terça-feira (30). O acidente aconteceu na avenida 9, na Avenida Coronel Estevam, em Natal.

As informações são do Via Certa Natal. Como é possível ver nas imagens, a STTU já está no local, e o trânsito está sendo desviado. Ainda não há informações sobre o estado de saúde do motorista.

Opinião dos leitores

    1. Natal sofre com falta de inteligência, isso sim! Rotatórias são uma grande surpresa aqui, um bicho completamente misterioso. A placa de pare é uma simples sugestão para “entrar devagar” e o semáforo não serve muito pois ninguém parece enxergar cores ou entender seus significados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

MPF arquiva pedido para investigação de conduta de Bolsonaro na pandemia

Foto: Reuters

O MPF (Ministério Público Federal) decidiu arquivar o pedido de investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sua família por crimes como genocídio durante a pandemia e uso indevido da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), alegando falta de comprovação documental.

“Da análise dos autos, verifica este órgão ministerial que não subsiste motivo para a instauração de persecução penal em razão dos fatos, tendo em vista que as informações apresentadas são inespecíficas e genéricas, carecendo de prova documental mínima que corrobore as complexas e abrangentes alegações”, afirmou a procuradora da República Luciana Furtado de Moraes, em despacho de 23 de janeiro.

O processo, apresentado por meio da sala de Atendimento ao Cidadão, acusava a família Bolsonaro de diversos crimes durante a pandemia, incluindo envolvimento com milícias, tráfico de drogas, corrupção, “rachadinhas”, envenenamento de autoridades, perseguição política e atentados à ordem democrática.

Na análise do MPF, a manifestação tinha caráter opinativo, com críticas políticas e avaliações morais sobre a condução do governo federal.

Além disso, o órgão ressaltou que as afirmações eram “genéricas, sem indicação de tempo, modo ou lugar das supostas práticas criminosas”, sem material suficiente para abertura de investigação criminal.

“A representação é composta, em sua integralidade, por relatos pessoais, avaliações subjetivas, percepções políticas e referências a vídeos e conteúdos publicados em plataformas digitais e matérias jornalísticas, sem, contudo, apresentar fatos individualizados, elementos mínimos de materialidade ou indícios concretos que permitam a abertura de investigação criminal”, diz o documento.

O MPF comunicou que o caso foi arquivado, mas o denunciante tem dez dias para apresentar recurso. O processo tramita em sigilo a pedido do autor da representação.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Greve na Argentina contra reforma de Milei cancela quatro voos entre Natal e Buenos Aires

Foto: Reprodução

Quatro voos na rota entre Natal e Buenos Aires (Aeroporto de Ezeiza) foram cancelados nesta quinta-feira (19) em razão da greve geral na Argentina. A informação foi confirmada pela Zurich Airport Brasil, concessionária do Aeroporto Internacional de Natal. O balanço inclui chegadas e partidas.

De acordo com o painel do aeroporto, foram canceladas duas partidas com destino a Buenos Aires e duas chegadas vindas da capital argentina, operadas pelas companhias GOL Linhas Aéreas e JetSMART.

Nas partidas, foram afetados os voos 3833 (JetSMART), previsto para 11h35, e 9485 (GOL), das 12h30. Já nas chegadas, os cancelamentos envolveram os voos 9484 (GOL), previsto para 10h25, e 3832 (JetSMART), das 10h35, todos na rota com o Aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires.

Em nota, a concessionária informou que os cancelamentos ocorreram “em função da greve geral vivenciada na Argentina” e orientou os passageiros a buscarem informações diretamente com as companhias aéreas.

A Zurich Airport Brasil recomenda que passageiros com voos marcados para esta quinta-feira (19) procurem os canais oficiais das respectivas empresas para obter informações sobre remarcação e evitem se deslocar até o aeroporto sem confirmação prévia da situação do voo.

Greve na Argentina

O governo de Javier Milei anunciou que adotará medidas rigorosas durante a paralisação de 24 horas convocada pelo maior sindicato da Argentina contra a reforma trabalhista apoiada pelo presidente. Além de prometer reprimir a greve, o governo também divulgou orientações específicas à imprensa diante da paralisação.

A reforma que motivou a greve propõe modernizar as relações de trabalho e reduzir o poder dos sindicatos e os custos trabalhistas. A fim de garantir os 37 votos necessários para sua aprovação no Senado, o governo – que conta com 20 senadores próprios – concordou em modificar alguns artigos a pedido da oposição.

A medida foi aprovada, ao contrário de outras iniciativas que naufragaram na Câmara depois que o governo deu como certo o apoio de outros blocos. O texto agora seguirá para a Câmara dos Deputados, que o debaterá em março e poderá fazer emendas ou revogar partes do projeto.

Os principais sindicatos do transporte de passageiros aderiram inicialmente ao protesto iniciado nesta quinta-feira: 255 voos foram cancelados, afetando 31 mil passageiros, segundo a companhia aérea Aerolíneas Argentinas. Trabalhadores portuários também participam da paralisação.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Rede hoteleira tem ocupação média de 85% no Carnaval do RN

Foto: Adriano Abreu

A ocupação média da rede hoteleira potiguar chegou a 85% durante as festividades do Carnaval 2026, com alguns meios de hospedagem localizados no entorno dos polos carnavalescos atingindo lotação máxima. A informação é do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do RN (SHRBS-RN), que avaliou como positivo o desempenho do setor.

Segundo o sindicato, o resultado ficou dentro do esperado e manteve o padrão registrado no mesmo período do ano passado. A movimentação intensa de turistas impactou diretamente, além dos hotéis, bares, restaurantes e outros serviços ligados ao turismo.

“A média foi dentro do que esperávamos e manteve os resultados do ano passado”, disse Grace Gosson, presidente da entidade. Ainda de acordo com o SHRBS-RN, bares e restaurantes situados próximos às festividades e no corredor turístico também registraram bom desempenho ao longo dos dias de folia.

“O movimento também foi muito bom, à exceção daqueles empreendimentos de alimentação fora do lar em bairros comerciais, onde tem maior circulação de pessoas durante os dias úteis”, destaca Grace Gosson.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Ex-príncipe Andrew é preso no Reino Unido

Foto: AFP

A emissora britânica BBC noticiou nesta quinta-feira (19) que a polícia prendeu Andrew Mountbatten-Windsor, irmão mais novo do rei Charles III, sob suspeita de má conduta em cargo público.

Jornais haviam noticiado que seis carros da polícia descaracterizados e cerca de oito policiais à paisana chegaram à Wood Farm, na propriedade de Sandringham, no leste da Inglaterra, na manhã desta quinta-feira.

A Polícia do Vale do Tâmisa afirmou no início deste mês que seus agentes estavam investigando alegações de que Mountbatten-Windsor teria repassado documentos confidenciais do governo ao falecido criminoso sexual, Jeffrey Epstein, segundo arquivos recentemente divulgados pelo governo dos Estados Unidos.

Mountbatten-Windsor, o segundo filho da falecida rainha Elizabeth, sempre negou qualquer irregularidade em relação a Epstein e disse lamentar a amizade entre eles, mas não respondeu a pedidos de comentários desde a divulgação dos documentos.

Sem mencionar o nome de Andrew, a polícia britânica informou que um homem por volta dos 60 anos foi preso sob suspeita de má conduta em cargo público, acrescentando que não divulgaria o nome dele “em conformidade com as diretrizes nacionais”.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Portugal vai investigar racismo de Prestianni e torcida contra Vini Jr.

Foto: Jesus Alvarez

O governo português irá investigar a denúncia de racismo contra Vini Jr., do Real Madrid, em partida contra o Benfica pela Champions League.

A autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) fará uma investigação administrativa. “A APCVD agora irá analisar imagens, relatórios da arbitragem e outros elementos”, diz a instituição em comunicado.

Além disso, a Uefa também afirmou que abriu um procedimento incial de apuração que poderá evoluir para uma investigação de um suposto ilícito desportivo.

Além de averiguar se o Gianluca Prestianni, do Benfica, teria chamado o brasileiro de “macaco”, a entidade vai avaliar imagens de torcedores que estavam no Estádio da Luz direcionando a imitação de primatas ao jogador do Real.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula cobra governança global da IA e alerta para riscos durante cúpula na Índia

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quinta-feira (19) uma governança global mais equilibrada para a inteligência artificial e alertou para os riscos do uso desregulado da tecnologia. A declaração foi feita durante sessão plenária da Cúpula de Impacto da Inteligência Artificial, realizada na Índia.

Em seu discurso, Lula destacou que a revolução digital pode impulsionar a produtividade industrial, melhorar serviços públicos e fortalecer áreas como medicina, segurança alimentar e energética. No entanto, ponderou que a tecnologia também pode estimular práticas como desinformação, discursos de ódio, pornografia infantil, violência contra mulheres e precarização do trabalho. Segundo ele, sem coordenação internacional, a IA tende a aprofundar desigualdades históricas e concentrar poder em poucos países e empresas.

O presidente também ressaltou que o Congresso Nacional discute atualmente um marco regulatório para a inteligência artificial, além de políticas de atração de investimentos em centros de dados. Citou ainda o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, lançado em 2025, como instrumento para ampliar a oferta de serviços públicos e estimular emprego e renda.

Lula chamou atenção para o enfraquecimento do multilateralismo e defendeu que a governança da IA seja debatida em âmbito das Organização das Nações Unidas, de forma inclusiva e orientada ao desenvolvimento. Ele mencionou o Pacto Digital Global aprovado em Nova York e o Painel Científico Internacional Independente sobre Inteligência Artificial como avanços nesse debate.

A cúpula também contou com a participação do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, que ressaltou o potencial transformador da tecnologia, e do presidente da França, Emmanuel Macron, que defendeu maior proteção às crianças no ambiente digital. O secretário-geral da ONU também participou do encontro e afirmou que o futuro da inteligência artificial não deve ficar concentrado em poucos países ou bilionários.

Na avaliação do presidente brasileiro, o desafio central é colocar o ser humano no centro das decisões, garantindo que a inteligência artificial fortaleça a democracia, a soberania nacional e a coesão social.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Carnaval de Natal e ultrapassa 1 milhão de foliões; público mais que dobra em 2026

Foto: Reprodução/SECOM

O Carnaval de Natal 2026 entrou para a história. A festa reuniu 1,065 milhão de foliões, somando as prévias e os dias oficiais entre 12 e 17 de fevereiro, nos polos espalhados pela capital. O número, confirmado pela Prefeitura, representa um salto de 109% em relação a 2025, quando o público foi de 509,1 mil pessoas, segundo levantamento do Fecomércio RN.

Além do crescimento expressivo de público, a expectativa da gestão municipal é de aumento na movimentação econômica. Em 2025, a folia injetou R$ 196,8 milhões na economia local. Para este ano, a secretária de Cultura, Iracy Azevedo, projetou um avanço entre 10% e 20% na geração de renda com negócios e serviços. Segundo ela, o retorno sobre o investimento pode alcançar patamares ainda mais elevados.

O secretário de Turismo, Sanclair Solon, destacou que o evento fortalece toda a cadeia produtiva ligada ao setor, que envolve mais de 70 segmentos. Ele também ressaltou o trabalho de promoção do destino em âmbito nacional e internacional, com roadshows, capacitação de agentes de viagens e parcerias com entidades do trade turístico.

Polos lotados e recordes de público

A Avenida da Alegria, na Redinha, foi um dos grandes destaques, reunindo cerca de 500 mil pessoas ao longo da programação. O sábado (14) concentrou 120 mil foliões no polo, com shows da Banda Grafith, Banda Mel e Capilé.

No domingo (15), 80 mil pessoas ocuparam a Praia de Ponta Negra e 60 mil estiveram na Redinha. A segunda-feira (16) levou 90 mil foliões a Ponta Negra, 80 mil à Redinha e 35 mil ao Ginásio Nélio Dias, na zona Norte. Já na terça-feira (17), foram 70 mil pessoas em Ponta Negra e 60 mil no Ginásio.

A abertura oficial ocorreu no Largo do Atheneu, em Petrópolis, com o tradicional Baile de Máscaras e a entrega da chave da cidade ao Rei Momo e à Rainha do Carnaval. A programação seguiu até a terça-feira, com encerramento marcado ainda pelos tradicionais blocos da Quarta-feira de Cinzas.

Em 2026, a Prefeitura investiu cerca de R$ 18 milhões no evento. As prévias aconteceram nos dias 6 e 7 de fevereiro, e os polos oficiais incluíram Avenida da Alegria, Ginásio Nélio Dias, Praia de Ponta Negra, Petrópolis e Centro Histórico, além de edição especial da Segunda do Vagabundo, nas Rocas.

Com informações da Tribuna do Norte e de Fecomércio RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Greve contra reforma de Milei paralisa aeroportos e cancela voos entre Brasil e Argentina

Foto: X.com/Aerolineas Argentinas

A greve geral convocada por centrais sindicais da Argentina contra a reforma trabalhista do presidente Javier Milei provocou uma onda de cancelamentos e atrasos em voos entre o Brasil e o país vizinho nesta quinta-feira (19). A paralisação ocorre no mesmo dia em que a Câmara dos Deputados argentina debate o projeto, já aprovado pelo Senado.

A mobilização foi liderada pela Confederação Geral do Trabalho (CGT) e tem duração prevista de 24 horas. Com a adesão de pilotos, trabalhadores aeroportuários e até funcionários responsáveis pelo abastecimento de aeronaves, o impacto no setor aéreo foi imediato.

A Aerolíneas Argentinas anunciou o cancelamento de 255 voos, afetando cerca de 31 mil passageiros e gerando prejuízo estimado em US$ 3 milhões. Desses, 21 voos envolviam rotas de ida ou volta ao Brasil.

Outras companhias que operam entre os dois países também registraram alterações. A Gol Linhas Aéreas informou que a paralisação comprometeu as operações em Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e Rosário, levando ao cancelamento de parte dos voos. A LATAM Airlines afirmou que precisou ajustar sua malha aérea após sindicatos da Intercargo — responsável pelos serviços de rampa nos aeroportos argentinos — aderirem ao movimento. Segundo a empresa, alguns voos podem sofrer mudança de horário ou data.

A JetSMART cancelou todos os voos domésticos na Argentina e os internacionais desta quinta-feira, medida que atinge 96 operações e cerca de 17 mil passageiros. Já a Flybondi transferiu suas operações do Aeroporto Jorge Newbery para o Aeroporto Internacional de Ezeiza, em Buenos Aires, mas informou que seus voos internacionais, incluindo os com destino ao Brasil, foram mantidos.

A greve amplia a pressão sobre o governo Milei em meio à tramitação de mudanças estruturais nas leis trabalhistas, enquanto passageiros enfrentam incertezas e prejuízos com a interrupção das viagens.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Câmara de Natal confirma adiamento da abertura do ano legislativo

Foto: Reprodução

A Câmara Municipal do Natal confirmou o adiamento da Sessão Solene de Abertura dos Trabalhos Legislativos, que estava prevista para o dia 19 de fevereiro. A nova data definida é 23 de fevereiro de 2026 (segunda-feira), às 9h.

De acordo com a Casa Legislativa, a mudança ocorreu em razão da impossibilidade de comparecimento do prefeito Paulinho Freire por questões de saúde. A medida, segundo a Câmara, busca assegurar a harmonia entre os poderes e garantir a presença do chefe do Executivo para a leitura da tradicional Mensagem Anual.

O adiamento foi oficializado por meio do Ato da Presidência nº 03/2026.

Confira a nota na íntegra:

A Câmara Municipal de Natal informa que a Sessão Solene de Abertura dos Trabalhos Legislativos, anteriormente agendada para o dia 19 de fevereiro, foi adiada para o dia 23 de fevereiro de 2026 (segunda-feira), às 09h.

A alteração ocorre em virtude de impossibilidade de comparecimento do Chefe do Poder Executivo por questões de saúde, visando garantir a harmonia institucional e a presença do Prefeito para a leitura da Mensagem Anual, conforme o Ato da Presidência nº 03/2026.

Câmara Municipal de Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Petistas silenciam sobre rebaixamento de escola de samba que fez desfile sobre Lula

Foto: Marcelo Theobald/Agência O Globo

Parlamentares alinhados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva evitaram comentar publicamente o rebaixamento da Acadêmicos de Niterói, que levou à Marquês de Sapucaí um enredo em homenagem ao petista. A escola acabou ficando na última colocação do Grupo Especial, resultado que foi explorado por adversários políticos nas redes sociais.

Entre nomes próximos ao Planalto, o senador Randolfe Rodrigues e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se manifestaram sobre a apuração do carnaval carioca, mas sem mencionar diretamente o rebaixamento da agremiação. Randolfe destacou as escolas classificadas para o Desfile das Campeãs, enquanto Freixo parabenizou a Viradouro pela conquista do título.

Do outro lado, integrantes da oposição associaram a baixa pontuação ao enredo sobre o presidente. O senador Flávio Bolsonaro ironizou o resultado, afirmando que Lula seria “uma ideia ruim” tanto para governar quanto para samba-enredo. Já Carlos Bolsonaro criticou o uso de recursos públicos e classificou o desfecho como “derrota humilhante”. O deputado Nikolas Ferreira também comentou o episódio, relacionando o rebaixamento à situação do país sob o atual governo.

Aliados do presidente avaliam que o episódio pode gerar desgaste, especialmente junto ao eleitorado evangélico, que reagiu a uma das alas do desfile, intitulada “Neoconservadores em conserva”. A ala representava diferentes segmentos conservadores, incluindo grupos religiosos, o que motivou críticas de lideranças religiosas e entidades como a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e a OAB-RJ.

Na esfera jurídica, o Tribunal Superior Eleitoral rejeitou, por unanimidade, pedidos para impedir o desfile sob alegação de propaganda eleitoral antecipada. Os ministros entenderam que barrar a apresentação antes da avenida configuraria censura prévia, mas deixaram aberta a possibilidade de punição caso fossem constatadas irregularidades. Nos bastidores, integrantes do PT defendem aguardar o arrefecimento das críticas antes de avaliar eventuais impactos políticos do episódio.

Com informações do O Globo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *