Geral

‘Durante as buscas, ele me levou aonde matou e enterrou minha filha, mas não encontrei nada lá’, revela mãe de garota assassinada na Redinha

por Dinarte Assunção

De um sobrado no alto da comunidade da África, na Redinha, veem-se os gatos na Rua Beberibe fuçando sacolas de lixo deixadas pelas calçadas. Eles avançam de saco em saco e se aproximam fazendo notar uma pelagem desgastada. Estavam prestes a chafurdar na próxima sacola, quando uma garota de 13 anos, com um telefone na mão em viva-voz, interrompeu a festa dos felinos com um gesto nos pés e se virou para o repórter para afirmar:

– Titia vai falar com você. – E, voltando-se para o celular prosseguiu: – Estamos indo aí, tia.

A tia é Ingrid de Araújo, mãe de Yasmin Lorena, a garota de 12 anos que desapareceu em 28 de março na mesma comunidade da África e cujo corpo a família não tem dúvidas de que foi encontrado nessa terça-feira (24), em um enredo de causar perplexidade e cujos detalhes o BlogdoBG conta agora com exclusividade.

Ingrid recebe a reportagem noutro sobrado na mesma rua. Traz olheiras e a boca seca encrespada. Magra, morena e de estatura média, move-se até a cama colocada por trás de uma rack na sala pequena, onde se senta e começa a comer. Não é possível mais vê-la, mas toda dor que carrega consigo é imediatamente sentida quando pronuncia as primeiras palavras:

– Minha ficha ainda não caiu. – É possível ouvir as pernas de Ingrid baterem num repetitivo movimento de abre e fecha. Na cozinha, o marido, pai de Yasmin, Seu Aldair, vagueia sem fazer nada em específico. O irmão mais novo da garota, de cinco anos, ocupa-se com uma embalagem de iogurte. Há um cheiro agradável de infância espalhado pela casa.

– Não caiu a ficha de que sua filha está morta ou de que o principal suspeito é alguém com quem a senhora conviveu 25 anos?

– Isso. Eu jamais suspeitei dele. Crescemos juntos na rua. Sabia que ele me levou na casa onde matou e enterrou minha filha para que eu a procurasse lá?

– Por que ele fez isso?

– Porque algumas pessoas estavam comentando que tinha sido ele. Dois ou três dias depois do sumiço de Lorena, ele me pegou e disse: ‘Chegue, venha, olhe aqui, olhe!’. Eu fui com meu marido e meu irmão. A gente olhou e enquanto eu olhava eu dizia: ‘Homem, pare com isso, eu sei que não foi você’”.

– E a senhora nem imaginava que o corpo de sua filha estava ali sob seus pés?

– Isso nunca passou pela minha cabeça.

– Eu preciso perguntar uma coisa: a senhora trabalha com a hipótese de que o corpo encontrado não é de Yasmin Lorena? – Ingrid termina de comer. Vai à cozinha e volta arrastando uma cadeira. Senta-se de frente para o repórter. Seu olhar fita o vazio antes de se fixar no repórter e afirmar decidida:

– É minha filha. O dinheiro que dei a ela no dia do sumiço estava no bolso da roupa do corpo que está no Itep.

– É ela, moço – interrompe o pai, Seu Aldair. – Eu vi hoje. Agora a gente só quer enterrar nossa menina.

Para Ingrid, o principal suspeito do caso foi quem não suportou o peso da consciência e ligou anonimamente para a polícia. Ainda resta ser confirmado, além da identidade do corpo, se houve violência sexual.

– Nenhum vizinho sentiu mau cheiro, como foi dito. Não houve isso. Ele já vinha dando uns sinais estranhos de comportamento. Acho que foi ele mesmo que ligou e disse à polícia. Acho que ele se matou.

– A senhora gostaria que ele tivesse se matado? – Questionei.

– É questão de tempo se ele ‘tiver’ vivo. Se ele for preso vai morrer na cadeia. Se ficar solto vai morrer aqui fora. – Afirmou Ingrid, enquanto franzia a sobrancelha a puxava o cabelo para trás para amarrar num coque.

– Esse suspeito nunca deu nenhum sinal de comportamento de pedofilia?

– Sim. Eu evitava deixar Lorena a sós com ele porque uma vez surgiu a conversa de que ele tava ‘brechando’ a sobrinha da mulher.

O filho mais novo largou o copo de iogurte e passou a se entreter com um pacote de biscoito. Sem conseguir abrir, a mãe puxou a embalagem e rompeu o lacre para devolver ao garoto. Depois respirou fundo e suspirou. Instalou-se um silêncio sufocante na casa. Não havia mais cheiro de infância. O ar estava rarefeito.

– Ela sonhava ser médica.

– Como?

– Minha filha. Ela sonhava ser médica.

– E a senhora? O que sonha?

– Eu só quero enterrar minha filha.

Opinião dos leitores

  1. Caramba, não bastasse a crueldade e infelicidade da situação em si, essa conversa com a família me fez chorar. Meus mais sinceros e profundos sentimentos aos familiares. Um dor que com certeza a sociedade de bem também compartilha.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Colégio Porto amplia estrutura e reforça preparação para receber estudantes em fases decisivas da vida escolar

Foto: Divulgação

Mudanças fazem parte do percurso de qualquer estudante, seja na passagem para um novo ciclo, na convivência com novos colegas ou na adaptação a rotinas mais exigentes. Também as escolas, para acompanhar esses movimentos, precisam se transformar. É nesse contexto de evolução constante que o Colégio Porto, em Natal, passa por uma ampla reforma de expansão, preparando-se para acolher seus alunos com ainda mais conforto, novos espaços de convivência e salas de aula modernas. Tudo em sintonia com o crescimento da instituição e com as necessidades das famílias que desejam iniciar ou reforçar a trajetória acadêmica dos filhos em fases estratégicas, como o 6º ano do Fundamental II e a 1ª série do Ensino Médio.

A orientadora pedagógica do Porto, Kennia Ísis, explica que o movimento de crescimento da escola reflete também a consolidação de uma cultura de estudos própria, reconhecida por resultados consistentes. Segundo ela, quanto mais cedo o estudante ingressa no Porto, maior é o impacto no desempenho a longo prazo, especialmente durante a transição do 5º para o 6º ano, considerada uma das fases mais delicadas da vida escolar.

“A entrada no sexto ano não é apenas uma troca de escola. É uma mudança de segmento que exige adaptação à rotina com múltiplos professores, mais disciplinas e demandas diferentes. Aqui no Porto, esse processo é gerenciado de perto pela equipe pedagógica e pelo NAPPE, nosso Núcleo de Apoio Psicopedagógico, com foco no acolhimento socioemocional e no desenvolvimento da autonomia”.

Foto: Divulgação

Ela destaca que esse período coincide com o início da adolescência e traz desafios naturais, tanto para os estudantes quanto para suas famílias. Por isso, o Porto estrutura uma transição sem choques, equilibrando segurança, apoio e estímulo ao enfrentamento de desafios.

A construção gradual da cultura de estudo — o chamado “DNA Porto” — começa cedo: organização, método, responsabilidade e consistência. Essa base, segundo Kennia, faz toda a diferença no desempenho ao final do ensino fundamental e, sobretudo, durante o ensino médio e na preparação para o Enem e vestibulares.

Ensino Médio: foco em desempenho, projeto de vida e escolha profissional

Mesmo para as famílias que optam por fazer a mudança apenas no ensino médio, o Colégio Porto possui uma estrutura pensada para apoiar estudantes que chegam a essa etapa já mais maduros, mas diante de novos desafios acadêmicos e sociais.

Foto: Divulgação

“O ensino médio marca o início de um novo ciclo. O currículo se torna mais complexo e voltado para o Enem. Ainda é possível construir uma cultura de estudo sólida quando o aluno entra nesse momento, porque ele passa a agir com foco estratégico nas áreas do conhecimento e nas competências exigidas pelo Exame Nacional”, reforça Kennia.

Outro diferencial citado pela orientadora é o trabalho com projeto de vida, que ajuda o estudante a se conhecer melhor, entender suas relações com o mundo e refletir sobre carreira e futuro profissional. Segundo ela, muitas famílias escolhem o Porto justamente por alinhar desempenho acadêmico, preparação para vestibulares e um ambiente de acolhimento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Redução de pena de Bolsonaro ameaça provocar nova crise entre os Poderes

Foto: Reprodução

Parlamentares da oposição trabalham em projeto que pode reduzir a pena de Jair Bolsonaro de 27 anos e três meses por tentativa de golpe de Estado para apenas 2 anos e quatro meses, segundo o relator, deputado Paulinho da Força. A proposta, ainda que em análise, acende alertas sobre impactos políticos e jurídicos e o risco de tensionar ainda mais a relação entre os Poderes.

Especialistas ouvidos pelo R7 destacam que a iniciativa tem caráter inédito e pode gerar precedentes perigosos. O advogado criminalista Berlinque Cantelmo alerta: “A aprovação do PL da anistia não apenas modifica a situação jurídica dos condenados, mas redesenha o debate político nacional, desafia o papel do Judiciário e influencia o equilíbrio entre os Poderes”.

O professor de Direito Constitucional Luiz Gustavo Cunha explica que a medida poderia atingir processos em andamento, investigações e até condenações já confirmadas, criando um precedente para que grupos organizados pressionem o Parlamento por soluções semelhantes.

“O impacto prático pode ser próximo ao de uma anistia parcial, já que a pena se tornaria residual. Essa característica híbrida diferencia a proposta de experiências anteriores no país”, acrescenta.

No campo político, analistas apontam que a redução da pena permitiria a Bolsonaro reassumir protagonismo. Para Gabriel Petter, isso não necessariamente enfraqueceria Lula, mas daria ao ex-presidente espaço para influenciar seu campo político e ideológico, mesmo em cenário diferente do período em que ocupou o Planalto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Financial Times coloca Alexandre de Moraes entre os mais influentes do mundo e o classifica como “herói”

Foto: Reprodução/Financial Times

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, foi listado pelo Financial Times como uma das 25 personalidades mais influentes do planeta na “Influence List 2025”. O jornal britânico colocou o magistrado na categoria “Heróis”, ao lado de nomes como Jane Fonda, Margaret Atwood e Rory McIlroy.

O texto, assinado pela historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, afirma que Moraes se tornou “um símbolo de democracia e justiça”, destacando sua atuação em um período em que “muitas cortes supremas cederam a autocratas”. A análise cita a condução dos julgamentos relacionados ao 8 de janeiro, que levaram à prisão de Jair Bolsonaro e militares.

Schwarcz ressalta que Moraes ajudou a reforçar no Brasil a ideia de que a Constituição “não é um ornamento”, ao enfrentar ataques ao sistema eleitoral e a disseminação de desinformação. Ainda assim, observa que o ministro também desperta debate por recorrer a medidas consideradas excepcionais e de amplo alcance.

A lista do Financial Times reúne nomes da política, cultura, economia e esportes que moldaram o cenário global em 2025, “para melhor ou pior”. Entre os selecionados também estão Jensen Huang (Nvidia), Rosalía, Margaret Atwood, Peter Thiel e Bad Bunny.

Com informações do InfoMoney

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

TSE autoriza criação de federação entre Solidariedade e PRD

Foto: Reprodução / Direção Concursos

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou nesta quinta-feira (4) a criação da federação Renovação Solidária, que unifica o Solidariedade e o Partido Renovação Democrática (PRD). As duas legendas passam a atuar como uma única agremiação em âmbito nacional e assumem o compromisso de permanecer unidas por, no mínimo, quatro anos.

A relatora, ministra Estela Aranha, afirmou que o pedido chegou ao TSE com toda a documentação exigida e que os estatutos foram devidamente ajustados para atender às regras das federações partidárias, previstas na Lei nº 14.208/2021. Segundo ela, os requisitos legais e formais foram integralmente cumpridos.

As federações foram criadas como uma alternativa às antigas coligações, mas com caráter permanente e atuação obrigatória em todo o país. O modelo também funciona como uma etapa que pode evoluir para fusões ou incorporações entre os partidos participantes.

Com a homologação da Renovação Solidária, o Brasil passa a ter quatro federações registradas: Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), PSDB–Cidadania, PSOL–Rede e agora Solidariedade–PRD.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Moraes pressiona Dino e diz que caso Marielle já pode ir a julgamento no STF

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O ministro Alexandre de Moraes afirmou nesta quinta-feira (4) que o caso da execução da vereadora Marielle Franco está pronto para julgamento e cobrou que o presidente da Primeira Turma do STF, Flávio Dino, defina a data da análise. O processo envolve cinco acusados de participação no planejamento e na execução do atentado que também matou o motorista Anderson Gomes.

Serão julgados o deputado Chiquinho Brazão, o conselheiro Domingos Brazão, o delegado Rivaldo Barbosa, além do major Ronald Paulo Pereira e do PM reformado Robson Calixto Fonseca, o “Peixe”. A PGR já apresentou as alegações finais, pedindo a condenação de todos, e apontando que o crime foi motivado por interesses ilícitos ligados à grilagem de terrenos no Rio.

Segundo a investigação, os irmãos Brazão teriam mandado matar Marielle após conflitos políticos e por ela atuar para barrar negócios ilegais ligados ao grupo. Rivaldo, então chefe da Polícia Civil, é acusado de ajudar no planejamento, enquanto outros policiais teriam dado suporte logístico ao crime.

A delação de Ronnie Lessa, autor confesso dos disparos, aponta que “Peixe” participou na entrega e devolução da arma usada no assassinato. Agora, a definição da data do julgamento depende exclusivamente de Flávio Dino.

Com informações da Folha de S.Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Passageiros evacuam avião às pressas após incêndio em Guarulhos

Vídeo: Reprodução/Instagram

Passageiros do voo LA3418, da Latam, viveram momentos de tensão na noite desta quinta-feira (4) no Aeroporto de Guarulhos, após um incêndio atingir um equipamento de solo enquanto a aeronave se preparava para decolar para Porto Alegre. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram chamas altas e muita fumaça ao lado do avião.

Segundo a Latam, o fogo começou em um equipamento de uma empresa terceirizada responsável pelo carregamento de cargas. A fumaça acabou acionando os protocolos de segurança, levando à evacuação imediata da aeronave.

Os passageiros deixaram o avião tanto pela ponte de embarque quanto pela escorregadeira de emergência, com auxílio da equipe treinada. Não houve registro de feridos.

A companhia informou que todos os passageiros receberão assistência e serão reacomodados em outros voos.

Com informações do Correio Braziliense

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Em Israel, Eduardo Bolsonaro deixa bilhete no Muro das Lamentações pedindo liberdade do pai

 

View this post on Instagram

 

A post shared by O POVO Online (@opovoonline)

Vídeo: Reprodução

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) aproveitou uma visita ao Muro das Lamentações, em Jerusalém, para deixar um bilhete pedindo a libertação do ex-presidente Jair Bolsonaro. No recado, ele escreveu: “Solta o Bolsonaro”. O parlamentar, que está morando nos Estados Unidos desde março, compartilhou nas redes sociais que fez orações e agradecimentos no local sagrado, citando pedidos por “saúde, família e liberdade”.

Eduardo tem mantido agenda internacional e, durante a passagem por Israel, também se encontrou com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. O encontro reforça a aproximação entre o deputado e lideranças conservadoras no cenário global.

Nas publicações, ele destacou a importância simbólica da visita ao muro, considerado um dos pontos mais sagrados do judaísmo, e afirmou que seguirá defendendo o que chama de “liberdade” e “justiça” em relação ao processo envolvendo seu pai.

Com informações do O Povo Online

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Lula chega atrasado e distribui balas como pedido de desculpas em reunião no Planalto

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Metrópoles (@metropoles)

Vídeo: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) distribuiu balas de banana aos participantes da 6ª reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), na tarde desta quinta-feira (4), no Palácio do Planalto. O gesto, feito como pedido de desculpas pelo atraso, foi registrado pelo próprio presidente nas redes sociais e arrancou aplausos dos presentes.

A reunião teve como foco a apresentação da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2024-2034 (ENCTI), que estabelece prioridades para a próxima década. O plano destaca desafios como digitalização acelerada, mudanças climáticas e disputa global por domínio tecnológico, reforçando a necessidade de ampliar investimentos e fortalecer o sistema brasileiro de pesquisa.

A nova estratégia propõe transformar conhecimento em soluções tecnológicas de impacto social, com ênfase em sustentabilidade, inclusão e soberania. Entre os objetivos, está tornar competitivas áreas científicas já consolidadas e elevar a capacidade de inovação do país.

Participaram do encontro o vice-presidente Geraldo Alckmin, a ministra Luciana Santos, o ministro Rui Costa e o ministro da Defesa, José Mucio.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trio na Folia estreia no Carnatal com a maior transmissão digital da micareta

Foto: Divulgação

A maior transmissão digital do Carnatal 2025 começa hoje! O Blog do BG, o Via Certa e o Todo Natalense, perfis com quase dois milhões de seguidores no Instagram, uniram-se para formar o Trio na Folia.

Serão nove horas de transmissão ininterrupta, com cobertura exclusiva no YouTube do canal Via Certa (www.youtube.com/viacerta) e também no Blog do BG, o blog de maior audiência do Rio Grande do Norte.

A apresentação ficará por conta dos feras Victor Águia (@viacertanatalrn – Via Certa), Ediana Miralha (@edianamiraglia – a Maninha) e Mateus Ângelo (@mateusang – Todo Natalense).

No Trio na Folia, não haverá intervalos. Serão nove horas de pura folia, com muita diversão, entrevistas com os artistas, bastidores e, claro, a presença do fenômeno das redes sociais do momento: Kelton, boy da toalha azul (@kelton_andre), que promete mostrar tudo o que as outras transmissões não mostram.

A transmissão começa às 17h (na sexta-feira) e às 16h (sábado e domingo), seguindo até a passagem do último trio no corredor da folia.

Então, está combinado. O melhor do Carnatal 2025 estará na sua TV, no seu celular e em qualquer lugar!

O Trio na Folia tem o patrocínio de: Viver Saúde; Governo do RN; Prefeitura do Natal; Super Show; Arena das Dunas; Galego Consórcio; Grupo Duarte; Outlet Select; Outlet Moda; Mondial Modulares; Auto Escola Paiatis e Pittsburg.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

STF segue dividido sobre limitar pedidos de impeachment após defesa de Gilmar e rejeição à AGU

Foto: Antonio Augusto/STF

A decisão do ministro Gilmar Mendes, que restringe a possibilidade de apresentação de pedidos de impeachment contra ministros do Supremo apenas à Procuradoria-Geral da República, ainda provoca divergências internas. Embora tenha contado com o apoio público de Flávio Dino, a medida será reavaliada pelo plenário virtual a partir da próxima sexta-feira. Parte dos ministros considera que a lei de 1950 está defasada, mas discorda de uma intervenção do Judiciário no tema, apontando risco de desgaste na relação com o Congresso.

O movimento ocorreu em meio ao acúmulo de pedidos de impedimento no Senado — atualmente são 81 — e às articulações políticas que buscam ampliar o poder de pressão sobre o STF. Gilmar rejeitou solicitação da AGU para reconsiderar a liminar e alegou que a medida busca preservar a independência do Judiciário. Dino reforçou que o volume atual de denúncias indica a necessidade de revisão da legislação, destacando que Alexandre de Moraes concentra quase metade das representações.

A reação no Legislativo foi imediata. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), passou a articular uma resposta institucional e resgatou discussões sobre a PEC que limita decisões monocráticas do Supremo, já aprovada pelos senadores e pela CCJ da Câmara. Alcolumbre também conversou com ministros como Moraes e Edson Fachin em busca de reduzir tensões. Paralelamente, líderes partidários avaliaram que a decisão de Gilmar repercute diretamente no equilíbrio entre os Poderes.

Enquanto isso, a Câmara segue discutindo uma proposta para restringir decisões individuais de magistrados. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), defende que Legislativo e STF encontrem uma saída negociada, afirmando que a escalada institucional não interessa ao país. No julgamento do dia 12, o plenário do Supremo analisará definitivamente se mantém ou não os limites impostos por Gilmar Mendes.

Com informações do O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *