
Foto: Antonio Suarez Vega/Getty Images/iStockphoto
Sete a cada dez estudantes brasileiros de 15 anos não aprenderam o mínimo esperado de matemática, mostra o Pisa 2022 — principal avaliação de educação básica no mundo.
O que aconteceu
Esses alunos não conseguem resolver contas simples, nem comparar a distância entre duas rotas, por exemplo. Os alunos também não sabem fazer equações consideradas simples.
O percentual de alunos com baixo desempenho em matemática é de 31% nos países da OCDE, “clube dos ricos” — enquanto no Brasil é de 73%. Os dados divulgados hoje são referentes a 2022 — quatro anos antes, em 2018, esse percentual era de 68% entre os brasileiros (24% na OCDE).
Apenas 1% dos alunos no Brasil obtiveram os melhores níveis de rendimento matemático. Países como Singapura, que lidera o ranking com os melhores resultados, 41% dos alunos alcançaram esse indicador.
No ranking geral da disciplina, o Brasil ocupa a 64º posição — 80 países participaram da avaliação. Estudantes de Singapura, Macau, Japão e Coreia ocupam as primeiras posições.
UOL
Mas souberam votar em um ex-presidiario que assumiu a presidência do país através do Consórcio Lula-PT e STF.
“Esses alunos não conseguem resolver contas simples, nem comparar a distância entre duas rotas, por exemplo. Os alunos também não sabem fazer equações consideradas simples.” Se falar em escrever e interpretar textos, estamos no sub-solo do desenvolvimento cognitivo.
Em 1968 Paulo Freire lança seu livro mais importante “Pedagogia do Oprimido”. Em 1975 li e comentei -que cartilha socialista complicada! Em 1982 o livro se tornou a “bíblia” da educação brasileira e seu autor um Ícone da própria educação e hoje é o Patrono. Este País não pode ser sério!
Sou aposentado como Prof de Matemática da Rede Estadual. Em 1982 houve uma reunião na Escola e Diretora avisara que a partir daquele dia uma Portaria da SEEC determinava que todo Ensino Estadual seguiria o Construtivismo de Paulo Freire. Me neguei. Pense em 36 anos difíceis! Só me deixaram em paz quando me aposentei. De lá pra cá a Educação só piorou. Mas o Freire se tornou Patrono da Educação, o Construtivismo continua firme e forte. Parabéns professor, parabéns Professora, parabéns mamães e papais. Desde 1982 que o Brasil é o País do Futuro!
Ironicamente a matemática no Brasil começou a ser esfacelada no fim do regime militar. No entanto, as escolas militares não aceitaram e hoje são as que possuem os melhores indices.
O método Paulo Freire que a petezda tanto ama dá nisso.
Agora de a matéria for putaria e sacanagem o brasileiro tem o 1 lugar no ranking mundial.
Parabéns esquerda. Parabéns Paulo freire. Pra frente brasil.