Mundo

ARMA “SECRETA”: Lasers russos cegam satélites e queimam drones em 5 segundos

Imagem: Reprodução / Ministério da Defesa da Rússia

A Rússia testou um novo laser capaz de queimar drones e outros equipamentos a uma distância de cinco quilômetros em apenas cinco segundos. Segundo o vice-primeiro-ministro Yuri Borisov, o veículo não-tripulado “foi simplesmente queimado e deixou de existir”.

Ele ainda confirmou que o laser está sendo usado no confronto com a Ucrânia, sob o nome de “Zadira” —embora os EUA e a Ucrânia digam que não viram nenhuma evidência disso e tratam como propaganda.

Pouco se sabe sobre as especificidades das novas armas, que são consideradas secretas pelo governo russo, mas, segundo Borisov, o novo modelo é mais poderoso que o laser Peresvet, anunciado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, em 2018.

“Se o Peresvet cega, então a nova geração de armas a laser leva à destruição física do alvo —destruição térmica, eles queimam”, contou, em entrevista à televisão estatal russa.

Os lasers são armas consideradas eficientes e de baixo custo, quando comparadas às outras usadas na guerra. Eles funcionam enviando um feixe de luz infravermelha que aquece seu alvo até que entre em combustão.

Ao contrário das armas clássicas, que exigem munição, o laser de combate nunca fica sem “cartuchos” e seus feixes atingem o alvo com incrível precisão na velocidade da luz.

O Peresvet, já usado pelas tropas russas desde 2019, é capaz de retirar satélites de reconhecimento em órbitas de até 1.500 km e pode ser usado com sucesso contra drones, disse o especialista militar Igor Korotchenko, diretor do Centro de Análise do Comércio Mundial de Armas.

Isso é especialmente importante para ofuscar os sistemas de reconhecimento. Inutilizar satélites capazes de monitorar mísseis balísticos intercontinentais, que carregam armas nucleares, é uma medida estratégica.

A Rússia também poderia usar lasers no campo de batalha para cegar soldados ucranianos, conforme afirmou o general de brigada aposentado do exército australiano Mick Ryan ao jornal americano Washington Post, embora isso seja proibido de acordo com um protocolo de 1995 adicionado ao tratado da ONU que proíbe armas que causem ferimentos excessivos ou tenham impacto indiscriminado.

A eficácia do laser, no entanto, depende das condições ambientais: com bom tempo, funciona perfeitamente, mas nevoeiro, chuva, neve e outros eventos climáticos adversos podem interferir na passagem do feixe de laser.

Nova geração de armas

Borisov aproveitou o lançamento dos novos modelos para defender que as armas convencionais serão substituídas por armas a laser e eletromagnéticas nas próximas décadas.

A Rússia, disse ele, está investindo na criação de armamento baseado em novos princípios físicos.

Em 2017, a mídia russa afirmou que a Rosatom, agência nuclear estatal, encabeçava essa parte e trabalhava no laser Zadira.

No mês passado, Israel divulgou um vídeo mostrando um sistema de laser parecido, que derrubou foguetes e drones. O primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, disse que poderia derrubar drones, morteiros e foguetes por apenas US$ 3,50 por disparo.

“Pode parecer ficção científica, mas é real”, afirmou.

Putin já revelou uma série de novidades nesse sentido: novo míssil balístico intercontinental, drones nucleares submarinos e uma arma supersônica.

Já a Ucrânia anunciou novas aeronaves não tripuladas adquiridas em março. Fabricados na Turquia pela Baykar Technology, os drones são capazes de destruir tanques de guerra.

O modelo Bayraktar TB2 utiliza bombas e mísseis ar-terra a laser, projetados para serem lançados por uma aeronave militar contra objetivos de superfície com ainda mais precisão. Ele foi desenvolvido a pedido do exército turco, após a experiência positiva com o Bayraktar TB1, e o primeiro voo ocorreu em 2014.

UOL com BBC Brasil

Opinião dos leitores

  1. primeiro, laser não é infravermelho, segundo, não tem como travar o alvo num drone pq os sistemas antiaéreos de valem do calor também o laser é em feixe, não é espalhado como o taser, logo, isso é mera propaganda.

    1. Tu arrisca botar na reta do laser Russo?
      Zelenski e a sua Ucrânia nazista estão sentindo na pele…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Caseiro armado bota criminosos para correr em fazenda no RN

Criminosos armados invadiram uma fazenda, localizada às margens da estrada de Muriú, no Rio Grande do Norte, na noite dessa segunda-feira (4).

Apenas o caseiro e outros funcionários da fazenda estavam no local quando os bandidos invadiram a propriedade.

O caseiro, no entanto, estava armado e acabou botando os bandidos para correr. Nenhum pertence foi levado e a polícia ainda busca os suspeitos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Manifestações políticas em shows: veja o que é permitido pelo TSE

Foto: Reprodução/Nando Reis/Instagram

O cantor Nando Reis ganhou o noticiário político no último domingo (3) ao criticar o governo e incentivar seus fãs a xingarem o presidente Jair Bolsonaro (PL) durante show no Ibirapuera, em São Paulo. O episódio reacendeu o debate sobre os limites para manifestações políticas, à medida que se aproximam as eleições.

Além de Nando Reis, Pabllo Vittar, Ludmilla e Daniela Mercury se envolveram em polêmicas recentes por conta de episódios semelhantes. Por outro lado, em junho, durante show na Bahia, a cantora Elba Ramalho pediu que seus fãs parassem de gritar “fora Bolsonaro”, porque não queria “fazer política”.

O que diz o TSE?

Em 2 de julho, a 90 dias do primeiro turno, entrou em vigor uma série de determinações para os pré-candidatos, entre elas, a determinação sobre a contratação de shows com verba pública.

O TSE estabelece que, a partir dessa data, qualquer show contratado com verba pública pode ser interpretado como propaganda institucional, além de gerar condições desiguais de disputa entre os convidados.

Caso essa ordem seja descumprida, a pena pode chegar até a anulação da candidatura.

Showmícios

De acordo com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de outubro de 2021, os showmícios são ilegais. Por 8 votos a 2, os ministros mantiveram o entendimento que vigora desde 2006.

A principal justificativa para a manutenção da proibição é a disparidade de recursos entre partidos e coligações, o que tornaria a disputa desigual, aos olhos da justiça eleitoral.

Manifestações em shows privados e festivais

Quando o assunto são as manifestações políticas em shows e festivais privados, sem nenhuma ligação partidária, seja por parte do público ou do próprio artista, o entendimento do STF é de que os discursos se enquadram na liberdade de expressão, desde que não difame ou ataque um candidato ou alguma parcela da população.

Porém, por serem shows contratados por empresas privadas, é permitido aos contratantes recomendarem tanto aos artistas quanto ao público que evitem discursos políticos durante a apresentação.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Pílula antirressaca promete reduzir efeitos do álcool em até 70%

Foto: Jarmoluk / Pixabay

Uma pílula com a proposta de prevenir ressacas foi lançada no mercado europeu nessa segunda-feira (4/7). A Myrkl promete quebrar as moléculas do álcool rapidamente, reduzindo os efeitos da bebida no corpo.

O medicamento foi desenvolvido pela empresa farmacêutica De Faire Medical em parceria com o Instituto de Ciência e Saúde Pfützner, da Alemanha. A indicação é que dois comprimidos sejam ingeridos uma hora antes do início dos “trabalhos”.

Os desenvolvedores afirmam que a pílula é capaz de reduzir a concentração de álcool no sangue em 50% já nos primeiros 30 minutos após a ingestão da bebida alcóolica.

De acordo com resultados publicados na revista científica Nutrition and Metabolic Insights, uma hora depois de terem tomado duas doses de vodca, os indivíduos que participaram do estudo já tinham 70% menos álcool no sangue do que o esperado.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Funcionário dos Correios mata colega após briga por capacete

Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Uma desavença por causa de uma peça de capacete pode ter motivado um homicídio em uma agência dos Correios, em Goiânia. Um homem de 23 anos, funcionário terceirizado da estatal, matou o colega de trabalho com facadas nas costas nessa segunda-feira (4/7).

De acordo com informações da Polícia Civil, os dois tinham uma série de desavenças no trabalho. Na semana passada o autor do crime achou que o colega de trabalho havia pegado uma peça de um capacete. Então, na segunda pela manhã, o homem levou uma faca para o trabalho e desferiu três facadas nas costas do colega.

A vítima chegou a ser socorrida e levada ao Hospital de Urgências de Goiânia, no entanto, ele não resistiu aos ferimentos e morreu no início da tarde. Já o autor do crime se apresentou na 7ª delegacia de polícia. O rapaz foi preso em flagrante e conduzido para Delegacia de Investigação de Homicídios.

Por meio de nota, a empresa informou que tanto a vítima como o funcionário eram terceirizados. Os Correios lamentaram o ocorrido disseram que vão apurar mais informações sobre o caso.

Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura de Parnamirim decreta estado de calamidade pública

Foto: Reprodução/Redes sociais

A Prefeitura de Parnamirim decretou nessa segunda-feira, 04, estado de calamidade pública em todo o município em função das fortes chuvas que provocaram transtornos e alagamentos em mais de 100 localidades. O decreto assegura ao município a adoção de medidas excepcionais, necessárias à redução dos impactos registrados no último final de semana.

O acumulado de água registrado pela Emparn até essa segunda foi de 281mm – mais do que a média, de 230mm, prevista para todo o mês de julho no município.

Diversas ruas e avenidas da cidade ficaram alagadas, lagoas transbordara, moradores perderam móveis e amargam prejuízos.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

VÍDEO: Chuva provoca novo alagamento na Av. Abel Cabral

As chuvas continuam gerando transtorno na Grande Natal. Desta vez, um morador compartilhou um vídeo da Av. Abel Cabral, em Nova Parnamirim, completamente alagada por volta das 4h30 desta terça-feira (5).

“Sem condições de sair de carro. Todo mundo prejudicado novamente, comércio e população”, afirma o homem.

Na segunda (4), a situação se repetiu na avenida, devido o intenso volume de chuva que caiu durante o final de semana. De acordo com o levantamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), as chuvas chegaram a 245mm no acumulado entre o sábado e domingo.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Delegado que investigou PCC vai chefiar segurança de Lula

Foto: Sérgio Lima/Poder360

O delegado da PF (Polícia Federal) Alexsander Castro Oliveira vai chefiar a segurança do ex-presidente e pré-candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a campanha eleitoral de 2022.

Oliveira atuou na operação Cravada, deflagrada em 2019 para desarticular o núcleo financeiro do PCC (Primeiro Comando da Capital). Também chefiou em 2020 a operação Caixa Forte, que mirou líderes da facção criminosa.

O nome foi escolhido pela PF, em conjunto com a equipe da campanha de Lula. O delegado Andrei Rodrigues também atuará na segurança. Ele ficará na sede da campanha fazendo a interlocução com a corporação. O delegado atuou na campanha de Dilma Rousseff (PT) em 2010. Também chefiou a secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos.

Os delegados responsáveis foram definidos nessa segunda-feira (4.jul.2022). Um boletim com os nomes de quem fará a segurança de alguns dos pré-candidatos foi encaminhado internamente pela PF. Jair Bolsonaro (PL) é exceção. No caso do atual presidente, a segurança fica sobre responsabilidade do GSI (Gabinete de Segurança Institucional).

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

Carmo Dalla Vecchia mostra mensagem homofóbica que rebateu: “Vida que segue”

Foto: Reprodução

Carmo Dalla Vecchia mostrou as mensagens homofóbicas que recebeu em sua rede social nessa segunda-feira (4). O criminoso, autor das falas preconceituosas, chegou até a citar o filho do ator, Pedro, de 3 anos, do casamento com o autor João Emanuel Carneiro.

“Teus filhos serão gays iguais a você”, escreveu a pessoa. “Será que os seus sairão iguais a você? Se saírem, eu os abraço também. Eu entendo. Faltou amor, carinho, afeto, deve ter sido difícil”, rebateu Carmo.

O ator, que está no ar em Cara e Coragem, disse que não iria continuar respondendo ao criminoso, para não alimentar a “sua ira”. “Desejo, profundamente, que evolua. Mas se meu filho for gay, acho que vou amá-lo mais ainda. Se isso for possível, acho que não. Já o amo até o céu sendo quem ele quiser ser!”, completou.

Carmo Dalla Vecchia recebe mensagem homofóbica re responde (Foto: Reprodução/Instagram)Carmo Dalla Vecchia recebe mensagem homofóbica re responde (Foto: Reprodução/Instagram)

Fotos: Reprodução/Instagram

Revista Quem

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Aparecidense e ABC empatam em jogo de quatro gols e mantêm posições dentro do G-8 da Série C

Foto: Rennê Carvalho/ABC F.C

Aparecidense e ABC ficaram no 2 a 2 na noite desta segunda-feira, no estádio Aníbal Batista de Toledo, em Aparecida de Goiânia, Goiás. No duelo que fechou a 13ª rodada da Série C do Brasileirão, o Alvinegro marcou o primeiro com Henan na etapa inicial.

No segundo tempo, Alex empatou de pênalti e Felipe Menezes virou para delírio da torcida do Camaleão. Wallyson, no fim do segundo tempo, deixou tudo igual. Para os times, o saldo na tabela foi a permanência de ambos na zona de classificação para o quadrangular do acesso.

Com o terceiro empate seguido, o ABC se manteve na terceira colocação da Série C. O Alvinegro soma 23 pontos e está a três do líder Mirassol e abriu quatro pontos de vantagem para o Figueirense, nono colocado. Ponto importante para se manter no G-8.

Na 14ª rodada, O ABC pega o Manaus, no Frasqueirão, em Natal, na próxima segunda-feira, às 20h.

ge RN

Opinião dos leitores

  1. Ih…a janela de transferências vai abrir daqui a alguns dias e tem mais gente de malas prontas justamente na reta final da competição…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Com maior chuva em 24 anos, Natal entra em calamidade pública

Foto: Ayrton Freire

Com o maior volume de chuvas em 24 anos, Natal teve um fim de semana de ruas alagadas, transbordamento de lagoas de captação, aberturas de buracos e casas interditadas. Foram 235 milímetros na capital nos quatro primeiros dias de julho e 164,5 milímetros apenas no domingo. Os estragos levaram a Prefeitura de Natal a decretar estado de calamidade. Pelo menos 28 residências foram interditadas pela Defesa Civil da capital nos bairros de Felipe Camarão, Ponta Negra, Candelária e Nordeste.

Com a oficialização da situação de calamidade, o município dispensa licitação para compra de materiais e contratação de serviços para recuperação de áreas afetadas. O documento autorizou ainda que agentes de Defesa Civil possam usar bens particulares e entrarem em casas para prestar socorro ou determinar evacuação, em caso de risco iminente.

Na capital, as chuvas registradas foram intensas durante todo o domingo. O volume registrado foi quase o total do esperado para o mês de julho, que tem média histórica de 245mm, a maior precipitação desde 1998. “Outra chuva como essa em Natal, ocorreu 30 de julho de 1998 quando em um só dia choveu 253,2 mm”, comentou Gilmar Bristot, chefe da unidade Instrumental de Meteorologia da Emparn.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *