De qualquer forma, era preciso que governo federal mostrasse ser proativo, e restou a Ricardo Lewandowski defender a aprovação da PEC que visa a dar um papel maior ao governo federal no combate à criminalidade, como se isso fosse panaceia.
Os governadores da direita, no entanto, são contra a PEC por achar que ela abre caminho para a administração petista intervir nas políticas estaduais de segurança pública, e com a ajuda inestimável do STF.
O STF não poderia faltar ao episódio, é claro, e o ministro Alexandre de Moraes resolveu meter a sua colher e exigir explicações do governador Cláudio Castro. Até o jornal dos Marinho ficou indignado.
No editorial de hoje, em que afirma que a megaoperação teve, sim, planejamento para evitar fazer vítimas inocentes, ao contrário do que acusam os prestativos colunistas da esquerda (e o governo federal ensaiou embarcar nessa narrativa), o jornal diz:
“Será preciso apurar se, nos confrontos, houve excessos da polícia. Eventuais denúncias devem seguir as vias institucionais: corregedorias internas e Ministério Público. Foi um exagero, por isso, o pedido do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, por mais informações ao Estado do Rio. Cabe aos estados desenvolver suas políticas de segurança. ‘O STF não tem capacidade institucional para lidar com problemas técnicos, complexos e multifatoriais como os que envolvem a segurança pública’, afirma o jurista Gustavo Binenbojm, da Uerj. ‘Nem legitimidade democrática para fazer escolhas de políticas públicas, que cabem aos governantes eleitos. O papel que o Supremo pode ter é na supervisão e monitoramento das polícias, por intermédio dos órgãos encarregados do controle externo.’
Num primeiro momento, ao analisar a ação conhecida como ADPF das Favelas, o Supremo impôs restrições exageradas que engessaram o trabalho da polícia. Ao julgá-la em abril, acertadamente reduziu as restrições, estabelecendo medidas de monitoramento. Seria importante não haver retrocesso.”
A esquerda anseia para que haja inocentes mortos, vitimados pela polícia do bolsonarista Cláudio Castro, mas fato é que, a despeito da letalidade, não há notícia até o momento de que a polícia tenha matado civis na sua megaoperação ou provas contundentes de que tenha havido execuções na mata onde os bandidos do Comando Vermelho foram encurralados. A esperança para a esquerda é a última que morre.
Nas redes sociais, o apoio à megaoperação é acachapante, e Lula está fazendo um salto duplo twist carpado para não criticá-la diretamente e, ao mesmo tempo, não parecer que apoia o enfrentamento armado ao crime, plataforma da direita.
Ontem, ainda, a Secom lançou a toque de caixa um vídeo no Youtube intitulado “explicando a operação policial no Rio de Janeiro com inteligência”. No vídeo, uma narradora diz que “combate ao crime precisa de mais inteligência e menos sangue” e faz a defesa da PEC de Ricardo Lewandowski.
A realidade é que a segurança pública só interessa a Lula por ter passado a ser o assunto que mais preocupa os eleitores brasileiros. A sua questão de fundo é ideológica: a esquerda vitimiza a bandidagem, até a idealiza, e o presidente da República várias vezes deixou claro esse ponto de vista nos seus discursos. No último deles, chegou a dizer que os traficantes são vítimas dos usuários.
Nem o presidente da República, nem o seu partido fazem a menor ideia de como combater o crime, seja com armas, com inteligência ou com espiritismo. São os mais perdidos em meio ao tiroteio.
PS: A polícia fluminense precisa explicar por que não recolheu os corpos dos mortos na mata onde encurralou os bandidos do Comando Vermelho.
Mario Sabino – Metrópoles
Lula caducando. A cachaça comeu o cerebro.
Em debate não tem vencedor, só na eleição. Mais nesse puteiro só vence quem tem dinheiro.
Se o Uol diz q foi empate ou vitória leve, então meus amigos, podem acreditar, foi um massacre sem precedentes na história dos debates!!! kkkkkkkkkkk
O bandido inaugurou uma ponte NA DIVISA ENTRE MINAS GERAIS E MATO GROSSO (impossível) e votou por um AUXÍLIO EMERGENCIAL DE 600 MIL REAIS. kkk Esse é a figura que vai salvar o Brasil. Tá de brincadeira kkk
Lula caducando. A cachaça comeu o cerebro.
Como os bolsonaristas se contentam com qualquer coisa, parecem bebês quando choram com fome: uma simples “chupeta” os fazem parar de chorar. Como é bom sair nas ruas e poder dizer que o atual PR é a favor do fechamento do STF, podendo utilizar para isso segundo um de seus filhos apenas um cabo e um soldado; Que bom poder dizer que segundo o MILICIANO pintou um clima entre este e as indefesas venezuelanas; Que bom poder dizer que para o MILICIANO, mulher para ser estuprada tem que fazer o tipo dele e não ser feia igual à Maria do Rosário; Enquanto perdemos entes queridos, nosso PR com sua antipatia: “E eu com isso, não sou coveiro.” Só queria saber de duas coisas: 1) Onde se encontra esse presidente MILICIANO quando o povo foi às ruas na luta pela volta da DEMOCRACIA para por fim a um regime militar opressor? 2) Será que vão forjar de novo um atentado(Rio Centro) como fizeram na década de 80 para culpar a esquerda de ter provocado um ato terrorista? LULA13
Ta balançando nas cordas até agora.
Dia 30 vaí ao chão, vai ser nocautiado.
Ta Colhendo o que plantou o ladrão cachaceiro.
Quando viu Sérgio Moro, tremeu nas bases.
Kkkkkkkkkkkkkk.
Vai voltar pro xilindró de onde nunca deveria ter saído.
Bolsonaro deu um show. Onde é que um analfabeto, ladrão, sem argumentos vai ganhar de ninguém? Basta só contar a verdade sobre ele que ele se desmorona. Simples assim. Alguns chamam Lula de cheque em branco por não apresentar seu plano de governo, seus ministros. Mas não é cheque em branco. É cheque sem fundo. O Brasil já conhece quem ele é. Um verdadeiro cheque sem fundo. Um mentiroso que saqueou o Brasil. Vota nele quem é retardado e não ama nosso país.