Política

Vereadores de Caicó, São José do Seridó e Jardim do Seridó pedem ao Governo do Estado que faça a colocação da comporta da Barragem Passagem das Traíras

Foto: Reprodução

O presidente da Câmara de Caicó, Ivanildo do Hospital, ao lado dos vereadores Ronaltty Neri (Jardim do Seridó) e Solteiro (São José do Seridó), além de Neuzimar (representando a associação de pescadores), estiveram na Barragem das Traíras, nesta quinta-feira (07) para clamar que a governadora Fátima Bezerra faça em caráter de urgência a licitação para a colocação da comporta da Barragem.

Eles relatam que a quadra invernosa está chegando e o reservatório precisa acumular água para a garantir a segurança hídrica das cidades, das comunidades rurais, além da atividade pesqueira que diminuiu nos últimos anos com a demora da entrega da obra que tinha previsão para 2021.

Para o vereador Ronaltty Neri o pedido precisa ser atendido com a máxima urgência uma vez que a água representa muito para a população e para a comunidade pesqueira que sobrevive da atividade.

“A governadora precisa se sensibilizar com o povo e colocar em regime de urgência essa comporta para que a barragem possa acumular a água. As pessoas não podem ter mais um ano essa água desperdiçada”, destacou.

Blog do Marcos Dantas

Opinião dos leitores

  1. É melhor esperar sentado, não existe obras neste governo.
    E um absurdo a perda de água no Nordeste, mas para quem perdeu o caráter tudo é válido e não se importam com nada, apenas com o seu próprio bem.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Alcolumbre pressiona por Pacheco no STF e trava avanço de Jorge Messias, preferido de Lula

Foto: Gabriela Biló/Folhapress

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), tem reforçado sua defesa do nome de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para o Supremo Tribunal Federal e deixou claro que não atuará para aprovar Jorge Messias, advogado-geral da União e escolha de Lula. A movimentação de Alcolumbre tem freado o andamento da indicação e levado Pacheco a adiar decisões sobre seu futuro político e uma eventual candidatura ao Governo de Minas Gerais.

Nos bastidores, senadores avaliam que Alcolumbre não deve sabotar Messias, mas também não fará qualquer esforço para ajudá-lo. O próprio senador disse a Lula que trabalhar a favor do advogado seria uma “traição” ao amigo Pacheco. A postura reflete o clima no Senado, onde parlamentares de diferentes partidos manifestam apoio à ideia de ter um ex-presidente da Casa no STF pela primeira vez.

Enquanto isso, a indefinição sobre o cenário mineiro aumenta a tensão política. Lula tenta convencer Pacheco a disputar o governo estadual em 2026 para garantir um palanque forte no segundo maior colégio eleitoral do país, mas o PSD já lançou o vice-governador Matheus Simões como pré-candidato. O impasse deixa o petista sem nomes competitivos no estado e o senador em posição de espera.

Apesar da resistência no Senado, auxiliares do presidente dizem que Lula não desistiu de indicar Messias, apenas adiou o anúncio. A expectativa é de que o petista converse diretamente com Pacheco antes de formalizar a escolha para a vaga aberta com a aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso.

Com informações da Folha de S.Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Planalto tenta reagir à crise no Rio e neutralizar ofensiva de governadores da direita

Foto: Reprodução via Instagram

O governo Lula enfrenta divisões internas sobre como reagir à operação policial no Rio de Janeiro, que deixou mais de 120 mortos em confrontos com o Comando Vermelho. Relatórios de monitoramento apontam que a direita dominou o debate nas redes, levando o Planalto a correr para reverter a narrativa e evitar a pecha de que o PT defende “direitos humanos de bandidos”.

A estratégia do governo agora é neutralizar o “Consórcio da Paz”, grupo formado por governadores de oposição que prestaram solidariedade a Cláudio Castro (PL) e criticaram a suposta omissão do governo federal. Lula teria classificado o movimento como “pirotecnia eleitoral” em meio à tragédia nos complexos do Alemão e da Penha. Para reagir, o presidente assinou o projeto de lei antifacção, que endurece penas contra líderes do crime e prevê a criação do Banco Nacional de Organizações Criminosas.

Dentro do PT, cresce a pressão para que Lula recrie o Ministério da Segurança Pública caso seja reeleito. O ex-ministro José Dirceu e o vice-presidente Geraldo Alckmin defendem a separação da pasta da Justiça, mas a proposta ainda divide o governo. Paralelamente, o Planalto montou um gabinete de resposta rápida para enfrentar críticas de governadores como Tarcísio de Freitas (SP) e Ronaldo Caiado (GO), apontados como potenciais adversários em 2026.

A crise reacende o debate sobre segurança pública, tema que voltou a liderar as preocupações do eleitorado. Analistas políticos avaliam que o assunto deve ganhar centralidade nas próximas eleições, com a direita tentando se firmar como voz do endurecimento e o governo buscando mostrar que também tem soluções para conter o avanço da violência.

Com informações do Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Deputada Natália Bonavides participou de manifestação que pediu o fim das Polícias Militares

 

Imagens: Reprodução/Instagram

A deputada federal Natália Bonavides marcou presença em um movimento flopado da esquerda em Natal nesta sexta-feira (31), em frente ao Midway Mall. O protesto foi uma reação à megaoperação realizada no Rio de Janeiro na terça-feira (28), que atingiu facções criminosas no Complexo da Penha e no Alemão, resultando em cerca de 120 mortes.

Mesmo diante da gravidade do episódio, a tentativa de transformar a tragédia em narrativa política em Natal não teve adesão popular.

Além de Natália Bonavides, compareceram os vereadores Brisa Bracchi e Daniel Valença. Os três ouviram os manifestantes pedirem o fim da PM, mas não se manifestaram sobre a “reivindicação”.

O episódio mostra que, em Natal, ataques à segurança pública ainda não encontram eco. Enquanto a PM segue sendo referência de ordem, a esquerda tenta surfar em tragédias de outros estados e só se queima no caminho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

O Papo de Fogão está de dar água na boca: Espaguete à Bolonhesa, Risoto de Polvo e a tradicional Raivinha de Caicó

Três receitas de dar fome só de ouvir: Espaguete com Ragu à Bolonhesa, Risoto de Polvo e a tradicional Raivinha de Caicó.

Com sangue italiano e coração potiguar, o Chef Samio Bruttini, do Sale e Pepe Bistrô, transforma cada prato numa viagem de sabor! E a Dona Diana é tradição em forma de biscoito!

Cada Raivinha carrega carinho, dedicação e a receita que passa de geração em geração lá em Caicó.

SÁBADO
BAND MARANHÃO e PIAUÍ – 8h

PARAÍBA
TV CORREIO/RECORD, 13h30

DOMINGO
RIO GRANDE DO NORTE – TV TROPICAL/RECORD, 10h

Ou no nosso canal do YouTube
http://youtube.com/c/PapodeFogao

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

TRAGÉDIA NA LINHA AMARELA: Morre mulher baleada na cabeça durante tiroteio; homem luta pela vida

Foto: Reprodução

Bárbara Elisa Yabeta Borges, de 28 anos, atingida na cabeça durante um tiroteio na Linha Amarela nesta sexta-feira (31), no Rio de Janeiro, não resistiu e morreu no Hospital Geral de Bonsucesso. Um homem também foi baleado e precisou passar por cirurgia.

Equipes do 22° BPM foram acionadas para atender a ocorrência nas proximidades do Complexo da Maré, na zona norte do Rio. Ao chegar, os policiais encontraram as vítimas dentro de um carro e os socorreram. A identidade do homem ferido ainda não foi divulgada.

Durante a ação, a polícia apreendeu um fuzil, carregadores e munições, reforçando o patrulhamento da região. A ocorrência segue em investigação na 21ª DP (Bonsucesso).

Moradores gravaram vídeos mostrando a troca de tiros e pessoas caídas no chão. A Linha Amarela, uma das principais vias do Rio, mais uma vez se torna palco de violência, deixando claro que quem trafega por lá continua refém da criminalidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Líder do Comando Vermelho que fugiu de megaoperação no Rio é pego em São Paulo

Imagens: Reprodução/Metrópoles

Uma liderança do Comando Vermelho (CV) que escapou da megaoperação policial no Rio de Janeiro foi presa na rua 25 de Março, em São Paulo. Antônio de Jesus Cabral, de 40 anos, estava foragido há três anos e foi identificado por câmeras do programa Smart Sampa.

Cabral é apontado como chefe de uma quadrilha de hackers que fraudava concursos públicos, causando prejuízo estimado em R$ 70 milhões. O grupo oferecia cursos com acesso a provas sigilosas, burlando todo o sistema. A Justiça do Rio expediu mandado de prisão contra ele em julho de 2022, válido por 20 anos, por associação criminosa, violação de direitos autorais e lavagem de dinheiro.

Antes de ser preso, o foragido vivia em prédios de alto padrão no Jardim Anália Franco, zona leste de São Paulo. Ele foi abordado por agentes da Inspetoria de Operações Especiais (IOPE) próximo ao Mercado Municipal. Um vídeo mostra o momento em que Cabral é capturado e levado ao 8º Distrito Policial, onde está à disposição da Justiça.

A defesa, porém, nega qualquer ligação do criminoso com o crime organizado. O advogado afirma que a prisão pode ser fruto de inconsistências entre sistemas judiciais e acusa a Prefeitura de São Paulo de usar o caso para promover o programa de reconhecimento facial do município.

Opinião dos leitores

  1. Advogado com as historinhas sem fundamento, inventar o que diante de provas concretas, sei não, ô Brasil desarrumado meu Deus.

  2. Coloquem esse programa smart Sampa nas câmaras Brasil a fora , que limparemos o ambiente político nacional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: APÓS FLOPAR, VEM A VERGONHA MAIOR: Poucos e barulhentos, manifestantes querem acabar com a Polícia Militar

Imagens: Cedidas

O protesto marcado em frente ao Midway Mall nesta quinta-feira (31) virou piada. Poucos natalenses apareceram, mas o que chamou atenção mesmo foi a pauta: pediam o fim da Polícia Militar.

A “reivindicação” surgiu em reação à megaoperação no Rio de Janeiro, realizada na terça-feira (28), que atingiu facções criminosas no Complexo da Penha e no Alemão e deixou cerca de 120 mortos.

Para o pré-candidato ao Senado, Coronel Hélio (PL), o ato foi um verdadeiro fiasco. “Mesmo com chamamento público de Brisa Bracchi (PT) e presença de Natália Bonavides (PT) e Daniel Valença (PT), a esquerda levou uma kombi ao Midway para pedir o FIM DA POLÍCIA MILITAR”, criticou.

O coronel não poupou a turma do PT: “É essa mesma galera que passa a mão na cabeça de bandido e chama de vítima da sociedade. Fracasso total! Esse pessoal nem esconde mais quem realmente defende. Cada vez mais perto dos bandidos e longe do povo”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

STF vai mapear criminosos para turbinar combate ao crime organizado

 Foto: Antonio Augusto/STF

O presidente do STF e do CNJ, Edson Fachin, anunciou nesta sexta-feira (31) que o Conselho Nacional de Justiça vai mapear as organizações criminosas que atuam no Brasil. Segundo ele, o levantamento vai indicar onde essas facções estão, de onde vêm e quais são seus pontos estratégicos, ajudando polícias e a Polícia Federal a agir com mais precisão.

Fachin falou sobre o tema durante a inauguração de novas varas de combate à violência contra a mulher em Bauru (SP). O anúncio ganha força em meio à Operação Contenção, no Rio de Janeiro, que deixou mais de 120 mortos e teve como alvo criminosos do Comando Vermelho. Para o presidente do STF, esse tipo de mapeamento permitirá criar estratégias mais eficazes contra o crime organizado.

O ministro também reforçou que direitos humanos não são empecilho para ação policial. “Onde há uma organização criminosa, há uma conexão dentro dos presídios. É esse elo que precisa ser cortado”, disse. Em outras palavras: proteger a população não significa engessar a lei.

O STF acompanha os desdobramentos da Operação Contenção pelo chamado ADPF das Favelas, ação que busca reduzir a letalidade policial no Rio. Na quarta-feira (29), o ministro Alexandre de Moraes pediu explicações ao governador Claudio Castro e marcou audiência para segunda-feira (3), na capital fluminense, para discutir a operação.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN em colapso: Pacientes recorrem à Justiça para conseguir atendimento básico

Foto: Reprodução

O RN vive uma epidemia silenciosa — não de vírus, mas de processos judiciais. De janeiro a setembro de 2025, já são 1.943 ações contra falhas na saúde, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O motivo principal? Falta de comunicação entre médicos e pacientes, má gestão e um sistema que não acompanha o perfil de quem busca atendimento.

A doutora em Direitos Humanos Aline Albuquerque, da SOBRASP (Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente), explica que os profissionais ainda seguem um modelo antigo, sem preparo para lidar com pacientes mais informados e exigentes. “A saúde está doente. A judicialização virou o único caminho para muitos garantirem seus direitos”.

O Conselho de Medicina do RN também aponta que o problema vai além dos consultórios: falta estrutura, investimento e gestão. “Os médicos viram o alvo mais visível de um sistema falido”, disse o advogado Klevelando Santos.

Para a advogada Eveline Macena, da OAB/RN, o aumento das ações reflete o desespero de quem precisa da Justiça para conseguir remédios e cirurgias. Ela lembra que há filas de até 17 anos para atendimentos básicos, como fisioterapia. “Enquanto esperam, muitos morrem”, alerta. No RN, adoecer virou sentença — e Justiça, o último socorro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Monsenhor Flávio Medeiros recebe Medalha do Mérito Santos Dumont na Embaixada do Brasil em Roma

Foto: Cedida

O cônego da Basílica de São Pedro, no Vaticano, Monsenhor Flávio Medeiros, natural de Acari (RN), recebeu nesta sexta-feira (31) a Medalha do Mérito Santos Dumont, concedida pela Força Aérea Brasileira (FAB). A cerimônia, realizada na Embaixada do Brasil em Roma, celebrou o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, reunindo autoridades civis, militares e religiosos.

Monsenhor Flávio relembrou o tempo de coroinha na Matriz de Nossa Senhora da Guia, em Acari, quando observava “os caças cortando os céus do Seridó”, e afirmou sentir-se “profundamente lisonjeado e grato” pela honraria.

A condecoração foi entregue pelo Coronel Aviador Da Cas, que destacou o simbolismo do momento: “O Monsenhor Flávio é uma figura importante para a Força Aérea Brasileira em Roma. Como potiguar por afinidade — minha esposa é do Rio Grande do Norte —, é uma alegria entregar essa homenagem a um conterrâneo dela.”

Também foram agraciados o Padre Antonio Brum Hofmeister, chefe do Departamento da Sessão de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado do Vaticano, e o Monsenhor Bruno Lins, do Protocolo da Secretaria de Estado de Sua Santidade (representado pelo Pe. Marcus Vinícius Brito).

Entre os presentes, destacaram-se o Padre Fabiano Dantas, o Padre Valdir Cândido de Morais (reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro) e os seridoenses Ismael Medeiros, Bárbara Medeiros, Suerda Medeiros, Robson Bezerra e Ladjany Costa, que prestigiaram o conterrâneo em um momento de emoção e orgulho para o Seridó em terras italianas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *