Jornalismo

Ai dos hipócritas: um olhar sobre o imbróglio do Juvenal Lamartine

Inaugurado em 1928, o Estádio Juvenal Lamartine (JL), localizado em Natal-RN, palco de grandes eventos relacionados ao esporte bretão está ameaçado de desaparecer. Submetido a um intenso fogo cruzado por parte de redes organizadas, nos últimos meses o vetusto estádio encravado no Bairro do Tirol tem pautado as matérias futebolísticas veiculadas pela imprensa potiguar, todavia tais matérias carecem de um viés crítico e distanciado das reais motivações dos argumentos que reivindicam sobre a necessidade de se permutar este logradouro público por uma área distante de sua atual localização.

Mesmo de forma solitária e mesmo sendo uma tarefa inglória, pois estamos mexendo num vespeiro de interesses escusos, este é o objetivo central deste texto: argüir de forma ilibada sobre a necessidade histórica, ambiental e identitária para a preservação do JL.

Dossiê das acusações contra o Estádio Juvenal Lamartine e as razões para sua preservação

Os argumentos mobilizados pelos que defendem sobre a necessidade de se permutar a atual área do JL por outra em local longínquo (na Zona Norte) são indefensáveis e insustentáveis. Vejamos alguns deles: argumentam que o JL não possui estacionamento. É preciso lembrar que temos dois grandes estádios em Natal, o Frasqueirão e o atual Machadão (futuro Arena das Dunas), e provavelmente vamos ter um terceiro que será o Estádio do América (Arena do Dragão).

Neste sentido, o JL será uma praça de esportes voltada fundamentalmente para o esporte amador, onde ABC, América e Alecrim mandarão seus jogos pelas categorias amadoras. Apenas pequenos jogos de profissionais serão realizado neste local, como por exemplo: Alecrim X Potiguar, América X Baraúnas etc.

Com efeito, não vamos ter grandes contingentes de torcedores com automóveis estacionados naquelas imediações. Contudo, para os afeitos ao argumento que o JL não tem condições de possuir um estacionamento próprio, informo que o Estádio Presidente Vargas em Fortaleza, reformado recentemente, não possui estacionamento, e as ruas que o circundam têm dimensões bem menores do que áquelas adjacentes ao JL. Idem para o Estádio da Graça em João Pessoa, reformado também recentemente. E o que dizer do Frasqueirão, como fica o estacionamento em dias de grandes jogos? E os Aflitos? E o Pacaembu?…

Argumentam que o campo de jogo não atende as determinações e exigências da FIFA. Realmente, se considerado o que existe no momento não atende, todavia sua reforma deve contemplar tais exigências, esta é uma das atribuições das técnicas de engenharia, foi isto que fizeram com o Estádio Leonardo Vinagre da Silveira, conhecido como Estádio da Graça, localizados em João Pessoa, que atualmente sedia jogos do campeonato paraibano.

Argumentam que o JL não tem utilidade. Este conceito de utilidade é reducionista, pois está restrito única e exclusivamente ao futebol profissional. O que seria do futebol profissional se não fosse o futebol amador? Simplesmente não existiria. 100% do jogador profissional tem sua origem no futebol amador, seja nas categorias de base dos clubes ou nos “times de várzea”.

Além de pequenos jogos do futebol profissional o JL estará apto para sediar os seguintes campeonatos: infantil, juniores, sub-15, sub-17, sub-20, 2ª divisão, campeonato de futebol feminino. Para além dessas modalidades, também poderá servir aos alunos das escolas estaduais, como palco para treinamento e como espaço para a realização dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte – JERNS, patrocinado pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura. É preciso reter, que em função da especulação imobiliária os “campinhos de Várzeas” estão praticamente em extinção.

Como conseqüência do anterior, argumentam que a prioridade para o Governo do Estado é a construção de um Hospital na Zona Oeste de Natal, por isso defendem a permuta do JL pela construção deste hospital. Uma coisa não elimina a outra. Estamos todos de acordo que Natal carece de mais um hospital público, entretanto se realmente esta é uma prioridade da atual gestão do Executivo Estadual, e o governo alega não ter recursos para tal investimento, isto não poderá ser à custa de uma permuta com o JL.

O Governo do Estado possui vários imóveis que não se encontram com uso público adequado e que podem perfeitamente servir de “moeda de troca” para a referida construção, com por exemplo, o terreno onde se encontra o Aeroclube de Natal encravado numa das áreas mais nobres da cidade, o bairro do Tirol.

Esclareço que não estamos sugerindo esta permuta, apenas estamos apresentando um exemplo. Com certeza o governo possui outros imóveis que estão ociosos e que poderão perfeitamente servir para esta finalidade.
Para além das razões esportivas, podemos dissertar sobre a necessidade da preservação do Estádio Juvenal Lamartine pela perspectiva ambiental e climática. Na verdade, os pseudos argumentos mobilizados para desqualificar o JL escondem seu real sentido: negociar, ou entregar aquela praça de esportes aos grupos empresariais ligados a construção civil, eis o “pano de fundo”.

Com um terreno super valorizado, se a negociata for viabilizada, naquela área deverão ser construídas várias torres de edifícios com aproximadamente 20 andares cada. Como conseqüência, nós vamos ter um aprofundamento ainda maior das ilhas de calor na região metropolitana de Natal, tendo em vista que edificações aumentam significativamente a irradiação de calor para a atmosfera, que em decorrência da especulação imobiliária têm afetado as áreas urbanas das grandes cidades brasileiras elevando ainda mais as temperaturas das cidades.

Faz-se necessário lembrar que o JL fica no sopé do Parque Estadual das Dunas, área de mata nativa integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e que exerce importância fundamental para a qualidade de vida da população da cidade, uma vez que esta formação constituída de vegetação natural serve de atração para as brisas marinhas que sopram do Oceano Atlântico, suavizando o calor e estabilizando a temperatura média da região metropolitana, contribuindo decisivamente para o equilíbrio do meio ambiente urbano.

Além disso, as águas das chuvas quando infiltradas naquela área ajudam a alimentar o aqüífero subterrâneo ali existente. A construção de espigões naquele terreno vai impermeabilizar a área, fazendo com que em períodos de chuvas as ruas do Tirol fiquem alagadas, como já ocorre na Zona Sul, com é o caso de toda extensão da Av. Airton Sena, além da Abel Cabral em Parnamirim, onde as lagoas de capitação de águas fluviais estão ficando cada vez mais saturadas em virtude da construção sem limites e sem planejamento de edifícios naquela área.

Em outra perspectiva, a preservação do JL contribui para a afirmação de valores locais como meio de resistência a valores globais alienígenos, como a cultura “neocolonizadora” da identificação do torcedor local com clubes, principalmente, de São Paulo e Rio de Janeiro. Pesquisa recente, publicada pela imprensa escrita local, mostrou que apenas 11% do torcedor potiguar freqüenta nossos estádios de futebol.

O motivo é a falta de identidade com nossos clubes. Vários fatores contribuem para que isso ocorra: transmissão abusiva pela televisão de jogos de futebol, sobretudo do eixo Rio de Janeiro e São Paulo nos mesmos horários dos jogos de nosso Campeonato Estadual; imprensa falada, escrita e televisada que dedica maior parte de seu noticiário para fatos esportivos relacionados com estes dois estados da federação.

A propósito, citamos um caso emblemático e absurdo: recentemente o Alecrim foi jogar em Recife contra o Santa Cruz pernambucano, numa partida que era de “vida ou morte” para as pretensões esmeraldina, pois caso o Alecrim vencesse a partida prosseguiria na Série D rumo a C. Pois que, a Rádio Globo de Natal, ex-Rádio Cabugi (parece sintomática a mudança de nome), ignorou este jogo e simplesmente retransmitiu pelo seu prefixo a partida entre Botafogo X Flamengo.

Diante deste quadro, a luta pela reconstrução da identidade cultural local contribui decisivamente para a elevação da auto-estima, consequentemente ao agir de forma independente e com autonomia o indivíduo poderá operar maiores resistências à valores que não estão relacionados com seu cotidiano. Neste sentido, a preservação do JL contribui com a identidade do torcedor com os clubes potiguares e com a história de sua cidade.

A luta pela preservação do Estádio Juvenal Lamartine não interessa apenas ao setor esportivo, mas a toda comunidade norteriograndense. Por isso, conclamamos todos os cidadãos e cidadãs de todos os segmentos sociais que se preocupam com o futuro de nossa cidade, principalmente os relacionados com o meio ambiente, como a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN – IDEMA, para formarmos uma Frente Ampla contra redes organizadas e poderosas que têm como única preocupação a busca pelo dinheiro fácil, em detrimento do bem-estar da população.

Carlos Alberto Nascimento de Andrade

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

Opinião dos leitores

  1. O PV em Fortaleza tem ruas muito mais espaçadas do que as próximas ao JL, Bruno. Além disso, tem mais acessos.

    1. Pode até ser Augusto,  não conheço pessoalmente o PV, mas e o fato de que os jogos SEMPRE são em horários em que não há grande movimento de carros naquela região: à noite, a partir das 20h30min e aos finais de semana. 

      Concordo integralmente com o que foi defendido no artigo assinado pelo Carlos Alberto N. Andrade: Além de toda importância cultural, histórica e esportiva que o JL tem, também é um absurdo saber que isso não passa de um GRANDE INTERESSE (que não é novo, diga-se) das empresas de Construção Civil do nosso estado e de outras partes do país.

      FICA JL!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Homem é eletrocutado após tentar invadir estabelecimento em Natal

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Via Certa (@viacertanatalrn)

Vídeo: Via Certa Natal

Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (20) um homem, ainda não identificado, tentou entrar em sucata para furtar e foi eletrocutado. Caso aconteceu no bairro Igapó, zona norte de Natal.

Segundo informações do policial, um morador ligou para avisar que tinha um rapaz caído em uma sucata. “Provavalmente ele levou uma descarga elétrica e morreu no local”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chuvas

Lagoa de captação transborda novamente no Jardim Primavera, Zona Norte de Natal

Foto: Reprodução

A lagoa de captação localizada na Rua Miguel de Cervantes, no bairro Jardim Primavera, Zona Norte de Natal (RN), voltou a transbordar com as chuvas que caem desde a madrugada desta terça-feira na capital potiguar.

O problema provocou alagamentos na via e gerou transtornos para moradores e motoristas que trafegam pela região.

Segundo relatos da população, a situação se repete sempre que o volume de chuvas aumenta, evidenciando a falta de soluções definitivas para o escoamento da água.

A via ficou parcialmente tomada pela água, dificultando a circulação de veículos e a passagem de pedestres.

Novo Notícias 

Opinião dos leitores

  1. Mas o importante é a prefeitura do Natal investir em bandas e cantores.
    Parabéns aos envolvidos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Denúncia

[VÍDEO] DENÚNCIA: Morador arromba portão com carro em condomínio de Ponta Negra

Vídeo: Cedido

Moradores do Condomínio Residencial Spazzio Ponta Negra, no bairro de Ponta Negra, em Natal, relataram mais um episódio de violência envolvendo um morador do prédio. O caso ocorreu na madrugada de segunda-feira (19), quando o homem não conseguiu acessar o condomínio e acabou arrombando o portão com o próprio veículo.

De acordo com relatos, ao perceber que não conseguia entrar, o morador manobrou o carro, deu ré e avançou contra o portão, quebrando a estrutura. O impacto causou danos materiais e gerou pânico entre os moradores. Este não é o primeiro episódio envolvendo o mesmo morador.

Segundo condôminos, situações semelhantes já foram registradas ao longo da semana. Assustados e temendo novos incidentes, moradores procuraram o Blog do BG para denunciar o caso.

Opinião dos leitores

  1. esse não e´ um morador. Deve ser um MARGINAL de RUA. Pagar o prejuizo e passar uns dias preso , Lugar de safado é na CADEIA

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Renovação automática de CNH beneficia 300 mil na primeira semana

Foto: Rodrigo Barros

Programa de renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) regulamentado pela Medida Provisória 1327/2025 beneficiou 323.459 condutores na primeira semana de validade, informa o Ministério dos Transportes. A medida inclui aqueles que estão no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) e economizou R$ 226 milhões, que seriam pagos em taxas, exames e custos administrativos.

A maior parte dos beneficiados são motoristas com a CNH de categoria B, exclusiva para carros, com 52% de renovações automáticas. Condutores com a licença AB, que permite dirigir carros e motocicletas, foram 45% dos beneficiados e aqueles que dirigem somente motocicletas (categoria A) somaram 3% das renovações automáticas. Os demais são condutores profissionais (categorias C e D).

Para fazer parte do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) o condutor não pode ter tido registro de infrações de trânsito nos últimos 12 meses e deve realizar o cadastro no aplicativo por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Lembrando que a CNH de quem tem menos de 50 anos precisa ser renovada a cada dez anos, atualmente.

CNN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Chuva em Natal: Veja quais ruas e avenidas motoristas devem evitar na capital potiguar

Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) divulgou, na manhã desta terça-feira (20), às 7h, um novo boletim sobre a situação das vias de Natal após as chuvas registradas nas últimas horas. O monitoramento é realizado pela Central de Operações de Trânsito e Transporte (COTT), com apoio de agentes em campo e do sistema de videomonitoramento.

De acordo com a STTU, o objetivo do acompanhamento é garantir a segurança viária e a fluidez do trânsito, além de manter a população informada sobre pontos críticos e possíveis rotas alternativas. As vias são classificadas como transitáveis ou intransitáveis, com atualizações constantes conforme a situação evolui.

No momento, apenas um ponto permanece totalmente intransitável: a Avenida Solange Nunes, em frente à empresa Unimetais, devido a alagamento.

Outros dez trechos da cidade apresentam acúmulo de água, mas seguem liberados para o tráfego. São eles:

• Avenida Capitão Mor Gouveia com a Rua Adolfo Gordo

• Avenida Nevaldo Rocha com a Avenida Coronel Estevam

• Avenida Coronel Estevam com a Rua Baraúna

• Avenida Doutor João Medeiros Filho com a Avenida Moema Tinôco

• Avenida Presidente Quaresma com a Avenida Jaguarari

• Avenida Capitão Mor Gouveia, ao lado direito da linha férrea, no sentido do KM 6

• Avenida João Medeiros Filho, em frente à Delegacia

• Avenida João Medeiros Filho, em frente ao Partage Shopping

• Avenida Hermes da Fonseca com a Rua Ângelo Varela

• Avenida Amintas Barros com a Rua Bom Pastor

Segundo o levantamento, ao todo foram observados 20 pontos na capital, sendo 10 considerados transitáveis e apenas um classificado como intransitável.

Nas principais vias da cidade, o tráfego segue, em sua maioria, dentro da normalidade. A Avenida Senador Salgado Filho e a Ponte Newton Navarro apresentam fluxo normal nos dois sentidos. Já na Avenida Felizardo Firmino Moura, o trânsito é lento no sentido zona Sul e flui normalmente no sentido zona Norte.

A STTU informou ainda que não há registros de sinistros de trânsito até o momento. No entanto, dois cruzamentos apresentam pane semafórica: Avenida Prudente de Morais com a Avenida Almirante Alexandrino de Alencar e Avenida Prudente de Morais com a Avenida Alberto Silva.

Agentes de mobilidade seguem em campo monitorando a situação das vias e orientando os condutores. A recomendação é que os motoristas redobrem a atenção e acompanhem as atualizações oficiais da STTU.

Opinião dos leitores

  1. E O PREFEITO PAULO FREIRE PREOCUPADO COM O NATAL EM NATAL, E O CARNAVAL! DESCASO TOTAL…. MAS O CARNET DO IPTU JÁ CHEGOU.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula escala Camilo Santana para comandar palanques do PT no Nordeste

Foto: Wilton Júnior/Estadão Conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer que o ministro da Educação, Camilo Santana, assuma a coordenação dos palanques do governo no Nordeste, região considerada estratégica para o projeto eleitoral do petista. A decisão leva em conta o peso decisivo do aumento da votação de Lula no Ceará e na Bahia no segundo turno de 2022, fator fundamental para a vitória sobre Jair Bolsonaro.

O cenário, porém, preocupa o Palácio do Planalto. Na Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) aparece atrás do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). Já no Ceará, Elmano de Freitas (PT) surge tecnicamente empatado com o ex-governador Ciro Gomes (PSDB), indicando risco real de perda de espaço político nos dois estados.

A missão de Camilo vai além das articulações partidárias. A ideia é que ele também ajude a reforçar, junto à população, programas federais considerados vitrine do governo, como o “Pé-de-Meia” e o “Gás do Povo”, numa tentativa de recuperar popularidade e reverter a tendência apontada pelas pesquisas.

Além de Bahia e Ceará, o PT também enfrenta dificuldades no Rio Grande do Norte, onde o secretário Cadu Xavier ainda não conseguiu decolar nas intenções de voto. Camilo anunciou nesta segunda-feira (19) que deixará o Ministério da Educação para se dedicar às disputas eleitorais. No Planalto, embora exista a possibilidade de ele disputar novamente o governo do Ceará, Lula ainda aposta numa recuperação de Elmano e, por ora, descarta essa alternativa.

Com informações da CNN

Opinião dos leitores

  1. Escala o ministro de educação pra dá um aumento digno ao magistério porque 18 reais de aumento ninguém merece!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

VÍDEO: Avaliação do MEC reprova mais de 30% dos cursos de Medicina no país

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Jornal Nacional (@jornalnacional)

Vídeo: Reprodução/TV Globo

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (19) o resultado da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), e os números acenderam um alerta: mais de 30% dos cursos de Medicina do Brasil tiveram desempenho considerado insatisfatório. Ao todo, 107 dos 351 cursos avaliados receberam notas 1 ou 2, os conceitos mais baixos da escala adotada pelo Inep.

A prova avalia se os estudantes de Medicina adquiriram, ao longo da graduação, os conhecimentos, habilidades e competências necessárias para o exercício profissional. Dos cerca de 89 mil alunos que participaram do exame, aproximadamente 75% demonstraram desempenho adequado, com notas entre 3 e 5, faixa considerada satisfatória pelo Ministério da Educação.

As instituições mal avaliadas sofrerão sanções. Oito cursos ficaram proibidos de receber novos alunos; 13 terão redução de 50% das vagas; outros 33 sofrerão corte de 25%; e 45 ficarão impedidos de ampliar a oferta. Todos os cursos com nota insuficiente também serão suspensos do Fies e de outros programas federais de financiamento e apoio estudantil.

O levantamento mostra ainda que a maioria dos cursos reprovados pertence à rede privada: 87 dos 107 com notas 1 ou 2. Entre as instituições públicas, cinco cursos federais ou estaduais ficaram nessa faixa. Já entre as faculdades municipais, sete dos oito cursos avaliados tiveram desempenho insatisfatório. Em contrapartida, as universidades públicas dominaram os melhores resultados, sendo maioria entre os cursos que alcançaram notas de 3 a 5 no Enamed.

Opinião dos leitores

  1. O CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA TEM QUE INVESTIGAR, COM URGENCIA, ESTAS UNIVERSIDADES. ISTO DEMONSTRA O NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS MÉDICOS QUE ESTÃO SENDO FORMADOS NO NOSSO PAÍS E NOS PAÍSES VIZINHOS.

  2. São por esses e outros que cada vez mais estamos vendo os absurdos médicos acontecendo, como o caso da adrenalina aplicada na veia do garoto, no Amazonas e ontem uma médica atestou que uma mulheres havia ido a óbito, após um atropelamento, e um outro médico, após a ocorrência, observou sinais vitais na vítima. Muitos médicos novatos, que atendem pelos interiores, só atendem com o celular na mão, para estarem pesquisando procedimentos e medicamentos, e também dão plantão com outros médicos auxiliando.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Oposição alcança assinaturas e avança com CPI para investigar caso Banco Master no Senado

Foto: Michael Melo/Metrópoles

A oposição no Senado Federal alcançou, nesta segunda-feira (19), o número mínimo de assinaturas para viabilizar a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar o caso do Banco Master, liquidado pelo Banco Central. Ao todo, 42 senadores subscreveram o requerimento, superando a maioria absoluta da Casa.

A iniciativa é de autoria do senador Eduardo Girão (Novo-CE), que propôs um prazo inicial de 90 dias para os trabalhos da comissão. Além da CPI no Senado, também tramitam no Congresso pedidos para a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) e outra CPI na Câmara dos Deputados, o que amplia a pressão política em torno do caso.

O avanço dos requerimentos coloca o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), no centro das atenções, já que cabe a ele a leitura do pedido em plenário para que a CPI seja oficialmente instalada. O Banco Master, controlado pelo empresário Daniel Vorcaro, foi alvo de liquidação extrajudicial após o Banco Central apontar graves problemas financeiros na instituição.

Entre os signatários estão líderes da oposição, como Tereza Cristina (PP-MS), Carlos Portinho (PL-RJ), Mecias de Jesus (Republicanos-RR) e Carlos Viana (Podemos-MG), mas também nomes ligados à base do governo Lula, a exemplo de Eduardo Braga (MDB-AM) e Omar Aziz (PSD-AM), evidenciando que o caso ultrapassa divisões ideológicas no Senado.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Saiba como foram avaliadas as faculdades de Medicina do RN no Enamed

Foto: Adobe Stock

O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira (19) o resultado da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), prova que passou a medir a qualidade dos cursos de Medicina no Brasil. O levantamento analisou 351 graduações em todo o país e acendeu um alerta: 107 cursos receberam conceitos considerados insatisfatórios (notas 1 e 2) e poderão sofrer sanções. No Rio Grande do Norte, as instituições tiveram desempenhos variados, com destaque positivo para universidades públicas.

Veja a lista das faculdades do RN

  • Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró – FACENE/RN – 2
  • UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN (Mossoró)- 4
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UFRN (Caicó) – 5
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UFRN (Natal) – 5
  • UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO – UFERSA (Mossoró) – 4
  • UNIVERSIDADE POTIGUAR – UNP (Natal) – 4

Entre os cursos de Medicina avaliados no RN, a melhor pontuação ficou com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que alcançou conceito máximo (nota 5) tanto no campus de Natal quanto no de Caicó. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró, e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), também em Mossoró, obtiveram conceito 4, considerado bom. A Universidade Potiguar (UnP), em Natal, também ficou com nota 4.

O desempenho mais baixo no estado foi registrado pela Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró (Facene/RN), que recebeu conceito 2. Cursos com essa nota entram na lista de instituições que podem sofrer punições por parte do MEC, como redução de vagas e suspensão de acesso a programas federais, a exemplo do Fies.

No cenário nacional, dos 351 cursos avaliados, 24 ficaram com conceito 1 e 83 com conceito 2. Outros 80 atingiram nota 3, enquanto 114 alcançaram conceito 4 e 49 chegaram à nota máxima, 5. Segundo o MEC, apenas 99 dos 107 cursos com notas baixas serão penalizados, já que instituições estaduais e municipais não estão sob a gestão direta do ministério.

As punições variam conforme o desempenho: há cursos com suspensão total de novos ingressos, outros obrigados a reduzir vagas e alguns impedidos de ampliar turmas. De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, as universidades ainda poderão apresentar defesa. Ele reforçou que o objetivo do Enamed é garantir a qualidade da formação médica e, consequentemente, a segurança da população atendida pelos futuros profissionais.

Com informações do G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Renan acusa Motta e Lira de pressionarem TCU para tentar barrar liquidação do Banco Master

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou nesta segunda-feira (19) que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o ex-presidente da Casa Arthur Lira (PP-AL) teriam pressionado integrantes do Tribunal de Contas da União (TCU) para tentar reverter a decisão do Banco Central que determinou a liquidação do Banco Master. A declaração foi confirmada pelo parlamentar ao Metrópoles.

Segundo Renan, as articulações ocorreriam no âmbito de processos que analisam a atuação do Banco Central no caso da instituição financeira, controlada por Daniel Vorcaro. O senador não detalhou como a suposta pressão teria sido exercida, mas afirmou que Motta e Lira atuaram para influenciar o julgamento na Corte de Contas. O Banco Master foi liquidado extrajudicialmente em novembro, após o BC apontar grave crise de liquidez e irregularidades no cumprimento de normas do sistema financeiro.

O caso chegou ao TCU após o Ministério Público junto à Corte levantar suspeitas de falhas na fiscalização do Banco Central. A relatoria ficou com o ministro Jhonatan de Jesus, ex-deputado indicado pela Câmara. Em despacho, o relator chegou a sinalizar a possibilidade de reavaliação da decisão do BC, o que, segundo Renan, reforça a necessidade de acompanhamento rigoroso do processo.

Arthur Lira reagiu às acusações e classificou a fala do senador como “fake news”, afirmando que Renan tenta atacar adversários sem provas. Já a assessoria de Hugo Motta não se manifestou. Paralelamente, Renan criou um grupo de trabalho na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado para acompanhar as investigações sobre o Banco Master e adotar medidas legislativas relacionadas ao caso.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *