Tecnologia

Anatel proíbe uso de robôs para chamadas de telemarketing

Foto: divulgação

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vai proibir o uso de robôs em chamadas de telemarketing. A agência publicará medida cautelar, na segunda-feira (6), para classificar os chamados “robocalls” como uso indevido da rede, obrigando as operadoras a bloquear usuários.

Segundo a medida, serão bloqueados os usuários que façam mais de 100 mil chamadas por dia em uma linha telefônica, com duração de até 3 segundos. Ou seja, aquelas chamadas que não são completadas ou que são desligadas.

Essas 100 mil ligações ou mais são um número inicial. Buscamos combater os maiores ofensores. A partir da observação do próprio mercado, se verificarmos que está se utilizando mecanismos para burlar os objetivos dessa cautelar, esse sarrafo será alterado até que se atinja o objetivo”, disse o conselheiro da Anatel Emmanoel Campelo.

De acordo com a cautelar, serão bloqueados também os números de telefone que não têm usuários atribuídos, mas são utilizados para ligações. Todo número de telefone precisar ter um cliente identificado, mas prestadoras de serviços de telemarketing utilizam os números vagos aleatoriamente para realizar suas ligações. Isso será proibido pela Anatel a partir de 2ª feira (6.jun).

Isso é uma janela que está sendo usada por empresas de telemarketing abusivo, mas também tem sido utilizada para as mais diversas fraudes”, afirmou Campelo a jornalistas nesta 6ª feira (3.jun).

As operadoras de telecomunicações e os usuários que não cumprirem as determinações da Anatel estão sujeitos a multas de até R$ 50 milhões.

Os prazos para adequação às normas, contatos a partir de 3ª feira (7.jun), são:

  • operadoras: 30 dias para bloqueio de chamadas de números sem usuário;
  • operadoras: 15 dias para bloqueio dos usuários que fizerem mais de 100 mil chamadas por dia com duração inferior a 3 segundos;
  • operadoras: 10 dias para enviar à Anatel a lista de usuários que fizeram ligações em volume e duração proibidos pela medida cautelar;
  • operadoras: devem, a cada 15 dias, notificar a Anatel sobre os usuários que foram bloqueados e seus números;
  • usuários: 15 dias para cessar o excesso de chamadas com duração de até 3 segundos.

O usuário será bloqueado por 15 dias. O bloqueio só será suspenso caso o cliente assine acordo com a Anatel para se adequar às regras.

A medida cautelar da Anatel terá vigência de 3 meses. Durante esse período, a agência vai abrir consulta pública para receber contribuições do setor.

No final de 2021, a agência publicou norma estabelecendo o prefixo 0303 para chamadas de telemarketing. O prefixo se tornou obrigatório para empresas de telefonia móvel em 10 de março. Para as redes de telefonia fixa, o prazo final é a próxima 4ª feira (8.jun).

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Até que fim, isto é um escárnio, essas operadoras descaradas importunando o Cidadão de dia e de noite.

  2. Agora proiba, eu recebo umas 30 ligações por dia desses robôs oferecendo cartão. Isso é culpa do Bozo agindo para os interesses do lobby da comunicação.

    1. Aí a operadora o presenteia com uma antena no sítio ‘de um amigo’.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Maioria dos bolsonaristas reprova vídeo de Michelle sobre Flávio, aponta pesquisa Atlas

Foto: Reprodução

Uma pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta quinta-feira (2) aponta que a maioria dos eleitores de Jair Bolsonaro desaprova a decisão de Michelle Bolsonaro (PL) de publicar um vídeo envolvendo um desentendimento com o senador Flávio Bolsonaro.

Segundo o levantamento, 78% dos brasileiros afirmam ter assistido ao conteúdo divulgado pela ex-primeira-dama.

Entre os eleitores de Jair Bolsonaro que viram o vídeo, 65,6% disseram discordar da atitude de Michelle, enquanto 26,5% concordaram com a publicação. Outros 7,8% não souberam responder.

No recorte do eleitorado geral, o cenário é diferente. Entre todos os entrevistados que assistiram ao vídeo, 51% afirmaram concordar com a decisão de Michelle de expor a divergência, enquanto 35,1% discordaram e 13,7% não opinaram.

O episódio ganhou repercussão após Michelle relatar publicamente um desentendimento com Flávio Bolsonaro e afirmar ter sido desrespeitada em discussões internas do PL. Segundo ela, o senador teria adotado postura ríspida e defendido que ela ficasse fora de decisões partidárias.

Após a repercussão, Flávio Bolsonaro pediu desculpas e afirmou que não teve intenção de ofender a ex-primeira-dama. Ele disse ainda que divergências políticas não representam ruptura de princípios.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

EMPATE TÉCNICO: 37,6% veem aliados de Lula no caso Banco Master e 36% de Bolsonaro, aponta Atlas

Foto: Reprodução

Uma pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta quinta-feira (2) mostra um cenário de forte divisão política na percepção dos eleitores sobre o caso Banco Master.

Segundo o levantamento, 37,6% dos entrevistados acreditam que aliados do presidente Lula (PT) estão mais envolvidos no caso. O número configura empate técnico com os 36% que apontam maior responsabilidade de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Outros 17,1% afirmam que todos os grupos políticos estão igualmente envolvidos no episódio. Já 6,1% atribuem o caso principalmente a lideranças do Centrão. Os indecisos somam 3,1%.

A pesquisa também avaliou o nível de conhecimento sobre o caso envolvendo o senador Jaques Wagner (PT). Ao todo, 71,4% disseram acompanhar de perto as investigações, enquanto 22,5% afirmaram ter ouvido falar, mas conhecer poucos detalhes. Outros 6,1% disseram não ter conhecimento do tema.

O questionário foi incluído após a Polícia Federal investigar um possível vínculo entre o entorno do senador e estruturas relacionadas ao Banco Master. Segundo a corporação, foram identificados elementos que indicariam possível recebimento de vantagens econômicas indevidas, direta ou indiretamente, por meio de pessoas próximas e estruturas societárias.

Após a abertura das investigações, Jaques Wagner deixou a liderança do governo no Senado após reunião com o presidente Lula. Ele afirmou que sua prioridade é provar sua inocência e concentrar-se em sua reeleição e no apoio ao governo federal.

Os advogados do senador negam irregularidades e afirmam que ele não participou de atos que tenham favorecido o banco, alegando que teriam ocorrido erros na condução da operação.

Metodologia

A pesquisa ouviu 4.999 eleitores entre 26 e 30 de junho. A margem de erro é de um ponto percentual, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o protocolo BR-04582/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] NO LIMITE: único centro de queimados do RN segue com reforma travada em menos de 2% e funciona lotado no Walfredo Gurgel

Imagens: Reprodução/Band RN

O Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, enfrenta um cenário crítico. A unidade, única referência especializada do RN, opera com 100% dos leitos ocupados e ainda mantém 11 pacientes internados em outros setores do hospital.

Ao mesmo tempo, a reforma da estrutura do CTQ, iniciada há quase dois anos, teve avanço inferior a 2% do projeto previsto, segundo informações repassadas pela coordenação da unidade.

De acordo com o coordenador do CTQ, Dr. Marco Almeida, a situação compromete diretamente a capacidade de resposta em casos de maior gravidade, como acidentes com múltiplas vítimas, que exigem estrutura hospitalar especializada e integrada.

“É muito preocupante. Temos somente um centro de tratamento de queimaduras no RN. A estrutura está comprometida porque a reforma foi iniciada há quase dois anos e avançou menos de 2%. Hoje estamos com 100% de ocupação e pacientes distribuídos pelo hospital”, afirmou, em entrevista à Band RN.

Ele também destacou o risco operacional em situações de emergência coletiva. “Se tiver um acidente grave numa indústria ou shopping, como vamos atender múltiplas vítimas? Estamos no limite”, disse.

O médico reforçou ainda que o tratamento de grandes queimados exige equipe multidisciplinar completa, com profissionais de diversas áreas da saúde.

Segundo ele, a ausência de estrutura adequada aumenta a pressão sobre o sistema e limita a capacidade de atendimento especializado no estado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Presidente do PL extingue comando do PL Mulher e diz: “Ninguém tem o tamanho de Michelle Bolsonaro”

Foto: Reprodução

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, decidiu extinguir o comando nacional do PL Mulher nesta quarta-feira (1º), um dia após a saída da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro da função.

Segundo Valdemar, a decisão foi tomada porque o partido não possui, no momento, um nome com o mesmo perfil político para substituir Michelle na estrutura nacional.

“Já extingui hoje o comando do PL Mulher. Não temos ninguém com o tamanho de Michelle para substituí-la”, afirmou o dirigente em entrevista à CNN.

Com a mudança, o PL passa a concentrar a atuação do movimento feminino nos diretórios estaduais, modelo que já vinha sendo estruturado sob a liderança de Michelle nos últimos anos.

A saída de Michelle do comando nacional foi comunicada na terça-feira (30) e ocorre em meio a um ambiente de tensão interna envolvendo lideranças do partido, incluindo o senador Flávio Bolsonaro.

Em nota, Valdemar afirmou que a ex-primeira-dama fez um trabalho considerado positivo à frente do PL Mulher e que sua decisão deve ser respeitada, destacando ainda que divergências internas não superam a unidade partidária.

Michelle, por sua vez, informou que deixou o cargo para se dedicar à família e ao ex-presidente Jair Bolsonaro, além de mencionar a possibilidade de disputar uma vaga no Senado pelo Distrito Federal, decisão que ainda não está definida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PF obtém mensagens em que Vorcaro mandou vasculhar vida de jornalista: “Preciso calar essa mulher”

Foto: Reprodução

Mensagens encontradas pela Polícia Federal indicam que o ex-banqueiro Daniel Vorcaro afirmou que era preciso “calar essa mulher”, em referência à jornalista Malu Gaspar, de O Globo, em meio a uma tentativa de levantar informações pessoais para impedir a publicação de reportagens sobre o Banco Master.

Segundo mensagens reveladas pelo portal Fatos Online e confirmadas pela CNN Brasil, Vorcaro afirmou que era preciso “encontrar algo dessa mulher no pessoal”.

Em resposta, o publicitário Thiago Miranda afirmou que não havia encontrado “absolutamente nada” e disse que a jornalista não tinha “nem multa na CNH”.

As conversas também indicam que Miranda teria acessado dados financeiros da jornalista, como renda e movimentações bancárias. Os dois ainda comentam detalhes sobre o veículo utilizado por Malu Gaspar.

As mensagens teriam sido trocadas entre março e abril de 2025, período em que reportagens sobre o Banco Master estavam em fase de preparação.

Em outro trecho das conversas, Vorcaro volta a afirmar que era preciso “calar essa mulher”. Na sequência, aparece a sugestão de oferecer um contrato milionário à jornalista.

Os dois também discutem estratégias para responder aos questionamentos feitos por Malu Gaspar durante a apuração das reportagens.

Esta é a segunda vez que jornalistas de O Globo são citados nas investigações envolvendo Vorcaro.

Em março, a CNN Brasil informou que a Polícia Federal havia identificado mensagens nas quais o ex-banqueiro determinava ameaças contra pessoas consideradas prejudiciais aos seus interesses, entre elas o colunista Lauro Jardim.

O Globo

Em nota divulgada nesta quarta-feira (1º), O Globo repudiou o que classificou como uma devassa contra a vida da jornalista e defendeu uma apuração rigorosa do caso.

O jornal afirmou que as mensagens revelam uma tentativa de intimidar a imprensa e informou que continuará acompanhando o andamento das investigações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Esposa de Moraes enviou minuta de contrato de R$ 129 milhões a Vorcaro pelo WhatsApp, diz Estadão

Foto: Reprodução

Uma reportagem do Estadão afirma que a advogada Viviane Barci de Moraes enviou diretamente pelo WhatsApp ao banqueiro Daniel Vorcaro a minuta de um contrato de R$ 129 milhões para prestação de serviços jurídicos ao Banco Master.

Segundo a publicação, a conversa foi encontrada pela Polícia Federal no celular de Vorcaro, apreendido durante a primeira fase da Operação Compliance Zero, realizada em novembro do ano passado.

O contrato previa atuação em temas relacionados ao Banco Central, à Receita Federal e ao Congresso Nacional. De acordo com o texto do Estadão, os pagamentos previstos seriam feitos em parcelas mensais de R$ 3,6 milhões.

Foto: Reprodução

A reportagem informa ainda que o contrato teria sido formalmente assinado e que cerca de R$ 80,2 milhões teriam sido pagos antes da suspensão dos repasses. O escritório de advocacia citado afirmou ao jornal que não comenta tratativas envolvendo clientes.

Segundo dados mencionados pelo Estadão, o escritório de Viviane Barci de Moraes recebeu pagamentos do Banco Master em 2024 e 2025. No local também trabalham dois filhos do casal.

Entre as mensagens reproduzidas pela reportagem está um texto enviado em 17 de janeiro de 2024: “Bom dia! Segue a minuta do contrato. Abraço”. Cinco dias depois, segundo o jornal, Vorcaro respondeu perguntando como deveria ser feita a assinatura do documento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Setor produtivo aponta insegurança jurídica e cobra mudanças no novo Código Ambiental do RN

Foto: Reprodução

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça dá prazo final ao Governo do RN para nomear policiais; multa pode chegar a R$ 100 mil por dia

Foto: Reprodução

O Governo do RN tem até 9 de julho para cumprir uma decisão da Justiça que determina a nomeação de candidatos aprovados no concurso da Polícia Civil e a convocação de uma nova turma para o Curso de Formação Profissional.

Caso a ordem não seja cumprida, o Ministério Público do RN (MPRN) pediu a aplicação de multa diária de R$ 100 mil, além da adoção de outras medidas para garantir o cumprimento da decisão.

A determinação é da 6ª Vara da Fazenda Pública de Natal. Segundo o MPRN, a Polícia Civil enfrenta um déficit de aproximadamente 64% do efetivo previsto em lei, o equivalente a cerca de 3 mil cargos vagos, situação que compromete a capacidade de investigação e o atendimento à população.

A decisão judicial determina a nomeação dos candidatos já aprovados e aptos à posse, além da convocação de novos classificados para o Curso de Formação Profissional.

O Estado apresentou recurso, mas, conforme a própria decisão, a medida não suspende automaticamente os efeitos da sentença, que continua válida até eventual manifestação de instância superior.

No dia 18 de junho, o Governo do RN publicou a nomeação de 30 policiais civis. Segundo a gestão estadual, o ato teve como objetivo apenas recompor vagas já existentes, sem ampliar o efetivo da corporação.

Em entrevista à Rádio 97 FM, a governadora Fátima Bezerra (PT) atribuiu as limitações para novas nomeações às restrições fiscais e orçamentárias.

155 ainda aguardam nomeação

Atualmente, 155 candidatos da Turma 3 aguardam apenas a nomeação para posse, enquanto cerca de 90 classificados da Turma 4 esperam convocação para o Curso de Formação, etapa final do concurso.

Para o Ministério Público, o eventual descumprimento da decisão pode configurar afronta à autoridade judicial, razão pela qual pediu o reforço das medidas para assegurar o cumprimento da sentença.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Natal tenta cortar R$ 260 milhões em dívidas antigas com leilão de descontos

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Natal vai realizar um leilão reverso para tentar reduzir cerca de R$ 260 milhões em dívidas antigas acumuladas em anos anteriores a 2023.

A primeira rodada está marcada para 27 de julho e permitirá que credores antecipem o recebimento dos valores, desde que ofereçam descontos sobre o montante a que têm direito.

O modelo funciona de forma diferente de um leilão tradicional. Em vez de disputar quem paga mais, os credores concorrem entre si oferecendo o maior percentual de desconto.

As propostas com os maiores abatimentos serão contempladas primeiro, até o limite dos recursos disponíveis para pagamento.

Segundo o secretário municipal de Finanças, Marcelo Oliveira, o formato garante redução do passivo registrado nas contas públicas, já que os pagamentos serão feitos por valores inferiores aos originalmente devidos.

Ele afirma que a adesão é voluntária e que os credores que não participarem continuarão no fluxo normal de pagamentos da Prefeitura, sem prejuízo.

Para débitos de até R$ 25 mil, haverá uma modalidade específica de pagamento à vista, com descontos a partir de 10% e prazos menores.

De acordo com a Secretaria de Finanças, a medida busca oferecer uma alternativa mais rápida para quem tem valores menores a receber.

Ainda segundo Marcelo Oliveira, a redução das dívidas pode melhorar a situação fiscal do município perante o Tesouro Nacional, ampliando a capacidade de contratar financiamentos para investimentos futuros.

A Prefeitura também afirma que trabalha para evitar a formação de novos restos a pagar nos próximos anos.

Os credores interessados deverão se cadastrar no Portal de Compras Públicas do Município entre 1º e 17 de julho.

As propostas serão recebidas exclusivamente pela plataforma eletrônica no dia 27 de julho, das 9h às 12h.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PGR se manifesta a favor de manter Bolsonaro em domiciliar

Foto: Divulgação

A PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifestou a favor da continuidade da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em posicionamento, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirma que o inquérito sobre a arma do dirigente de direita não imputa “ao sentenciado falta disciplinar que impacte negativamente sobre o atual regime em que cumpre pena”.

A PGR salienta, porém, a necessidade de se apreender a pistola em nome de Bolsonaro, que foi encontrada durante blitz policial.

“É certo que a condição atual do custodiado é incompatível com a posse de arma de fogo, que pressupõe, entre outros requisitos, a comprovação de idoneidade”, ressalta.

Gonet conclui, portanto, “pelo regular prosseguimento da execução no regime em que se encontra” Bolsonaro, mas “mantendo-se a pistola apreendida”.

Agora, a defesa do ex-presidente tem 48 horas também para se manifestar sobre a conclusão do inquérito da Polícia Civil do Distrito Federal.

A força policial decidiu pelo indiciamento do sargento Estácio Leite Filho por porte ilegal de arma de fogo.

O militar carregava uma pistola, registrada no nome do ex-presidente, quando foi parado em uma blitz na capital federal.

Segundo a autoridade policial, o militar, que faz a segurança do dirigente de direita, portava a pistola sem autorização formal do proprietário, em desacordo com a exigência legal.

No inquérito policial, o delegado disse, porém, que o registro de arma de fogo de Bolsonaro é válido e que não considerou haver ilegalidade no fato de ele ter uma pistola em sua residência.

 

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *