Brasil

Aliados de Bolsonaro já aguardam denúncia da PGR e veem STF numa encruzilhada

Foto: Brenno Carvalho/O Globo

Aliados de Jair Bolsonaro já aguardam uma denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente, em meio ao avanço das diversas frentes de investigação da Polícia Federal.

Mas a avaliação interna é a de que, apesar do desgaste com o caso das joias, que levou ao indiciamento de Bolsonaro por peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro, é na apuração da trama golpista que devem surgir as imputações mais graves contra o ex-ocupante do Palácio do Planalto.

A expectativa da PF é de concluir ainda nesta semana o relatório da trama golpista instalada no seio da antiga administração para impedir a posse de Lula.

Investigadores que acompanham de perto essa apuração veem elementos para enquadrar Bolsonaro nos crimes de abolição do Estado Democrático de Direito (com pena de 4 a 8 anos de prisão) e golpe de Estado voltado para tentar depor um governo legitimamente constituído (4 a 12 anos), ambos previstos no Código Penal, respectivamente nos artigos 359-L e 359-M.

Para o entorno bolsonarista, um novo indiciamento da PF – mas desta vez no caso da minuta golpista –, com uma denúncia da PGR, pode pavimentar o caminho da prisão do ex-presidente, mas colocará o STF numa encruzilhada.

Isso porque, na opinião de integrantes do PL ouvidos reservadamente pela equipe da coluna, Bolsonaro pode reforçar o discurso de perseguição política, incitar as ruas e ser mais um fator de instabilidade para o País, caso seja preso. Também há o risco de colocar o Supremo sob pressão de uma expressiva parte da sociedade que ainda defende o ex-presidente, mesmo com o avanço das diferentes investigações.

“Bolsonaro preso é um problema para o STF e pode gerar um movimento popular pela sua soltura”, resume um interlocutor do ex-presidente.

Malu Gaspar – O Globo

Opinião dos leitores

  1. O Advogado de Bolsonaro, Wassef está certo: basta dizer que é fake news que os bolsonaristas acreditam. Ou então diga que Lula fez pior. É a melhor estratégia de defesa porque a burrice dos seus seguidores não tem limites.
    Hilário os comentários dos bolsonaristas, nível 5a série, igual ao Ex-Presidente e toda a equipe que governou com ele.

  2. Essas propagandas todas contra o Presidente Jair Bolsonaro, é pra encandear a sociedade brasileira das merdas que esse atual governo vem fazendo, ou seja.
    Usam Bolsonaro pra poder o GROSSO ENTRAR E PASSAR DESPERCEBIDO.
    Essa a verdade.
    Um bando de bandidos, querendo a todo custo prender um cara honesto.
    Sistema pôdre.
    Fede de mais.
    Por isso tantos urubus em cima.

  3. 1. Um cidadão sai da Previdência levando 11 caminhões de presentes sob os olhares estupefatos da Nação, do congresso nacional, do stf, da imprensa falada, escrita e televisada e ninguém fez nada. 2. Outro cidadão sai da Previdência e é rigorosamente investigado por uma suposta apropriação de alguns presentes que lhe foram ofertados. 3. Onde está a lógica no procedimento desses que se intitulam donos da verdade e fortuitamente assumiram as funções de um bisonho congresso nacional? 3. Não seria o caso de uma CPI mista para investigar a conduta desses dois políticos? 4. Chegou a hora desse congresso se firmar como uma instituição responsável e respeitável perante a opinião pública e restabelecer a verdade dos fatos? 5. Estamos diante de dois pesos e duas medidas diferentes, pois, esse absurdo está acontecendo diante dos nossos olhos à revelia da Constituição Federal.

  4. 🚨🚨🚨VEM AÍ A CPI DOS PRESENTES QUE OS PRESENTES GANHARAM À PARTIR DO ANO 2000. QUERO VER DEPUTADO PETISTA ASSINANDO, HEIN!? E TEM MAIS, A DIREITA É QUEM TÁ SOLICITANDO. O LADRÃO NÃO É O BOLSONARO? ENTÃO VAMOS ESCLARECER SE FORAM ROUBADOS 25 MILHÕES OU SÓ 7 MILHÕES!

    1. Se o pensamento da justiça for o de que pode ocorrer uma revolta com a prisão de Bolsonaro
      Então nos não podem o ficar bancando uma justiça acovardada
      O certo é armar o povo e banir a justiça do país cada cidadão por si
      A justiça não pode ser covarde
      Tipo ha esse nos não pode prender porque ele é perigoso
      Há esse não não pode condenar porque tem apoio da população
      Prenderam o marcola o Fernandinho
      Porque o medo de prender o Bolsonaro ??

  5. Na prisão do Lulla todos também pensavam e diziam que o país ia virar um caos. Ficou mais de ano preso e não aconteceu nada. Em pouco tempo, salvo uma meia dúzia, ninguém mais lembrava que ele estava preso. O máximo que a imprensa comentava, sem muita repercussão, era sobre a rotina do presidiário na cadeia. Nada mais que isto e ninguém se importava sequer em saber do dia a dia dele. O que se lia era só piadas sobre a situação do Lulla.
    Com Bollsonaro será a mesma coisa, como seria com qualquer outro e, salvo também uma meia dúzia, ninguém mais lembrará do presidiário.

  6. Encruzilhada de que? Lula foi preso e o Brasil não se acabou… Pq iria acabar agora com a prisão de um ladrão de joias?

    1. Bem observado… Na prisão do Lulla todos também pensavam e diziam que o país ia virar um caos. Ficou mais de ano preso e não aconteceu nada. Em pouco tempo, salvo uma meia dúzia, ninguém mais lembrava que ele estava preso. O máximo que a imprensa comentava, sem muita repercussão, era sobre a rotina do presidiário na cadeia. Nada mais que isto e ninguém se importava sequer em saber do dia a dia dele. O que se lia era só piadas sobre a situação do Lulla. Com Bollsonaro será a mesma coisa, como seria com qualquer outro e, salvo também uma meia dúzia, ninguém mais lembrará do presidiário.

  7. Já caíram na real. Estamos todos esperando esse grande dia. A justiça não falhará nesses casos.

  8. Não importam os FATOS, isso é mero detalhe a ser ignorado.
    Quem julgar e sentencia vai seguir as NARRATIVAS CRIADAS para CULPAR quem não cometeu crime, mas é político da DIREITA.
    Por outro lado, político da ESQUERDA que se apropriou de presentes dados a outros presidentes e os mantém guardados em cofres, não existe crime.
    Esse é o temerário, perigoso e destruído Brasil de hoje.
    É perseguição política de forma inquestionável.
    Mas o povo gosta e que venham mais aumentos de impostos e desemprego.

  9. É ladrão de joias, lavador de dinheiro e formador de quadrilha. Recebia dólares em mão do general pai de Cid. Se fosse um cidadão comum já estava em Alcaçuz. Ladrão, ladrão, ladrão federal e internacional. Cana nele!

  10. Mesmo muido da época em que Lula estava pra ser preso. O Brasil vai pegar fogo… o exército vermelho do stedili não vai deixar… o povo vai se revoltar…
    Foi preso, o único movimento que se viu foram uns 100 abnegados dando bom dia, boa tarde e boa noite presidente Lula na frente da carceragem!!

  11. Enquanto o brasileiro não se livrar dessa doença de está endeusando Bolsonaro e Lula, o país não sairá dessa miséria. A régua moral das pessoas nunca esteve tão baixa. Lulistas defendendo seu líder apesar das condenações e devoluções de dinheiro ao cofre público. E os Bolsonaristas se defendem dizendo que se Lula roubou porque o Mito não pode roubar também! Triste fim para nosso país. Ulisses Guimarães no passado ja dizia, está achando o congresso ruim, espere para ver no futuro. A bandidagem se instalou em todos os níveis da república.

  12. CADEIA NESSA VAGABUNDO CORNO MILICIANO, EXTREMISTAS GOLPISTAS ESTÃO ACHANDO QUE O STF VAI SE REBAIXAR A MEIA DUZIAS DE ADORADORES DE CORNO MILICIANO. AGUARDEM PRA VER, A CERVEJA JA TA FICANDO NO PONTO PRO GRANDE DIA, CHUPA GADAIADA

  13. Enquanto vocês discutem uma venda de jóias, que já recalculadas, e sem se entrar na legalidade da venda, não deram nem valor de um carro de entrada, a alma mais pura do mundo aprova uma MP para favorecer seus parças açogueiros se metendo no setor elétrico. Vamos passar 15 anos pagando.

  14. O maior crime já cometido em todos esses anos foi o ex presidiário e descondenado ter saído da prisão para concorrer e “ganhar” a eleição com a ajuda do STF e ainda colocar imposto sobre imposto no bolso dos brasileiros, ter cometido vários crimes de responsabilidade fiscal, ter chamado uma jovem de macum@# em um evento, estar envolvido em esquema de corrupção no caso do arroz, pregar ódio a todos os eventos que frequenta, diminuir o poder de compra dos brasileiros. Tendo um vice presidente que não tem autonomia porque a “primeira dama” que não tem cargo nenhum está exercendo papel de vice…… Etc…

  15. A prisão de Bolsonaro será o ingrediente fundamental para o impulso da reforma do STF, segundo a qual acabará com o cargo vitalício de ministro do STF e substituirá todos os atuais ministros do STF por ministros com mandato de 8 anos. O povo deseja a reforma do STF desde do mensalão, momento do qual o STF iniciou a anulação das condenações de corrupção e roubo de dinheiro público. Além disso, a prisão dele também acelerar a soltura dos idosos inocentes do 08/01 que sofrem até hoje atrocidades e abusos do STF. A prisão de Bolsonaro fortalece mais as pautas centrais da direita que desde de sempre foram a reforma do STF e o fim aparelhamento estatal da esquerda na instituições, que deveriam ser imparciais, mas ainda não são.

  16. Não houve crime. Joia, caneta, relógio, salvo exceções, não tem valor histórico, documental ou artístico. Têm caráter pessoal. Ele poderia jogá-las da ponte, enfiar no uc, vender e gastar na raparigagem… mas mesmo assim foram devolvidas.

  17. Alguém já sabe qual foi a contrapartida que Bolsomito deu aos sauditas pelas jóias? Algum favorecimento para alguma empreiteira associada?

  18. Quer dizer que são esses os moralistas, defensores da pátria e família que mesmo havendo provas de crimes querem que o suposto criminoso não seja punido!?!?!? É assim que se portam e acreditam estar dando exemplo???? É isso??? Coisa de crápulas, vampiros… Era bom um Van Helsing aí…

  19. No caso das joias a justiça e a PF usam dois pesos e duas medidas. O Lula quando deixou a presidência roubou 11 contêineres de presentes e não foi punido por isso. Se Bolsonaro fez isso tem que pagar pelo crime.

  20. Vários presidentes ficaram com presentes oficiais, mas nenhuma até hoje teve a ganância de vendelos para se apropriar dos recursos, isso é grave e Bolsonaro tem que pagar por isso.

    1. Se o presente é de cunho pessoal, pode ser vendido. É meio feio para quem doou, mas não é ilegal. Presente de valor historiográfico ou artístico, esse sim deve ir para o patrimônio do Planalto. O que não é o caso de jóias ou relógios.

    2. Inventa outra! Quis as provas que você tem que não venderam? O problema é hoje não acham crimes pra prender Bolsonaro, não tem corrupção no seu governo, aí inventam crimes até de importunar baleias. A realidade é essa.

  21. Bolsonaro está colhendo o que plantou. Não se trata de ser lulista ou Bolsonarista, se trata de reconhecer que ele fez uma presidencia Kamikazi no aspecto de sair atirando sem propósito. Para todo lado. Na verdade ele queria construir uma fama de Mito, uma religião com seguidores também não questionadores. Nisso acertou as demais autoridadede e demais poderes, sem falar que foi o presidente que na história da república prejudicou servidores policiais dai agora o telhado de vidro não para de levar pedrada. Precisamos libertar o país de políticos inconsequentes, seja de que lado estejam.

    1. Esse país é um comédia o presodente ladrão tem autorização para usar um relógio pelo TCU, esse desgoverno tem que trabalhar mais e só taxação e perseguição ao Bolsonaro e essa a verdade, alguém falar dis desvios,Amazonas em chamas, gasolina e gás todos calados e os preços mas altura s

  22. Das ações contra bolsonaro, essa foi a que realmente há indícios de crimes. Ele se apropriou (roubou) de bens da União que custa mais de 6 milhões, somente. O amor ao político de estimação não permite que as pessoas percebam o quão grave é isso.

    1. Perseguição política, não tem nada que justifique a prisão. O ladrãozinho que roubou e vocês votaram está sendo seu presidente! Os servidores públicos que mamaram no passado e continuam mamando agora estão animados para vê o Bozo no xadrez!

    2. Felipe, falando isso você finge que não sabe da história das joias escondidas em cofre no banco do Brasil, entre elas um crucifixo de valor inestimável que tinha desaparecido do Palácio da alvorada. Agora se foi comprovado que cometeu crime deve ser preso independente de lado político

    3. São 25 milhões pera… são 6,8 milhões…. pera, são 68 mil…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Flávio Bolsonaro culpa Lula por tarifas e diz que buscará diálogo com a China para evitar alta de taxas sobre carne brasileira

Foto: REUTERS/Adriano Machado

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que pretende procurar a embaixada da China para tentar reverter as tarifas aplicadas às exportações brasileiras de carne bovina. Durante uma transmissão ao vivo, ele voltou a responsabilizar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelas dificuldades nas negociações comerciais internacionais.

Segundo o senador, a carne brasileira já paga tarifa de 12% para entrar no mercado chinês, e os embarques que ultrapassarem a cota anual passarão a ser taxados em mais 55%.

“A gente está falando de 67% de tarifação da nossa carne brasileira a partir do momento em que essa cota é estourada. E estou disposto também a buscar o governo chinês, a embaixada aqui, para também pedir que isso não aconteça”, afirmou.

Flávio também criticou o governo brasileiro pelas restrições impostas pela União Europeia às proteínas de origem animal produzidas no país.

“O Brasil pode nem exportar mais algumas proteínas para a Europa, porque o Brasil não atendeu algumas exigências sanitárias por parte da Europa, um protocolo que o Brasil não seguiu, quer dizer, incompetência mesmo”, disse.

Ao comentar as tarifas anunciadas pelos Estados Unidos, que entram em vigor na próxima quarta-feira (15), o senador afirmou que tentou convencer autoridades americanas a rever a medida e voltou a atribuir a responsabilidade ao governo federal.

“Não adianta colocar tarifa em cima da gente, isso é culpa do Lula, ele que abrace esse problema. Eu fui lá com a força política para tentar que o tarifaço por parte do governo americano não acontecesse. Não sei se vou conseguir, mas fico com a consciência tranquila de que fiz a minha parte”, declarou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TSE reúne nesta semana plataformas, redes sociais e institutos de pesquisa para alinhar regras antes das eleições

Foto: Rosinei Coutinho/STF

Em meio à proximidade das eleições deste ano, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Kassio Nunes Marques, vai se reunir com representantes de plataformas e institutos de pesquisa nesta semana.

O foco do ministro estará na preparação das eleições, na definição de critérios institucionais e no combate à desinformação:

14 de julho: Reunião com representantes dos principais institutos de pesquisas eleitorais. O encontro vai debater metodologias e fixar parâmetros de transparência após impasses recentes sobre a neutralidade de levantamentos divulgados ao público.

16 de julho: Audiência com representantes das principais plataformas de tecnologia e redes sociais para alinhar as regras de moderação, impulsionamento e combate a conteúdos falsos durante a campanha.

Institutos de pesquisa

Nunes Marques tem comentado com interlocutores que a discussão sobre o formato das pesquisas eleitorais não é um debate sobre liberdade de expressão, mas sim sobre o cumprimento de regras técnicas da Corte.

Em junho, o ministro determinou a suspensão da divulgação e dos desdobramentos da mais recente pesquisa do Instituto AtlasIntel, que apontou uma queda nas intenções de voto do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

O objetivo final é um só: evitar que as sondagens virem um ringue na disputa eleitoral.

Redes sociais

Em relação às plataformas, o objetivo principal do encontro é revisar as diretrizes de moderação de conteúdo, avaliar os canais de denúncia rápida e garantir o cumprimento das resoluções vigentes que restringem a propagação de conteúdos enganosos que possam comprometer a integridade do pleito.

Em junho, a Corte criou uma comissão permanente para o acompanhamento e a organização do uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) na Justiça Eleitoral.

Com informações de R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

NATAL: Prefeitura retoma obras na Av. Jerônimo Câmara e comunica mudanças no trânsito

A Prefeitura de Natal informou que as obras na Avenida Jerônimo Câmara entram em uma nova etapa a partir das 8h desta segunda-feira (13), com mudanças no trânsito.

Segundo o comunicado, no trecho entre as avenidas Jaguarari e Potiguares, apenas a faixa exclusiva para ônibus permanecerá liberada. As demais faixas serão interditadas para a realização dos serviços de fresagem e regularização do pavimento.

Agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) estarão no local para organizar o tráfego e minimizar os impactos durante a execução das obras.

A orientação é que os motoristas programem o deslocamento com antecedência, utilizem rotas alternativas e respeitem a sinalização.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Morre o ator Rui Rezende, o lobisomem na novela Roque Santeiro, aos 87 anos

Foto: reprodução/redes sociais

O ator Rui Rezende morreu aos 87 anos neste domingo (12/7). Morador do Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro, desde 2019, ele estava internado desde 2 de julho no Hospital São Francisco na Providência de Deus, na Tijuca. A morte foi confirmada pela própria instituição, que não divulgou a causa.

Em nota, o Retiro dos Artistas homenageou o veterano da dramaturgia: “Ao longo de décadas de carreira, Rui emocionou o público com seu talento nos palcos, no cinema e na televisão, construindo uma trajetória marcada pela dedicação à arte e por personagens que permanecerão vivos na memória de gerações”.

Ao longo de mais de cinco décadas de carreira, Rui Rezende construiu uma trajetória marcante no teatro, no cinema e na televisão. Um de seus personagens mais lembrados foi o professor Astromar Junqueira, que se transformava em lobisomem em Roque Santeiro (1985), uma das novelas mais emblemáticas da teledramaturgia brasileira.

Natural de Araguari (MG), José Pereira Rezende Filho nasceu em 18 de novembro de 1938 e adotou o nome artístico Rui Rezende. O ator também conquistou o público ao interpretar Bob Lamb em A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990), produção da extinta Rede Manchete.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ABC vence o Águia de Marabá por 3 a 0 e avança às oitavas da Série D

Foto: Guilherme Drovas/ABC F.C.

O ABC está nas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (12), o Alvinegro venceu o Águia de Marabá por 3 a 0, na Arena das Dunas, reverteu a derrota por 2 a 1 no jogo de ida e avançou com placar agregado de 4 a 2.

O primeiro gol do Mais Querido saiu aos 35 minutos do primeiro tempo, após cruzamento de Jhosefer e gol contra de Wendell Araújo. Na etapa final, Jhosefer ampliou aos 37 minutos, aproveitando sobra após escanteio, e Wellington Reis fechou a goleada em um contra-ataque comandado por Wallyson.

Nas oitavas de final, o ABC enfrentará o vencedor do confronto entre Guaporé-RO e Luverdense-MT. No jogo de ida, o Luverdense venceu por 1 a 0, fora de casa, e decidirá a vaga em casa.

Os jogos das oitavas estão previstos para os dias 17 ou 18 de julho (ida) e 25 ou 26 de julho (volta). A tabela detalhada será divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Motorista perde o controle e capota Troller em trilha no interior do RN

Um veículo Troller capotou durante uma trilha no interior do Rio Grande do Norte após o motorista perder o controle do veículo. O acidente foi registrado por pessoas que acompanhavam o percurso, e as imagens repercutiram nas redes sociais.

Apesar dos danos materiais provocados pelo capotamento, ninguém ficou ferido.

Até o momento, não foram divulgadas as circunstâncias que fizeram o motorista perder o controle do automóvel durante a trilha.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula tenta última reunião com EUA antes de decisão de Trump sobre tarifas

oto: REUTERS/Dado Ruvic

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenta realizar uma última reunião com representantes dos Estados Unidos antes de o presidente Donald Trump decidir, até quarta-feira (15), se aplicará novas tarifas contra produtos brasileiros. As informações são da CNN Brasil.

Segundo a emissora, o Planalto busca um encontro com Jamieson Greer, chefe do Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR), na expectativa de conhecer antecipadamente a decisão do governo norte-americano. Na última quinta-feira (9), Greer afirmou à Fox Business que as negociações “ainda estão distantes de um acordo”.

Na sexta-feira (10), Lula reuniu ministros para definir a estratégia brasileira. De acordo com a CNN Brasil, o governo trabalha com dois cenários: o mais provável é a aplicação das tarifas, que o Planalto considera injustificadas; o outro é um eventual adiamento da medida por parte dos EUA.

Ainda segundo a CNN Brasil, integrantes do governo avaliam que, caso o adiamento seja atribuído ao pedido do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para que as tarifas sejam aplicadas apenas após as eleições de outubro, isso reforçaria a percepção de que as sanções têm motivação política, e não econômica.

As tarifas propostas pelo USTR incluem 25% sobre produtos brasileiros por supostas práticas comerciais desleais, resultado de uma investigação iniciada em 15 de julho de 2025, e mais 12,5% por alegada falta de restrições à importação de produtos feitos com trabalho análogo à escravidão.

O QUE OS EUA ALEGAM PARA TARIFAR O BRASIL EM 25%*

Pontos criticados:

  • PIX: BC favorece o sistema em detrimento de provedores norte-americanos.
  • Decisões judiciais: Tribunais brasileiros emitiram ordens sigilosas para remoção de conteúdos políticos e suspensão de perfis.
  • Tarifas preferenciais desleais: Audiência pública para debater medidas propostas.
  • Desmatamento ilegal: Brasil historicamente falhou no combate.
  • Acesso ao mercado de etanol: Brasil não oferece tratamento recíproco à exportação do etanol vindo dos EUA.
  • Proteção da propriedade intelectual: Falta de aplicação de leis penais e aduaneiras contra falsificação de serviços.
  • Combate à corrupção: Brasil não adota medidas de combate à corrupção.

*Fonte: Escritório de Comércio dos Estados Unidos (USTR).

Opinião dos leitores

  1. Papo pra boi dormir. Só porque Flávio Bolsonaro foi primeiro. Caso, contrário não iria tentar nada. Lula torce por essas tarifas. E os 50% da China? Nem ele nem a mídia fala por que?

  2. Tariflávio foi aos EUA tarifar o Brasil. Lula é a favor do Brasil. O outro é a favor das tarifas.

  3. pode espalhar que isso é culpa da família bolsonaro, os traidores da pátria… e ainda vivem pregando deus patria e familia… quanta falsidade

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mais um restaurante anuncia encerramento das atividades na Grande Natal em 2026: o Mirante do Mar, em Tabatinga

Imagem: reprodução

O Mirante do Mar, um dos mais tradicionais bares e restaurantes de Tabatinga, em Nísia Floresta, anunciou neste domingo (12) o encerramento das atividades em publicação nas redes sociais. O estabelecimento funcionará até 26 de julho.

“Agradecemos de coração a todos os clientes e amigos que fizeram parte da nossa história”, diz a publicação que também comunicou que o Point Arituba, que funciona na Lagoa de Arituba seguirá funcionando.

O Mirante do Mar é mais um restaurante na Grande Natal que encerra as atividades em 2026. Desde o início do ano, tradicionais estabelecimentos também fecharam suas portas. Entre os casos mais emblemáticos estão o Santa Maria, um ícone da gastronomia portuguesa em Natal, que em fevereiro anunciou o fechamento após mais de 20 anos de funcionamento; O Duma Cozinha, que encerrou as atividades em abril; E ainda o Restaurante Caicoense, que funcionava na praça de alimentação do Natal Shopping desde 2012 e fechou em junho deste ano.

Opinião dos leitores

  1. Segundo os malditos petistas, as pessoas estão comprando comida na Shopee, Temu e SHEIN, por isso essa quebradeira toda!!

  2. Não tem problema, é muito luxo, não precisamos de capitalismo, o negócio é todo mundo comer nos restaurantes populares.
    Para quê ficar dando lucro para empresário, o bom mesmo é o estado tomar conta de todo mundo. Acho que os exemplos devem começar pela turma da esquerda, plano de Saúde o SUS, restaurante popular, escolas públicas, lazer nas praças públicas, sem vigilância privada nos condomínios…..

  3. Com um País desgovernado por essa esquerda corrupta , incompetente e inepta não se poderia esperar nada. Outubro esta chegando e o povo Brasileiro precisar se livrar destes cretinos.

  4. Natal vem apresentando sinais de declínio contínuo.

    Esse cenário tem 2 causas principais:

    1. Cenário Nacional
    Queda da natalidade e migração de jovens qualificados e investidores. Isso gera um desequilíbrio: sobra demanda por serviços públicos e falta base produtiva.

    2. Cenário Local
    Anos de gestão sem planejamento estratégico. Ao comparar com João Pessoa e Fortaleza, Natal carece de um projeto de cidade.
    As gestões têm se limitado ao trivial e a eventos, em vez de investir em desenvolvimento econômico e planejamento urbano.
    Detalhe: Alguém avise ao atual gestor,que shows pontuais não geram riqueza nem desenvolvimento, ao contrário, geram gastos.

  5. Natal vem apresentando sinais de declínio contínuo.

    Esse cenário tem 2 causas principais:

    1. Cenário Nacional
    Queda da natalidade e migração de jovens qualificados e investidores. Isso gera um desequilíbrio: sobra demanda por serviços públicos e falta base produtiva.

    2. Cenário Local
    Anos de gestão sem planejamento estratégico. Ao comparar com João Pessoa e Fortaleza, Natal carece de um projeto de cidade.
    As gestões têm se limitado ao trivial e a eventos, em vez de investir em desenvolvimento econômico e planejamento urbano.
    Detalhe: Alguém avise ao atual gestor,que shows pontuais não geram riqueza nem desenvolvimento, ao contrário, gera gastos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

COLUNA DO ESTADÃO: Temer revela que Trump perguntou a ele: ‘Quando é que vocês vão invadir a Venezuela?’

Foto: Felipe Rau/Estadão

Coluna do Estadão, por Roseann Kennedy 

Se pudesse dar um conselho ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a relação com Donald Trump, Michel Temer recomendaria ao petista “amenizar as palavras”. Mas, desde o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, Temer e Lula não conversaram mais.

Em entrevista ao Estadão, o ex-presidente lembrou uma passagem que teve com Trump, pouco mais de um ano após a deposição de Dilma, para descrever as idas e vindas do americano.

A sopa de cenoura com gengibre e carneiro ainda estava fumegando naquele jantar de gala, em Nova York, quando o presidente dos Estados Unidos, à época em seu primeiro mandato, fez uma pergunta que deixou os interlocutores desconcertados. “Quando é que vocês vão invadir a Venezuela?”, disparou Trump, sem rodeios nem meias-palavras.

A cena ocorreu em 18 de setembro de 2017, na véspera da abertura da Assembleia-Geral da ONU. A indagação de Trump foi dirigida a Temer e a seus colegas da Argentina, da Colômbia e do Panamá. O americano parecia nervoso.

“Foi a primeira pergunta que ele fez”, contou Temer. “Houve um certo constrangimento, mas cada um disse: ‘Olha, presidente, nós estamos tomando providências de natureza diplomática’”.

Trump foi ouvindo um a um. À mesa, muitos destacaram o bom relacionamento com a Venezuela e o povo venezuelano, embora não admitissem o regime de Nicolás Maduro. Argumentaram que, por isso mesmo, a Venezuela havia sido suspensa do Mercosul.

“É por isso que eu digo: ‘Quando ele (Trump) diz uma coisa lá, se nós respondermos agressivamente aqui, vamos piorar a relação”, disse Temer.

No discurso para todos os convidados, Trump afirmou que os EUA estavam prontos para adotar “ações adicionais” contra a ditadura de Maduro. Na conversa com os presidentes latino-americanos, porém, ele concordou que o melhor era agir pela via diplomática, e não fazer uma intervenção militar.

“É por isso que eu digo: ‘Quando ele (Trump) diz uma coisa lá, se nós respondermos agressivamente aqui, vamos piorar a relação”, insistiu Temer ao ser questionado sobre o risco de Trump usar a classificação do PCC e do Comando Vermelho como organizações terroristas para também intervir no Brasil.

Na prática, porém, o tom cada vez mais inflamado do governo contra as investidas de Trump – da ameaça de novo “tarifaço” ao carimbo do PCC e do Comando Vermelho como organizações terroristas – serve sob medida à campanha de Lula. Tanto é assim que a defesa da soberania entrou até no programa de governo do PT.

De qualquer forma, como o que Trump fala não se escreve, quase nove anos depois daquele jantar de sinais trocados em Nova York, a invasão da Venezuela saiu do papel.

Coluna do Estadão, por Roseann Kennedy 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PEDIDO DE PAZ: Papa Leão XIV pede diálogo para fim de guerras no Oriente Médio e na Ucrânia

Foto: Mídia do Vaticano/ via Reuters

O papa Leão XIV fez neste domingo (12), em Castel Gandolfo, um novo apelo pela paz diante dos conflitos no Oriente Médio, na Ucrânia e em outras regiões do mundo. O pontífice defendeu o diálogo e a diplomacia para conter a escalada da violência.

“Não permitamos que esses ventos extingam a chama da esperança e da paz, mesmo quando ela parecer frágil e vacilante”, afirmou o papa, ao renovar seu pedido por negociações entre as partes.

O pronunciamento ocorre em meio ao agravamento das tensões no Oriente Médio, após a retomada dos ataques entre Estados Unidos e Irã, e ao aumento da ofensiva russa contra a Ucrânia. Nas últimas semanas, Kiev também intensificou ataques contra a logística militar russa em áreas ocupadas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *