Comportamento

95% da população acima de 18 anos se diz heterossexual, estima IBGE pela 1ª vez

Foto: Ilustrativa

Levantamento feito pela primeira vez pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que 94,8% das pessoas de 18 anos ou mais no país se declaram heterossexuais. Entre os entrevistados, 1,8% se disseram homossexuais (1,13%) ou bissexuais (0,69%).

Divulgados nesta quarta-feira (25), os dados referentes à orientação sexual autodeclarada da população foram levantados em um módulo inserido na PNS (Pesquisa Nacional de Saúde), realizada em 2019, em parceria com o Ministério da Saúde.

A pesquisa foi realizada em 108 mil domicílios, por amostragem probabilística. De forma inédita, os entrevistados foram questionados sobre sua orientação sexual, com seis opções de resposta —heterossexual, homossexual, bissexual, outra, não sabe e recusou-se a responder.

Cerca de 2,3% escolheram não responder, porcentagem superior à soma de homossexuais e bissexuais. Outros 1,1% disseram que não sabiam e 0,1% afirmaram que têm outra orientação sexual (como assexual e pansexual, por exemplo).

A soma das porcentagens passa de 100% em função do arredondamento, informou o instituto. Não houve coleta a respeito da identidade de gênero da população. O IBGE afirmou que ainda estuda metodologia para incluir o tema em suas pesquisas.

Segundo a PNS, em 2019 havia 159,2 milhões de pessoas acima de 18 anos no país. Assim, de acordo com a estimativa da pesquisa, eram 1,1 milhão de bissexuais, 1,8 milhão de homossexuais e 150,8 milhões de heterossexuais.

Considerando o sexo biológico dos entrevistados, o percentual de mulheres bissexuais (0,8%) é maior do que o de homens bissexuais (0,5%). Em paralelo, a porcentagem de mulheres homossexuais (0,9%) é menor do que a de homens homossexuais (1,4%).

Do total de 1,1 milhão de pessoas declaradas como bissexuais, a maioria são mulheres (65,6%). Já das 1,8 milhão de pessoas declaradas como homossexuais, os homens são a maioria (56,9%). A idade aparece como um fator que influencia a autodeclaração —conforme mais velhos os entrevistados, menor o percentual de não heterossexuais.

Na faixa entre 18 e 29 anos, 4,8% se declararam homossexuais ou bissexuais. Esse percentual cai para 0,2% entre os que têm 60 anos ou mais. O nível de instrução também pareceu impactar os resultados. Entre aqueles com superior completo, 3,2% se disseram homossexuais ou bissexuais. O percentual cai para 0,5% no caso dos entrevistados sem instrução ou com o fundamental incompleto.

O IBGE diz que os dados são experimentais e que ainda estão sob avaliação por “não terem atingido um grau completo de maturidade em termos de harmonização, cobertura ou metodologia, sendo, portanto, um primeiro exercício para a captação do tema em questão”.

Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. Alguma coisa não bate ai: pelo próprio IBGE , Natal está em 2º lugar em relação ao maior número de homo e bi. A conta não fecha
    kkkkkkkkkkkk

  2. Herança maldita da libertinagem pregada pelas novelas da globo, junto a apologia da esquerda ao LGBT. Os hereges pervetidos querem acabar com a família que a bíblia trás como modelo social.

    1. Oh mentira deslavada kkkkkkkk, se mentir for pecado, meu Deus salve esses entrevistados.

  3. Ainda bem que somos maioria, pois o contrário representaria o fim da espécie humana na terra.
    BOLSONARO macho todo, Ainda vai deixar vários machos durante gerações.

  4. Que pesquisa mentirosa e comunista, onde já se viu 95% heterossexual, o brasileiro patriota não é isso não!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Pílula antirressaca promete reduzir efeitos do álcool em até 70%

Foto: Jarmoluk / Pixabay

Uma pílula com a proposta de prevenir ressacas foi lançada no mercado europeu nessa segunda-feira (4/7). A Myrkl promete quebrar as moléculas do álcool rapidamente, reduzindo os efeitos da bebida no corpo.

O medicamento foi desenvolvido pela empresa farmacêutica De Faire Medical em parceria com o Instituto de Ciência e Saúde Pfützner, da Alemanha. A indicação é que dois comprimidos sejam ingeridos uma hora antes do início dos “trabalhos”.

Os desenvolvedores afirmam que a pílula é capaz de reduzir a concentração de álcool no sangue em 50% já nos primeiros 30 minutos após a ingestão da bebida alcóolica.

De acordo com resultados publicados na revista científica Nutrition and Metabolic Insights, uma hora depois de terem tomado duas doses de vodca, os indivíduos que participaram do estudo já tinham 70% menos álcool no sangue do que o esperado.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Funcionário dos Correios mata colega após briga por capacete

Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Uma desavença por causa de uma peça de capacete pode ter motivado um homicídio em uma agência dos Correios, em Goiânia. Um homem de 23 anos, funcionário terceirizado da estatal, matou o colega de trabalho com facadas nas costas nessa segunda-feira (4/7).

De acordo com informações da Polícia Civil, os dois tinham uma série de desavenças no trabalho. Na semana passada o autor do crime achou que o colega de trabalho havia pegado uma peça de um capacete. Então, na segunda pela manhã, o homem levou uma faca para o trabalho e desferiu três facadas nas costas do colega.

A vítima chegou a ser socorrida e levada ao Hospital de Urgências de Goiânia, no entanto, ele não resistiu aos ferimentos e morreu no início da tarde. Já o autor do crime se apresentou na 7ª delegacia de polícia. O rapaz foi preso em flagrante e conduzido para Delegacia de Investigação de Homicídios.

Por meio de nota, a empresa informou que tanto a vítima como o funcionário eram terceirizados. Os Correios lamentaram o ocorrido disseram que vão apurar mais informações sobre o caso.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura de Parnamirim decreta estado de calamidade pública

Foto: Reprodução/Redes sociais

A Prefeitura de Parnamirim decretou nessa segunda-feira, 04, estado de calamidade pública em todo o município em função das fortes chuvas que provocaram transtornos e alagamentos em mais de 100 localidades. O decreto assegura ao município a adoção de medidas excepcionais, necessárias à redução dos impactos registrados no último final de semana.

O acumulado de água registrado pela Emparn até essa segunda foi de 281mm – mais do que a média, de 230mm, prevista para todo o mês de julho no município.

Diversas ruas e avenidas da cidade ficaram alagadas, lagoas transbordara, moradores perderam móveis e amargam prejuízos.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

VÍDEO: Chuva provoca novo alagamento na Av. Abel Cabral

As chuvas continuam gerando transtorno na Grande Natal. Desta vez, um morador compartilhou um vídeo da Av. Abel Cabral, em Nova Parnamirim, completamente alagada por volta das 4h30 desta terça-feira (5).

“Sem condições de sair de carro. Todo mundo prejudicado novamente, comércio e população”, afirma o homem.

Na segunda (4), a situação se repetiu na avenida, devido o intenso volume de chuva que caiu durante o final de semana. De acordo com o levantamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), as chuvas chegaram a 245mm no acumulado entre o sábado e domingo.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Delegado que investigou PCC vai chefiar segurança de Lula

Foto: Sérgio Lima/Poder360

O delegado da PF (Polícia Federal) Alexsander Castro Oliveira vai chefiar a segurança do ex-presidente e pré-candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a campanha eleitoral de 2022.

Oliveira atuou na operação Cravada, deflagrada em 2019 para desarticular o núcleo financeiro do PCC (Primeiro Comando da Capital). Também chefiou em 2020 a operação Caixa Forte, que mirou líderes da facção criminosa.

O nome foi escolhido pela PF, em conjunto com a equipe da campanha de Lula. O delegado Andrei Rodrigues também atuará na segurança. Ele ficará na sede da campanha fazendo a interlocução com a corporação. O delegado atuou na campanha de Dilma Rousseff (PT) em 2010. Também chefiou a secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos.

Os delegados responsáveis foram definidos nessa segunda-feira (4.jul.2022). Um boletim com os nomes de quem fará a segurança de alguns dos pré-candidatos foi encaminhado internamente pela PF. Jair Bolsonaro (PL) é exceção. No caso do atual presidente, a segurança fica sobre responsabilidade do GSI (Gabinete de Segurança Institucional).

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

Carmo Dalla Vecchia mostra mensagem homofóbica que rebateu: “Vida que segue”

Foto: Reprodução

Carmo Dalla Vecchia mostrou as mensagens homofóbicas que recebeu em sua rede social nessa segunda-feira (4). O criminoso, autor das falas preconceituosas, chegou até a citar o filho do ator, Pedro, de 3 anos, do casamento com o autor João Emanuel Carneiro.

“Teus filhos serão gays iguais a você”, escreveu a pessoa. “Será que os seus sairão iguais a você? Se saírem, eu os abraço também. Eu entendo. Faltou amor, carinho, afeto, deve ter sido difícil”, rebateu Carmo.

O ator, que está no ar em Cara e Coragem, disse que não iria continuar respondendo ao criminoso, para não alimentar a “sua ira”. “Desejo, profundamente, que evolua. Mas se meu filho for gay, acho que vou amá-lo mais ainda. Se isso for possível, acho que não. Já o amo até o céu sendo quem ele quiser ser!”, completou.

Carmo Dalla Vecchia recebe mensagem homofóbica re responde (Foto: Reprodução/Instagram)Carmo Dalla Vecchia recebe mensagem homofóbica re responde (Foto: Reprodução/Instagram)

Fotos: Reprodução/Instagram

Revista Quem

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Aparecidense e ABC empatam em jogo de quatro gols e mantêm posições dentro do G-8 da Série C

Foto: Rennê Carvalho/ABC F.C

Aparecidense e ABC ficaram no 2 a 2 na noite desta segunda-feira, no estádio Aníbal Batista de Toledo, em Aparecida de Goiânia, Goiás. No duelo que fechou a 13ª rodada da Série C do Brasileirão, o Alvinegro marcou o primeiro com Henan na etapa inicial.

No segundo tempo, Alex empatou de pênalti e Felipe Menezes virou para delírio da torcida do Camaleão. Wallyson, no fim do segundo tempo, deixou tudo igual. Para os times, o saldo na tabela foi a permanência de ambos na zona de classificação para o quadrangular do acesso.

Com o terceiro empate seguido, o ABC se manteve na terceira colocação da Série C. O Alvinegro soma 23 pontos e está a três do líder Mirassol e abriu quatro pontos de vantagem para o Figueirense, nono colocado. Ponto importante para se manter no G-8.

Na 14ª rodada, O ABC pega o Manaus, no Frasqueirão, em Natal, na próxima segunda-feira, às 20h.

ge RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Com maior chuva em 24 anos, Natal entra em calamidade pública

Foto: Ayrton Freire

Com o maior volume de chuvas em 24 anos, Natal teve um fim de semana de ruas alagadas, transbordamento de lagoas de captação, aberturas de buracos e casas interditadas. Foram 235 milímetros na capital nos quatro primeiros dias de julho e 164,5 milímetros apenas no domingo. Os estragos levaram a Prefeitura de Natal a decretar estado de calamidade. Pelo menos 28 residências foram interditadas pela Defesa Civil da capital nos bairros de Felipe Camarão, Ponta Negra, Candelária e Nordeste.

Com a oficialização da situação de calamidade, o município dispensa licitação para compra de materiais e contratação de serviços para recuperação de áreas afetadas. O documento autorizou ainda que agentes de Defesa Civil possam usar bens particulares e entrarem em casas para prestar socorro ou determinar evacuação, em caso de risco iminente.

Na capital, as chuvas registradas foram intensas durante todo o domingo. O volume registrado foi quase o total do esperado para o mês de julho, que tem média histórica de 245mm, a maior precipitação desde 1998. “Outra chuva como essa em Natal, ocorreu 30 de julho de 1998 quando em um só dia choveu 253,2 mm”, comentou Gilmar Bristot, chefe da unidade Instrumental de Meteorologia da Emparn.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

TODA ATENÇÃO: Madrugada será de muita chuva no litoral do RN

TODA ATENÇÃO: O final da noite desta segunda (4) e madrugada desta terça-feira (5) serão de muita chuva em praticamente todo o litoral do RN.

A Marinha também soltou alerta de ventos de até 61km/h e ondas de até 3,5 metros na nossa costa.

INFORMAÇÕES: Radar Meteorológico

Opinião dos leitores

  1. Que Deus tenha misericórdia dos nossos irmão que sofrem com as chuvas e vos dê abrigo!🙏🏽🙌

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Polícia prende suspeito por tiroteio que matou seis pessoas em parada de 4 de julho nos EUA

Foto: Jim Vondruska/Getty Images /// Robert E. Crimo III, de 22 anos | Foto: ILLINOIS GOVERNMENT/HANDOUT VIA REUTERS – 4.7.2022

A polícia prendeu, na noite desta segunda-feira (4), Robert E. Crimo III, suspeito de ser o atirador que matou seis pessoas em um desfile em comemoração ao dia da Independência, nos Estados Unidos.

O homem foi detido perto de Lake Forest, no estado de Illinois, disseram autoridades durante uma breve entrevista coletiva nesta noite.

As autoridades disseram que Crimo foi visto por um oficial do norte de Chicago que tentou iniciar uma blitz de trânsito. Crimo então fugiu e os policiais iniciaram uma perseguição, até o homem ser detido em Lake Forest.

Ele foi detido sem incidentes e será levado para o departamento de polícia de Highland Park.

Quando questionadas, as autoridades disseram que ainda estão chamando Crimo de “pessoa de interesse” enquanto o investigam e o conectam ao crime.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. VIVA AS ARMAS!!!
    Será que esses exemplos não são suficientes para aqueles que defendem que todos se armem ou tenham armas, principal programa de Governo do atual Presidente?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *