Diversos

FOTOS E VÍDEO: Protesto em Natal de prestadores do Uber contra PL

Registro no inicio da tarde desta segunda-feira(30), de prestadores de serviços em transporte de passageiros via aplicativos. Buzinaço e apoio de populares na capital potiguar, nas proximidades do Midway.

Motoristas são contra a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 28/2017, que propõe regular os aplicativos de mobilidade no Brasil. A votação no Senado está prevista para ocorrer nesta terça-feira (31).

Fotos e vídeo: cedidos

Opinião dos leitores

  1. Wendell Fernandes decorou direitinho o comercial da Uber exibida em horário nobre, pago com o dinheiro que deixa de pagar de impostos no Brasil. Wendell, não há qualquer comprovação das afirmativas exibidas no comercial. Não nenhum registro nas fazendas estaduais e municipais impostos recolhidos. A Uber manteve sob sigilo todo tipo de informação cadastral e financeira, e agora, como passe de mágica vem revelar. Porque Wendell????
    Não pode existir serviço sem regulamentação. Esse tipo de defesa é extremamente tendenciosa.
    Defendo a regulamentação dos serviços, bem como que o poder público intervenha nas concessões de táxi exploradas por frotistas. No mais, entendo que taxista e motoristas de Uber tem espaço para trabalhar, desde que existam regras claras e justas para ambas as partes.

  2. Bloquearam uma das principais avenidas da cidade!!
    E o meu direito de ir e vir ! Cadê o MP! Juízes Federais! PRF!
    Desocupados!

    Ah! Desculpem, eu pensei que era os sem-terra ou os funcionários públicos ….

    1. Quem não concordar com a opinião de Zé , é Taxista.

      Quem concordar com a opinião de Zé, é UBER.

      Então, Zé é UBER ….

  3. Regulamentar SIM. Tem que pagar impostos e ter obrigações como qualquer trabalhador. Só querem usufruir sem pagar impostos. Além de transferência de quase um bilhão mensal para a Matriz da vier nos EUA, sem nenhum pagamento de imposto. Direitos e deveres iguais para todos. Portanto, REGULAMENTAR SIM.

    1. Acho que a senhora está enganada, há sim um pagamento de impostos como por exemplo uma delas que declarou 495 milhões de reais pagos em três anos de funcionamento no Brasil, fora uma multidão de antes desempregados que agora com o negócio que essa empresa estrangeira trouxe, criou condição de pelo menos sobrevivência pra eles, e estamos falando de 500 mil motoristas, o dinheiro ganho por esses trabalhadores é alto no montante e agora circula nas cidades pagando suas contas e consumindo, e pra finalizar o que os aplicativos querem é apenas que essa PL em discussão pra ser votada amanhã não passe, pois ela inviabiliza totalmente o serviço, regulamentação sim, mas vamos discutir melhor e ajustar de forma justa pra todos. É só a senhora pesquisar o assunto que entenderá.

    2. Deve ter sido em outro país, aqui não querem pagar nenhum tipo de imposto, isso é injusto com quem paga. Imagina se todo mundo agora resolve abrir algum comércio ou colocar ônibus sem ser fiscalizado nem pagar impostos, quebra quem está trabalhando dentro da lei. O que a lei vai fazer é tornar a concorência mais Leal e justa, além dos governos municipais e estaduais também receberem seus tributos, se não vira casa de mãe Joana.
      De vc é vier, não conta.

    3. Isso mesmo, impostos para todos.
      Então comecemos cobrando IPVA , IPI e ICMS dos taxistas, que tal?

  4. Ué, ninguém vai chamar de vagabundagem? Ahhh, é só quando é professor ou outros trabalhadores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘CAIXA-PRETA’ DO MASTER: Polícia Fderal consegue extrair conteúdo de segundo celular de Vorcaro

Foto: reprodução

A Polícia Federal começou a extrair o conteúdo de um segundo celular do ex-banqueiro Daniel Vorcaro nesta segunda-feira (22).

Desde sua primeira prisão, em novembro de 2025, até agora, Vorcaro teve oito celulares apreendidos pela PF em diferentes fases da operação Compliance Zero, mas apenas um deles tinha sido aberto.

Da semana passada para cá, um segundo aparelho teve a criptografia quebrada.

Enquanto isso, sem fornecer senhas para acesso dos investigadores, familiares do banqueiro procuram um novo advogado para auxiliar em uma terceira tentativa de proposta de delação premiada, mas a polícia mostra que avança nas investigações e uma proposta teria que avançar muito para alcançá-las.

A perícia da PF segue tentando abrir também os outros seis aparelhos, quatro deles de modelo iPhone 17, com tecnologia diferente e de mais difícil acesso.

R7 – por Natália Martins

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Celular de “Guiga”, pai do enteado de Jaques Wagner, aterroriza do PT ao TJBA


Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Um dos celulares apreendidos na última fase da Operação Compliance Zero tem provocado apreensão entre integrantes do PT e até do Tribunal de Justiça da Bahia: o do publicitário Guilherme Sodré.

Conhecido como “Guiga”, Sodré é pai do secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eduardo Sodré, enteado do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). Tanto o empresário quanto o senador e o filho foram alvos da Polícia Federal na quinta-feira (18/6).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula nomeia “Fulano” e “Cicrano de tal” como assistentes do Gabinete de Segurança Institucional

Imagem: reprodução

Uma portaria do Departamento de Gestão do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República designou como assistentes de Segurança Presidencial o major do Exército “Fulano de tal” e o tenente da PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) “Cicrano de tal”.

As nomeações foram publicadas no DOU (Diário Oficial da União) desta segunda-feira (22) e assinada pelo diretor do Departamento de Gestão do GSI, Vinícius Damasceno do Nascimento.

Além dessas designações, o sargento da Marinha Márcio Adriano Leite também foi nomeado. A partir da publicação da portaria, os três passam a ocupar o cargo de assistente, somado à Gratificação de Representação da Presidência da República código Nível IV.

De acordo com um anexo da lei sobre a remuneração de cargos da administração pública federal, a gratificação citada na portaria do DOU é de R$ 808,61. O benefício é destinado a funcionários de órgãos essenciais ligados diretamente à Presidência da República.

O GSI informou “que identificou o ocorrido e que a retificação da publicação será realizada no próximo DOU”.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil encerra fase de grupos contra a Escócia e GINGA Natal prepara nova edição no Rooftop Dunas

Projeto volta no dia 24 de junho com transmissão da partida, shows de Vilx, Tito e Math Gomes, além de ativações, gastronomia e experiências para os torcedores

A GINGA Natal já se prepara para mais um encontro da torcida brasileira durante a Copa do Mundo 2026. No próximo dia 24 de junho, o projeto retorna ao Rooftop Dunas, na Casa de Apostas Arena das Dunas, para a transmissão de Brasil x Escócia, partida que marca o encerramento da participação da Seleção Brasileira na fase de grupos do Mundial.

O evento acontece após duas edições de grande repercussão na capital potiguar. Depois de uma estreia com ingressos esgotados diante do Marrocos e de uma segunda edição marcada pela forte participação do público no confronto contra o Haiti, a expectativa é de mais uma noite de muita emoção, reunindo torcedores em um ambiente preparado especialmente para viver o clima da Copa do Mundo.

A programação da GINGA Natal começa horas antes da partida e foi planejada para proporcionar uma experiência completa ao público. A estrutura contará com transmissão em telões de alta definição, áreas de convivência, bares, opções gastronômicas, espaços instagramáveis, ativações de patrocinadores e toda a ambientação temática que transformou o projeto em um dos principais pontos de encontro da torcida brasileira durante o Mundial.

Além da transmissão ao vivo de Brasil x Escócia, o público poderá acompanhar os shows de Vilx, Tito e Math Gomes, atrações confirmadas para comandar a programação musical do evento. A proposta é unir futebol, entretenimento e música em uma experiência que se estende antes e depois do apito final.

A partida diante da Escócia encerra a fase de grupos para a Seleção Brasileira e promete mobilizar torcedores em todo o país. Em Natal, a GINGA se consolida como uma das principais opções para quem deseja acompanhar os jogos do Brasil em um ambiente com estrutura diferenciada, conforto, segurança e programação voltada para diferentes públicos.

Em 2026, a GINGA realiza sua maior edição já promovida, com presença em 16 cidades brasileiras e uma edição internacional em Miami. Em Natal, o projeto integra o circuito nacional e reforça o protagonismo da capital potiguar na realização de grandes eventos ligados ao principal torneio de futebol do planeta.

A programação seguirá acompanhando a trajetória da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Caso o Brasil avance às fases eliminatórias, novas edições da GINGA Natal serão realizadas, mantendo a proposta de reunir torcedores em torno da paixão pelo futebol e da celebração coletiva que marca cada edição do projeto.

Os ingressos para Brasil x Escócia já estão disponíveis na plataforma Sympla e a recomendação da organização é garantir a entrada antecipadamente. Mais informações: @ginga.natal e @vivaaentretenimento.

SERVIÇO:
GINGA Natal – Brasil x Escócia
Data: 24 de junho de 2026
Local: Rooftop Dunas – Casa de Apostas Arena das Dunas
Atrações: Vilx, Tito e Math Gomes
Ingressos: Sympla
Informações: @ginga.natal e @vivaaentretenimento

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

São João de Natal encerra programação na Arena das Dunas com público total de quase 800 mil pessoas

Foto: Secom

O polo Arena das Dunas encerrou neste domingo (21) a programação de shows do São João de Natal após três fins de semana de atividades. Ao longo do período, quase 800 mil pessoas passaram pelo evento, que reuniu atrações locais, regionais e nacionais e seguiu com ações nas áreas de acessibilidade, segurança, mobilidade, assistência social, saúde e sustentabilidade.

A última noite de apresentações contou com shows de Messias Paraguai, Simone Mendes, Leonardo e Giulian Monte. Abrindo a programação, Messias Paraguai levou ao palco um repertório voltado ao forró tradicional. Em seguida, Simone Mendes apresentou sucessos conhecidos pelo público. Leonardo deu continuidade à programação com músicas que marcaram sua trajetória na música sertaneja. O encerramento ficou por conta de Giulian Monte, com repertório voltado ao forró de vaquejada.

O prefeito Paulinho Freire avaliou os resultados obtidos ao longo das três semanas de programação. “Estou muito contente porque a economia girou, diversos setores foram beneficiados e Natal ganhou ainda mais visibilidade em todo o país. O São João movimentou o comércio, a rede hoteleira, os serviços e gerou oportunidades para milhares de pessoas. Além disso, as transmissões ao vivo ampliaram o alcance da festa e mostraram nossa cidade para o Brasil inteiro, o que é extremamente importante para um destino turístico como Natal”, afirmou.

Entre os artistas da noite, Leonardo comentou a satisfação de voltar a se apresentar em Natal. “Fazia tempo que eu não vinha à capital, então estou muito feliz por voltar ao Rio Grande do Norte e participar deste São João. A Arena das Dunas é um lugar maravilhoso, e unir um palco tão grandioso a uma festa tão importante para o Nordeste torna tudo ainda mais especial. Estou muito grato por estar aqui com vocês”, disse.

No público, a expectativa para o show do cantor era grande. Fã de Leonardo desde a adolescência, Maria das Graças aguardava pela apresentação. “Sou fã do Leonardo desde os 12 anos e estava esperando a volta dele a Natal. Hoje, aos 39 anos, poder vê-lo novamente é uma emoção muito grande. As músicas dele marcaram várias fases da minha vida, então não poderia perder esse show por nada”, contou.

Ações sociais, saúde e sustentabilidade

Durante a programação na Arena das Dunas, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) arrecadou mais de 12 toneladas de alimentos não perecíveis por meio da campanha solidária realizada durante o evento. Os donativos serão destinados ao Banco de Alimentos de Natal, que atende famílias em situação de vulnerabilidade social.

Na área ambiental, o programa Recicla Natal contabilizou a coleta de mais de 2,83 toneladas de materiais recicláveis. Ao todo, 120 catadores cadastrados participaram das atividades de coleta seletiva durante os fins de semana de programação.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também desenvolveu ações voltadas à prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Ao longo do evento, foram distribuídas, em média, 12 mil camisinhas e 2 mil unidades de gel lubrificante por dia, acompanhadas de orientações sobre saúde sexual e prevenção.

As transmissões realizadas pelo canal oficial da Prefeitura do Natal no YouTube alcançaram 767,1 mil visualizações, permitindo que a programação fosse acompanhada por pessoas em diferentes localidades.

A secretária municipal de Cultura e presidente da Funcarte, Iracy Azevedo, comentou o encerramento da programação na Arena das Dunas e a continuidade das atividades na próxima semana. “Concluímos a programação da Arena das Dunas com números expressivos de participação e uma operação que envolveu diferentes áreas da Prefeitura. Agora, os trabalhos seguem voltados para o Festival de Quadrilhas Juninas e para os três últimos dias de shows no Polo Nélio Dias”, afirmou.

Programação continua na Zona Norte

O São João de Natal segue na próxima semana com três dias de apresentações no estacionamento do Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte. Entre os dias 26 e 28 de junho, o público poderá acompanhar shows de Roberto do Acordeon, Michele Andrade, Matheus Fernandes, Claudio Ney & Juliana, Raça Negra, Zé Cantor, Toca do Vale e outras atrações.

A programação também inclui o Festival de Quadrilhas Juninas de Natal, que será realizado entre os dias 25 e 28 de junho, no Palácio dos Esportes, ao lado da Praça Cívica, com entrada gratuita.

O São João de Natal 2026 é apresentado por Esportes da Sorte e Brahma, com patrocínio de Cachaça Matuta e Ballantine’s.

Polo Nélio Dias

26 de junho
*Roberto do Acordeon
*Michele Andrade
*Matheus Fernandes
*Claudio Ney & Juliana

27 de junho
*Natan Vinicius
*Aline Reis
*Samira
*Raça Negra

28 de junho
*Chico Forrozeiro
*Zé Cantor
*Filho do Piseiro
*Toca do Vale

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Walter Alves diz que Fátima Bezerra é boa para cobrar, mas ruim para pagar

Em entrevista ao “Meio Dia RN”, nesta segunda-feira (22), o vice-governador Walter Alves (MDB) criticou a situação das contas públicas do Rio Grande do Norte, disse que fez vários alertas sobre o rombo fiscal e respondeu afirmativamente quando perguntado se a governadora Fátima Bezerra (PT) seria “boa para cobrar, mas ruim para pagar”.

“Para investir pra valer na segurança, na saúde, pra gerar emprego, pra dar Proadi, pra querosene de aviação, pra trazer voo charter, tudo isso é dinheiro. Por isso é necessário dar um grande choque de gestão pra diminuir os gastos supérfluos, porque existe um paradoxo aqui. A arrecadação do ICMS está bombando, mas paradoxalmente os investimentos com recursos próprios estão lá embaixo e o custeio tomando conta”, criticou o vice-governador.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça Eleitoral quer rosto para os perfis-fantasma que turbinam Allyson Bezerra

Foto: reprodução

A Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte determinou que a Meta, dona do Instagram, entregue em até dez dias os dados capazes de identificar quem cria, administra e financia cinco perfis que promovem o pré-candidato ao governo Allyson Bezerra (União Brasil): @rncomallyson, @timeallyson, @allyson_humorado, @allysondopovo e @allysonarrochado.

A medida é uma produção antecipada de provas. A Justiça quer saber se os perfis são manifestação espontânea de eleitores — protegida pela Constituição — ou uma rede coordenada de comunicação político-eleitoral, o chamado astroturfing, vedado pela legislação eleitoral por desequilibrar a disputa. Identificados os responsáveis, o material pode embasar futura ação por propaganda irregular.

A decisão não atribui a Allyson nem à sua pré-campanha qualquer conduta. Ao contrário: a relatora registra que o objetivo é produzir a prova que pode tanto responsabilizar quem participou quanto afastar imputações contra quem não tem relação com os perfis.
O pedido partiu do Partido Novo no RN. A legenda sustenta que os perfis já foram alvo de uma representação anterior na qual, na contestação, admitiu-se que as contas são de fato anônimas — o que, para o partido, reforça a necessidade de identificar a autoria.

Os perfis publicam de forma articulada, alguns com mais de dezenove mil seguidores. A Justiça pediu dados de período entre abril e junho deste ano: e-mails, telefones, IPs, dispositivos, contas publicitárias, valores de impulsionamento e eventual monetização — além de cruzamentos que mostrem se as cinco contas compartilham a mesma estrutura.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PRESSÃO NOS BASTIDORES: PT quer que Alexandre Lima recue para abrir espaço para Brisa Bracchi na disputa federal

Fotos: reprodução | Francisco de Assis/CMN

A Federação formada pelo PT, PV e PCdoB enfrenta um impasse na montagem da nominata para deputado federal em 2026. Pela legislação eleitoral, o grupo poderá apresentar até nove candidatos, mas o PT, sozinho, já extrapolou a cota que lhe caberia dentro da composição.

Hoje, o partido tem seis pré-candidatos colocados na disputa: Natália Bonavides, Fernando Mineiro, Marleide Cunha, Odon Júnior, Brisa Bracchi e Alexandre Lima. O problema é que há espaço para apenas cinco nomes petistas na chapa da Federação Brasil da Esperança.

Nos bastidores, a pressão se concentra sobre Alexandre Lima, ex-secretário estadual do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf). Integrantes do partido defendem que ele retire sua pré-candidatura para abrir caminho para a vereadora de Natal, Brisa Bracchi. A disputa tem origem nas correntes internas do PT. Cada tendência partidária indicou um nome para compor a nominata, mas a Democracia Socialista (DS), grupo liderado pela deputada estadual Isolda Dantas, acabou apresentando dois pré-candidatos: Brisa e Alexandre.

O entendimento das demais correntes é que não cabe aos outros grupos abrir mão de suas indicações para acomodar uma situação criada dentro da própria DS. Por isso, a cobrança recai sobre a tendência de Isolda para que resolva internamente o impasse.

A preferência de parte da DS é pela manutenção da candidatura de Brisa, considerada um quadro com maior potencial eleitoral e visibilidade na capital. Alexandre, no entanto, resiste à pressão e não demonstra disposição para deixar a disputa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA IPSOS-IPEC: Para 42%, governo Lula é pior do que esperavam

Foto: RicardoStuckert/PR

Para 42% da população brasileira, o governo federal, sob a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está “pior” do que o esperado. É o que indica um levantamento Ipsos-Ipec divulgado nesta segunda-feira (22).

Se comparado com a última rodada da pesquisa, publicada em março, esse índice oscilou um ponto percentual para baixo.

Os que dizem ter uma percepção de que o governo federal é “melhor” do que o esperado atualmente são 23%. Já aqueles que apontaram como “igual” somam 32% da população. Outros 3% não souberam ou não responderam ao levantamento

Foram ouvidas 2.000 pessoas, entre os dias 13 e 17 de junho, por meio de entrevistas presenciais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi realizada com recursos próprios do instituto.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA IPSOS-IPEC: 56% dos brasileiros afirmam não confiar no presidente Lula; 41% dizem que confiam

Foto: Agência Brasil

Pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta segunda-feira (22) mostra que 56% dos brasileiros dizem não confiar no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto 41% afirmam que confiam no mandatário petista. O cenário mantém o percentual das divulgações anteriores. Outros 3% não souberam ou não responderam.

Na última publicação da pesquisa, em março deste ano, 40% diziam confiar no petista, contra 56% que afirmavam ter desconfiança. Há um 1 ano, em junho de 2025, a situação atingiu a maior discrepância: 37% confiavam em Lula, enquanto 58% ressaltavam não confiar.

Estratificação

A taxa daqueles que não confiam em Lula é maior entre homens (58%, contra 54% entre o público feminino). O percentual também é alavancado na parcela da população que possui ensino médio (62%) e ensino superior (64%), e, em relação à faixa etária, alcança o pior cenário entre pessoas de 25 a 34 anos de idade (63%).

A percepção negativa atinge o pico entre quem recebe mais de cinco salários mínimos (70%) ou é evangélico (70%). Já a parcela da população em que há mais confiança é entre quem ganha até um salário mínimo (53%) ou é católico (51%).

Dados da pesquisa

Foram ouvidas 2.000 pessoas, entre os dias 13 e 17 de junho, por meio de entrevistas presenciais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi realizada com recursos próprios do instituto.

Com informações de O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *