Brasil

Aliados de Bolsonaro já aguardam denúncia da PGR e veem STF numa encruzilhada

Foto: Brenno Carvalho/O Globo

Aliados de Jair Bolsonaro já aguardam uma denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente, em meio ao avanço das diversas frentes de investigação da Polícia Federal.

Mas a avaliação interna é a de que, apesar do desgaste com o caso das joias, que levou ao indiciamento de Bolsonaro por peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro, é na apuração da trama golpista que devem surgir as imputações mais graves contra o ex-ocupante do Palácio do Planalto.

A expectativa da PF é de concluir ainda nesta semana o relatório da trama golpista instalada no seio da antiga administração para impedir a posse de Lula.

Investigadores que acompanham de perto essa apuração veem elementos para enquadrar Bolsonaro nos crimes de abolição do Estado Democrático de Direito (com pena de 4 a 8 anos de prisão) e golpe de Estado voltado para tentar depor um governo legitimamente constituído (4 a 12 anos), ambos previstos no Código Penal, respectivamente nos artigos 359-L e 359-M.

Para o entorno bolsonarista, um novo indiciamento da PF – mas desta vez no caso da minuta golpista –, com uma denúncia da PGR, pode pavimentar o caminho da prisão do ex-presidente, mas colocará o STF numa encruzilhada.

Isso porque, na opinião de integrantes do PL ouvidos reservadamente pela equipe da coluna, Bolsonaro pode reforçar o discurso de perseguição política, incitar as ruas e ser mais um fator de instabilidade para o País, caso seja preso. Também há o risco de colocar o Supremo sob pressão de uma expressiva parte da sociedade que ainda defende o ex-presidente, mesmo com o avanço das diferentes investigações.

“Bolsonaro preso é um problema para o STF e pode gerar um movimento popular pela sua soltura”, resume um interlocutor do ex-presidente.

Malu Gaspar – O Globo

Opinião dos leitores

  1. O Advogado de Bolsonaro, Wassef está certo: basta dizer que é fake news que os bolsonaristas acreditam. Ou então diga que Lula fez pior. É a melhor estratégia de defesa porque a burrice dos seus seguidores não tem limites.
    Hilário os comentários dos bolsonaristas, nível 5a série, igual ao Ex-Presidente e toda a equipe que governou com ele.

  2. Essas propagandas todas contra o Presidente Jair Bolsonaro, é pra encandear a sociedade brasileira das merdas que esse atual governo vem fazendo, ou seja.
    Usam Bolsonaro pra poder o GROSSO ENTRAR E PASSAR DESPERCEBIDO.
    Essa a verdade.
    Um bando de bandidos, querendo a todo custo prender um cara honesto.
    Sistema pôdre.
    Fede de mais.
    Por isso tantos urubus em cima.

  3. 1. Um cidadão sai da Previdência levando 11 caminhões de presentes sob os olhares estupefatos da Nação, do congresso nacional, do stf, da imprensa falada, escrita e televisada e ninguém fez nada. 2. Outro cidadão sai da Previdência e é rigorosamente investigado por uma suposta apropriação de alguns presentes que lhe foram ofertados. 3. Onde está a lógica no procedimento desses que se intitulam donos da verdade e fortuitamente assumiram as funções de um bisonho congresso nacional? 3. Não seria o caso de uma CPI mista para investigar a conduta desses dois políticos? 4. Chegou a hora desse congresso se firmar como uma instituição responsável e respeitável perante a opinião pública e restabelecer a verdade dos fatos? 5. Estamos diante de dois pesos e duas medidas diferentes, pois, esse absurdo está acontecendo diante dos nossos olhos à revelia da Constituição Federal.

  4. 🚨🚨🚨VEM AÍ A CPI DOS PRESENTES QUE OS PRESENTES GANHARAM À PARTIR DO ANO 2000. QUERO VER DEPUTADO PETISTA ASSINANDO, HEIN!? E TEM MAIS, A DIREITA É QUEM TÁ SOLICITANDO. O LADRÃO NÃO É O BOLSONARO? ENTÃO VAMOS ESCLARECER SE FORAM ROUBADOS 25 MILHÕES OU SÓ 7 MILHÕES!

    1. Se o pensamento da justiça for o de que pode ocorrer uma revolta com a prisão de Bolsonaro
      Então nos não podem o ficar bancando uma justiça acovardada
      O certo é armar o povo e banir a justiça do país cada cidadão por si
      A justiça não pode ser covarde
      Tipo ha esse nos não pode prender porque ele é perigoso
      Há esse não não pode condenar porque tem apoio da população
      Prenderam o marcola o Fernandinho
      Porque o medo de prender o Bolsonaro ??

  5. Na prisão do Lulla todos também pensavam e diziam que o país ia virar um caos. Ficou mais de ano preso e não aconteceu nada. Em pouco tempo, salvo uma meia dúzia, ninguém mais lembrava que ele estava preso. O máximo que a imprensa comentava, sem muita repercussão, era sobre a rotina do presidiário na cadeia. Nada mais que isto e ninguém se importava sequer em saber do dia a dia dele. O que se lia era só piadas sobre a situação do Lulla.
    Com Bollsonaro será a mesma coisa, como seria com qualquer outro e, salvo também uma meia dúzia, ninguém mais lembrará do presidiário.

  6. Encruzilhada de que? Lula foi preso e o Brasil não se acabou… Pq iria acabar agora com a prisão de um ladrão de joias?

    1. Bem observado… Na prisão do Lulla todos também pensavam e diziam que o país ia virar um caos. Ficou mais de ano preso e não aconteceu nada. Em pouco tempo, salvo uma meia dúzia, ninguém mais lembrava que ele estava preso. O máximo que a imprensa comentava, sem muita repercussão, era sobre a rotina do presidiário na cadeia. Nada mais que isto e ninguém se importava sequer em saber do dia a dia dele. O que se lia era só piadas sobre a situação do Lulla. Com Bollsonaro será a mesma coisa, como seria com qualquer outro e, salvo também uma meia dúzia, ninguém mais lembrará do presidiário.

  7. Já caíram na real. Estamos todos esperando esse grande dia. A justiça não falhará nesses casos.

  8. Não importam os FATOS, isso é mero detalhe a ser ignorado.
    Quem julgar e sentencia vai seguir as NARRATIVAS CRIADAS para CULPAR quem não cometeu crime, mas é político da DIREITA.
    Por outro lado, político da ESQUERDA que se apropriou de presentes dados a outros presidentes e os mantém guardados em cofres, não existe crime.
    Esse é o temerário, perigoso e destruído Brasil de hoje.
    É perseguição política de forma inquestionável.
    Mas o povo gosta e que venham mais aumentos de impostos e desemprego.

  9. É ladrão de joias, lavador de dinheiro e formador de quadrilha. Recebia dólares em mão do general pai de Cid. Se fosse um cidadão comum já estava em Alcaçuz. Ladrão, ladrão, ladrão federal e internacional. Cana nele!

  10. Mesmo muido da época em que Lula estava pra ser preso. O Brasil vai pegar fogo… o exército vermelho do stedili não vai deixar… o povo vai se revoltar…
    Foi preso, o único movimento que se viu foram uns 100 abnegados dando bom dia, boa tarde e boa noite presidente Lula na frente da carceragem!!

  11. Enquanto o brasileiro não se livrar dessa doença de está endeusando Bolsonaro e Lula, o país não sairá dessa miséria. A régua moral das pessoas nunca esteve tão baixa. Lulistas defendendo seu líder apesar das condenações e devoluções de dinheiro ao cofre público. E os Bolsonaristas se defendem dizendo que se Lula roubou porque o Mito não pode roubar também! Triste fim para nosso país. Ulisses Guimarães no passado ja dizia, está achando o congresso ruim, espere para ver no futuro. A bandidagem se instalou em todos os níveis da república.

  12. CADEIA NESSA VAGABUNDO CORNO MILICIANO, EXTREMISTAS GOLPISTAS ESTÃO ACHANDO QUE O STF VAI SE REBAIXAR A MEIA DUZIAS DE ADORADORES DE CORNO MILICIANO. AGUARDEM PRA VER, A CERVEJA JA TA FICANDO NO PONTO PRO GRANDE DIA, CHUPA GADAIADA

  13. Enquanto vocês discutem uma venda de jóias, que já recalculadas, e sem se entrar na legalidade da venda, não deram nem valor de um carro de entrada, a alma mais pura do mundo aprova uma MP para favorecer seus parças açogueiros se metendo no setor elétrico. Vamos passar 15 anos pagando.

  14. O maior crime já cometido em todos esses anos foi o ex presidiário e descondenado ter saído da prisão para concorrer e “ganhar” a eleição com a ajuda do STF e ainda colocar imposto sobre imposto no bolso dos brasileiros, ter cometido vários crimes de responsabilidade fiscal, ter chamado uma jovem de macum@# em um evento, estar envolvido em esquema de corrupção no caso do arroz, pregar ódio a todos os eventos que frequenta, diminuir o poder de compra dos brasileiros. Tendo um vice presidente que não tem autonomia porque a “primeira dama” que não tem cargo nenhum está exercendo papel de vice…… Etc…

  15. A prisão de Bolsonaro será o ingrediente fundamental para o impulso da reforma do STF, segundo a qual acabará com o cargo vitalício de ministro do STF e substituirá todos os atuais ministros do STF por ministros com mandato de 8 anos. O povo deseja a reforma do STF desde do mensalão, momento do qual o STF iniciou a anulação das condenações de corrupção e roubo de dinheiro público. Além disso, a prisão dele também acelerar a soltura dos idosos inocentes do 08/01 que sofrem até hoje atrocidades e abusos do STF. A prisão de Bolsonaro fortalece mais as pautas centrais da direita que desde de sempre foram a reforma do STF e o fim aparelhamento estatal da esquerda na instituições, que deveriam ser imparciais, mas ainda não são.

  16. Não houve crime. Joia, caneta, relógio, salvo exceções, não tem valor histórico, documental ou artístico. Têm caráter pessoal. Ele poderia jogá-las da ponte, enfiar no uc, vender e gastar na raparigagem… mas mesmo assim foram devolvidas.

  17. Alguém já sabe qual foi a contrapartida que Bolsomito deu aos sauditas pelas jóias? Algum favorecimento para alguma empreiteira associada?

  18. Quer dizer que são esses os moralistas, defensores da pátria e família que mesmo havendo provas de crimes querem que o suposto criminoso não seja punido!?!?!? É assim que se portam e acreditam estar dando exemplo???? É isso??? Coisa de crápulas, vampiros… Era bom um Van Helsing aí…

  19. No caso das joias a justiça e a PF usam dois pesos e duas medidas. O Lula quando deixou a presidência roubou 11 contêineres de presentes e não foi punido por isso. Se Bolsonaro fez isso tem que pagar pelo crime.

  20. Vários presidentes ficaram com presentes oficiais, mas nenhuma até hoje teve a ganância de vendelos para se apropriar dos recursos, isso é grave e Bolsonaro tem que pagar por isso.

    1. Se o presente é de cunho pessoal, pode ser vendido. É meio feio para quem doou, mas não é ilegal. Presente de valor historiográfico ou artístico, esse sim deve ir para o patrimônio do Planalto. O que não é o caso de jóias ou relógios.

    2. Inventa outra! Quis as provas que você tem que não venderam? O problema é hoje não acham crimes pra prender Bolsonaro, não tem corrupção no seu governo, aí inventam crimes até de importunar baleias. A realidade é essa.

  21. Bolsonaro está colhendo o que plantou. Não se trata de ser lulista ou Bolsonarista, se trata de reconhecer que ele fez uma presidencia Kamikazi no aspecto de sair atirando sem propósito. Para todo lado. Na verdade ele queria construir uma fama de Mito, uma religião com seguidores também não questionadores. Nisso acertou as demais autoridadede e demais poderes, sem falar que foi o presidente que na história da república prejudicou servidores policiais dai agora o telhado de vidro não para de levar pedrada. Precisamos libertar o país de políticos inconsequentes, seja de que lado estejam.

    1. Esse país é um comédia o presodente ladrão tem autorização para usar um relógio pelo TCU, esse desgoverno tem que trabalhar mais e só taxação e perseguição ao Bolsonaro e essa a verdade, alguém falar dis desvios,Amazonas em chamas, gasolina e gás todos calados e os preços mas altura s

  22. Das ações contra bolsonaro, essa foi a que realmente há indícios de crimes. Ele se apropriou (roubou) de bens da União que custa mais de 6 milhões, somente. O amor ao político de estimação não permite que as pessoas percebam o quão grave é isso.

    1. Perseguição política, não tem nada que justifique a prisão. O ladrãozinho que roubou e vocês votaram está sendo seu presidente! Os servidores públicos que mamaram no passado e continuam mamando agora estão animados para vê o Bozo no xadrez!

    2. Felipe, falando isso você finge que não sabe da história das joias escondidas em cofre no banco do Brasil, entre elas um crucifixo de valor inestimável que tinha desaparecido do Palácio da alvorada. Agora se foi comprovado que cometeu crime deve ser preso independente de lado político

    3. São 25 milhões pera… são 6,8 milhões…. pera, são 68 mil…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Zambelli deverá cumprir pena no presídio da Colmeia no DF caso seja extraditada

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, enviou nesta sexta-feira (12) ao Ministério da Justiça informações sobre onde a deputada Carla Zambelli (PL-SP) deverá cumprir pena caso seja extraditada. O documento será repassado às autoridades da Itália, que solicitaram os esclarecimentos.

Segundo Moraes, como Zambelli tem residência em Brasília, a pena deverá ser cumprida em um presídio da capital federal, conforme dados fornecidos pela Vara de Execuções Penais.

Presídio indicado

A deputada ficaria na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia, localizada no Gama, a cerca de 35 km do centro de Brasília.

A unidade tem capacidade para 1.062 detentas e abriga presas em regimes fechado, semiaberto e provisório.

Atualmente, 809 pessoas cumprem pena no local.

presídio conta ainda com uma Ala de Tratamento Psiquiátrico e oferece atendimento médico, psicológico, odontológico e ginecológico, além de assistência pediátrica, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Professor da rede estadual de ensino é afastado do cargo após ser flagrado com drogas na companhia de estudante em Pau dos Ferros

Foto: reprodução

Um professor temporário da rede estadual de ensino foi afastado do cargo após ser flagrado com drogas enquanto estava acompanhado de um estudante, em Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar. O caso ocorreu nesta sexta-feira (13) e foi confirmado pela Secretaria de Estado da Educação (SEEC).

Segundo a pasta, o afastamento foi imediato e um procedimento administrativo foi aberto para apurar os fatos. As drogas foram encontradas na bolsa do professor durante uma abordagem da Polícia Militar. O educador e o estudante — que é maior de idade — foram conduzidos à delegacia, onde o aluno prestou depoimento como testemunha.

De acordo com o delegado Paulo Cesário, não houve prisão porque não foi configurado flagrante de tráfico. “Não ficou comprovado que ele estava traficando, nem que estava consumindo junto com o aluno. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência por posse de droga”, afirmou.

A SEEC informou ainda que o professor não estava em unidade escolar nem em horário de atividade da rede estadual no momento da abordagem e destacou que não compactua com condutas que violem a segurança e o bem-estar da comunidade escolar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gestão da prefeita Ceiça Lisboa recebe Selo Diamante de Transparência

O município de Caiçara do Rio do Vento recebeu, nesta sexta-feira, o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), certificação máxima concedida aos entes públicos que se destacam pela excelência na transparência e no acesso às informações oficiais.

A conquista coloca Caiçara do Rio do Vento entre os municípios mais transparentes do Rio Grande do Norte, reforçando o compromisso da gestão municipal com a integridade, a responsabilidade administrativa e o respeito ao cidadão.

A prefeita Ceiça Lisboa celebrou o reconhecimento e destacou que a transparência é um dos pilares da atual administração.

“Esse Selo Diamante é resultado de um trabalho sério, responsável e comprometido com o dinheiro público. Transparência, para nossa gestão, é respeito à população e compromisso permanente com uma administração correta, aberta e acessível”, afirmou a prefeita.

O Programa Nacional de Transparência Pública avalia critérios rigorosos relacionados à transparência ativa, incluindo a disponibilização clara de informações sobre despesas, contratos, atos administrativos e gestão fiscal nos portais oficiais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Homem morre afogado na Praia do Amor, em Pipa

Foto: reprodução

Um homem morreu afogado na manhã deste sábado (13) na Praia do Amor, em Pipa, no litoral Sul do Rio Grande do Norte. A ocorrência foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros.

A corporação informou que foi acionada às 6h32, após testemunhas relatarem o desaparecimento da vítima no mar. Pessoas que estavam no local disseram que o homem chegou a pedir socorro antes de submergir.

Uma equipe especializada em mergulho foi enviada para as buscas, com apoio de surfistas que estavam na praia. O corpo foi encontrado cerca de três horas depois.

A vítima não portava documentos e ainda não havia sido identificada até a última atualização da ocorrência.

O Corpo de Bombeiros reforçou a orientação para que banhistas sigam as normas de segurança e deem preferência a praias com guarda-vidas.

Com informações de g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump volta a ameaçar Venezuela com operações por terra: ‘vai começar a acontecer’

Foto: Andrew Caballero-Reynolds/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a afirmar nesta sexta-feira (12), em pronunciamento no Salão Oval, que o governo americano deve iniciar ações terrestres na Venezuela. “Vai começar a acontecer”, disse.

Trump afirmou que as operações não seriam apenas contra o país, mas contra grupos que, segundo ele, atuam no narcotráfico. “Estamos falando de pessoas horríveis que trazem drogas e matam nosso povo”, declarou. Na quinta-feira (11), o presidente já havia dito que ações terrestres ocorreriam “muito em breve”.

O governo venezuelano reagiu, classificando as apreensões recentes como “roubo flagrante” e “ato de pirataria internacional”. Caracas acusa Washington de usar o combate ao narcotráfico como pretexto para tentar derrubar Nicolás Maduro e se apropriar das reservas de petróleo do país.

Desde agosto, os EUA reforçaram a presença militar no Caribe, com mais de 15 mil soldados e cerca de 12 navios. Segundo o governo americano, ao menos 22 ataques já foram realizados contra embarcações ligadas ao tráfico de drogas, resultando em mais de 80 mortes.

Apesar de o governo dos EUA ter elaborado diferentes cenários de intervenção, incluindo ações contra Maduro e o controle de campos petrolíferos, Trump demonstrava cautela quanto a uma operação direta. Ainda assim, ele autorizou ações secretas e não descartou ampliar os ataques para alvos dentro da Venezuela.

Na quarta-feira, a Guarda Costeira dos EUA apreendeu um navio petroleiro utilizado por Venezuela e Irã para transportar petróleo sob sanções internacionais. A informação foi confirmada pela procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, que divulgou imagens da operação.

Com informações de Estadão e Associated Press

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Contrato do Banco Master com escritório da família de Moraes tem valor acima da prática do mercado, dizem advogados

Foto: Dida Sampaio

A revelação feita pelo jornal O Globo de que o Banco Master contratou o escritório Barci de Moraes Sociedade de Advogados — ligado à família do ministro Alexandre de Moraes, do STF — por R$ 3,6 milhões mensais causou surpresa entre advogados de grandes bancas do país.

Segundo a reportagem, o contrato teria validade de 36 meses e poderia render até R$ 129 milhões ao escritório até 2027. Advogados ouvidos pela reportagem da Folha de S. Paulo, sob reserva, afirmam que o valor está muito acima dos padrões do mercado jurídico.

De acordo com O Globo, o acordo prevê atuação ampla e genérica do escritório na defesa dos interesses do banco, sem vinculação a causas específicas, incluindo representação perante o Banco Central, Receita Federal, Congresso Nacional, Judiciário, Ministério Público e Polícia Federal. A ausência de parâmetros claros para justificar a precificação chamou a atenção de especialistas.

No mercado, honorários milionários costumam estar associados a contratos de êxito (success fee) em causas de grande valor, o que não parece ser o caso. Atualmente, taxas de êxito giram em torno de 2% a 3%, e muitas empresas optam por valores fixos. Mesmo contratos do tipo stand by — em que o escritório permanece à disposição do cliente — não costumam alcançar cifras semelhantes.

Na advocacia de alto nível, pareceres de juristas renomados variam, em média, entre R$ 200 mil e R$ 450 mil. Um exemplo citado por advogados é que, em uma ação de R$ 2 bilhões com honorários de 6%, o valor poderia chegar a R$ 120 milhões, cenário que não se encaixa nas condições divulgadas.

O escritório tem entre seus integrantes Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro Alexandre de Moraes, e dois filhos do casal. O contrato foi encontrado no celular de Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, preso em 17 de novembro durante a Operação Compliance Zero da Polícia Federal. Ele foi solto no dia 28 por decisão do TRF-1, com uso de tornozeleira eletrônica. Procurados pela reportagem da Folha de S. Paulo, o escritório e Daniel Vorcaro não se manifestaram.

Com informações de O Globo e Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Permanência de tarifas dos EUA afeta pescados do Brasil: ‘Setor está em encolhimento’

 

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

A permanência das tarifas de 40% impostas pelos Estados Unidos a parte das exportações brasileiras continua afetando diretamente setores como o de pescados, que já registra retração. Segundo a Abipesca (Associação Brasileira das Indústrias de Pescado), o segmento está em encolhimento e perdeu competitividade no mercado norte-americano.

“A gente caminha para uma diminuição na produção nacional, tanto na piscicultura como na apicultura”, afirmou Eduardo Lobo, presidente da Abipesca.

Embora o chamado “tarifaço” contra mais de 200 produtos tenha sido parcialmente revertido há cerca de um mês, após negociações entre os governos do Brasil e dos EUA, 36,5% das mercadorias brasileiras seguem taxadas, de acordo com a Câmara de Comércio Brasil–EUA. Entre os produtos ainda atingidos estão pescados, mel, máquinas, calçados, roupas, madeira e café solúvel.

No caso dos pescados, a Abipesca afirma que as empresas têm redirecionado a produção para o mercado interno e para outros países, mas com preços mais baixos. A associação estima uma perda de cerca de US$ 250 milhões em exportações para os EUA em 2025. No início do ano, até 99% da tilápia brasileira era destinada ao mercado americano; com as tarifas, esse volume pode cair a quase zero, segundo a PeixeBR.

Com informações de UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Jornal Nacional tem queda de audiência de 25% nos últimos 5 anos

Foto: Reprodução / Facebook/ jornalnacional

O Jornal Nacional, principal telejornal da TV Globo, registrou uma queda de 25% na audiência nos últimos cinco anos, encerrando 2025 com uma média de 22,3 pontos, contra 29,8 pontos em 2020. A diminuição no número de telespectadores reflete a migração crescente do público para plataformas digitais e redes sociais, fenômeno que tem impactado toda a TV aberta e que também afeta outros programas da emissora.

Apesar da queda na audiência, um banco digital paga R$ 15 milhões por mês para ser patrocinador do programa, e o valor de um comercial de 30 segundos subiu para R$ 1,04 milhão. Cada edição do JN pode render até R$ 30 milhões para a Globo.

Queda de audiência em novelas e outras atrações 

A queda de audiência não afeta apenas o telejornalismo, mas também as novelas, com a atual das 21h, Três Graças, enfrentando dificuldades de audiência. Das últimas sete novelas exibidas, seis não atingiram a meta de 30 pontos de audiência, um indicativo da queda no interesse pela programação tradicional da TV Globo. O impacto da mudança de comportamento do público, que tem migrado para outras plataformas, e também a crescente competição com outras formas de consumo de conteúdo.
Recordes negativos em atrações matinais
Além disso, em novembro de 2025, a Globo registrou recordes negativos com suas atrações matinais. O Encontro, apresentado por Patrícia Poeta, atingiu apenas 5,2 pontos em São Paulo, ficando entre as cinco piores médias do ano. Já o Mais Você, de Ana Maria Braga, teve sua pior audiência de 2025, com 5,1 pontos, marcando a menor média para um programa matinal nos últimos anos.
Esses números apontam para uma tendência de queda na audiência de programas tradicionais da TV Globo, especialmente em horários de maior exposição, como o Jornal Nacional e as atrações matinais, que continuam a perder espaço para plataformas digitais e outras formas de entretenimento.

Com informações de Revista Oeste

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Fotógrafo de Lula impede cinegrafista de registrar conversa entre o presidente e Moraes

O fotógrafo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ricardo Stuckert, impediu uma equipe do SBT de gravar uma conversa reservada entre Lula, o ministro do STF Alexandre de Moraes e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. A esposa de Moraes, a advogada Viviane Barci também aparece na imagem.O episódio ocorreu durante o lançamento do canal SBT News, evento transmitido ao vivo pelo YouTube nesta sexta-feira (12).

Durante a recepção aos convidados, a câmera se aproximou do grupo, que conversava de forma discreta e com semblante sério. Em determinado momento, Moraes cobriu a boca ao falar com Lula e Lewandowski. Ao perceber que a cena estava sendo filmada, Stuckert se dirigiu ao cinegrafista e pediu que interrompesse a filmagem. As imagens estavam sendo transmitidas ao vivo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Flamengo encara campeão egípcio valendo vaga em final contra o PSG

Foto: Jan Kruger – FIFA/FIFA via Getty Images

O Flamengo entra em campo neste sábado (14), às 14h (de Brasília), para enfrentar o Pyramids, do Egito, pela semifinal da Copa Intercontinental. A partida acontece no Estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan, no Catar, e vale vaga na final contra o PSG. Globo, sportv e ge transmitem o confronto.

O Rubro-Negro chega pressionado pelo desgaste físico. A equipe venceu o Cruz Azul na última quarta-feira e teve apenas dois dias de preparação, o que deve levar Filipe Luís a poupar atletas. A principal expectativa é o possível retorno de Pedro, que treinou com o grupo em Doha e pode ganhar minutos após se recuperar de lesão na coxa esquerda.

Do outro lado, o Pyramids chega mais descansado e aposta na vantagem física. O time egípcio venceu o Al-Ahli nas quartas de final ainda em setembro e não atua desde o último fim de semana. O técnico Krunoslav Jurcic terá força máxima e vê no cansaço do Flamengo uma brecha para surpreender.

Mesmo sendo semifinal, a Fifa determinou a entrega de troféu ao vencedor, como estratégia para valorizar o torneio. O Flamengo já conquistou o “Derby das Américas” na estreia e agora disputa o título da “Copa Challenger”, que garante vaga na decisão contra o campeão europeu.

Com informações do Globo Esporte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *