O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto prorrogando até 31 de agosto o prazo para alistamento militar este ano. O prazo final original era amanhã (30). No caso de brasileiros naturalizados ou por opção, o prazo para apresentação obrigatória para o alistamento será de 60 dias, informou, em nota, o Ministério da Defesa.
De acordo com o ministério, a medida é necessária “considerando que, em função da pandemia da covid-19, vários municípios seguem com suspensão de atendimento ao público nas juntas de Serviço Militar”.
A pasta disse que a suspensão no atendimento público dificulta o alistamento de diversos jovens carentes que não possuem acesso à plataforma digital. “Prorrogação semelhante foi feita no ano passado, trazendo benefícios aos conscritos e garantindo a qualidade da seleção geral” disse o ministério.
O garoto serve o EB e sai de lá um Rambo. Passa um ano dá 3 tiros, pois falta munição, come dois dias por semana pois falta comida e finalmente vira um supercombatente da faxina.
Uma operação da Polícia Militar do Rio Grande do Norte terminou com dois indivíduos mortos após confronto armado, na tarde deste sábado (31), em Areia Branca, na região salineira do estado.
A ação começou após denúncias de que homens armados, vindos de Mossoró, estariam escondidos em uma casa alugada e planejavam ataques ligados a disputas entre facções criminosas. Com apoio da ROCAM, Polícia Ambiental e outras guarnições, a PM cercou o imóvel e apreendeu coletes balísticos, munições, dinheiro, um simulacro de arma e um veículo Peugeot 207.
Durante as diligências, informações indicaram que dois suspeitos tentavam fugir pela Praia do Pontal, em direção a Grossos. Ao serem abordados, eles reagiram com disparos contra os policiais. Houve revide, os dois foram baleados, socorridos ao hospital de Areia Branca, mas não resistiram.
Com os suspeitos, a polícia apreendeu um fuzil calibre 5.56, uma espingarda calibre 36, munições e coletes balísticos. Todo o material foi encaminhado à 42ª Delegacia de Polícia de Areia Branca. Em nota, a PM informou que a operação ocorreu dentro da legalidade e que o caso será apurado pela Polícia Civil.
O senador Rogério Marinho (PL-RN) se reuniu com Carlos Bolsonaro (PL) no fim de semana para discutir o cenário político nacional. Em publicação feita no sábado (31), no X, Carlos afirmou que foi convocado à residência de Marinho.
Segundo Carlos, a conversa foi marcada mais por escuta do que por falas. Ele disse sair do encontro convencido de que, sob a coordenação de Marinho e do senador Flávio Bolsonaro, o grupo seguirá unido para fortalecer o projeto político liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Rogério Marinho, líder da Oposição no Senado, anunciou em 21 de janeiro que abriu mão de disputar o governo do Rio Grande do Norte em 2026. A decisão, segundo ele, se deve ao momento “excepcional” vivido pelo país. Marinho passará a coordenar a campanha presidencial de Flávio Bolsonaro.
Em nota, o senador afirmou que sua escolha foi motivada por lealdade, solidariedade e gratidão a Jair Bolsonaro, a quem chamou de “maior líder popular do Brasil”. No X, comentou brevemente sobre o encontro com Carlos com a frase: “Juntos pelo Brasil!”.
Carlos também destacou gratidão e confiança em Marinho, que foi ministro do Desenvolvimento Regional e secretário especial de Previdência e Trabalho durante o governo Bolsonaro.
As redes sociais passaram a ser a principal fonte de informação política dos brasileiros, segundo pesquisa Quaest. 39% dos entrevistados disseram se informar principalmente por plataformas digitais, enquanto 34% apontaram a televisão, que liderava o ranking desde o início da série, em maio de 2024.
É a primeira vez que o meio digital supera a TV no levantamento. Em dezembro de 2025, havia empate técnico, com ambos marcando 35%.
O estudo também revela forte polarização na percepção das notícias sobre o governo Lula. Entre lulistas e a esquerda não lulista, a maioria afirma consumir conteúdos favoráveis ao governo, com índices entre 54% e 62%.
Já entre os independentes, prevalece a visão negativa: 45% dizem ver mais notícias desfavoráveis, contra 19% positivas. O contraste é ainda maior entre os bolsonaristas, grupo no qual 76% afirmam consumir notícias majoritariamente negativas sobre o governo federal.
A pesquisa, realizada em janeiro de 2026 em todo o país, indica que a direita está melhor posicionada no ambiente digital. Apesar do avanço das redes, a televisão segue relevante para uma parcela expressiva do eleitorado.
BIFE ACEBOLADO COM MASSA E MOLHO DE QUEIJO
Ingredientes:
1k Bife de alcatra
6 cebolas
Manteiga
Massa de sua preferência
1 Requeijão
50 ml vinho branco seco
150g de parmesão ralado
1 caixa de creme de leite
Modo de preparo:
Bata os bifes, levemente, pra ajudar a amolecer.
Tempere com sal e pimenta do reino.
Em uma frigideira bem quente coloque um pouco de manteiga e azeite e frite os bifes.
Deixe eles com uma casquinha, mas não deixe passar demais. Reserve.
Na mesma frigideira refogue as cebolas cortadas em rodelas com um pouco de manteiga, sal e um pouco de açúcar. Reserve.
Por último cozinhe a massa como mandar a embalagem.
Na mesma frigideira suja acrescente manteiga, requeijão, o vinho, a geleia de pimenta, o parmesão e deixe tudo incorporando, depois disso desligue o fogo e acrescente o creme de leite de caixinha.
Coloque seu molho na massa e sirva com seu filé acebolado
Tempo de preparo: 5 min
Tempo de cozimento: 12 min
DICA RÁPIDA
RISONI DE CAMARÃO COM BACALHAU
Ingredientes:
Ingredientes:
1 Cebola picada
300ml de vinho branco seco
500g de bacalhau Saithe desfiado
500g de filé camarão médio
1/2k de Risoni
400g de queijo brie
Azeite, sal e pimenta do reino a gosto
Salsa picada a gosto
1 Litro de água
Modo de preparo:
Dessalgue o bacalhau por 1h30, trocando a água a cada meia hora.
Tempere os camarões com sal e pimenta do reino.
Aqueça bem uma panela, coloque um fio de azeite e sele os camarões por 3 minutos de cada lado. Reserve o camarão
Refogue no azeite a cebola e o Bacalhau já desalgado. Acrescente 200 ml de vinho branco na panela de pressão.
Coloque o bacalhau pra cozinhar em 1 Litro de água e deixe cozinhar por 15 minutos.
Na mesma panela que fritou os camarões coloque um fio de azeite, acrescente o risoni refogue por 3 minutos e coloque o restante do vinho(100ml) e misture bem até evaporar o álcool.
Acrescente a água do cozimento do bacalhau, um pouco do bacalhau e misture bem.
Vá acrescentando a água do cozimento e o bacalhau aos poucos, sempre misturando.
Após acrescentar todo o bacalhau cozinhe a massa até ficar al dente.
Acrescente os camarões selados, o queijo Brie cortado e misture bem.
Ajuste o sal.
Coloque um pouco de salsa picada, misture bem.
Retire.
Coloque um pouco de salsa por cima e sirva em seguida.
Uma operação da Polícia Militar apreendeu cerca de 375 kg de maconha, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. A apreensão realizada na tarde deste sábado (31) representa um prejuízo estimado em R$ 800 mil ao crime organizado, segundo a corporação.
A ação foi conduzida por equipes do BPChoque durante patrulhamento no bairro Jardins. Um homem, que se apresentou como motorista de aplicativo, foi abordado em atitude suspeita. Com ele, os policiais encontraram quatro tabletes de maconha.
Questionado, o suspeito indicou um imóvel no bairro Plaza Gardens. No local, com autorização do proprietário, a PM localizou cerca de 500 tabletes da droga, somando aproximadamente 375 kg.
Os dois homens foram presos e encaminhados, junto com o material apreendido, à Central de Flagrantes, onde foram adotados os procedimentos legais.
A fiscalização de trânsito no Rio Grande do Norte terminou janeiro com 66 motoristas presos por embriaguez ao volante. Os dados são da Operação Zero Álcool, conduzida pelo CPRE/Batalhão Rodoviário.
As prisões aconteceram em Natal e municípios da Grande Natal. Só na capital, foram 17 detenções. Parnamirim aparece em seguida, com 14 casos, e Macaíba, com 10. Também houve prisões em Nísia Floresta (8), São Gonçalo do Amarante (7), Extremoz (6) e São José de Mipibu (4).
Segundo o CPRE, o total registrado em janeiro representa 16% de todas as prisões por embriaguez feitas pela unidade ao longo de 2025, o que acende alerta para o início do ano.
A prisão ocorre quando o teste do etilômetro aponta índice acima de 0,33 mg/l. Motoristas que se recusam a soprar o bafômetro também podem ser autuados se apresentarem sinais claros de alteração da capacidade psicomotora.
Um ex-policial penal do Rio Grande do Norte foi preso, na noite deste sábado (30), suspeito de criar uma das maiores lojas virtuais para venda de drogas na Paraíba.
Segundo a Polícia civil, ele é irmão de um dos maiores traficantes de drogas do estado e já havia sido preso.
Mesmo com tornozeleira eletrônica, colocada durante audiência de custódia, ele criou uma rede de lojas virtuais para comercializar os entorpecentes.
O homem foi encaminhado a Central da Polícia Civil e ficará a disposição da justiça.
Com a abertura do ano legislativo nesta segunda-feira (2), o Senado retoma a análise de 45 pedidos de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF. As representações aguardam despacho desde 2021.
O número deve crescer nos próximos dias, com um novo pedido articulado pela oposição na Câmara dos Deputados. A proposta não exige número mínimo de assinaturas, mas os parlamentares buscam reunir apoio recorde.
O pedido mais recente foi apresentado em 20 de janeiro, durante o recesso, por iniciativa popular. Levantamento aponta que quatro pedidos também citam outros ministros da Corte. Outros 14 pedidos já foram arquivados, incluindo um apresentado por Jair Bolsonaro em 2021.
Moraes lidera o ranking de representações no Senado, seguido por Luís Roberto Barroso (20 pedidos) e Gilmar Mendes (13). O ministro é alvo preferencial da oposição por sua atuação como relator do inquérito da trama golpista, que resultou na condenação de Bolsonaro.
O novo pedido questiona a atuação de Moraes e supostas relações com o Banco Master. O ministro confirmou ter conversado com Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, mas negou tratar de assuntos ligados à instituição.
Como funciona o impeachment de ministros do STF
Cabe ao Senado Federal processar e julgar ministros do STF por crimes de responsabilidade. Qualquer cidadão pode apresentar pedido, mas o avanço depende do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP).
O rito pode mudar. Senadores pretendem retomar neste ano a discussão sobre a atualização da Lei do Impeachment. Em dezembro, uma decisão de Gilmar Mendes restringiu temporariamente os pedidos à PGR, mas o ministro recuou após reação do Senado.
Permaneceu, porém, a regra que exige dois terços dos votos (54 senadores) para aprovar o afastamento e a vedação ao uso do mérito de decisões judiciais como fundamento para impeachment.
Tá mais do que na hora de tirar da Praça dos Três Poderes a prerrogativa de indicar e exonerar discricionariamente, os membros do STF e o PGR. Muita proximidade. Ficam todos os votantes nas rédeas dos “referendados’. Se não tem como ser por eleições diretas, que seja então por um colegiado formado por um representante por município. Votação remota, qualificada e com algum coeficiente de peso populacional.
Já deveria ter uma lei onde com cinco pedidos de impeachment os presidentes do Senado ou da Câmara Federal seriam obrigados a colocar em pauta/votação.
A morte do cão comunitário Orelha, vítima de agressões violentas em Florianópolis (SC), vai motivar uma manifestação em Natal neste domingo (1º). Protetores de animais cobram justiça pelo caso, que gerou comoção nacional. Manifestações em memória de Orelha também estão sendo organizadas em diversas cidades do país.
O ato está marcado para 15h, com concentração na Praça da Árvore de Mirassol. A mobilização é organizada pelo programa PetZoo, com apoio de outros movimentos da causa animal. Os participantes foram orientados a vestir camisa preta.
O caso
Orelha tinha cerca de 10 anos e vivia na Praia Brava, onde era cuidado por moradores. Ele foi encontrado agonizando em 4 de janeiro, com ferimentos graves na cabeça, e passou por eutanásia no dia seguinte. Exames confirmaram que o animal foi atingido por objeto contundente, que não foi localizado.
Segundo a Polícia Civil de Santa Catarina, quatro adolescentes são suspeitos das agressões e tiveram os celulares apreendidos. Os nomes não foram divulgados por se tratar de menores de idade. A investigação analisa imagens de câmeras de segurança e colhe depoimentos de testemunhas.
Três adultos — pais e tio de um dos adolescentes — foram indiciados por coação de testemunha, após suposta intimidação a um porteiro de condomínio.
A polícia também apura a tentativa de afogamento de outro cão comunitário, conhecido como Caramelo, no mesmo local. Há imagens dos adolescentes com o animal, além de relatos de testemunhas sobre o crime.
Com todo respeito ao cachorro, mas eu não vi nenhuma manifestação por morte violenta de tantas crianças no Brasil. Pelos feminicídios, pelos assassinatos de cidadãos e cidadãs nas ruas do Brasil. Não só o caso do Orelha merece repúdio.
A agência reguladora de medicamentos do Reino Unido (MHRA) emitiu um alerta após registrar casos graves de pancreatite em usuários de remédios para obesidade e diabetes, como Wegovy (Novo Nordisk) e Mounjaro (Eli Lilly). Em 19 casos, a inflamação evoluiu para morte.
Entre 2007 e outubro de 2025, a MHRA recebeu cerca de 1.300 notificações de pancreatite associadas a esses medicamentos, incluindo 24 casos de pancreatite necrosante, a forma mais grave da doença. No período, 25 milhões de embalagens foram distribuídas no país, o que indica que o efeito é raro, mas potencialmente grave.
Os medicamentos atuam imitando hormônios intestinais como o GLP-1 e o GIP, usados no tratamento do diabetes tipo 2 e, mais recentemente, no controle do peso. Nos EUA, as bulas já trazem alertas sobre o risco de inflamação no pâncreas.
A MHRA orienta pacientes a procurar atendimento médico diante de dor abdominal intensa e persistente, especialmente se houver náuseas e vômitos. Médicos também devem questionar pacientes com esses sintomas sobre o uso de canetas emagrecedoras, inclusive as adquiridas de forma privada.
As farmacêuticas afirmam que os medicamentos devem ser usados com acompanhamento médico. A Novo Nordisk diz que os benefícios superam os riscos para pacientes com indicação clínica. A Eli Lilly alerta para maior cautela em pessoas com histórico de pancreatite.
O garoto serve o EB e sai de lá um Rambo. Passa um ano dá 3 tiros, pois falta munição, come dois dias por semana pois falta comida e finalmente vira um supercombatente da faxina.
Só na sua cabeça de bagre. Pelo jeito nunca serviu e nem sabe de nada de militarismo. Nunca segurou nem um cotonete quanto mais uma arma
Alistamento e voto obrigatório já devia ter acabado.
Acho que a culpa disso é do Bolsonaro, não?