POR FOLHAPRESS
Notícias falsas e comentários alarmistas de cunho islamofóbico alimentam a rede virtual de simpatizantes de Jair Bolsonaro (PSC-RJ), em um ambiente similar ao da campanha que elegeu Donald Trump nos EUA.
Muitas vezes, os conteúdos giram em círculos, mesmo depois de contestados, abastecendo grupos por semanas.
Em junho, ocorreu um caso exemplar. Viralizou um áudio atribuído ao senador Magno Malta (PR-ES) –ele nega– em que o narrador anuncia “a invasão de 1,8 milhão de muçulmanos” ao país.
Seria supostamente estratégia do governo Michel Temer para agradar a ONU, “que é completamente islâmica”, para obter assento permanente no Conselho de Segurança do organismo, que se define pela neutralidade política, geográfica e religiosa.
Não há sinais de “invasão” no Brasil. Segundo a Polícia Federal, 399 sírios pediram refúgio ao Brasil de janeiro a maio deste ano. Somando-se solicitações do Líbano e do Iraque, há 1.094 pedidos em 2017. A entrada é controlada.
Mas a mensagem pede “intervenção hoje”. “Bem-vindos ao Brasilquistão, a nova Turquia da América Latina. Espero que Bolsonaro ganhe, pelo amor de Deus. Espero que as Forças Armadas façam algo, porque [senão] o nosso país estará destroçado”, diz o narrador.
Bolsonaro está em campanha para viabilizar uma candidatura à Presidência em 2018. Desde o ano passado, quando foi batizado pelo pastor Everaldo no rio Jordão, faz acenos ao eleitorado evangélico enaltecendo Israel.
Essa agenda acabou por aproximá-lo de parte da comunidade judaica.
TERRORISMO
Em um vídeo na semana passada, uma simpatizante de Bolsonaro que se identifica como Jane Silva, “pastora e presidente da Comunidade Internacional Brasil-Israel”, afirma que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “deu de presente” uma embaixada para a Palestina.
“E para quê? Para trazer o terrorismo, eles financiam o terrorismo no Brasil”, disse.
O país condena o terrorismo e aprovou lei no passado que tipifica o crime. Tem como praxe doar áreas para embaixadas, como foi feito com a Palestina em 2010. Em reciprocidade, recebeu doação, em 2015, de terreno em Ramalá. A construção é custeada pelo país estrangeiro.
“O Brasil dá tudo de graça, pega o nosso arroz e manda para a Faixa de Gaza, pega o nosso dinheiro e investe numa embaixada caríssima, e nós passamos necessidades”, reclama essa pastora, em possível referência à doação de R$ 25 milhões anunciada por Lula à faixa de Gaza em 2010.
Em seguida, ela mira o ministro de Relações Exteriores: “Aloysio Nunes recebe ordens no Itamaraty daqui”.
O ministro entrou na rota dos ataques virtuais quando da tramitação da Lei de Migração, de sua autoria, que estabeleceu regras mais flexíveis para imigrantes.
“Embora meu Facebook tenha sido inundado com esse tipo de conteúdo falacioso, o impacto fora da rede foi mínimo: meia dúzia de gatos pingados foi às ruas protestar”, afirmou à Folha.
“Os fatos desmentem o ridículo, mas é importante encontrar mecanismos capazes de frear a disseminação de notícias falsas. Porque se consolidou a ideia de que notícia falsa é a notícia com a qual não se concorda, e isso é perigosíssimo”, concluiu.
Procurada, Jane Silva não respondeu à reportagem.
VIAGEM AOS EUA
Em sua campanha à Presidência dos EUA, Trump fomentou a islamofobia ao generalizar a associação de terrorismo com muçulmanos. Bolsonaro, de sua parte, concorda com a “preocupação” do americano.
“Junto com as laranjas boas vêm as podres e podemos, mais cedo ou mais tarde, ter essa preocupação”, disse o deputado sobre refugiados.
Quanto a notícias falsas e alarmistas, ele diz que “não estimula nada, cada um é responsável pela opinião que emite”. Mas, na retórica, vai na mesma linha.
“Agora, eu te pergunto: se chegarem dez milhões [de refugiados] em navios, eles vão poder entrar aqui? O Brasil é muito complacente. O governo não se manifesta, o pessoal acaba ficando no Brasil.”
Bolsonaro planeja percorrer cidades americanas em outubro para tratar dessa e outras agendas em comum. Diz que tem uma rede de apoiadores no país.
Para Salem Nasser, professor na Fundação Getulio Vargas que estuda o direito islâmico e sua relação com o direito internacional, o discurso conservador brasileiro contra muçulmanos demonstra “ignorância absoluta”.
A comunidade islâmica brasileira é sensivelmente diferente da americana e europeia, uma vez que é formada sobretudo por sírios e libaneses, enquanto nas outras regiões há muitos africanos.
“Nossa leitura sobre o tema não é fina, não é sofisticada”, afirmou Nasser. “Dá uma abertura muito grande para teorias conspiratórias.”
Bolsonaro 2018 so isso.
Essa mídia tradicional, cujas redações são dominadas por esquerdistas (visitem uma sala de aula de um curso de jornalismo e verá quem são os futuros ocupantes dessas redações), odeia os candidatos que se posicionam mais à direita do espectro político. Bolsonaro está encarnando o que pensam os brasileiros do bem, aqueles que apoiam a família, a ética, os bons valores sociais e a pátria. Contra ele estão os adoradores de bandidos e de ditaduras sanguinárias e corruptas, aqueles que querem destruir a nossa democracia e a nossa sociedade, que atentam contra a família e os bons costumes, aqueles que nem devem ser considerados verdadeiros brasileiros.
A meu ver, a dois tipos de eleitores que ainda se dispõe a fazê lo, os que estão sendo remunerados para isto e os que ainda não conseguiram compreender a realidade
O fascista está a 30 anos no congresso e nada!
Apoia os golpistas e está de mãos dadas com Aecim.
Por certo vc quer ver o ladrão de volta!!
BG, a imprensa vai ter de trabalhar muito para desconstruir Bolsonaro, ( isso se o STF não o enforcar antes ) pq claro que todos já sabemos que ele NÃO é o candidato da mídia, mas assim Trump, vai ser o candidato do povo. As propostas de Bolsonaro são todas alinhadas com os fatos que vivemos na sociedade hoje esse apelo de quanto pior a sociedade para vender mais jornal, fortaleceu Bolsonaro, essa permissividade e PARCIALIDADE da mídia, fortalece Bolsonaro. As pessoas que trabalham, pagam impostos estão cansados de serem reféns dos candidatos da Mídia. Bolsonaro vem como um trator em cima dos problemas que devem de fato ser resolvidos. Trabalhem viu amigo, trabalhem muito para desconstruí-lo em favor do candidato de vcs pq a sociedade que a mídia anda construindo com a desvirtuação dos valores tradicionais é que financia a matança do Brasil e do RN onde bandido é o queridinho da imprensa, das TVS e do judiciário. O MITO vem ai!! e quem ainda quiser um pouco de reação contra o crime e a vadiagem que crie juizo e vote nele!!
Boa tarde BG, você já ouviu falar em Guerra Assimétrica? O avanço do Islam desde os anos 600 a partir do Norte da África pelas armas e a retomada desse espírito só que assimétrico pela ocupação de espaços desde os anos 80 do século passado? Pois é. Cordialmente. Professor André Durval, Geografia, História e Sociologia no ensino médio estadual e ensino fundamental no município.
Presidente, hoje os americanos estão felizes com o Trump. Bolsonaro 2018.
Bolsonaro em 2018
Meu voto é dele!!! Mito 2018.
Maizome, eu já fiz um empréstimo na Caixa e já vai sair terça-feira o dinheiro pra eu montar meu atacado de alfafa e ferradura pra vender pra esse pessoal.
Ganhei um dinheiro bom em junho, no aeroporto, vendendo cangalha e uns freiozinhos que não machucam a boca, pra poderem puxar as carroças sem se machucar.
Afinal de contas, em quem devemos acreditar nesse país? Nos políticos? Na Globo? Na Folha??
Difícil encontrar a verdade hoje em dia; cada qual buscando seus interesses pessoais, e a população que se dane! A cada dia somos alimentados por "noticias" tendenciosas.
A crise nesse país, É MORAL!!!
Faço a pergunta , e se chegarem a invadir o país mesmo? O que vão fazer? Acredito que nada!! Temos que pensar em tudo, as portas realmente de nosso país esta escancarada!!! Esse é meu ponto de vista!!
Mi mi mi