Política

Aprovação ao governo federal é de 40%; desaprovação é de 51%, mostra pesquisa PoderData


Foto: Sérgio Lima/Poder360

Pesquisa PoderData realizada nesta semana (entre os dias 1 e 3 de março) indica que as taxas de rejeição ao trabalho de Jair Bolsonaro e ao seu governo seguem sem variações além da margem de erro do levantamento (de 2 pontos percentuais).

A aprovação ao governo federal (“você aprova ou desaprova o governo do presidente Jair Bolsonaro?”) é de 40%. A desaprovação é de 51%. Outros 9% dizem não saber.

Há duas semanas, no levantamento do PoderData de 15 a 16 de fevereiro, esses percentuais eram de 43% (aprovação), 49% (desaprovação) e 8% (não sabe).

Mesmo tendo variado negativamente de 43% para 40% em duas semanas, a aprovação do governo federal deve ser considerada estável, como mostram as curvas do quadro a seguir.

Também é importante notar que a margem de erro (2 pontos) vale para mais e para menos. Portanto, os 40% atuais podem ser até 42% (no limite máximo) e 38% (no limite mínimo). E os 43% de duas semanas atrás poderiam ser de 41% a 45%.

O PoderData também pede que os entrevistados respondam se o trabalho de Bolsonaro como presidente é ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo.

No levantamento divulgado nesta 4ª feira (3.mar), os percentuais são os seguintes: 47% dizem que o mandatário é ruim ou péssimo; 31%, bom ou ótimo; e 18%, regular.

A avaliação negativa em relação ao desempenho pessoal do presidente está em um patamar elevado –com tendência de alta desde o início de dezembro (leia no gráfico abaixo).

Destaques demográficos: Avaliação do governo

O estudo destacou, também, os recortes para as respostas à pergunta sobre a percepção dos brasileiros em relação ao governo.

A administração federal sempre teve altas taxas de aprovação na região Norte. Nesta rodada, o indicador virou ao contrário, e há mais pessoas descontentes do que contentes com o governo (leia os percentuais abaixo), mesmo que com proporções parecidas à média geral.

Os estratos que apresentam as mais altas taxas de desaprovação são: mulheres (55%); os que têm de 25 a 44 anos e os que têm 60 anos ou mais (55% em ambos os grupos); os com ensino superior (64%); moradores do Nordeste (58%); e os que ganham de 5 a 10 salários mínimos (63%).

Já os que mais aprovam são: os que têm de 45 a 59 anos (46%); moradores da região Sul (53%); e os que ganham de 2 a 5 salários mínimos (46%). As taxas dos demais grupos estão emboladas dentro da margem de erro com as proporções da avaliação geral.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Não há dúvida que Bozo, assim como qualquer candidato do PT, têm uma votação expressiva, afinal o número de analfabetos e ignorantes do país é enorme. Mas duvido que consiga a quantidade de votos obtidos na sua eleição, onde parte significativa dos eleitores só queria a saída do PT, com certeza o único benefício de sua eleição. Mas agora acabou. O povo se deu conta que não há diferença entre as quadrilhas e que, com todo o roubo feito nos governos anteriores, este consegue fácil ser muitíssimo pior.

  2. O que tem pra aprovar desse governo?
    Quem aprova por favor, cita aí.
    Não vale mentir.
    E difícil, mas tenta uma vez ser honesto e falar a verdade.

  3. O presidente Bolsonaro arrasta multidões por onde passa, pessoas que o aplaudem e torcem pelo Brasil. Qual outro governante pode fazer isso sem receber uma sonora vaia? Tentem e vejam o resultado. Enquanto isso, os políticos corruptos e lacradores juntam-se até mesmo com seus outrora inimigos, na esperança de conseguirem vencê-lo numa próxima eleição. Se fôssemos nos basear por pesquisas, Bolsonaro nem presidente seria. Essa gente não aprende mesmo.

  4. O poste vai ganhar…e Dilmanta vai ser a presidente da casa civil e João Vacari homem honesto vai ser o ministro da economia…

  5. Pesquisa poder data, Haddad é Presidente.
    Dilma Senadora em Minas Gerais.
    Bolsonaro perde para todos os candidatos no segundo turno.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Multidão participa da Motocarreata da Liberdade em apoio a Flávio Bolsonaro em Mossoró


Uma multidão participou, nesta quarta-feira (30), da Motocarreata da Liberdade, realizada em apoio a Flávio Bolsonaro, em Mossoró.

A mobilização dos apoiadores saiu da Avenida Rio Branco e percorreu diferentes bairros e avenidas da cidade. As imagens mostram a dimensão da mobilização pelas ruas mossoroenses.

Mais cedo, Flávio Bolsonaro publicou um vídeo ao lado do senador Rogério Marinho, coordenador de sua campanha presidencial, convidando seus apoiadores para o evento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

MAIOR PESQUISA DA CAMPANHA: Instituto Veritá aponta Flávio Bolsonaro à frente para presidência e detalha raio-X do eleitorado

Reprodução

A nova pesquisa nacional do Instituto Veritá mostra Flávio Bolsonaro (PL) à frente de Lula (PT) em diferentes recortes do eleitorado e detalha os resultados por religião, renda, idade, sexo, escolaridade, ocupação, raça e estado.

No panorama geral de votos válidos para o primeiro turno, o levantamento aponta Flávio Bolsonaro na liderança com 45,14% das intenções de voto, seguido pelo atual presidente Lula (PT), que registra 44,65%, configurando uma vantagem de 0,49 ponto percentual a favor do candidato do PL. Os demais candidatos somam 10,21%.

Reprodução

Entre os evangélicos, Flávio aparece com 62,7%, contra 27,3% de Lula. Entre católicos, Lula tem 50,2%, ante 40,6% de Flávio. No grupo sem religião, o petista registra 63,0%, enquanto Flávio soma 23,2%.

Por renda, Flávio lidera entre os eleitores que recebem de 2 a 5 salários mínimos, com 49,8% contra 40,2% de Lula. Acima de cinco salários, são 47,4% a 42,6%. Entre os que ganham menos de dois salários, Lula aparece com 50,0%, contra 39,6% de Flávio.

No recorte por idade, Flávio tem 46,4% entre 35 e 54 anos e 46,5% entre os eleitores de 55 anos ou mais. Entre os jovens de 16 a 34 anos, Lula registra 43,3%, contra 42,2% de Flávio.

Entre os homens, Flávio marca 45,7%, ante 43,4% de Lula. Entre as mulheres, Lula tem 45,8%, contra 44,6% de Flávio.

No ensino superior completo ou incompleto, Flávio aparece com 45,0%, contra 42,2% de Lula. Entre eleitores com até ensino médio completo, Lula tem 45,4% e Flávio 45,2%. Na População Economicamente Ativa (PEA), os números são 45,5% para Flávio e 43,4% para Lula.

Por raça, Flávio registra 49,3% entre os eleitores brancos, contra 40,4% de Lula. Entre pardos, Lula tem 47,9%, contra 41,9% de Flávio. Entre negros, o petista aparece com 48,9%, ante 41,9% do candidato do PL.

Nos estados, as maiores vantagens de Flávio aparecem em Roraima, com 51,87%, Rondônia, com 40,95%, Acre, com 36,34%, Mato Grosso, com 33,00%, e Santa Catarina, com 32,73%. As maiores margens de Lula aparecem em Piauí, Bahia, Ceará, Maranhão e Paraíba.

A pesquisa ouviu 40.500 eleitores entre 20 e 25 de setembro de 2026, com nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,0 a 3,5 pontos percentuais por UF.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ELEIÇÕES 2026: Blog do BG e Meio Dia RN divulgam nesta quinta-feira (1º) a última pesquisa do Instituto Perfil antes do 1º turno no RN

Reprodução

O Blog do BG divulga nesta quinta-feira (1º) a última pesquisa de intenção de votos, feita em parceria com o Instituto Perfil, que mostra como está a disputa pelo voto às vésperas do primeiro turno no Rio Grande do Norte.

O levantamento será divulgado a partir das 12h30 no programa “Meio Dia RN”, na 96 FM, com publicação simultânea no Blog do BG.

Essa é a última pesquisa realizada pelo Blog do BG em parceria com o Instituto Perfil antes do 1º turno das eleições de 2026. O levantamento apresentará o cenário atualizado da disputa pelo Governo do Estado, as duas vagas ao Senado, os cargos de deputado federal e estadual e a Presidência da República.

A pesquisa ouviu 2.000 eleitores em todas as regiões do Rio Grande do Norte entre os dias 26 e 29 de setembro de 2026. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob os números BR-01598/2026 e RN-08009/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lula e seu governo são desaprovados por mais da metade dos brasileiros, aponta Futura

Reprodução

O presidente Lula (PT) é desaprovado por 52,8% dos brasileiros, enquanto 44,1% aprovam sua gestão, segundo levantamento da Futura/100% Cidades divulgado nesta quarta-feira (30). Outros 3,1% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.

A avaliação do governo também registra índices negativos. Para 48,2% dos eleitores, o trabalho de Lula é “ruim” ou “péssimo”. Já 36,3% consideram a gestão “ótima” ou “boa”, enquanto 14,6% avaliam como “regular”. Outros 0,9% não souberam responder.

A pesquisa ouviu 2 mil eleitores, por telefone, entre os dias 25 e 29 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi contratado pelo Instituto Futura, custou R$ 160 mil e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01122/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

TSE forma 3 a 1 para manter proibidos posts que ligam Flávio a ataque a Nossa Senhora

Crédito: Evaristo Sá / AFP

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou placar de 3 a 1 para manter fora do ar publicações que associam Flávio Bolsonaro (PL) ou sua família a uma proposta para retirar de Nossa Senhora Aparecida o título de padroeira do Brasil. André Mendonça, Dias Toffoli e Kassio Nunes Marques votaram pela proibição, enquanto Ricardo Villas Bôas Cueva abriu divergência.

Mendonça, relator do caso, afirmou que não existe projeto, declaração ou ato de Flávio que sustente a acusação. Segundo o ministro, a ordem não impede críticas, opiniões ou manifestações religiosas, mas alcança postagens que apresentem a informação como verdadeira.

A decisão original determinou a retirada de publicações das redes sociais. O caso provocou uma disputa entre ministros do STF depois que Flávio Dino liberou os conteúdos e Luiz Fux restabeleceu a ordem do TSE.

O julgamento ocorre no plenário virtual e termina às 23h59 desta quarta-feira (30). Ainda faltam três votos e basta mais um favorável à decisão de Mendonça para formar maioria.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ecolimp: tecnologia e rastreabilidade para uma gestão de resíduos mais eficiente

Reprodução

Gerenciar resíduos exige muito mais do que realizar uma coleta. Exige controle, rastreabilidade, segurança e informação em cada etapa do processo.

É isso que a Ecolimp oferece.

A Ecolimp integra tecnologia e operação para proporcionar uma gestão de resíduos mais eficiente, organizada e transparente. Em um único sistema, empresas e órgãos públicos podem acompanhar suas coletas, consultar datas e agendamentos, acessar registros fotográficos, emitir e consultar o CTR digital e acompanhar a localização do caminhão.

Tudo isso permite maior visibilidade sobre os serviços realizados, facilita o acompanhamento das operações e oferece informações importantes para a gestão e a fiscalização.

Mais do que coletar resíduos, a Ecolimp ajuda sua empresa ou instituição a ter mais controle sobre seus processos, mais segurança nas informações e mais transparência em suas operações.

Uma gestão eficiente também significa cumprir responsabilidades, preservar o meio ambiente e transformar informação em decisões mais seguras.

Quer saber mais sobre as soluções da Ecolimp?

Fale com a equipe pelo WhatsApp: (84) 99134-3410.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

“CADÊ NOSSAS NORUEGUESAS?”: mensagens mostram intimidade do senador Irajá com Vorcaro

Reprodução

Mensagens encontradas pela Polícia Federal no celular de Daniel Vorcaro mostram uma relação próxima do ex-banqueiro com o senador Irajá (PSD-TO). Nas conversas, o parlamentar chama o ex-controlador do Banco Master de “líder”, troca brincadeiras e trata de viagens e encontros no Brasil e no exterior.

O primeiro contato registrado ocorreu em outubro de 2024. Irajá perguntou: “Cadê nossas norueguesas!?”. Vorcaro respondeu que seria necessário mandar alguém buscá-las. Em outro momento, o banqueiro convidou o senador para viajar a Dubai.

As mensagens também indicam uma visita de Irajá à casa de Vorcaro, no Lago Sul, em Brasília, além de conversas sobre um encontro em Saint-Tropez, na França. Em abril de 2025, ao dizer que enfrentava um momento complicado, Vorcaro ouviu do senador que estava à disposição para ajudar.

Em nota, o gabinete de Irajá afirmou que o único assunto tratado entre os dois foi o PL 2.234/2022, que prevê a legalização de cassinos e resorts integrados no Brasil. Relator da proposta, o senador disse que a articulação em busca de apoio faz parte da discussão do projeto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PESQUISA VIA CERTA/PITÁGORAS: Zenaide cresce e se aproxima da liderança na disputa para o Senado

Marcos Oliveira /Agência Senado

A senadora Zenaide Maia aparece com 46,1% das intenções de voto na soma das duas opções para o Senado na nova pesquisa Via Certa/Pitágoras. O levantamento mostra Zenaide a 7,2 pontos percentuais da liderança, enquanto o terceiro colocado registra 35,2% – 11 pontos a menos que Zenaide.

Na pesquisa, Styvenson Valentim aparece com 53,3%, reeleito assim como Zenaide, com os 46,1%. Na sequência estão Coronel Hélio, com 35,2%; Samanda de Lula, com 28,8%; Rafael Motta, com 20,6%; e Tércio Tinôco, com 9%.

O levantamento ouviu presencialmente 1.200 eleitores do Rio Grande do Norte entre os dias 25 e 28 de setembro. A margem de erro é de 2,83 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pela Via Certa Natal Comunicação Digital Ltda. e está registrada sob os números RN-04828/2026 e BR-03649/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FORA DA AGENDA: Vorcaro recebeu Padilha em jantar restrito antes de encontro com Lula, indicam mensagens

Alexandre Padilha- Foto: Gabriela Biló – 28.set.26/Folhapress

O ex-banqueiro Daniel Vorcaro recebeu o atual ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para um jantar restrito e fora da agenda oficial em sua casa, em Brasília, no dia 23 de outubro de 2024. O encontro ocorreu menos de dois meses antes de Vorcaro se reunir com o presidente Lula no Palácio do Planalto, segundo mensagens obtidas pela Folha.

Na época, Padilha comandava a Secretaria de Relações Institucionais e foi acompanhado pelo então secretário-executivo da pasta, Olavo Noleto. As conversas extraídas pela Polícia Federal do celular de Vorcaro indicam que o jantar foi marcado para as 22h e reuniu cinco pessoas.

Reprodução Folha de São Paulo

Àquele momento, Vorcaro tentava se aproximar do núcleo político do governo e já havia comprado 25% das ações da farmacêutica Biomm. No ano seguinte, a empresa firmou parceria com o governo federal para fornecer insulina ao Ministério da Saúde. A reportagem não aponta que o jantar tenha resultado na contratação.

Padilha e Noleto não informaram o assunto discutido. Em nota, a assessoria afirmou que o então ministro participava diariamente de encontros com representantes de vários setores, que não houve desdobramento relacionado ao jantar e que, naquela data, não existiam acusações contra o Banco Master. O encontro de Vorcaro com Lula ocorreu em 4 de dezembro de 2024 e foi intermediado pelo ex-ministro Guido Mantega.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CRISE NO STF: Gilmar critica vazamentos e uso eleitoral de investigações durante homenagem a Fachin

Foto: Luiz Silveira/STF

Durante a homenagem ao primeiro ano de Edson Fachin na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Gilmar Mendes criticou nesta quarta-feira (30) o que classificou como vazamentos seletivos e uso político-eleitoral de investigações.

Decano da Corte, Gilmar comparou o atual momento com sua atuação ao lado de Fachin durante a Operação Lava Jato. Segundo ele, apesar da sensibilidade dos documentos, não havia vazamentos nos gabinetes dos ministros.

“Naquela quadra não houve notícias de vazamentos seletivos em nossos gabinetes. Apesar da sensibilidade dos documentos que estavam sob nossa responsabilidade. Tampouco qualquer ato que pudesse indicar uso político eleitoral das investigações”, afirmou Gilmar.

Fachin assumiu a relatoria da Lava Jato no STF após a morte do ministro Teori Zavascki. Gilmar destacou que os dois divergiam em questões jurídicas, mas mantinham o entendimento de que a Justiça não deveria ser utilizada para interesses políticos.

“A partir de compreensões distintas sobre o processo penal. Essa divergência, porém, jamais alcançou aquilo que nos unia – a convicção de que o juiz não é parte nem instrumento de causa alguma”, disse.

Ao comentar a gestão de Fachin, Gilmar afirmou que o presidente do STF mantém uma postura sóbria mesmo diante de um ambiente de “temperatura elevada”. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, também elogiou Fachin e destacou sua capacidade de diálogo e de saber “como e quando agir”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *