Jornalismo

A Polícia está investigando só preto, pobre e prostituta

Há uma boa justificativa para o fato de existirem bem menos pessoas presas atualmente no Brasil por decorrência de investigações do Ministério Público do que aqueles que são detidos pela Polícia Civil, conforme apontou diretor da Associação Nacional dos Delegados de Polícia, Magnus Barreto. E o motivo disso não tem nada a ver com o fato do MP poder ou não investigar. Segundo o presidente da Associação dos Promotores de Justiça do RN (Ampern), Eudo Leite, o motivo é que o MP investiga crimes praticados por poderosos, enquanto as polícias prendem pessoas mais humildes.

“Magnus tem alguma razão no que está dizendo pelo simples fato de que quem está investigando os crimes de corrupção, de colarinho branco, os poderosos, é o Ministério Público. A Polícia está investigando só preto, pobre e prostituta. Portanto esses vão para cadeia normalmente no Brasil”, afirmou o presidente da Ampern.

Segundo Eudo Leite, “os políticos, a classe econômica poderosa nesse país, a gente tem uma grande dificuldade de colocar na cadeia. Mas o MP tem feito um trabalho exemplar. Tem investigado, tem acusado. Tem conseguido prisões para permitir que o processo possa andar, prisões preventivas, que permitem a não destruição de provas”.

Além disso, o fato das condenações não terem sido deferidas até o momento, em muitos casos, não é consequência da investigação, mas sim do ritmo processual mesmo. “Condenação ou não, aí é um problema do sistema judicial brasileiro. É um problema de cultura. É um problema do processo ser muito mais complexo, ter grandes advogados, que cria uma grande dificuldade para o processo tramitar adequadamente. Na verdade, os poderosos, a quem o MP atinge, realmente, há muito mais dificuldade para que eles sejam condenados”, analisou.

De qualquer forma, essa afirmação também acaba por concordar com outra declaração de Magnus Barreto, de que o Ministério Público do RN pinça as principais investigações para si e não se preocupa, por exemplo, em apurar roubos de uma bicicleta, que muitas vezes, para o cidadão, é tão importante quanto um carro, por exemplo.

“A questão é que o Ministério Público quer o poder e não o dever de investigar. Na realidade eles querem os processos que geram mídia, que atraem o interesse de vocês jornalistas. Os promotores gostam mesmo é de bancar os heróis da sociedade”, analisou o delegado Magnus Barreto.

É importante lembrar que toda essa discussão sobre quem investiga quem é resultado da análise da Proposta de Emenda Constitucional 37 (PEC 37), que está em tramitação na Câmara Federal. O delegado Magnus é a favor da aprovação dela e, consequentemente, favorável da impossibilidade do MP realizar investigações. O promotor Eudo Leite, claro, é contra.

Sobre esse assunto, inclusive, nesta sexta-feira houve uma grande mobilização na Assembleia Legislativa do RN onde foi anunciado apoio ao MP contra a PEC 37.

 Promotor compara o Foliaduto ao Máscara Negra e afirma: “Foliaduto foi muito mais grave”

Nesta semana, foi só se falar na contratação irregular de bandas para shows gratuitos para a população, que se lembra, automaticamente, da Operação Máscara Negra, do Ministério Público do RN, deflagrada nesta terça-feira. Contudo, há alguns anos, o que se lembrava quando se falava em shows e bandas sob suspeita era de outro caso de grande repercussão local: o Foliaduto, ocorrido durante a gestão da ex-governadora e atual vice-prefeita Wilma de Faria, em 2006. E para o promotor Eudo Leite, presidente da Associação dos Promotores de Justiça do RN (Ampern), o Foliaduto, ainda, é o mais grave.

“Os dois casos tratam de irregularidades em festejos no Estado. E, naturalmente, no Foliaduto, as festas sequer existiam. Ele é muito mais grave que o Máscara Negra. Em Macau e Guamaré, digamos que a fraude foi mais sofisticada. A festa existiu, mas foi superfaturada aquela despesa”, avaliou Eudo Leite.

O presidente da Ampern explicou também que no caso do Foliaduto, diferente do Máscara Negra, os gestores máximos da época, no caso, a governadora Wilma de Faria, não chegou a ser apontada como envolvida no esquema porque não era ela a ordenadora de despesa. Estava em um grau hierárquico muito distante, diferente dos ex-prefeitos de Macau, Flávio Veras, e de Guamaré, Auricélio Teixeira, que eram os próprios ordenadores da despesa.

“No Foliaduto houve a investigação da governadora, mas não houve o processo porque ela não assinava os documentos. O que nós tivemos foi o irmão da governadora (Carlos Faria), que era o chefe da Casa Civil, em que pese ele não ter assinado documentos, mas ele teve a chamada autoria de escritório, ele determinou à Fundação José Augusto à concepção daquelas fraudes. E na denúncia oferecida pelo Ministério Público não se logrou êxito que a governadora tivesse agido daquela mesma forma”, analisou o promotor, ressaltando que, “no caso da Máscara Negra é diferente porque o prefeito é o ordenador de despesa. Ele age diretamente”.

É importante lembrar que na semana passada, o parecer do Ministério Público de Contas no processo que apura o Foliaduto no Tribunal de Contas do Estado (TCE) também confirmou a exclusão da governadora Wilma de Faria do processo. Na verdade, apenas o diretor da FJA na época, François Silvestre, foi colocado como responsável, uma vez que a análise do TCE é ainda mais técnica que a do MP sobre o caso, colocando como autor dos desvios apenas aquele que, realmente, assinou pelos shows.

Jornal de Hoje

Opinião dos leitores

  1. Temos muita competência na nossa polícia. Que tal pagarmos e aparelharmos bem nossa policia, como ocorre com o MP? Igualemos as forcas em todos os sentidos , depois discutamos as competências.

  2. Uma Polícia Civil que transfere delegado que chegava perto de Deputado Verde que comandava o IPEM, mandando-o investigar desvio de bolinho de grude, pode ficar com a exclusividade da investigação quando?

    Isso sem dizer que 97% dos Inquéritos estão nas Delegacias parados, só fazendo volume.

    Essa PEC nos iguala a Uganda, Quenia e Indonésia em matéria processual. Grande avanço.

  3. Sendo bem realista: o Promotor falou alguma inverdade?
    Tradicionalmente, não é isso mesmo o que todo mundo sabe?
    No Brasil só há cadeia para os 3 Ps. Quando um povo "diferente "começou a aparecer por lá, iniciou-se uma mobilização pra impedir isso…
    Sou contra a PEC 37.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Faustão é extubado e segue internado, confirma assessoria do apresentador

Fausto Silva, o Faustão, se recupera bem e foi extubado neste sábado (9), segundo a assessoria de imprensa do apresentador.

As informações foram divulgadas pelo jornalista Flavio Ricco, do portal Leo Dias, e confirmadas pela CNN.

Depois de duas cirurgias de transplante na última semana, de fígado e rim, o apresentador recebeu visitas de seus três filhos — Lara, João e Rodrigo — neste domingo (10), dia dos pais.

O apresentador está internado no Einstein Hospital Israelita, na capital paulista, desde o dia 21 de maio deste ano devido a uma infecção bacteriana aguda, conforme o boletim médico divulgado na noite de quinta-feira (7).

A infecção foi caracterizada como “sepse” pelos médicos, quando há um conjunto de manifestações graves no paciente que podem levar a disfunção dos órgãos — potencialmente fatal.

A sepse acontece quando o corpo reage de forma exagerada a uma infecção. Há liberação de substâncias químicas que desencadeiam uma inflamação generalizada capaz de danificar seus próprios tecidos e órgãos.

Nenhum novo boletim médico foi divulgado após a última quinta-feira (7).

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Não vou parar até Bolsonaro ser livre”, diz conselheiro de Trump

Foto: Reprodução

Jason Miller, conselheiro do presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, declarou neste domingo (10/8) que “não vai parar” ou “desistir” até que o ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro (PL) esteja “livre”. Ele está em prisão domiciliar desde a última segunda-feira (4/8), decretada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

A declaração na rede social X (ex-Twitter) foi em resposta a um internauta que declarou que “é mais importante o impeachment de [Alexandre de] Moraes do que libertar Bolsonaro”.

Em tom de ameaça em uma primeira publicação, mas sem citar Moraes, o ex-estrategista da campanha de comunicação de Trump, escreveu: “Libertem Bolsonaro… ou então”, em resposta a uma reportagem do jornal O Globo, na qual afirma que outros ministros da Corte estão “apavorados” com a possibilidade de serem enquadrados na Lei Magnistky.

Este é mais um episódio na escalada de tensão entre o Brasil e os Estados Unidos. Em 30 de julho, Moraes foi sancionado pelo governo dos Estados Unidos. As medidas bloqueiam bens e contas nos EUA e proíbe a entrada em território norte-americano.

Dessa forma, Moraes torna-se alvo da legislação norte-americana criada em 2021, com o objetivo de punir autoridades internacionais acusadas de violação aos direitos humanos.

Na noite de sábado (9/8), o governo brasileiro rebateu a nova postagem da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, nas redes sociais, na qual o vice-secretário de Estado norte-americano, Christopher Landau, fez ataques indiretos ao magistrado.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) disse que essa manifestação caracteriza um “novo ataque frontal à soberania brasileira e a uma democracia que, recentemente, derrotou uma tentativa de golpe de Estado”. A pasta reiterou, ainda, que o Brasil “não se curvará a pressões, venham de onde vierem”.

O governo brasileiro manifestou, também, “absoluto rechaço às reiteradas ingerências do governo norte-americano em assuntos internos do Brasil”, e que sempre se posicionará contra ataques falsos, como as da postagem do subsecretário de Estado dos EUA.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Paulo Gonet denuncia casal por xingamentos a Gilmar Mendes durante voo de Lisboa a Madri

Foto: reprodução/O Globo

O procurador-geral da República, Paulo Gonet apresentou ao Supremo Tribunal Federal uma denúncia contra um casal de Niterói (RJ) por ter proferido ofensas a Gilmar Mendes e à esposa dele durante um voo da TAP de Lisboa a Madri, ocorrido em 16 de outubro de 2018. Jorge Luiz Vieira foi acusado de injúria, enquanto Maria Cristina Vieira foi denunciada por injúria e ameaça. As informações são da revista Istoé.

Segundo a PGR, no momento em que o avião ainda taxiava em Madri, Jorge teria chamado o ministro de “escroto”, “defensor de ladrão” e “bandido”, entre outras agressões verbais. Maria Cristina teria dito à advogada Guiomar Feitosa Mendes que ela deveria se envergonhar por ser casada com o ministro e afirmou que “ele sofreria as consequências por ter soltado bandidos” se Jair Bolsonaro vencesse as eleições, doze dias depois.

No mesmo dia, Maria Cristina publicou no Instagram uma foto de Gilmar sentado dentro do avião com a legenda: “Você ter que viajar com um canalha desse é brincadeira né? Mas escutou o que não queria kkkkk Político Corrupto”. Em março de 2024, o casal, em depoimento à Polícia Federal, declarou não se lembrar das ofensas feitas; ele afirmou ter agido de forma impulsiva ao expressar discordância com decisões do ministro, e ela classificou a publicação como um “desabafo de cidadão para cidadão”.

Após tramitar no STF de forma conturbada, com o arquivamento inicial do caso em maio de 2023 por prescrição, reabertura em julho para análise de conexão com o inquérito das fake news, conclusão da PF em setembro de 2024 e manifestação de Gonet sobre prescrição em novembro, em março de 2025 ele voltou atrás e apresentou a denúncia. A acusação evidencia o caráter público e vexatório dos atos, e a defesa do casal insiste na prescrição e nega ter havido intenção de ofender pessoalmente o ministro.

Diário do Poder com informações de IstoÉ

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

SÉRIE D: América faz 2 a 0 na Juazeirense-BA e avança às oitavas

Foto: Gabriel Leite

O América eliminou a Juazeirense-BA no primeiro mata-mata da Série D 2025 e garantiu vaga nas oitavas de final da competição. Agora, o alvirrubro de Natal vai enfrentar o Imperatriz-MA.

O gols da vitória rubra por 2 a 0 vieram no segundo tempo e foram marcados por Lucas Rodrigues e Gabriel Lima. O jogo de ida na Bahia havia terminado empatado em 1 a 1.

Após eliminar o carrasco de 2017, o América vai encarar o time maranhense, que eliminou o alvirrubro natalense em 2018. O primeiro jogo será em Imperatriz, no Maranhão, e o segundo na Arena das Dunas, em Natal. As datas dos duelos serão divulgadas pela CBF.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Argentina deve ter segundo maior crescimento do PIB entre as 25 maiores economias do mundo

Foto: Luis Robayo/AFP

A Argentina vem se destacando globalmente e deve registrar o segundo maior crescimento econômico entre as 25 maiores economias do mundo em 2025, ficando atrás apenas da Índia.

Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia argentina deve crescer 5,5% neste ano, impulsionada pela melhora da confiança, aumento do crédito e crescimento dos salários reais. Esse desempenho coloca a Argentina à frente de países como China, Indonésia e Brasil.

Ações de Milei

Desde que chegou à Casa Rosada, no final de 2023, Milei promoveu a política do “déficit zero” cortando gastos – fechando ou fazendo fusão de departamentos, suspendendo obras públicas e cortando subsídios governamentais para serviços como luz, água e transporte público, entre outras medidas –, iniciou um processo de privatização de estatais, reduziu a burocracia e impostos e acabou com os controles cambiais.

A inflação no país, que havia sido de 25,5% na variação mensal e 211,4% no acumulado em 12 meses em dezembro de 2023, quando Milei tomou posse, chegou em junho a 1,6% e 39,4% nos dois patamares, respectivamente.

Com informações de Canal Paulo Mathias e Gazeta do Povo

Opinião dos leitores

  1. Esse é o estilo dos conservadores de governar, o oposto da extrema esquerda e com um detalhe importantíssimo, a Argentina é aliada dos Estados Unidos da América.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Diogo Nogueira se irrita, interrompe show e xinga torcedores do Atlético-MG após provocação

O cantor Diogo Nogueira perdeu a paciência durante seu show em Montes Claros (MG) neste sábado (9). Torcedor do Flamengo, ele interrompeu o samba para reagir a provocações de torcedores do Atlético-MG, que eliminou o clube rubro-negro da Copa do Brasil.

Usando xingamentos e palavrões, ele afirmou que havia duas pessoas fazendo gestos da chamada União Dedo Pro Alto, aliança entre torcidas organizadas de times como Atlético-MG, Palmeiras, Vasco e Botafogo.

“Eu acho o seguinte, eu vim aqui para fazer a alegria das pessoas, e se você está de palhaçada, vai para fora”, disse, intercalando palavras de baixo calão. “Aqui não tem Flamengo, não tem Galo”.

F5 – Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Levantamento mostra que Brasil tem 64 facções criminosas em atuação no país; veja a lista e os Estados onde atuam

Foto: reprodução

O Brasil tem hoje 64 facções espalhadas pelas 27 unidades da federação, com menor ou maior tamanho e influência sobre a sociedade, segundo os dados coletados pelo jornal O GLOBO ao longo do último mês junto a fontes das secretarias de Segurança Pública, Administração Penitenciária e Ministérios Públicos de todos os estados.

Entre os grupos mencionados pelas autoridades, 12 têm presença em mais de um estado, e os outros 52 são, até onde se sabe, organizações locais. Há duas delas, contudo, com presença efetivamente nacional. O PCC está em 25 unidades da federação, enquanto os fluminenses do Comando Vermelho (CV) se encontram em 26. Os grupos só não estão, ainda, no Rio Grande do Sul. O crime gaúcho gerou suas próprias facções interestaduais: Bala na Cara (BNC) e Os Manos.

Bahia (17), Pernambuco (12) e Mato Grosso do Sul (10) são os estados que mais concentram grupos criminosos. Enquanto os dois do Nordeste têm um cenário fragmentado, com muitas facções locais disputando espaço, o território sul-mato-grossense é o maior “importador” de facções de outros estados.

Fonte: O Globo

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) chegou a mapear 88 grupos atuando dentro de presídios em 2024, cifra maior do que os governos estaduais registram em conjunto para as facções com atividade na rua. O órgão federal não divulga, porém, os nomes desses grupos em seu mais recente relatório.

Algo que dificulta a contabilidade, também, é o fato de que algumas organizações têm regime exclusivo “intramuros”, caso do Povo de Israel (PVI), atuante em prisões do Rio de Janeiro.

Lista das facções

Nome Sede    UFs*
Comando Vermelho (CV) RJ 26
Primeiro Comando da Capital (PCC) SP 25
Terceiro Comando Puro (TCP) RJ 5
Amigos do Estado (ADE) GO 3
Bala na Cara (BNC) RS 3
Bonde do Maluco (BDM) BA 3
Os Manos RS 3
Primeiro Grupo Catarinense (PGC) SC 3
Amigos dos Amigos (ADA) RJ 2
Bonde dos 40 (B40) MA 2
Cartel do Sul (CDS) PR 2
Guardiões do Estado (GDE) CE 2
A Tropa BA 1
Abertos RS 1
Anjos da Morte (ADM) BA 1
Bonde da Nike PE 1
Bonde da União PE 1
Bonde do Cangaço PB 1
Bonde do Neguinho (BDN) BA 1
Bonde do SAJ BA 1
Bonde dos 13 AC 1
Bonde dos Cachorros PE 1
Bonde dos Loucos PE 1
Campinho (CP) BA 1
Cartel do Norte (CDN) AM 1
Castelar MT 1
Comando Classe A (CCA) PA 1
Comando Democrático pela Liberdade (CDL) SP 1
Comando Litoral Norte (CLN) PE 1
Comando Litoral Sul (CLS) PE 1
Comando Revolucionário Brasileiro da Criminalidade (CRBC) SP 1
Comando Vermelho do Paraná (CV-PR) PR 1
Comboio do Cão (CDC) DF 1
Daniel Gomes/Pedro Gerônimo/Maria Pinheiro (DPM) BA 1
Estados Unidos (EUA) PB 1
Família Terror do Amapá (FTA) AP 1
Ferro Velho (FV) PR 1
Gêmeos de Gaibu PE 1
Haja Paz nos Quatro Cantos (HP4) PE 1
Honda BA 1
Katiara BA 1
Keikinho e Kila (MK) BA 1
Mercado do Povo Atitude (MPA) BA 1
Máfia Paranaense (MP) PR 1
Nova OKD (Nova Okaida) PB 1
Okaida MS 1
Povo de Israel (PVI)* RJ 1
Primeiro Comando de Eunápolis (PCE) BA 1
Primeiro Comando de Ipojuca PE 1
Primeiro Comando de Vitória (PCV) ES 1
Primeiro Comando do Maranhão (PCM) MA 1
Raio A BA 1
Raio B BA 1
Revolucionários do Amazonas (RDA) AM 1
Seita Satânica SP 1
Sindicato do Crime (SDC) RN 1
Tauras RS 1
Trem Bala PE 1
Tren de Aragua** RR 1
Tropa da Revolução RO 1
Tropa do KLV BA 1
Tudo Neutro (TDN) CE 1
União Criminosa do Amapá (UCA) AP 1
V7 RS 1

Opinião dos leitores

  1. Pena de toda população trabalhadora e pagadora de impostos, ter que manter essas 67 facções e mais a Quadrilha dos PTralhas, a maior e mais perigosa de todas. Só quem pode eliminar todas elas, é você com seu voto, tirando a princi delas, dos PTralhas, o resto sai naturalmente, com uma ajudinha do mão branca, facilita.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sob Lula, União bate recorde de gastos com locação de veículos no 1º semestre: R$ 579,3 milhões

Foto: Reuters

Os gastos da União com locação de veículos atingiram R$ 579,3 milhões no 1º semestre de 2025, durante a Presidência de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A alta real (descontada a inflação) é de 50,1% na comparação com o mesmo período em 2024, quando totalizaram R$ 386 milhões.

A série histórica teve início em 2011. Os dados são do Tesouro Nacional e estão disponíveis no relatório do resultado primário de junho de 2025.

O custo nos primeiros semestres de 2023, 2024 e 2025 foi de R$ 1,3 bilhão. Superou em 15,9% tudo o que foi pago nos primeiros semestres dos 4 anos do governo de Jair Bolsonaro (PL), de 2019 a 2022, quando somou R$ 1,1 bilhão.

A queda nos deslocamentos durante a pandemia de covid-19 resultou em recuo de 29,6% do custeio nos 6 primeiros meses de 2021 (R$ 221,3 milhões) ante o mesmo período de 2020 (R$ 314,4 milhões).

No 1º semestre de 2022 (R$ 279,9 milhões), a alta foi de 26,5% em relação ao ano anterior.

Os ministérios da Fazenda e da Gestão não haviam respondido ao Poder 360 até a publicação desta reportagem.

Com informações de Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Como é que anda o inquérito dos assaltadas de velhinhos do INSS?
    Frei Chico (irmão de Lula) vai ser indiciado?

  2. Tá aí o único destaque do Brasil nas mãos desse governo petralha, é o gasto absurdo torrando o dinheiro do povo. Ahhh desgraça.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Netanyahu diz que Israel não tem escolha a não ser “terminar o trabalho” e derrotar o Hamas

Foto: REUTERS

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou neste domingo (10) que Israel não tem escolha a não ser “terminar o trabalho” e derrotar o Hamas, dada a recusa do grupo palestino em deixar as armas.

Netanyahu também declarou em entrevista coletiva que seus novos planos de ofensiva em Gaza visam atacar dois redutos remanescentes do Hamas.

Na sexta-feira (8), o Gabinete de Segurança de Israel aprovou o plano de Netanyahu para ocupar a Cidade de Gaza.

A medida surge após o fracasso nas negociações de cessar-fogo com o Hamas. No último final de semana, o grupo palestino divulgou vídeos de reféns fracos e desnutridos, gerando protestos e reações das famílias israelenses.

O Hamas descreveu a decisão de Israel de assumir o controle da Cidade de Gaza como um “crime de guerra”, acrescentando que o governo israelense “não se importa com o destino de seus reféns”.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Se os terroristas quiserem o fim da guerra e, portanto, a paz, é só devolver os reféns. Só não entende isto quem não quer. Elementar.

  2. Vc deve derrotar o Hamas, só não precisa matar os palestinos. E como se para acabar com o comando vermelho tivesse que matar todos de mãe Luiza

    1. O grupo terrorista Hamas, aqui no Brasil apoiado pela extrema esquerda, USA A POPULAÇÃO COMO ESCUDO HUMANO, isto posto, é impossível combater esses criminosos sem atingir a sociedade do bem. Os efeitos colaterais é necessário se quisermos acabar com esse grupo sanguinário.

    2. Exatamente, o extermínio dos palestinos, é o maior crime de guerra deste século. 70 mil crianças, mulheres e idosos já foram moídos na máquina de guerra dos judeus. GAZA, O maior campo de concentração de todos os tempos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Conselho de Segurança da ONU faz reunião de emergência sobre plano de Israel para ocupar Gaza

Foto: ONU/Loey Felipe

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) realiza neste domingo (10/8) uma reunião de emergência para discutir o plano de Israel de tomar o controle da Cidade de Gaza. A medida tem sido duramente criticada por países de todo o mundo. O secretário-geral da Organização, António Guterres, classificou a medida como uma “perigosa escalada”.

Ao anunciar o plano para a tomada de Gaza, o governo de Benjamin Netanyahu disse que o objetivo seria derrotar o grupo terrorista Hamas e libertar os reféns mantidos sequestrados.

O encontro do Conselho de Segurança está prevista para as 11h, em Nova York. Em Israel, Netanyahu realiza uma entrevista coletiva antes do encontro.

O responsável por conduzir a reunião de emergência será José Raúl Mulino, que ocupa a presidência rotativa do órgão.

O anúncio de que Israel iria tomar o controle de Gaza causou preocupação até para as famílias das pessoas que estão sob o poder do Hamas. O temor é que a ofensiva coloque em risco a vida delas.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. A ONU não exige nada dos terroristas. Parece, até, que é “macumunada” com o Hamas. Morrre de simpatias pela causa dos bandidos.

  2. Porque a ONU e outros órgãos internacionais, não exigem do Hamas a libertação dos reféns?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *