Edmar Barros/Estadão Conteúdo – 25.01.2025
Um novo voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos chega ao Brasil nesta sexta-feira (6). Após a polêmica de duas semanas atrás, quando 88 brasileiros chegaram ao país com algemas nas mãos e nos pés, o governo federal preparou um esquema especial para receber os brasileiros.
Por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o voo desta sexta terá um novo trajeto, reduzindo o tempo total de viagem. O avião vai sair da cidade norte-americana de Alexandria, fazer uma escala em Porto Rico e terminar a viagem em Fortaleza. Depois, um avião da Força Aérea Brasileira vai buscar os brasileiros na capital e cearense e levá-los até Belo Horizonte.
Um diplomata do Consulado-Geral do Brasil em Houston estará no voo para monitorar o deslocamento.
Além disso, o voo será acompanhado em tempo real pelo grupo de trabalho criado pelo Ministério das Relações Exteriores com órgãos dos Estados Unidos para organizar os voos de deportação.
Recepção nos aeroportos
Em Fortaleza e Belo Horizonte, o governo prepara esquema de recepção e apoio. Em ambos os aeroportos, a Polícia Federal vai montar uma operação para a realização de procedimentos migratórios e de segurança aeroportuária.
A equipe do Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante foi mobilizada para receber os brasileiros repatriados.
R7
Não tem nada de novo esquema, esses meliantes são deportados dos Estado Unidos algemados e acorrentados, chegando no Brasil, já não é mais responsabilidade dos americanos, portanto, podem ser mantidos algemados ou não. Quero ver o governo brasileiro determinar que os deportados sejam embarcados sem algemas nos Estados Unidos. Não mudou nada.
Parabéns para Trump que governa para o povo americano cumprindo com as promessas de capanha, lá a picanha não virou pé de galinha, o galego vai recolocar os EUA no seu lugar de destaque perante o mundo. A esquerdalhada que se rasgue toda.
Trump ainda resolveu a chegada dos deportados aqui no Brasil. Na era Biden chegavam todos acorrentados do mesmo jeito e sem esse cuidado do governo brasileiro na recepção.
Será que esses já vão receber Bolsadeportados?