Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES
A Embaixada dos Estados Unidos pediu ao governo brasileiro acesso a documentos de investigações que envolvem atuação do crime organizado com ramificações em território norte-americano. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (3/12) pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Segundo o ministro, o pedido ocorreu após a conversa telefônica entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o norte-americano Donald Trump na terça-feira (2/12), quando ambos discutiram cooperação no combate ao crime organizado transnacional.
Os documentos solicitados pelos EUA fazem parte da Operação Poço de Lobato, que apura evasão de divisas e lavagem de dinheiro envolvendo empresas abertas no estado de Delaware. Segundo Haddad, os materiais estão sendo traduzidos para serem enviados à embaixada.
O ministro acrescentou que o crime organizado também utiliza o trânsito comercial entre os dois países para enviar armamentos escondidos em contêineres. Para ele, a cooperação bilateral deve ampliar a eficiência no combate às organizações criminosas.
Haddad falou sobre o tema durante cerimônia em Brasília, onde assinou acordo de cooperação técnica sobre jogos e apostas com o Ministério da Saúde.
Comente aqui