Saúde

Anvisa dispensa registro para vacinas que forem enviadas ao Brasil pela OMS


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta terça-feira (9), a regulamentação dos procedimentos para importação e monitoramento das vacinas contra Covid-19 do consórcio Covax Facility.

O Covax é uma iniciativa promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que prevê a distribuição global de doses de vacinas contra a Covid-19 e prevê doses também para países mais pobres.

Em nota, a Anvisa afirma que a resolução aprovada “dispensa o registro e a autorização temporária de uso emergencial das vacinas adquiridas” através do Covax Facility. Isso significa que, mesmo vacinas contra a Covid-19 que não tenham sido autorizadas no Brasil, podem ser usadas caso recebam a chancela do consórcio da OMS.

De acordo com a agência, a decisão “reduz a duplicação de esforços regulatórios”. A lógica é que potenciais vacinas que tenham passado por “avaliação regulatória equivalente à desempenhada pela Anvisa” devem contar com confiabilidade da parte do Brasil.

O acordo estima que o Brasil receba 10,6 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca ainda no primeiro semestre de 2021.

Após a aprovação do processo regulatório por parte da Anvisa, o Ministério da Saúde passa a ser o responsável pela verificação das condições da cadeia de transporte, prazo de validade, manutenção da qualidade das vacinas importadas e armazenamento, bem como o monitoramento pós-distribuição e pós-uso.

A diretora da Anvisa, Meiruze Sousa de Freitas destacou que a distribuição das vacinas também depende da disponibilidade da farmacêutica.

A vice-diretora geral da OMS, Mariângela Simão, em entrevista à CNN disse que o Brasil só terá benefícios com a entrada no consórcio mundial de vacinas (Covax), pois não dependerá mais apenas de acordos bilaterais entre o governo e as farmacêuticas para a aquisição de imunizantes.

Mariângela falou sobre a formalização no Senado da entrada do Brasil no Covax, ligado à OMS, para ter acesso mais amplo às vacinas contra a Covid-19 que estão sendo produzidas no mundo. A adesão, no entanto, ainda precisa da sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Mesmo que o Brasil já tenha dois acordos bilaterais, um deles com a Sinovac, que produz a Coronavac, e outro com a AstraZeneca, ainda assim se vê que os quantitativos que serão necessários em 2021 e 2022 são muito maiores do que qualquer capacidade de produção local e exportação dessas vacinas”, explicou a especialista.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Faria de novo”; diz adolescente que matou pais e irmã em SP

Foto: Reprodução/SBT

O adolescente de 16 anos que m4tou os pais adotivos e a irmã na sexta-feira (17/5) e passou o final de semana com os corpos disse à polícia que não se arrepende e que, se pudesse, “faria novamente”. O crime foi cometido dentro da casa da família, na Vila Jaguara, zona oeste de São Paulo.

Em depoimento à polícia, o menor de idade afirmou que já havia pensado em m4tar os pais anteriormente e que decidiu colocar o plano em prática após eles “confiscarem” seu aparelho celular.

Os desentendimentos com os pais eram frequentes, segundo o adolescente. Ele disse que, na véspera do crime, os pais o chamaram de “v4g4bundo”.

Segundo o relato do adolescente, o pai e a irmã foram m0rt0s por volta das 13h da sexta-feira. Depois, ele foi até a cozinha, almoçou ao lado do cadáver do pai e foi até a academia. A mãe foi m0rta horas depois, por volta de 19h, quando chegou do trabalho.

Durante o final de semana, convivendo com os corpos dos familiares, o garoto manteve sua rotina normalmente. No sábado (18/5), um dia após as mortes, o adolescente pegou uma f4ca na cozinha e cravou nas costas da mãe. Ele disse que fez isso porque ainda estava com raiva dela por ter ficado sem o celular.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Violência

CRIME BRUTAL: Adolescente mata a tiros pais e irmã em SP

Foto: Reprodução Tv Globo

Um adolescente de 16 anos foi apreendido, na madrugada desta segunda-feira (20/5), após confessar, de acordo com a polícia, ter matado a tiros os pais adotivos e a irmã dentro de casa, na Vila Jaguara, zona oeste de São Paulo.

O crime aconteceu na noite de sexta-feira (17/5), mas só foi descoberto nesta segunda-feira, quando o próprio adolescente ligou para a polícia para contar o que tinha feito. Ele falou à polícia que manteve sua rotina normal nos dias seguintes ao crime, como ir à academia e à padaria. Disse, ainda, que não estava arrependido.

O pai do adolescente tinha 57 anos, a mãe, 50, e a irmã, 16. Aos policiais militares que foram à sua casa ele teria dito que cometeu os assassinatos após “um desentendimento”.

Corpos permaneceram na casa

Segundo apurou a Polícia Militar, os corpos permaneceram na casa nos últimos três dias. Os corpos dos pais foram encontrados no andar térreo e a irmã estava no andar superior. No caso da mãe, o adolescente ainda fincou uma faca em suas costas no sábado (28/5), quando ela já estava morta.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o adolescente confessou ter usado a arma do pai, que era guarda civil municipal em Jundiaí, no interior do estado.

O adolescente foi levado para o 87º DP para ser ouvido pela equipe de investigação. Em seguida, será encaminhado à Fundação Casa.

Por volta de 6h, peritos da Polícia Técnico-Científica estavam no local. Nesse horário, os corpos das vítimas permaneciam no imóvel. A arma e o celular do menor foram apreendidos.

O caso foi registrado como ato infracional de homicídio – feminicídio; ato infracional de posse ou porte ilegal de arma de fogo e ato infracional – vilipêndio a cadáver.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Traficantes tentam esconder droga em caminhão com ajuda para o RS; PRF descobriu ação

Foto: Divulgação PRF

Uma operação conjunta inesperada revelou um carregamento oculto de drogas dentro de um veículo destinado à ajuda humanitária. A apreensão ocorreu durante a manhã deste sábado, evidenciando o uso de estratégias sofisticadas por parte de traficantes para transportar substâncias ilícitas.

Durante uma inspeção mais detalhada, os oficiais encontraram drogas escondidas no estepe do caminhão. Com o uso de ferramentas específicas, eles acessaram o interior do pneu, descobrindo 52 quilos de cocaína e um quilo de crack.

O caminhão transportava aproximadamente 20 toneladas de itens doados, arrecadados legalmente pela Defesa Civil de Cascavel. A credencial de ajuda humanitária estava clara, adornada com um adesivo que dizia “SOS Rio Grande do Sul”.

*Com informações Porta 96Fm e O antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CARNAUBAIS: Contrato milionário com escritório de advocacia que não produziu nenhuma ação jurídica é um escândalo

 

Foto: Reprodução

No último dia 10 de maio, o BLOGDOBG publicou notícia sobre um contrato esquisito entre a Prefeitura de Carnaubais e o escritório de advocacia Severino Medeiros Sociedade Individual de Advocacia com valor de quase R$ 1 milhão firmado em 25 de outubro de 2023 para serviço de assessoria jurídica ao Município. porém com o fato curioso de que desde a assinatura do contrato até o mês de abril desse ano nenhuma atuação jurídica em favor do Município foi registrada.

O BLOGDOBG passou a semana apurando o fato que poderia ter levado a prefeita Marineide Diniz a cometer esse erro milionário. Contudo, apuramos que não foi nenhum erro e sim que o contrato foi intermediado pelo marido da prefeita e atual chefe de gabinete do Município, Dinarte Diniz, que firmou o contrato esquisito com o escritório de advocacia Severnio Medeiros. A aberração gerou até notificação da OAB/RN pedindo esclarecimentos à Prefeitura já que não existe nenhum serviço prestado. Pelo o que apuramos, o Ministério Público também vai pedir informações do contrato.

Tais fatos levam ao contrato deixar de ser esquisito para beirar um grande escândalo em Carnaubais. A Prefeitura não se manifestou até o momento, e o BLOGDOBG não conseguiu contato com a prefeita Marineide, nem seus assessores de comunicação para tratar desse assunto. Deixamos o espaço em aberto para os esclarecimentos da gestão da prefeita Marineide Diniz para este caso que pode se tornar um grande escândalo de improbidade administrativa com o dinheiro público.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Bolsonaro processa Boulos por associá-lo à morte de Marielle Franco

Foto: Isac Nóbrega/Zeca Ribeiro

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal agendou para o dia 19 de julho uma audiência de conciliação entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP).

Bolsonaro cobra uma indenização de R$ 50 mil de Boulos por danos morais. Segundo a defesa do ex-presidente, o pré-candidato à prefeitura de São Paulo fez “ilações” e o acusou de suposta participação no assassinado da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

A ação lista publicações no X (antigo Twitter) em que o deputado do PSOL teria apontado Bolsonaro como responsável pelo crime.

A decisão de Bolsonaro de processar o adversário político ocorre após os irmãos Chiquinho Brazão e Domingos Brazão serem apontados pela Polícia Federal como os mandantes dos assassinatos. Ambos estão presos desde o fim de março pela suspeita de participação no caso.

Procurado pela CNN, o deputado Guilherme Boulos não quis comentar o assunto.

Recentemente, outra disputa entre Boulos e Bolsonaro foi parar na Justiça. O ex-presidente foi obrigado a excluir uma postagem que fez nas redes sociais com informações que seriam falsas sobre o deputado.

No material compartilhado, uma reportagem intitulada “Governo coloca em sigilo números de fugas em presídios brasileiros”, Bolsonaro usou imagens do parlamentar junto com Lula.

Fonte: CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Novos voluntários da Força Nacional do SUS chegam ao Rio Grande do Sul

Foto: Ivan Matos/MS

A partir desta segunda-feira (20), novos voluntários da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) chegam ao Rio Grande do Sul. No início de maio, a equipe contava com 100 profissionais. Com o reforço, o número chegará a 202.

A medida, de acordo com o governo federal, vai permitir que equipes volantes, com médicos e enfermeiros, atuem simultaneamente em dez municípios classificados como prioritários.

Atendimentos

De acordo com o Ministério da Saúde, em 15 dias, a Força Nacional do SUS ultrapassou 3,5 mil atendimentos no Rio Grande do Sul, sendo 2.041 deles apenas no Hospital de Campanha de Canoas.

A unidade de Porto Alegre contabilizou 503 atendimentos enquanto a estrutura de São Leopoldo, a mais recente a iniciar operações, acumula 47 atendimentos.

As equipes volantes, segundo a pasta, atenderam 887 pessoas. Houve, no acumulado, 56 remoções aéreas e 120 atendimentos psicossociais.

Dados do Comitê de Operações Emergenciais (COE) para o Rio Grande do Sul apontam que 25% dos atendimentos em saúde no estado são relacionadas a doenças respiratórias, enquanto 7% são de doenças diarreicas.

Ampliação da rede

O município de Novo Hamburgo, distante 78 quilômetros de Porto Alegre, deve receber o quarto hospital de campanha. A nova estrutura terá seis médicos e três enfermeiros, além de técnicos de enfermagem. A unidade, segundo o ministério, receberá pacientes 24 horas por dia e tem capacidade para entre 150 e 200 atendimentos diários.

“Nesta semana, será iniciada a montagem e o início do funcionamento será divulgado nos próximos dias”, destacou a pasta.

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

LULA lamenta morte do presidente iraniano

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou nesta segunda-feira (20) uma mensagem de pesar Diante da confirmação da morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi,e do chanceler do país, Houssein Amir Abdollahian, nesse domingo (19). Eles estão entre as vítimas em uma queda de helicóptero que aconteceu no norte do país.

– Com pesar soube da confirmação da morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi e do seu chanceler, Hossein Amir Abdollahian e de todos os passageiros e tripulação, após a queda de seu helicóptero. Minhas condolências aos familiares de todas as vítima, ao governo e ao povo iraniano.

Opinião dos leitores

  1. Esse tal de Raisi era muito bonzinho. Foi membro do Comitê da Morte, que matou milhares de iranianos. “Num” valia subnitrato de cocô de gato; ou seja, tão sujo quanto o Nine.

  2. E o Brasil da esquerda, da defesa fascista dos países totalitários, do LULA HAMAS, vai caminhando para a desgraça ainda maior do povo.
    Faz o L

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direito

Justiça do Trabalho realiza semana de conciliação no RN; saiba como agendar audiência

Foto: Divulgação/TRT

A Justiça do Trabalho começou nesta segunda-feira (20) a 8ª edição da Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, com dezenas de acordos e audiências marcadas em Natal e no interior do Rio Grande do Norte.

O mutirão segue até a próxima sexta-feira (24) e ainda é possível agendar novas audiências, segundo o Tribunal Regional do Trabalho.

As audiências de conciliação ocorrem nas Varas do Trabalho de Natal e do Interior e dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejusc) de Natal e de Mossoró.

“Há uma expectativa muito positiva de nossa parte em relação ao movimento da Semana da Conciliação deste ano e estamos preparados e mobilizados, todos os magistrados e servidores das Varas e dos Cejuscs, para atender quem nos procurar”, disse o desembargador Eduardo Serrano da Rocha, vice-presidente e coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflito do TRT-RN.

Entre os processos que estão com homologação agendada para a semana se destacam um acordo coletivo da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) e um acordo que envolve mais de 100 trabalhadores da Datanorte, atualmente aposentados, que foram reintegrados e vão receber seus atrasados.

Também estão pautados mais de 180 processos da Petrobras e outros 100 da Caixa Econômica Federal. Há, também, processos da Uber e da 99, do banco Santander e da Cooperativa Educacional (Coopedu).

Porém, outras pessoas envolvidas em processos trabalhistas também podem solicitar agendamento de acordos.

Como agendar

 

As partes que desejarem conciliar podem solicitar a inscrição por e-mail ou por telefone. Também serão aceitos pedidos através do WhatsApp Business.

Segundo o TRT, para solicitar a inclusão na pauta de audiência, é necessário informar o número do processo, os nomes, telefones, e-mails e endereços das partes e dos advogados. Além disso, os advogados devem realizar uma petição no processo.

  • Em Natal
    – WhatsApp Business: (84) 99838-0454 / 4006-3109
    – E-mail: [email protected]
  • Em Mossoró
    – WhatsApp Business: (84) 99838-0080 / 3422-3625
    – E-mail: [email protected]

 

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Fugitivo de Alcaçuz é visto em Assú, mas escapa de cerco policial e deixa para trás 14 celulares roubados

Foto: Reprodução

Um dos presos que fugiu da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, no Complexo de Alcaçuz, foi visto na tarde deste domingo (19) próximo à Ponte Felipe Guerra, sobre o Rio Piranhas-Açu, na BR-304, no limite entre os municípios de Assú e Itajá.

Com a denúncia, policiais foram até o local para averiguar a denúncia e identificaram Gustavo da Rocha Dias, de 30 anos, mas ele escapou do cerco policial ao avistar os agentes de segurança pública.

Durante a fuga, ‘Zé Comeia’, como o criminoso é conhecido, deixou para trás uma bolsa preta, contendo aproximadamente 14 celulares provenientes de roubo através de arrombamento, além de relógios e medicamentos.

Foto: Divulgação

Os policiais intensificaram as buscas na região com o objetivo de localizar e capturar o fugitivo.

O Governo do RN está oferecendo uma recompensa de R$ 5 mil para quem tiver informações dos fugitivos.

Qualquer informação pode ser repassada para o número 190.

*Com informações do Blog do Toni Martins e Portal da 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comportamento

Mulher presa por stalkear médico chegou a ligar 500 vezes e a enviar 1,3 mil mensagens em um dia

Foto: Reprodução

Kawara Welch foi presa no início do mês por “stalking”, prática considerada crime desde 2021. Ela se apresenta nas redes sociais como artista plástica e começou a alimentar uma obsessão pelo médico, na expectativa de ter um relacionamento amoroso com ele.

O “stalking” é quando uma pessoa persegue outra, pessoalmente ou por qualquer outro meio, como telefonemas e mensagens. A pena varia de seis meses a dois anos de prisão.

Kawara foi acusada por um médico, que preferiu não ser identificado, de persegui-lo desde 2019. Ele diz que conheceu Kawara em 2018. Segundo o médico, com problemas de depressão. Depois de outros dois atendimentos, Kawara procurou a clínica onde o médico também trabalha. Foi quando o stalking começou a ganhar força.

“Ela teve acesso ao meu celular e começou a passar mensagens e fotos perturbadoras mesmo, amarrando lençol, corda no pescoço, se despedia de mim. Eu entrei em pânico”, conta ele.

Foi aí que, segundo o médico, Kawara passou a mandar mensagens em tom de ameaça. Ele, então, decidiu parar de atendê-la na clínica, mas Kawara insistiu. E quando ela ia ao hospital particular durante os plantões dele, o médico pedia à direção que outro profissional a atendesse. Ele passou a evitar contato com Kawara, mas não imaginava que a situação iria se agravar.

“Ela chegou a me passar 1.300 mensagens em um dia. E mais de 500 ligações num único dia. Eu troquei de número de celular umas três ou quatro vezes, mas parei de trocar porque vi que era totalmente inútil. Ela tinha uma facilidade incrível em achar meu número novo”, afirma o médico.

Kawara também fez ligações insistentes para a mulher do profissional e para o filho dele. Além dos telefonemas e das mensagens, as investigações da polícia encontraram montagens feitas por Kawara em redes sociais para dar a impressão de que os dois tinham um caso.

O médico também afirma que ela começou a persegui-lo nas ruas, no momento em que ele chegava ao trabalho e a um congresso de medicina. Ele conta que em 2022, Kawara invadiu o consultório onde uma paciente era atendida, e houve troca de agressões com a mulher dele. Um ano depois, mais um ataque no mesmo local, com xingamentos e até acusação de roubo.

“Tinha momentos de horrores, que eu entrava em pânico, porque ou ela aparecia ou ela fazia alguma coisa inesperada”. A polícia prendeu Kawara em flagrante, mas ela ficou apenas uma semana detida. Pagou fiança de R$ 3,5 mil e passou a responder ao processo em liberdade. Em março de 2023, a Justiça determinou a prisão preventiva dela por voltar a descumprir as medidas cautelares. Kawara ficou mais de um ano foragida até ser presa na semana passada, numa faculdade em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, onde estudava nutrição.

O advogado de Kawara afirma que houve um envolvimento entre ela e o médico. Ele nega que tenha mantido qualquer relacionamento com ela. “Nós acreditamos não houve esse relacionamento. E, mesmo se houvesse, não justifica de forma alguma esse tipo de ação, esse tipo de conduta da Kawara”, afirma o delegado Rafael Faria.

O psiquiatra Daniel Barros, ouvido pelo Fantástico, diz que a prática de stalking pode ou não ter relação com transtornos psíquicos. No processo, não há nenhum laudo sobre as condições mentais de Kawara. Há um ano, o médico e a mulher dele estão em tratamento para controlar o pânico.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *