Um dos maiores artistas do carnaval brasileiro, Alceu Valença abriu os festejos da extensa programação do Carnaval de Natal no Polo Ponta Negra, nesta sexta-feira (13). Mais de 40 mil pessoas também acompanharam os shows da Banda Cavaleiros e da dupla Rafa e Pipo.
O DJ Samir apresentou um repertório mixado e eclético para conduzir o público ao frevo e aos clássicos de Alceu. “A viagem foi demorada, mas a energia de Natal e de vocês compensa. Obrigado ao prefeito pelo convite. O carnaval de Natal está para arrombar”, brincou o pernambucano.
Para o prefeito Paulinho Freire, a parceria contribui para ampliar a estrutura e garantir uma festa organizada e acessível à população. “Nosso objetivo é fazer um carnaval cada vez mais estruturado, que acolha as pessoas, valorize a cultura e gere oportunidades. Esse trabalho conjunto permite oferecer uma festa maior, com mais segurança, conforto e participação popular”, destacou.
No palco, outro convidado especial chamou a atenção: Richard Gabriel, de apenas 8 anos, fã de Alceu desde os 2. Foi a quinta tentativa de falar com o ídolo, mas, dessa vez, conseguiu entregar um desenho ao cantor e recebeu em troca um abraço e um beijo na testa.
“Alceu é cultura que atravessa gerações. Tem letras que remetem ao Nordeste”, disse o pequeno. A mãe, Elizabeth Oliveira, acredita que a admiração é algo espontâneo. “Ele só dorme escutando ‘Anunciação’, mesmo sem nunca termos influenciado. Acho que é algo muito dele.”
Acompanhado da avó, Cristina Grimaldi, Lucas Morais, de 13 anos, levou um dos muitos vinis do artista para tentar um autógrafo na área de backstage. “Não consegui, mas só em vê-lo de perto já valeu. Foi a primeira vez e vou tentar outras”, contou.
Na sequência, a banda Cavaleiros deixou o forró de lado para entrar no ritmo da folia carnavalesca, com repertório especial para o reinado de Momo. Já a dupla Rafa e Pipo, herdeiros do hitmaker Bell Marques, trouxe o axé baiano ao palco, já avançando pela madrugada.
Quem também aproveitou a festa foi o ambulante Reinaldo da Silva. “É um período bom para a gente. O Natal praticamente emenda com o carnaval, e ganhamos um extra para aliviar as contas nesse início de ano, que é sempre mais pesado.”
Assim como em todos os eventos promovidos pela Prefeitura do Natal, foram montados espaços reservados e próximos ao palco para pessoas com deficiência e também para pessoas com mobilidade reduzida. Salete Ramos elogiou a iniciativa. “É bom termos essa atenção especial. Aproveitamos bem melhor os shows, que estão ótimos.”
A secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, destacou a melhoria da estrutura no Polo Ponta Negra. “Descemos a estrutura da Praça Cláudio Porpino para a orla, onde podemos comportar maior público e oferecer mais serviços, conforto e segurança, com três postos médicos de atendimento imediato e um posto avançado, além de dois palcos maiores, que evitam espera entre os shows.”
Assim como na prévia de carnaval realizada no último fim de semana na Redinha, a Prefeitura retomou a iniciativa do Protocolo Unificado de Atendimento, que integra os serviços ofertados pelas secretarias municipais durante os eventos. A ação estabelece diretrizes para o acolhimento de pessoas em situação de risco, incluindo mulheres, idosos, crianças e pessoas com deficiência.
Segundo a secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Samara Trigueiro, foram estruturadas três salas destinadas a esse protocolo, instaladas nos principais polos carnavalescos da cidade: Ponta Negra, Ginásio Nélio Dias e Avenida da Alegria. A ação envolve equipes das secretarias de Direitos Humanos, da Mulher, da Assistência Social e de Segurança. Situações identificadas pela produção ou pelas forças de segurança são comunicadas por rádio para encaminhamento e acolhimento adequados.
Neste sábado (14), os shows ocorrem nos polos Ponta Negra, Avenida da Alegria, na Redinha, e no pátio do Ginásio Nélio Dias, também na Zona Norte de Natal, além dos blocos no Largo do Atheneu. Em Ponta Negra, sobem ao palco o potiguar Sueldo Soares, a Banda Mel, Priscila Freire e Márcia Felipe. Na Avenida da Alegria, apresentam-se Banda Grafith, Banda Mel e Capilé. Já no Ginásio Nélio Dias, a programação contará com Márcia Felipe, Pagode do Coxa, Cavaleiros do Forró e Soanata. Os shows têm início por volta das 19h.
O Carnaval de Natal 2026 conta com apresentação de Esportes da Sorte e é uma realização da Prefeitura do Natal.
Que falta de postura e independencia da Kouzina! Chega a ser até paranóico isso!! Foie Gras é antigo como a posição de mijar! O popular Patê de Fígado você compra em qlq Supermercado, do Mundo inteiro e ninguém morre por isso!! É o mesmo que falar das Sardinhas, mortas e condicionadas numa latinha apertadas, mal podem respirar!! Esse pessoal que imaginou essa “desculpa” já parou pra pensar como vivem os Frangos??!! 24 horas por dia, sob luz, sem dormir!! Só comendo sem parar!
Pode investigar que são os mesmos que defendem a China, a China que come cachorro. Deus está vendo a hipocrisia.
Se para poder alimentar a humanidade. será preciso sacrificar todo e qualquer tipo de animal e agora tem mais esses defensores, que se suspenda totalmente qualquer tipo de alimentação animal, inclusive o OVO, por se tratar de um aborto de um pinto.
Esse povo vegano só come bôsta.
Sou carnívoro, cervejeiro, pançudo, rabugento e odeio mimimi.
Mas o que fazem com os coitados dos gansos ultrapassa qualquer limite de razoabilidade humana. É tortura qualificada. É totalmente diferente do abate de animais. É semelhante com o que Mengele fazia com os judeus. Por isso NINGUÉM devia vender esse produto que, além de péssimo gosto culinário, é derivado de um ato de barbárie.
Mas que BG tem razão, tem: esse mundo está uma CHATICE por conta desse povo mimizento. Morro de saudades do tempo em que fumar era bonito e dar o c… era feio.
Cidadão, gosto é gosto e há muito não se produz foie gras pelo método da garvagem. Esse método realmente era cruel mas não menos cruel que tanger com choque elétrico bois para o abate, método usado na maioria dos frigoríficos do Brasil, quiçá do mundo. E mais os outros animais que vão ser abatidos em seguida ficam ouvindo os urros dos que estão na fila da morte. Pense nisso no seu próximo bife ou churrasco.
Vegano, crossfit, couch… nossa geração é de longe a pior. TUDO está errado pra esse povo. A vida, ao invés de ser mais leve, fica cada vez mais pesada pra essas pessoas, é muita aparencia e pose para ostentar.
KOUZINA não era para ter pedido desculpas. Compra e consome o produto quem assim pode e o desejar. Faniquito de vegano mimizento.
Certeza ! Continuarei comendo foie gras e comprando em outro local então