Após 2 meses no espaço, astronautas da Nasa retornam à Terra a bordo da cápsula Crew Dragon “Endeavour”, da SpaceX

Foto: Nasa

Os astronautas da Nasa Doug Hurley e Bob Behnken pousaram em segurança neste domingo (2), após 2 meses no espaço. Essa foi a primeira missão tripulada da agência espacial norte-americana em parceria com a SpaceX, do bilionário Elon Musk.

O momento do pouso da cápsula foi acompanhado por mais de 550 mil pessoas durante a transmissão ao vivo da Nasa em seu canal no YouTube.

O retorno à Terra começou no sábado (1º) com a desacoplagem da cápsula Crew Dragon da Estação Espacial Internacional. Como planejado, o pouso aconteceu no Golfo do México, próximo da costa da Flórida, às 15h48. Equipes da Nasa e da SpaceX fizeram o resgate dos astronauta em barcos.

Desde 1975, os astronautas que retornam do espaço não pousavam na água. A última vez foi em 1975, na missão da Apollo-Soyuz.

O retorno bem-sucedido deve marcar o início de uma nova fase de lançamentos com equipamentos projetados pela SpaceX. Até então, a Nasa estava utilizando foguetes russos para enviar suprimentos e novos tripulantes até a Estação Espacial.

R7