Alexandre de Moraes dá 5 dias para Weintraub explicar fala sobre ministros do STF


Foto: Fátima Meira/ Futura Press/Estadão Conteúdo

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), estabeleceu nesta terça-feira (26) o prazo de cinco dias para o ministro da Educação, Abraham Weintraub, prestar explicações sobre as declarações e ameaças que fez durante a reunião ministerial de 22 de abril.

Na ocasião, o ministro defendeu prisão para ‘vagabundos’ e membros da Suprema Corte. “Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF”, afirmou Weintraub.

“Diante do exposto, DETERMINO que Abraham Weintraub, atualmente exercendo o cargo de Ministro da Educação, seja ouvido pela Polícia Federal, no prazo máximo de 5 (cinco) dias, para prestar esclarecimentos sobre a manifestação”, escreveu Moraes.

Para o ministro do STF, a manifestação do Ministro da Educação “revela-se gravíssima, pois, não só atinge a honorabilidade e constituiu ameaça ilegal à segurança dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, como também reveste-se de claro intuito de lesar a independência do Poder Judiciário e a manutenção do Estado de Direito”.

A investigação em questão trata da apuração de notícias falsas, falsas comunicações de crimes, denunciações caluniosas, ameaças e demais infrações que atingem a honra e a segurança do STF, de seus membros e familiares.

Na decisão, Moraes analisa que as declarações de Weintraub indiciam a prática dos delitos tipificáveis em artigos do Código Penal e da Lei 7.170/1983, que define crimes contra a segurança nacional e a ordem política e social.

R7

 

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. ELEITOR E CONTRIBUINTE disse:

    PARECE QUE RESSUSCITARAM O PALHAÇO CAREQUINHA !!!

  2. Paulada disse:

    O nosso país perdeu realmente o rumo. Um país onde o presidente não tem voz ativa e quem manda na verdade, são esses caras de TOGA do stf(vai minúscula mesmo), pois é o que eles são. NOJO…..DELES…..

  3. Mário disse:

    Se fizerem uma pesquisa de opinião pública, no mínimo, 70% dos brasileiros tem a mesma opinião do ministro da educação

  4. Carlos disse:

    Imaginem se esse video não tivesse sido veiculado…. mas uma prova de corrupção, tráfico de influêncio, apadrinhamento político, conluios de toda espéciece mal caratismo genedalizado. Este País não tem jeito, se alguém quiser continuar no seu mundo de contos de fada, fique bem a vontade. Com certeza tenho discernimento suficiente para entender e ter certeza que políticos "todos", STF, congresso nacional e militares são um bando de aproveitadores e sangue sugas, tiram a possibilidade dos cidadãos vislumbrar alguma esperança. Não se iludam, repiito essa nação não tem jeito. Infelizmente não sai porque não tenho condições, sou obrigado a viver nessa terra de vermes e o pior sem poder fazer absolutamente nada. Uma andorinha não faz verão.

  5. Jorge disse:

    Acho que esse Alexandre acha que é Deus

    • Seu neto Manuel disse:

      Tem até vc que fica invisível achando que não te vêem né vovô?

  6. Icaro Cesar disse:

    E a fala de Gilmar Mendes atacando os Procuradores da Lava Jato, cadê que ele foi inquirido a ser ouvido ?

COMENTE AQUI