Saúde

Zumbido no ouvido após o carnaval: Será que ele vai durar para sempre?

Foto: Divulgação

Por Dra. Lidiane Ferreira,
Otorrinolaringologista

O zumbido é a percepção de um som que, em geral, apenas o paciente escuta. Pode ser referido como um apito, chiado, grilo ou som semelhante ao de uma panela de pressão. Cerca de 20% da população tem zumbido nos ouvidos, e as causas podem variar desde problemas auditivos a alterações metabólicas ou musculares.

Um questionamento que merece atenção em época de carnaval é: a exposição a sons de intensidade elevada podem gerar zumbido crônico?
Vamos entender este fenômeno!

Quem nunca foi a uma festa, boate ou se expôs a algum paredão de som e no dia seguinte acordou com aquele zumbido no ouvido? Esse é um tipo de zumbido transitório, que ocorre devido a lesões nas células ciliadas que possuímos dentro do nosso ouvido.

A boa notícia é que, em geral, a lesão tem caráter reversível! Aquelas células ciliadas que falei são as responsáveis pela transmissão do som para o nervo auditivo, e quando nos expomos a ruídos muito intensos, elas podem sofrer estresse oxidativo, causando o sintoma por algumas horas ou poucos dias.
Felizmente, via de regra, as lesões são leves e reversiveis, de modo que seu funcionamento volta ao normal e o zumbido desaparece.

Durante o carnaval, além da exposição por tempo prolongado e por dias seguidos aos ruídos de volume elevado, existem ainda outros fatores agravantes para o surgimento do zumbido: o uso de cigarro, consumo de bebida alcoólica, refrigerantes à base de cola, açúcares e gorduras, além das eventuais gripes e resfriados, em virtude das aglomerações.

Todos esses fatores podem se somar ao ruído e resultarem no surgimento do zumbido no ouvido.
Ademais, pessoas que já possuem perda auditiva podem ser mais sensíveis diante da exposição a sons muito altos.

Caso seu zumbido não desapareça 48 a 72 horas após iniciado, procure ajuda de um otorrinolaringologista o mais rápido possível. Agora que passou o carnaval, cuide-se e aproveite 2024!

Dra. Lidiane Ferreira é Otorrinolaringologista, Mestre e Doutora, especializada em Tonturas, Zumbidos e Vertigens.

Professora da Residência Médica da especialidade no Hospital Universitário Onofre Lopes e autora de livros e artigos do tema. Atende no Instituto Otofacial em Natal.

O Instituto Otofacial fica localizado na Rua Auris Coelho, 285, Edifício HC Plaza, torre II, sala 506 e 507, 5º Andar, Lagoa Nova – Natal-RN. Contatos pelo Whats App. 84.99643.5150, Instagram @Insitututo_otofacial, @dralidianeferreira, www.institutootofacial.com.br

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rússia afirma que apreensão de petroleiro pelos EUA viola o direito marítimo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Saiba quais exames Bolsonaro fará em hospital nesta quarta (7) após autorização de Moraes

Foto: Wilton Junior

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou nesta quarta-feira (7) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja levado a um hospital em Brasília para realizar exames médicos após sofrer uma queda na cela onde está preso.

Bolsonaro caiu da cama na madrugada de terça-feira (6) e bateu a cabeça em um móvel da Superintendência da Polícia Federal no DF. A PF e o médico pessoal do ex-presidente confirmaram ferimentos na cabeça, além de sintomas como apatia, tontura e queda da pálpebra esquerda.

Veja quais exames Bolsonaro deve fazer no hospital:

  • Tomografia computadorizada – exame que produz imagens internas e detalhadas da cabeça por meio de raios X;
  • Ressonância magnética do crânio – técnica que utiliza campos magnéticos para avaliar estruturas do cérebro;
  • Eletroencefalograma – exame que registra a atividade elétrica cerebral e pode indicar alterações neurológicas.

Após os exames, ele deverá retornar à Superintendência da PF, sem previsão de internação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

EUA apreendem petroleiro de bandeira russa ligado à Venezuela

Imagem de divulgação do navio Marinera (Ex-Bella 1) vista à distância, divulgada em 7 de janeiro de 2026. — Foto: Reuters

Os Estados Unidos apreenderam um petroleiro ligado à Venezuela após rastrear a embarcação no Atlântico, informou o Comando Europeu dos EUA. O navio, antes chamado Bella 1, havia sido sancionado em 2024 por integrar uma “frota paralela” usada no transporte de petróleo ilícito.

A operação foi realizada pela Guarda Costeira e pelas Forças Armadas americanas, segundo a Reuters. No mês passado, o petroleiro conseguiu escapar de uma primeira tentativa de apreensão perto da Venezuela, mas passou a ser monitorado por dias enquanto seguia para o nordeste.

Aeronaves de vigilância P-8 dos EUA acompanharam o navio a partir do Reino Unido até a apreensão. Durante a fuga, a tripulação pintou uma bandeira russa no casco e o navio apareceu depois no registro da Rússia com o nome Marinera.

Moscou chegou a apresentar um pedido diplomático para que os EUA interrompessem a perseguição. O governo Trump, porém, não reconheceu o registro russo e considera a embarcação apátrida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Comissão decide arquivar processo de cassação contra vereadora Brisa Bracchi

Brisa Bracchi (PT), na Câmara Municipal de Natal — Foto: Otávio Augusto/Câmara Municipal de NatalFoto: Otávio Augusto/Câmara Municipal de Natal

A Comissão Processante da Câmara Municipal de Natal decidiu arquivar o processo que pedia a cassação do mandato da vereadora Brisa Bracchi (PT), denunciada por suposto uso indevido de emenda parlamentar em um evento político-partidário no ano passado.

A decisão foi tomada em reunião virtual nesta quarta-feira (7). O relator, vereador Daniell Randall (Republicanos), votou contra o arquivamento solicitado pela defesa, mas foi vencido pela presidente da comissão, Samanda Alves (PT), que apresentou voto divergente, acompanhado por Tárcio de Eudiane (União).

Randall afirmou que a defesa alegou nulidades no processo, como irregularidades na convocação, na composição do plenário e na atuação de suplentes. Segundo ele, essas teses não se sustentavam e o caso reunia condições para seguir para a fase de instrução.

“A gente tem uma avaliação de que é ruim que a Casa tenha o mesmo objeto sendo tocado em duas instâncias, na comissão especial e na comissão de ética. Então, de acordo que foi colocado como provas pelo vereador denunciante, a gente avaliou, fez uma análise jurídica, inclusive, que é um caso para ser analisado pela comissão de ética”, considerou Samanda Alves, que era a presidente da comissão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

Trump critica aparência de venezuelanos: “Pessoas mais feias que já vi”

Foto: Reprodução

Donald Trump voltou a causar polêmica com declarações xenofóbicas direcionadas ao povo venezuelano. Em um discurso realizado na terça-feira (6) para apoiadores republicanos, Trump fez comentários depreciativos sobre a aparência física dos venezuelanos, chamando-os de “as pessoas mais feias” que ele já viu.

Durante sua fala, que foi recebida com risos pela plateia, Trump questionou: “Onde eles encontram essas pessoas?”. O presidente americano ainda acrescentou: “Eu sei que não é bom dizer isso, mas essas pessoas são uma bagunça”.

Reações às declarações discriminatórias
As declarações de Trump ocorrem em um contexto delicado das relações entre Estados Unidos e Venezuela. Os comentários depreciativos levantam questionamentos sobre os reais interesses americanos em relação à Venezuela, especialmente considerando as recentes tensões diplomáticas e intervenções políticas.

Há quem aponte que este tipo de discurso, que foi recebido com risadas pela plateia como se fosse um show de humor, representa uma demonstração clara de xenofobia e desprezo, em um momento em que milhares de venezuelanos enfrentam vulnerabilidade social e buscam melhores condições de vida.

A fala de Trump também coloca em evidência o contraste entre o discurso oficial americano de preocupação com questões humanitárias na Venezuela e declarações que demonstram desprezo pelo povo venezuelano.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Presidente do grupo Corona é encontrado morto no México

Foto: Reprodução

O presidenote do Grupo Corona, José Adrián Corona Radillo, foi encontrado morto no município de Atenguillo, no interior do México, após ter sido vítima de sequestro. A informação foi divulgada pela Promotoria do Estado de Jalisco no fim de dezembro, no dia 29, e repercutida por jornais mexicanos.

Até o momento, não há informações sobre os responsáveis pelo assassinato. Após a localização do corpo, a Promotoria informou que seguirá com as investigações para esclarecer o homicídio.

Corona presidia um grupo empresarial especializado na produção e comercialização de tequila e mezcal, bebida destilada mexicana à base de agave —a mesma matéria-prima da tequila, porém com maior diversidade de processos e estilos.

Corona foi sequestrado no dia 27, quando viajava pela região próxima a Puerto Vallarta com a esposa e os filhos. Homens armados interceptaram o veículo, levaram o empresário e deixaram a família no local.

As autoridades realizaram buscas na região, embora não tenha havido pedido de resgate. O corpo foi encontrado dois dias depois.

Segundo o jornal mexicano Milenio, o assassinato de Adrián Corona provocou comoção no setor e colocou empresários em alerta, já que ele era considerado uma figura popular e respeitada na região.

Corona liderava um negócio familiar dedicado à produção e comercialização de bebidas destiladas. O Grupo Corona, com sede no município de Tonaya, é conhecido por marcas como Rancho Escondido, Tequila Don Armando e Dolce Amore.

Apesar do nome, o Grupo Corona não tem relação com a cerveja Corona. A marca pertence ao Grupo Modelo, fabricante mexicana controlada pela AB InBev, gigante global do setor formada a partir da fusão entre Ambev, Interbrew e Anheuser-Busch.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Fim da escala 6 X 1 é possível mesmo em ano eleitoral, diz Marinho

Foto: Reprodução

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse ser possível aprovar o fim da jornada 6×1 mesmo durante o período eleitoral. A declaração foi dada nesta 4ª feira (7.jan.2026) no programa “Bom dia, Ministro”.

“É plenamente possível dizer a toda atividade econômica do Brasil que é viável acabar com a 6×1 mantendo as necessidades econômicas do país”, afirmou.

Marinho disse que a atual escala de trabalho é “cruel”, especialmente para as trabalhadoras brasileiras. Segundo ele, a alteração proposta não prejudicaria a economia nacional.

“O mundo do trabalho hoje gera muitas doenças, problemas, acidentes. Quanto mais melhorar esse ambiente, diminuirá a quantidade de acidentes, de doenças no mundo do trabalho. É isso que esperamos nesse debate”, disse.

O debate sobre o fim da escala 6 X 1 não é recente, mas ganhou tração com a deputada Erika Hilton (Psol-SP). Em 2024, ela coletou assinaturas para acabar com a jornada atual. O tema é uma das principais pautas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Neste momento, tramitam no Congresso 2 textos que visam a alterar a jornada de trabalho –um na Câmara e outro no Senado.

O texto do Senado foi aprovado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) em 10 de dezembro e, agora, aguarda apreciação do plenário. A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 148 de 2025 determina uma redução da jornada máxima de trabalho de 44 para 40 horas semanais no 1º ano depois da aprovação do projeto.

A jornada de trabalho será reduzida em 1 hora por ano por 4 anos até chegar a 36 horas por semana. Já o texto da Câmara está travado por falta de acordo na subcomissão especial sobre o assunto. Se avançar, vai para a CCJ da Casa.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Criminosos encapuzados invadem casas e fazem arrastão em Natal

Foto: Vinicius Marinho

Criminosos armados e encapuzados fizeram um arrastão em casas de uma mesma família do bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal, na madrugada desta quarta-feira (7). Um carro e outros objetos foram levados, mas recuperados minutos depois pela Polícia Militar. Nenhum suspeito foi preso.

Os três imóveis ficam todos em um mesmo terreno. Neles, havia oito pessoas, sendo cinco adultos e três menores de idade, no momento em que os quatro criminosos chegaram.

De acordo com a Polícia Militar, a ocorrência foi registrada por volta das 4h45, após o veículo roubado começar a ser rastreado. Segundo o sargento Ezequiel, do 9º Batalhão, que atendeu a ocorrência, os criminosos invadiram o local de forma violenta.

“Eles chegaram já chutando a porta, arrombando a residência e tocando terror. Dois estavam armados, um com arma longa e outro com uma arma menor, que a vítima acredita que não era de verdade, mas não tinha certeza. Eles estavam encapuzados e se identificaram como policiais”, afirmou o sargento.

Ainda segundo a PM, foram levados televisões, ventiladores, botijão de gás, notebook, celulares e outros objetos. O carro da família também foi roubado, mas acabou sendo localizado pouco tempo depois graças ao sistema de rastreamento, que bloqueou o veículo.

Uma das vítimas, que pediu para não ser identificada, contou que o crime aconteceu por volta das 4h20. Segundo ela, os criminosos pularam o muro e arrombaram a porta da casa, anunciando que eram policiais.

“Mandaram todo mundo deitar no chão. Eu ainda me agarrei com um deles. Um estava com revólver, outro com uma submetralhadora. Foi um pânico muito grande”, relatou.

A vítima contou ainda que um dos criminosos foi mais agressivo e chegou a ameaçar matar toda a família caso houvesse reação.

“Os outros diziam que só iam levar as coisas, mas um ameaçava o tempo todo, dizendo que ia matar a família toda se alguém reagisse”, disse.

O carro roubado foi encontrado pouco após o crime, ainda com as portas abertas. Todo o material levado no arrastão foi encontrado dentro de um apartamento, após a polícia refazer o trajeto do veículo.

“Conseguimos localizar todo o material roubado. Infelizmente, por estarem encapuzados, a identificação dos suspeitos é difícil, mas as diligências continuam”, explicou o sargento.

Segundo a vítima, somente os celulares não foram recuperados. O carro teve dano em um vidro.

Até a última atualização desta reportagem, nenhum suspeito foi preso.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Daniela Lima faz graça e tira onda com queda de Bolsonaro que causou traumatismo craniano

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Paulo Mathias (@paulomathias)

Vídeo: Reprodução

A jornalista Daniela Lima passou a receber duras críticas nas redes sociais após comentar sobre a saúde de Jair Bolsonaro. Durante um programa do UOL, ela questionou: “Quem caiu da cama?”.

Parte dos internautas considerou debochado o tom da jornalista, que chegou a rir e ironizar o episódio ao repetir a pergunta. A repercussão aumentou ainda mais após a divulgação de que Bolsonaro teria sofrido um traumatismo craniano leve.

O ex-presidente teve uma crise enquanto dormia, caiu da cama e bateu a cabeça em um móvel, disse a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, após visitá-lo na prisão na Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

Paulo Mathias

Opinião dos leitores

  1. E o Caraúbas/RN é o pior…. a pessoa chega lá quase morta e tem que ficar boa por conta própria…. ninguém chega nem pra verificar pressão…

  2. Pense num ferimento “gigantesco”! Um pequeno corte no rosto e na joanete. Ô velho brocha e froucho!

  3. Independente de partido ou política, alguém precisa dizer a essa desmiolado, transvestida de jornalista, que somos TODOS passíveis de doenças e que a única certeza que temos é a finitude da vida. O senhor aplica diversas formas de nos chamar, algumas bastante dolorosas e surpreendentes.

    1. O chororo é grande, mas lembre que esse cidadao zombou de quem tinha falta de ar e de quem morreu por covid. Está provando do próprio veneno.
      Eu nao concordo com nenhum dos dois, mas consigo entender o pq da ironia.

    2. Discurso bonito da bexiga. Pena que Bolsonaro não concorde com ele. Tripudou das pessoas morrendo sem ar. Acho é pouco o que ele tá passando.

    3. Vejam o vídeo completo e não apenas o corte feito pelo PT, acho que mesmo com o mínimo de neurônios que vcs tem, irão perceber que foram enganados com a tal zoação feita pelo presidente. Vejam, vcs irão sentir vergonha de serem feitos de trouxas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

São Gonçalo celebra Dia de Reis com encerramento da temporada de sucesso da iluminação natalina e apresentações culturais

Foto: Divulgação

Artistas são-gonçalenses fazem pulsar a terra que é berço da cultura popular levando as tradições folclóricas ao público presente do Parque das Fontes Paulo Emídio de Medeiros, nesta terça-feira (6), uma herança ancestral e o legado cultural do povo da terra de Dona Militana.

No dia em que se celebra os Santos Reis, Baltazar, Belchior e Gaspar, os grupos floclóricos da cidade apresentaram toda louvação aos Magos do Oriente, que percorreram longos caminhos para encontrar o menino Jesus.

O tradicional Boi Calemba Pintadinho, com 123 anos de história, promoveu a celebração com apoio da Prefeitura Municipal e encantou a cada música entoada e em cada sapateado e movimento característico. Como diz o mestre Dedé Veríssimo: “Essa é a nossa alegria em honrar os Santos Reis.”

A dona de casa e moradora do centro de São Gonçalo, Rosimari Fernandes, ficou impressionada com as apresentações: “Moro aqui há muito tempo, mas é a primeira vez que tenho contato com esses belos grupos”, disse.

Além do Boi Calemba Pintadinho, Bambelo da Alegria, Coco do Calemba e Pastoril Dona Joaquina trouxeram para a praça pública a beleza dos folguedos tradicionais.

Jaqueline Bezerra, do Pastoril, afirmou: “Esse legado acompanha a minha família há muitos anos, e eu me sinto privilegiada em dar continuidade a isso.”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *