Política

ALCAÇUZ NÃO MENTE: Ex-secretária destaca “falta de verdade” na mensagem anual de Fátima Bezerra

O fato é que pegamos Alcaçuz simplesmente uma verdadeira barbárie. Foi assim que a governadora Fátima Bezerra, durante a leitura de sua Mensagem Anual, na Assembleia Legislativa, introduziu a temática do Sistema Penitenciário do Estado. Não sei onde ela vive ou quem escreveu sua mensagem, mas, certamente, ela não fala do mesmo sistema que trabalhamos no governo Robinson Faria e que virou referência para todo o Brasil.

O Secretário, à época, Mauro Albuquerque, inclusive, foi convidado pela própria governadora para continuar no cargo no seu governo, devido a série de medidas que tomou e que foram, reconhecidamente, um divisor de águas na então Secretaria de Justiça e Cidadania do RN.

Entre 2017 e 2018, tive o desafio de colaborar para o enfrentamento da crise que se instalou no Sistema Penitenciário. Designada pelo Governador Robinson e ao lado do Secretário Mauro, tivemos muito trabalho a fazer. No início, a realidade era difícil: presídios sucateados, sem grades nas celas, agentes desmotivados e com péssimas condições de trabalho, facções controlando o que era para ser domínio do Estado, sem falar na rebelião que colocou o RN na mídia internacional. Isso tudo, fruto de anos de abandono por parte do poder público.

A partir de uma mudança de paradigma, colocamos ordem na casa, grades nas celas; entregamos uma nova Alcaçuz, com atendimento médico, psicológico, social e odontológico. Entregamos a Cadeia Pública de Ceará-Mirim; criamos um Plano Diretor para o Sistema Penitenciário, norteando as ações para melhoria na gestão prisional do Estado pelos próximos anos, e encaminhamos diversos processos para a compra de equipamentos, como os bodyscan.

Fizemos concurso público para 570 novos agentes penitenciários e realizamos o curso de formação, além de implantar o Estatuto da Carreira e os níveis remuneratórios, dando mais dignidade e reconhecendo-os como agentes de segurança pública do Estado. Outras ações como reforma e construção de novos pavilhões em Alcaçuz, construção de um Centro de Capacitação e de uma oficina-escola para profissionalizar detentos e a ampliação do Complexo Penal Estadual Agrícola Mário Negócio também foram obras daquela gestão.

Deixamos o sistema com pelo menos 2 mil novas vagas, o que representa 25% do que havia antes. Algo inédito. Sem falar no uso de celulares dentro das unidades que foi zerado, assim como o número de fugas e rebeliões. Em que mundo isso é uma situação caótica? De barbárie?

Não posso deixar de citar o mais importante e que foi o que, de fato, mudou a cara do sistema prisional do RN: Procedimento. Todas as unidades, agentes e apenados passaram a seguir regramentos e normas que antes não existiam e que colocaram ordem nos presídios. A mudança foi tão positiva que todos os procedimentos adotados nas unidades durante a nossa gestão seguem em vigor até hoje.

A governadora Fátima foi inteligente em prosseguir com tudo que vinha dando certo, mas antes de balbuciar informações que não condizem com a realidade, precisa ter respeito ao legado de muitos que lutaram para construir o que se mantém de pé até hoje.

Tatiana Mendes Cunha

Opinião dos leitores

  1. TATIANA MENDES CUNHA, deixou 4 folhas de salário atrasodas pra todos os servidores, menos o pra ela. Salário em dias e com correção.
    Quer aparecer?
    Amarra uma melancia no pescoço e sai dizendo que é um caroço de romã, que chama mais
    atenção.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Esse Desgoverno Fátima Bezerra até o momento, nao construiu um Chafariz pra dizer que foi obra do Desgoverno dela!!!

  3. Essa desgovernadora é uma PTista c
    Comunista. Mentir e "outra coisa" é o que esses tipos sabem fazer com excelência.
    Só que a verdade, a honestidade e a justiça prevalecem sempre e, a conta dela também vai chegar.

  4. Agradeca ao pt por ter montado um STF que so protegue bandido , tanto que ate ex- advogado do pcc foi no nomeado para STF

    1. Nesse ponto BOZO não fica atras. Basta ver suas indicações pro STF (Kassio Nunes), pra PGR (Aras) e pra diretoria da PF (Ramagem). Isso, sem falar no Weintraub, Ernesto, Pazuello e outras nulidades escolhidas por esse nojento para ocupar ministérios importantes.

  5. Tatiana o RN agradece a distância da sua pessoa basta as folhas atrasadas que vc deixou com seu chefe, vc é uma das responsável pelo rombo de hoje, agia como se fosse a dona do RN, prepotente , era um govenro voltado para os já privilegiados do RN, eu conheci de perto, volte a sua mediocridade e incompetência.

  6. Lema do PT. “ Se eu fiz, mesmo sendo uma m*, é bom. Se outros fizeram, mesmo sendo muito bom, é uma m*”

    1. Tem certeza que é Fátima que está acabando com o RN? Quando ela começou a governar, quais e quantos abacaxis ela teve que descascar? E quem deixou os abacaxis? Memória curta é de lascar!!!

  7. Eu tocaria fogo em Alcaçus, tirava os Polícias e pegue. Até se fosse da minha família, bandido é bandido.

    1. Exatamente, #bandidobomébandidomorto
      Onde fica o sentimento de penalidade no sistema brasileiro. O cara faz de tudo que é errado e na nora de ser punido não existe punição. Lá dentro fazem muito mais do que aqui fora, mandam e desmandam e fica por isso mesmo. Tem q dar fim a bandido de crime hediondo, assim conseguiremos ao menos diminuir essa raça maldita

    2. Amigo, ninguém está livre de cometer um delito, o código penal tem mais de 300 artigos… vai que um dia você faz algo e sem querer querendo… terá que responder pelo delito, ou seja, será um criminoso… e acredito que não irá querer morrer queimado

    3. Bandido bom é bandido morto? Querem acabar com o governo? E Flavio Bolsonaro?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FOTOS: Carros de luxo, relógios e até jatinho são apreendidos pela PF em operação contra produção ilegal de remédio para emagrecer

Carro de luxo e avião apreendidos pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira (27), durante a chamada 'Operação Slim'. — Foto: Reprodução/GloboNews

Relógios apreendidos pela Operação Slim, da Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira (27). — Foto: Reprodução/GloboNews

Avião apreendido pela Polícia Federal (PF) durante a chamada 'Operação Slim', nesta quinta-feira (27). — Foto: Reprodução/GloboNewsFotos: Reprodução/GloboNews

Na operação contra uma quadrilha que produzia ilegalmente o medicamento de emagrecimento Mounjaro (Tirzepatida) deflagrada nesta quinta-feira (27), a Polícia Federal areendeu carros de luxo, relógios caros e até um avião, registrado em nome de um laranja, segundo os investigadores.

A operação cumpriu 24 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro. Um dos principais alvos é o médico e escritor Gabriel Almeida, que atende em um consultório instalado em uma mansão no bairro dos Jardins, em São Paulo, e tem mais de 750 mil seguidores nas redes sociais.

De acordo com a PF, Almeida e outros profissionais manipulavam ilegalmente o princípio ativo do Mounjaro, sem autorização da Anvisa, sem pagar patente e divulgavam o produto como se fosse regularizado. Eles ofereciam o tratamento para emagrecimento nas redes sociais.

A investigação durou quase um ano e começou após uma denúncia da empresa detentora da patente do medicamento.

Operação da PF mira quadrilha que fabricava remédio para emagrecimento Mounjaro ilegalmente — Foto: DivulgaçãoImagem: divulgação/PF

O que diz Gabriel Almeida

Em nota, a defesa do médico Gabriel Almeida disse:

“O Dr. Gabriel Almeida é médico, escritor e palestrante. Ele não fabrica, não manipula e não rotula qualquer espécie de medicamento. A acusação de que ele seria responsável pela produção de fármacos é fática e tecnicamente impossível, visto que sua atuação profissional se restringe, exclusivamente, à medicina clínica e à docência.

A relação do Dr. Gabriel Almeida com a substância Tirzepatida (princípio ativo do Mounjaro) é estritamente científica e acadêmica. Em suas redes sociais, cursos e palestras, o médico exerce sua liberdade de cátedra para analisar, à luz de estudos internacionais, a farmacocinética da substância. O médico não faz propaganda de produtos ilegais; ele promove o debate técnico sobre as diferenças, vantagens e desvantagens entre a medicação de referência e as possibilidades da medicina personalizada (manipulados), sempre pautado na literatura médica vigente. Confundir debate científico com comércio ilegal é um erro grave de interpretação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Polícia Federal apreende celular e computador da mulher de Ramagem

Foto: reprodução

A Polícia Federal apreendeu o celular e o computador de Rebeca Ramagem, esposa do deputado Alexandre Ramagem, durante seu embarque para Miami há cerca de dez dias. Os investigadores buscam informações sobre a possível rota de fuga do parlamentar, condenado a 16 anos de prisão por participação em uma trama golpista e que deixou o país antes do início do cumprimento da pena.

A PF suspeita que Ramagem tenha viajado por Roraima, seguido para a Guiana e, de lá, voado para os Estados Unidos. Ele deixou o Brasil primeiro, enquanto a esposa e as filhas embarcaram entre os dias 16 e 17 de novembro.

Post de Rebeca Ramagem no Instagram.

Já dentro do avião, Rebeca fez uma publicação afirmando que teve o celular apreendido e que a filha também teve o aparelho retido após buscas da PF. Segundo ela, as malas da família foram retiradas da aeronave para revista, o que teria causado pânico nas crianças, de 7 e 14 anos. Rebeca disse não ser alvo de investigação e classificou a operação como um abuso atribuído ao ministro Alexandre de Moraes.

Rebeca Ramagem é procuradora do Estado de Roraima e segue no cargo, sem pedido de afastamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FIERN e SENAI lançam Projeto Rota Impulsiona Moda nesta sexta-feira (28)

Foto: divulgação

A FIERN e o SENAI realizam nesta sexta-feira (28), às 10h, a solenidade de lançamento do Programa de Capacitação Profissional para Oficinas de Costura – Projeto Rota Impulsiona Moda. A iniciativa é viabilizada por meio de emenda parlamentar do senador Rogério Marinho (PL-RN), que garantiu os recursos necessários para a execução do programa e participará do evento. O ato será no auditório Joaquim Victor de Holanda, na Casa da Indústria, sede da FIERN.

O Impulsiona Moda tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva têxtil e de confecção no Rio Grande do Norte, oferecendo formação técnica e qualificação para profissionais que atuam nas oficinas de costura do Estado. O programa busca ampliar a produtividade, gerar emprego e renda e criar condições para a expansão do setor.

A emenda destinada por Rogério Marinho permitiu ao SENAI estruturar o projeto e, em parceria com o SEBRAE RN, assegurar que ele alcance empreendedores, trabalhadores e iniciativas locais ligadas ao segmento da moda. A ação integra o conjunto de investimentos do parlamentar em projetos voltados ao desenvolvimento econômico e ao estímulo à formação profissional no RN.

Durante o lançamento, serão apresentados os objetivos, etapas e metas do programa, além do cronograma de implantação das capacitações. Representantes da FIERN, do SENAI e do setor produtivo também participarão da solenidade.

Rota Impulsiona Moda
Data: 28/11/2025 (Sexta-feira)
Horário: 10h
Local: Auditório 7º andar, na Casa da Indústria, sede da FIERN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Hoje é dia de “Quinta da Bossa” com Leís Ferreira no Cicchetti Natal

A melhor combinação de gastronomia de excelência e música de qualidade te espera hoje, das 18h às 21h, no Restaurante Cicchetti Natal (@cicchettinatal), no Midway Mall.

A Quinta da Bossa é estrelada pelo cantor Leís Ferreira, que vai deixar a sua noite com música boa, enquanto você saboreia pratos incríveis em um ambiente elegante.

Serviço:
Quinta da Bossa
Restaurante Cicchetti Natal
Shopping Midway Mall – 3º Piso

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

Marcos Mion visita Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz/RN

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Marcos Mion (@marcosmion)

 

Fotos: Instagram

O apresentador Marcos Mion visitou o Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz/RN, e compartilhou o momento nas redes sociais. Nas fotos publicadas em seu perfil, ele aparece impressionado com a grandiosidade do monumento e registra a passagem pelo local, que é um dos principais pontos turísticos e religiosos do Rio Grande do Norte.

Mion afirmou na legenda:

Santa Rita de Cássia! 🙏🏻 O MAIOR MONUMENTO CATÓLICO DO MUNDO! QUEM JÁ VISITOU?!! Fica em Santa Cruz, aqui no RN!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Tomógrafo volta a quebrar no Walfredo Gurgel e serviços de tomografia são suspensos

Foto: Eryka Silva

O tomógrafo utilizado no Hospital Walfredo Gurgel, principal unidade de atendimento do Rio Grande do Norte, voltou a quebrar nesta quinta-feira (27). Esta é a quarta vez que o equipamento apresenta problemas em um intervalo de três.

De acordo com a Secretaria do Estado de Saúde Pública (Sesap), a unidade aguarda a equipe da empresa responsável pela manutenção do equipamento. Com isso, o fluxo de atendimento é desviado para outros hospitais da rede, como foi feito das outras vezes.

Em novembro, a pasta anunciou a compra e o aluguel de dois tomógrafos para substituir os atuais na unidade.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Estado (Sesap), o novo tomógrafo adquirido custou um valor superior a R$ 2.9 milhões. A pasta estima um prazo entre 90 e 120 dias para que este esteja no hospital, considerando o fim do processo de compra.

Já o segundo terá um custo mensal de R$ 75 mil e deverá chegar a unidade em até 30 dias. As aquisições foram realizadas através da adesão a ata de registro de preço, modalidade de licitação conhecida como carona.

98FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: PF faz operação contra rede de produção e venda ilegal de Mounjaro

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (27), uma operação contra uma rede dedicada à produção, fracionamento e venda ilegal de Mounjaro, princípio ativo usado em medicamentos injetáveis para tratamento de diabetes e obesidade. A informação é do Metrópoles.

São cumpridos 24 mandados de busca e apreensão em clínicas, laboratórios, estabelecimentos comerciais e residências ligadas aos investigados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.

A investigação identificou que o grupo mantinha estrutura de fabricação em condições incompatíveis com padrões sanitários, realizando envase, rotulagem e distribuição do produto de forma irregular. Foram encontrados indícios de produção em série em escala industrial, prática não permitida pela lei.

A apuração também revelou a venda do material por meio de plataformas digitais, “sem controles mínimos de qualidade, esterilidade ou rastreabilidade, elevando o risco sanitário ao consumidor”, segundo a PF. Além disso, estratégias de marketing digital induziam o público a acreditar que a produção rotineira da tirzepatida, nome científico do remédio, seria permitida.

A operação conta com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e das Vigilâncias Sanitárias dos estados de São Paulo, Bahia e Pernambuco.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Michelle e Jair Renan vão à PF visitar Bolsonaro

Foto: Reprodução

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o vereador de Balneário Camboriú (SC) Jair Renan (PL-SC), filho do ex-presidente, foram à Superintendência Regional da Polícia Federal, em Brasília, nesta 5ª feira (27.nov.2025) para visitar Jair Bolsonaro (PL). Michelle chegou às 9h24, Jair Renan, um pouco mais cedo, às 9h13. Cada um tem 30 minutos a sós com o ex-chefe do Executivo.

Michelle afirmou em seu perfil no Instagram que, enquanto esperava Jair Renan, “descansava em Deus” e que esteve com Bolsonaro por 30 minutos, sendo que na primeira visita teve 2 horas de visita. “São dias difíceis, mas o meu coração permanece em paz, porque o Senhor continua no controle de tudo”, escreveu.

Bolsonaro começou a cumprir a pena de 27 anos e 3 meses de prisão na 3ª feira (25.nov), após o STF declarar o trânsito em julgado da condenação —o que encerra a possibilidade de novos recursos. Ele já estava detido desde 22 de novembro, quando teve a prisão preventiva decretada por Moraes depois de tentar violar a tornozeleira eletrônica com um ferro de solda.

Poder360

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Câmara oficializa comissão de novo processo de cassação contra Brisa Bracchi

Foto: Elpídio Júnior

A Câmara Municipal de Natal oficializou, nesta quinta-feira (27), a criação da Comissão Especial Processante que será responsável por conduzir o novo processo de cassação contra a vereadora Brisa Bracchi (PT). A comissão será formada por Samanda Alves (PT), como presidente, Daniel Rendall (Republicanos), como relator, e Tárcio de Eudiane (União Brasil), como membro.

De acordo com o ato que institituiu a criação da comissão, o colegiado seguirá o rito previsto no Decreto-Lei 201/1967, o mesmo que disciplinou o processo anterior, arquivado por decurso de prazo. Na quarta-feira (26), o plenário aprovou, por 19 votos a 6, a abertura de nova denúncia — sob a mesma alegação de uso irregular de emendas parlamentares.

A presidência definiu que a comissão observe “fielmente os prazos, garantias processuais, constitucionais e demais procedimentos” previstos no Decreto-Lei 201/1967 — incluindo notificação da denunciada, instrução, elaboração de parecer e realização da sessão de julgamento. O novo colegiado terá até 90 dias para concluir os trabalhos.

A nova denúncia, apresentada pelo vereador Matheus Faustino (União Brasil), acusa Brisa Bracchi de utilizar recursos de emenda parlamentar em um evento político-partidário, o “Rolé Vermelho”, que teria celebrado a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF. A análise do mérito caberá exclusivamente à Comissão.

A abertura do processo ocorreu no mesmo dia em que o plenário rejeitou, por 21 votos a cinco, pedido de Brisa para instaurar um processo de cassação contra o próprio Matheus Faustino, após ele levantar suspeitas sobre eventuais “vendas de sentenças” relacionadas ao arquivamento da denúncia anterior.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com estrutura renovada, Árvore de Mirassol será acesa nesta sexta

Foto: Alex Régis 

Já em clima de fim de ano, a tradicional Árvore de Natal de Mirassol, um dos maiores símbolos natalinos do Brasil, será acesa nesta sexta-feira (28), a partir das 18h. Com 110 metros de altura, o monumento é um cartão-postal da capital potiguar e volta este ano com estrutura modernizada e maior capacidade luminosa, de acordo com a Prefeitura do Natal.

A cerimônia de acendimento contará com a participação do prefeito Paulinho Freire e do secretário municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Felipe Alves, marcando a abertura do espaço que movimenta a economia local e atrai milhares de visitantes.

A Semsur detalhou que a árvore terá um aumento de 20% na capacidade luminosa nesta edição. Agora, são 28.800 luminárias digitais com acendimento endereçado, capazes de projetar cores, formas, letras e frases. A praça também recebeu novos elementos decorativos temáticos, distribuídos para tornar o cenário ainda mais atrativo.

Outra novidade é o novo pavilhão da Praça da Árvore. A estrutura foi projetada pela equipe técnica da Semsur e apresenta conceito arquitetônico com formas orgânicas e duas estruturas sobrepostas, conferindo identidade visual renovada ao espaço. Com 584 m² de área coberta e quatro meses de execução, o pavilhão reúne cobogós decorativos em concreto, elementos em madeira, paisagismo integrado, novos bancos com tecnologia que reduz a absorção de calor, além de lixeiras, floreiras e balizadores com design atualizado.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *