A missão da Frente Parlamentar Rio Grande do Norte–China realizou neste domingo (19) uma visita técnica à empresa SUS Environmental, localizada nas proximidades de Pequim, capital chinesa. A companhia é referência internacional em geração de energia a partir do tratamento de resíduos sólidos urbanos, utilizando tecnologia avançada para transformar o lixo em fonte energética limpa e sustentável.
O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento da usina e compreender o modelo de negócios desenvolvido pela empresa, que atua em parceria com municípios da região metropolitana de Pequim no tratamento, destinação final dos resíduos e geração de energia.
Durante o encontro, foram discutidas possibilidades de cooperação com o Rio Grande do Norte, incluindo a implantação de um projeto piloto no município de Macaíba, em parceria com prefeituras locais, voltado à produção de energia a partir de resíduos sólidos urbanos.
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte ficou responsável por conduzir as tratativas junto à SUS Environmental para desenvolver um modelo de negócio adaptado à realidade potiguar, com vistas à futura instalação de uma usina desse tipo no estado.
A tecnologia aplicada pela empresa chinesa é considerada inovadora, pois, além de realizar o tratamento e a destinação final dos resíduos, gera energia elétrica a partir da queima controlada do lixo, reduzindo significativamente o impacto ambiental e eliminando a necessidade de grandes áreas para armazenamento de resíduos.
Segundo o vice-governador do Rio Grande do Norte, essa tecnologia representa um avanço importante para o Brasil e encontra grande compatibilidade com a realidade local:
“Esse modelo promove eficiência e aproveita o potencial energético do lixo. A tecnologia chinesa se assemelha muito ao tipo de resíduo que temos no Brasil, que é um lixo mais úmido, mais molhado, mas que tem, sim, capacidade de geração de energia. É uma forma de agregar valor ao lixo — ele deixa de ser um problema e passa a ser uma fonte energética que, consequentemente, gera recursos e desenvolvimento”, destacou o vice-governador.
Já o presidente da Frente Parlamentar Rio Grande do Norte–China, deputado Cléber Rodrigues, ressaltou a importância da participação dos gestores municipais nessa missão:
“Essa imersão é fundamental para que os prefeitos adquiram conhecimento, compreendam novas culturas e busquem alternativas para os desafios dos seus municípios, especialmente no tratamento e destinação dos resíduos sólidos. O Marco Legal dos Resíduos Sólidos traz uma série de responsabilidades aos gestores públicos, e essa missão contribui justamente para colocar novas opções na mesa — soluções que podem garantir destinação adequada aos resíduos e, ao mesmo tempo, gerar recursos e oportunidades de desenvolvimento para os municípios”, afirmou o parlamentar.
A missão oficial é composta pelo vice-governador do Estado do Rio Grande do Norte, Walter Alves; pelo presidente da Frente Parlamentar RN–China, deputado Cléber Rodrigues e pelos prefeitos Emídio Júnior (Macaíba), Gustavo Santos (Nisia Floresta) Pedro Filho Touros, Mariana Almeida (Pau dos Ferros) e Hudson Matias (Galinhos), além de representantes do Governo do Estado, entre eles o secretário Alan Silveira do Desenvolvimento Econômico e o adjunto Hugo Fonseca da SEDEC.
A experiência observada em Pequim reforça o compromisso da missão potiguar em buscar soluções tecnológicas e sustentáveis para os desafios da gestão de resíduos e da geração de energia no Rio Grande do Norte.
Os gestores estaduais, municipais e federias são pessoas sem o mínimo conhecimento de gestão, que contratam incompetentes para assessores e secretários que mal conseguem fazer um O com uma quenga, por isso vemos verbas serem devolvidas por falta de um simples projeto, vemos aplicações de recursos acontecerem com um único objetivo de fraudar o sistema, vemos dinheiro público aplicado de forma criminosa e lascados, ficarem milionário da noite para o dia em detrimento a miséria de mais de 203 milhões de pessoas pelo país a fora. O RN não é diferente e o que mais preocupa o cidadão é ver seus tributos sendo administrados por analfabetos funcionais, que brincam de governar e levam o caos a sociedade.
Vi no Twitter uma mensagem que não só chama atenção como mostra o nível de algumas organizações para com quem promove a lei e a ordem.
Os policiais, último muro antes da barbárie, estão com três salários atrasados, passando todo tipo de necessidade, fome, nessa lista, friso, e não tem um organização religiosa, como a Igreja Católica que tanto fala em ajuda, em solidariedade, mas que ostenta padres luxando com carros de mais de R$ 150 mil pelas ruas, como as Evangélicas que não se afastam tanto disso, não tem uma organização empresarial como a FECOMÉRCIO e suas pesquisas bajulatórias, ou mesmo a FIERN braço das indústrias de pouca relevância mas sempre ávidas por incentivos fiscais, e tantas outras que façam uma campanha de doação de alimentos aos Policiais?!?!?
Depois, todos os integrantes dessas organizações aparecem lambendo as feridas na televisão pedindo segurança, pedindo paz e blá, blá, blá.
Um Estado que faz isso com servidores que arriscam suas próprias vidas é uma sociedade governada por por pessoas incompetentes.
Ainda tem ze ruelas que ficam falando besteira. Se houvesse justiça nessa porcaria de RN vários deuses e políticos estariam presos.
É lamentável a situação a que estão submetidos os policiais do RN. São três folhas de pagamento atrasadas, sem nenhuma perspectiva de recebimento. Um verdadeiro caos para as famílias desses profissionais, sem que os poderosos se sensibilizem. Por outro lado, as autoridades dos demais poderes se empanturram de mordomias com o dinheiro dos cofres do estado… Prender os policiais que estão derramando lágrimas de desespero por não poder comprar alimentação para seus entes queridos e pagar as suas dívidas que se avolumam por incompetência do governo é, no mínimo, uma covardia! Mas, por falar em prender, a justiça deveria se preocupar com quem foi denunciado como líder do esquema fraudulento na Assembleia Legislativa. Rita das Mercês que o diga… contudo o que vai acontecer na hora de se fazer justiça, é que vários desembargadores irão alegar suspeição. Alguém duvida?
O pior é que já existem pesquisas eleitorais privadas, pagas pelo eletivos representantes do povo, em que demonstra que 80% dos deputados estaduais, federais e senadores serão reeleitos. Precisamos mudar essa realidade, e ele precisa começar pelo voto.
Povo do RN tem que levar FUMO …votar em políticos de profissão
Nojo nojo nojo. Tenho pena dessa pobre polícia . Tenho pena do povo . Tenho nojo desse judiaciario oportunista.
Sem falar que o índice repasse da verba para os poderes no RN , cerca de 24% , é bem superior à média nacional de 17%. Esses poderosos só querem mamata…
Por outro lado vemos que os repasses ao poder judiciário, ao poder legislativo, ao MP, ao TCE, A Defensoria Pública foram todos feitos pelo executivo, único poder que arrecada.
O executivo arrecada e por força imperativa das sentenças, tem que repassar o que os demais impõe receber, quando sobra, se sobrar, o executivo paga seus serviços, obras e funcionários.
Quando não sobra, a situação é a que vivemos hoje, de descaso, abandono, desprezo pelo executivo e seus quadros que tem a obrigação de trabalhar, mas não existe o dever em pagar os salários.
Vcs sabiam que o Estado tem o desplante de pagar mais de 20 mil para um Delegado e mais de 10 mil para um Agente Civil. Pois é, pagam!!! e ainda tem uma tal de licença prêmio que faz com que 1/5 dos servodores fiquem em casa eternamente. Vcs mesmo servidores, ajudaram a quebrar o RN, pois só pensam no seus bolsos e não atentaram de onde viria o dinheiro, pois ele não cai das árvores do Centro Administrativo. Esses esses salários são totalmente incompatíveis com a pobreza deste Estado. Em resumo: as corporações de servidores, juntamente com a irresponsabilidade dos políticos e dos gestores foram os maiores responsáveis pela falência do RN.
Isso é decorrência da constituinte "cidadã"do Ulisses Guimarães em que obriga o executivo a sustentar verdadeiras CASTAS que ganham MILHÕES em detrimento de uma maioria que recebe MISÉRIAS, Nova constituinte JÁ, e acabar com esses privilégios descabidos e salario astronômicos do judiciário e legislativo. Quer ganhar milhões vá empreender para ver o que é bom e deixe o serviço público.
Jair, meu simplório Jair, entendo sua frustração querido. Mas veja bem, não desanime, depende de você, acima de tudo, estude, se prepare fisica e psicologicamente, e faça um concurso pra PM ou PC, e aí você verá se os salários de alguns agentes, acima de dez mil Reais, mas já em final de carreira, pois começa em pouco mais de três mil, é toda essa maravilha perante o estresse diário a que esses profissionais são submetidos.
Não tem como peitar o Judiciário, a força da Lei é muito pesada. Talvez apelar para misericórdia e pedir para eles devolverem as sobras dos duodécimos, para ao menos segurar as pontas.
Enquanto isso, assembleias, Justiça e afins nadam em dinheiro… Temos que acabar com a mordomia dos juizes, dos deputados e com o excesso de órgãos e comissionados… Somente para começar. O Brasil dos políticos não cabe no orçamento.
Show, não tem outra saída se não esta !!!!
É uma pena o que essas categorias estão enfrentando. Todavia, tenham certeza de uma coisa, essa situação está posta em de alguns fatores: corrupção, incompetência, safadezas políticas, tudo causado por uma classe sem nenhuma credibilidade, os POLÍTICOS. As eleições vem aí, deem o troco nas urnas.
BG
Todos os Brasileiros precisam se conscientizarem de que devemos EXTIRPAR esse "políticos" carreiristas com uma vida toda na politica sem que mude nada. FORA as oligarquias do RN e do Brasil, sangue novo é o que temos que fazer este ano.