Ficamos revoltados quando maltratam um doguinho ou gatinho mas aceitamos as vacas, porcos e aves serem trucidados e torturados. Abatidos, ok. Torturados, é bem diferente. Não sou vegano mas já pensei se deveria ser. Porque não é sobre comer para sobreviver, não é sobre atender uma demanda simplesmente. É sobre requintes de crueldade. Você sabe como é feito o foie grass? Com gansos imóveis recebendo quantidades imensas de macarronada através de funis diretamente no estômago. Tudo para o fígado (foie) crescer enormemente; Ou, como algumas vacas ficam em confinamento completo — sem poder andar e são levadas a morte por exaustão? É chato falar sobre isso mas imagina viver isso.
Você se sente confortável com os animais sentindo dor? Será que é mimimi meu? Mas não é mimimi dos animais, certo? Se você é mulher e já foi mãe, pode imaginar o impacto do vácuo das teteiras elétricas de sucção nos mamilos.
Não tenho todas as respostas nem tenho essa pretensão — só não abro mão das perguntas. Tenho muitas. Fui abençoado com o dom da dúvida. Como dizia o filósofo — Só existe certeza na ignorância. Quando se pensa, a dúvida se instala.
O que devemos fazer sobre os animais? Bem, pensar a respeito já é um bom começo. Sobre essa questão resolvi apenas acrescentar o leite de castanha na minha dieta e duas vezes por semana, fazer refeições sem proteína animal — Como não posso fazer tudo, farei uma pequena parte de cada vez.
Já que nossa hipocrisia é ampla e irrestrita vamos estender nosso pensamento para outras frentes:
Somos contra a violência mas apoiamos a intolerância;
Queremos sempre a verdade e repetimos fake news convenientes;
Pregamos a ética e a amizade mas visamos o lucro. “Amigos, amigos. Negócios a parte” — não seria essa uma hipocrisia quase naturalizada verdade? Pode ser.
A nossa hipocrisia é fácil perceber mas e nos outros? É mais difícil do que você imagina.
O autor Malcolm Gladwell, em seu livro Falando com Estranhos, analisa a dificuldade de interpretar o que os outros dizem. Veja, por exemplo, o primeiro ministro da Inglaterra, Neville Chamberlain, quando esteve reunido com Hitler, garantiu que o líder alemão jamais entraria numa guerra. O mesmo aconteceu com Halifax, secretário britânico de Relações exteriores, depois chegou a ser primeiro ministro: “Hitler não quer ir a guerra e está aberto a negociar a paz”. Idem, Nevile Henderson, diplomata inglês que se encontrou com o Füher inúmeras vezes pois foi embaixador na Alemanha: “Hitler odeia a guerra tanto quanto qualquer um”. Ora, ora, se personalidades com elevado grau de instrução são tão facilmente enganadas pelas palavras, imagine o popular com baixa escolaridade — seja ele inglês, brasileiro ou alemão.
Hitler era o hipócrita. Chamberlain, Halifax e Henderson não estavam sendo falsos — estavam sendo sinceros porém, iludidos — Aqui está um problema maior que a hipocrisia. Quando estamos iludidos nem hipócritas conseguimos ser.
É provável que consigamos sair da própria hipocrisia apenas com exame de consciência. Para não sermos manipulados nos negócios ou na vida pessoal é preciso focar nas ações das pessoas — palavras podem não ter compromisso com a verdade.
Nos próximos dias vamos combater a nossa hipocrisia e a do outro que tenta nos manipular. Sei que você pode está concordando com o texto — Mas vai colocar em prática??? Hum? Vai ou não?
Marcus Aragão
Publicitário
@aragao01
Que comovente!!!!! Vou ali comer um churrasco e afogar as lágrimas numa boa cerveja.
Excelente artigo. Como sempre, muito bem pensado e escrito ?????
Parabéns parabéns e parabéns!! Hipocrisia é o câncer de qualquer nação!! Concordo com tudo isso escrito e falado!! O problema disso tudo é que por exemplo se você pode substituir leite de vaca por leite de castanha isso é fenomenal, assim como outros tipos de comidas que não venham a ferir o reino animal e a dignidade.
O problema disso tudo é que a FOME está na cadeia acima de tudo isso e que o leite da vaca de cada dia é o que salva muitos sereszinhos Brasil afora. ( mesmo que isso seja pelo programa do leite )
Poxa como queria ter nascido num país justo com políticas iguais para todos.
Brasil país ainda tupiniquim e o pior ainda na pandemia já podemos dizer que agora já podemos ver a olhos nus a CASTA ( Judiciário, legislativo e executivo ) estamos igual ou pior que a Índia em termos de sociedade
Mesmo quem esteja nascendo agora hoje ainda não vai encontrar esse país igual para todos.
É triste mais e verdade! Apenas com o voto se muda.
Desculpe ainda não sabemos votar!
Peçamos ajuda divina para as tão temíveis REFORMAS REFORMAS para alguns é claro.
Viva a democracia fruta madura que nunca amadurece.
Mais uma boa reflexão. Excelente!
Enfim, a hipocrisia, por MARCUS ARAGÃO. É o ponto de vista do autor que podemos concordar, ou não. A hipocrisia surge , também, quando contrariamos com agressões desnecessárias. Parabéns Marcus.
Já tinha pensado sobre isso mas você conseguiu desenvolver o raciocínio perfeitamente. Muito bom .
Pura verdade. Eh bem mais fácil seguir a onda da hipocrisia do que refletir e tentar mudar. Parabéns pelo texto. ????
Parabéns Aragão! Texto maravilhoso. Se cada um fizesse sua parte o mundo seria outro.
Certíssimo. Excelente texto. Parabénsssssssss
Miolo de pote.
Pense numa viagem.
Nunca um texto tinha me chegado atenção e deixado curioso e pensativo.
Marcus, o senhor calado é um poeta.
Texto claro e pertinente. Realmente se faz o maior mi-mi-mi com gatos e cães, mas não nos lembramos do quanto deve sofrer uma rês na hora do abate. Parabeniza o autor pelo excelente artigo.
Apoiado, parabéns pelo texto!!!
Falou bem, bem bosta.
Aí falou muito bem mesmo, muita bosta.
Não…..
Os ministros ingleses não foram verdadeiros ou falsos, foram covardes, e os nazistas? Corajosos ou irresponsáveis, não saberei responder.
Mas posso dizer que até Stalin fez um pacto de não agressão com os nazistas e quase perdia a união soviética.
A França tinha uma tática defensiva sem audácia, os nazistas se intupiam de drogas e avançaram com rapidez e coragem.
Quando Churchill sozinho, deu coragem a Europa, foram eles, os ingleses sozinhos que combateram o nazismo, os Estados unidos também foram covardes, o problema estava longe era cômodo, os verdadeiros heróis foram os ingleses.
Sou vegano também, não por escolha, mas por minha saúde não permitir ingerir mais proteína animal.
Se eu tenho dó de um cachorro e não de um carneiro ou coelho ou cobra, sou hipócrita?
Nossos antepassados não evoluíram procurando harmonia, eles eram elites, desde Hipócrates, passando por Marx e engels, grandes escritores e músicos, nunca absolutamente nunca, com poucas exceções, se acomodaram com a elite. Isto está errado? Eles são hipócritas? Não, eles são ser humanos é assim o que somos, o que gastamos com armas daria para acabar com a fome no mundo e ainda sobrava.
A diferença da verdade ou da mentira, está na coragem
Esse cara é tão chatinho, não entendo esses textos aqui…
Sim, é mimimi seu