A primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, está na lista dos 41 artistas e produtores que serão premiados com o maior grau da Ordem do Mérito Cultural (OMC), a principal honraria pública do setor cultural brasileiro. A homenagem será atribuída pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, nesta terça-feira.
Janja será reconhecida no grau Grã-Cruz, o maior de três graus, destinado a um seleto grupo de personalidades culturais. Além da primeira-dama, fazem parte da lista nomes como Alceu Valença, Aldir Blanc, Alcione, Beth Carvalho (in memoriam), Chitãozinho e Xororó, Xuxa, Marcelo Rubens Paiva, Walter Salles, Fernanda Torres e Paulo Gustavo (in memoriam).
“A escolha reflete a diversidade e riqueza cultural do Brasil, valorizando expressões artísticas de distintas regiões, trajetórias e linguagens”, afirma o Ministério da Cultura, em nota. A pasta define a primeira-dama como uma “socióloga com atuação destacada em causas sociais, direitos das mulheres e combate à fome”, além de “engajada na promoção da cultura e da participação popular”.
A primeira entrega da OMC foi feita em 1995, sendo suspensa a partir de 2019. O prêmio tem por finalidade condecorar personalidades, órgãos e entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, que tenham se distinguido por suas relevantes contribuições prestadas à cultura brasileira. Ao todo, 112 pessoas e 14 instituições serão condecoradas neste ano.
As indicações abrangeram diversos segmentos culturais, como acervo, arquitetura, artes cênicas (teatro, dança e circo), artes visuais, audiovisual, cultura digital, cultura indígena, cultura tradicionais e populares, culturas urbanas, fotografia, literatura, música e patrimônio cultural.
Em 2023, a primeira-dama também foi homenageada pelo governo com o mais alto grau da Ordem de Rio Branco, uma condecoração concedida pelo governo brasileiro para distinguir pessoas físicas, jurídicas e entidades “pelos seus serviços ou méritos excepcionais”.
Infomoney
O prefeito de Ceará-Mirim se comprometeu apoiar Fátima se ela fizesse essa estrada e concluísse a estrada entre Extremoz a Ceará-Mirim. Fátima assumiu o compromisso publicamente e o prefeito Júlio fez a parte dele, já a Governadora fez o que lhe é de costume…
Bolsonaristas, sei que o pix vem diminuindo mas nao vamos parar, vamos pedir o complemento da renda aos empresarios
FAZ UM L 13 QUE RESOLVE, O MELHOR JA CHEGOU AI
Resolvendo o problema
Vamos para mais 4 anos assim
Faz o L
Tua mamata tá na transição? Pq Lulaladrão nem tomou posse e vc já tá colocando as obras na conta dele!
O nobre amigo mané se diz tão inteligente e não sabe que Rodovia RN é de responsabilidade do governo do estado e quem é a governadora atual e sua Cupixa a Fatão, que por sua vez é do PT que faz o L… Então faz o L aí Mané!