Foto: reprodução
A União, representada pela AGU (Advocacia-Geral da União), enviou na segunda-feira (18) uma notificação extrajudicial à revista IstoÉ pedindo direito de resposta por uma capa que associa o presidente Jair Bolsonaro a Adolf Hitler. Eis a íntegra do notificação extrajudicial.
Como direito de resposta, a AGU requer que seja veiculada uma nova capa dizendo que “Bolsonaro defendeu a vida, o emprego, a liberdade e a dignidade”.
A instituição pede a veiculação de fotos de Bolsonaro acenando, em desfile do 7 de Setembro e abraçando jovens brasileiros.
Ainda deve ser publicada uma nota que lista as medidas do governo no combate à pandemia, além das medidas econômicas.
O texto também deve dizer que a publicação da IstoÉ foi um “artifício ao mesmo tempo ridículo, pueril, acintoso e criminoso”. Em vez de “Arquiteto da tragédia”, o título deve ser substituído por “Vidas, emprego, dignidade”.
“A Revista Istoé atacou as instituições Presidência da República e Governo do Brasil de um modo sem precedentes, com o artifício mais baixo e arrogante do debate político, explorando a um só tempo a dor do povo judeu e a dor de quem perdeu pessoas amadas na Covid”, deve dizer o texto, segundo a notificação da AGU.
“Comparar este Governo a um que planejou e executou o extermínio do próprio povo é um artifício ao mesmo tempo ridículo, pueril, acintoso e criminoso. E chega a ser um deboche com a inteligência de quem ainda lê esta revista”, acrescenta.
A reportagem da IstoÉ, publicada na sexta-feira (15), descreveu a gestão da pandemia como uma “catástrofe” perpetrada por Bolsonaro e “seus asseclas”. Diz ainda que o chefe do Executivo defendeu a eugenia, em referência a declarações sobre a morte de idosos.
A IstoÉ publicou uma montagem em que o rosto de Bolsonaro aparece no corpo de Hitler, durante um discurso do nazista. A capa da revista impressa mostra uma foto do presidente com a palavra “genocida” escrita abaixo do nariz do presidente, simulando o bigode que Hitler usava. A revista ainda escreveu abaixo da imagem: “As práticas abomináveis do mercador da morte”.
Segundo a revista, Bolsonaro teria demonstrado princípios da ideologia nazista, como a perversidade e o desprezo à vida. A AGU afirma que “essa veiculação não condiz com a verdade dos fatos” e que “a notícia veiculada atinge direta e indevidamente a imagem do presidente da República, como chefe de Estado e do governo no país e no exterior”.
A instituição ainda diz que “quedou-se o periódico, estranhamente, omisso sobre os programas e avanços públicos desenvolvidos pelo Estado brasileiro na seara da saúde desde o início da crise sanitária”.
Segundo a AGU, isso “repercute em difusão de informações dotadas de parcialidade, com prejuízos não só ao agente alvo de infundada criminalização, mas ao público leitor”.
A revista deve atender à notificação no prazo de 7 dias. “A eventual recusa caracterizará, nos termos do art. 5º da Lei nº 13.188/2015,o interesse jurídico para a propositura da ação judicial correspondente, sem prejuízo da adoção das demais providências cabíveis no âmbito penal e cível”, completa a notificação, assinada pelo advogado-geral da União, Bruno Bianco.
Poder 360
Essa revista recebeu muito dinheiro para fazer essa matéria caluniosa, agora cabe descobrir quem financiou esse crime contra a nação brasileira, pois o presidente Bolsonaro tem feito justamente o contrário, ajudou a salvar milhões de vidas, a revista se vendeu , recebeu dinheiro para expor esse crime, quem pagou ??????? quem vendeu a alma ??????? talvez o sistema corrupto e criminoso que roubou por décadas o povo brasileiro??????? ou algum bandido que tenta eleição pra presidente????? quem ????
A REVISTA NAO ERROU EM NADA
“Decálogo de Lenin” uma pesquisa no Google esclarece muito acerca do assunto.
Quando penso que vi de tudo…
Num é que aparece uma pseudorrevista e publica uma aberração sem precedentes!!!
Fico imaginando: Que tipo de leitor daria crédito a esta revista?
O ataque, com uma comparação fora de qualquer contexto, denota a frieza e covardia para com a figura institucional que representa o presidente….foi RIDÍCULO!!!
Pobre revista…
Eu só gostava das capas dessa revista quando era com Lula e com Dilma. Mas com Bolsonaro eu acho um absurdo.
Amanhã será o registro das mulheres que querem entrar nos tribunais pelo quinto e que concorrem até a Grêmio de colégio. E da procuradora que nunca foi nada na OAB
É muita marmota nesse país. Hj em dia sinto tanta vergonha dos símbolos nacionais.
Deveria sentir vergonha dos representantes escolhidos pelo povo. Não dos símbolos nacionais.
Sinta vergonha da mídia podre meu caro.
Da foice e o martelo.
Da esquerda corrupta ladrona, dos quadrilheiros, aloptados, mrnsaleiros.
Jamais dos símbolos nacionais.
Dizem que quem nasce burro, nunca chega a cavalo.
Me parece que é teu caso.
Um jumentinho de dois pé.
Vai até 2026 viu!!????
É a hipocrisia…
Uma nação com cidadãos de bem desarmados é fácil de ser dominada por não oferecer resistência. O desarmamento é o item nº 10 do decálogo de Lênin. O que de fato já foi implantado no Brasil há muito tempo. São eles:
1. Corrompa a juventude e dê-lhe liberdade sexual.
2. Infiltre e depois controle todos os meios de comunicação.
3. Divida a população em grupos antagônicos, incitando-os a discussões sobre assuntos sociais.
4. Destrua a confiança do povo em seus lideres.
5.Fale sempre em democracia e em estado de direito, mas, tão logo haja oportunidade, assuma o poder sem qualquer escrúpulo.
6. Colabore para o esbanjamento do dinheiro público, coloque em descrédito a imagem do país, especialmente no exterior, e provoque o pânico e o desassossego na população por meio da inflação.
7. Promova greves, mesmo ilegais, nas industrias vitais do país.
8.Promova distúrbios e contribua para que as autoridades constituídas não as coíbam.
9. Colabore para a derrocada dos valores morais, da honestidade e da crença nas promessas dos governantes.
10. Procure catalogar todos aqueles que têm armas de fogo, para que sejam confiscadas no momento oportuno, tornando impossível qualquer resistência.
Bicho de chifres mentiroso. Acredita mesmo que a mentira vai reeleger o mitomaníaco? Um pouquinho de caráter não faz mal. Experimenta.
vc esqueceu a parte das rachadinhas. kkkkkk
Fonte do Decálogo de Lênin: Arial 10. O que mais você vai citar, protocolos do sábio de Sião? Tanto bom argumento para você citar contra o desarmamento e você me vem com esse criptolivro, é de cair u c* da bunda.
Até quando essas desculpas esfarrapadas ????????????, kkkkkkk.
Dado que se não fossem falsas essas informações, que com uma simples checagem na internet, poderia chegar a essa conclusão sem espalhar conteúdo esdrúxulo… Hipocrisia e isso que está fazendo, considera falso o que estão falando a respeito de alguém, até aí tudo bem, mas taxar de hipócritas, também utilizando informações falsas… Esse é o problema de vocês bolsonaristas, falta de confiabilidade no que dizem o no que fazem, seguindo o fluxo de espalhar informação sem checar ao menos se o que estão dizendo é real, essa Matrix que vocês construíram para sí mesmos com um arquiteto fadado ao fracasso, está para ruir, aconselho o caro colega, a olhar para história e ao menos consultar as obras do autor que citou e vê se acha tamanha baboseira distorcida, esse boato iniciou-se na inglaterra com o título de “Communist Rules for Revolution”, não a toa tomam título de gado.
Excelente…
Isso é mais fantasioso que nota de 3,75, vai citar protocolos do sábio de sião também? Cadê a fonte histórica, EuLavo de Calvário não vale.
Deixa de fake news, não há um documento histórico apontando evidências do autor ser Lênin ou qualquer um.