Opinião

ARTIGO: O encantamento da Política

Antes de iniciar este artigo, trago mais que justa a homenagem a frase do grande escritor Gabriel Gárcia Márquez: “É a vida, mais do que a morte, que não tem limites”. Sim caros leitores, é na vida que vivemos ou vemos os maiores encantamentos, somos levados mesmo que sem nosso consentimento pelos algoritmos da vida a concordar ou discordar de algo. Parece ser meio contraditório, mas não se engane, sua vida por estar sendo completamente moldada por aquilo que você consome nas redes sociais.

No mundo atual, a necessidade de estar conectado é da ordem do dia. Ela é imperativa quando queremos nos informar ou nos encher de “algo” que pertença a nossa tribo. Aliás, mais do que nunca, somos seres tribais, ao menos no mundo digital. Mas afinal, o que seria se encantado por nossa política?

Encantar é expressão que vem do latim incantare, o canto que enfeitiça, inebria, cria outros sentidos para o mundo. Em algumas culturas do norte da África e da Ásia, é comum o ritual do encantamento das serpentes. Ao abrir o cesto onde a cobra descansa, o encantador sabe que a serpente despertará com a luminosidade para ver o que está ocorrendo. Ao enxergar a flauta, a serpente assume uma posição natural de defesa, com parte do corpo na vertical. Quem será que dará o primeiro bote? A cobra ou o flautista (encantador)?

Os encantadores mais experientes sabem que se a cobra der o bote, a flauta que encanta vira também escudo. A serpente, ao tentar abocanhar a flauta, se machuca. Aos poucos, percebe isso e para de dar o bote. Os encantadores mais ousados seduzem o público e ganham uns trocados beijando a cabeça da serpente, chegando por cima. Eles sabem, que a Naja só dá o bote pra baixo. Quem chega por cima não corre esse risco (não subestime os encantadores, eles são espertos o suficiente para não correr riscos).

Para acabar o espetáculo, o flautista basta diminuir os movimentos da flauta. O jogo não termina, apenas é interrompido. A serpente se recolhe ao fundo do cesto e o encantador guarda o instrumento, até que a dança, o encantamento — que na dimensão mais profunda é um jogo de ataque e defesa, em que a sobrevivência do flautista depende de diversas artimanhas para burlar a serpente e sua peçonha assassina — comece de novo. O flautista sabe que tem duas opções: encantar a serpente ou sucumbir ao bote e ao veneno da morte.

Gostaria de indagar ao leitor: eis que nos dias atuais em nossa política vemos uma situação semelhante entre o flautista e a serpente? Para não restar dúvidas em seu pensamento, pretendo esclarecer um pouco mais: o político é o flautista e a serpente é a opinião pública, e a flauta é o que os separam, a narrativa.

Mesmo sem perceber, boa parte da população se rende aos encantamentos, faz como a serpente ao sair do “casulo”, mesmo que em posição de defesa e ataque se deixa encantar pelo belo canto da flauta. O flautista por sua vez, sabe que um bote bem feito pode ser fatal, então precisa equilibrar os seus movimentos com as notas certas. Este canto encantador pode manter a serpente enfeitiçada e a flauta que seria um instrumento de defesa e de encantamento é a narrativa usada para deixar um espaço confortável entre o político e o povo.

Me parece que todo um trabalho muito bem esclarecido por Marx Weber, demonstrando o desencantamento do mundo por meio da ciência e também da religião, começa a ser jogado fora por movimentos que tentam, tirar a razão do seu núcleo dominante e trazer para o centro a magia do encantamento novamente.
Um dos maiores aliados dos encantadores (a flauta) do século XXII são os algoritmos e as redes sociais. Como bem deixou claro em seu livro, o autor Giuliano da Empoli, os algoritmos tem moldado nossa vida e nos influenciados em nossas decisões muito mais do que você imagina.

O encantamento não tem partido certo, ou ideologia própria. Hoje por motivo de conveniência e poder, se encontra enraizado através da figura do presidente Jair Bolsonaro, que sabe muito bem utilizar da sua flauta (leia-se narrativa), para encantar aqueles 30% que o seguem para onde for. Se aquele determinado público encantando pelos sons ousar se rebelar, o presidente tem as alternativas certas para se defender, com a própria flauta ou então mudar os cantos emitidos por sua narrativa.

Um outro fator importante é a mudança da flauta. Ela pode acontecer, veja você na CPI, a narrativa ou ideologia vale enquanto se está aplicando-a sem questionamentos. Porém quando o flautista muda, ou seja, agora não mais é o Bolsonaro e sim senadores de oposição, determinados ministros mudam o seu discurso, e esquecem ou recusam o passado em claro movimento da serpente de pura defesa.

Um outro fator importante a ser analisado é o “poder” do encantamento do canto. Quando o encantamento perde poder, os atores de um campo político migram para o lado mais conveniente de uma força política, e com isso as narrativas dominantes também vão mudando de lado, por exemplo, basta que hoje exista um derretimento do bolsonarismo para algumas forças políticas possam optar por uma outra flauta, um outro canto. E assim vive hoje o Brasil, no canto da sereia, acredita quem quer.

Thiago Medeiros, sociólogo.

Opinião dos leitores

  1. O encantamento ocorre em muitas áreas no País. Realmente as redes sociais tem servido para isso, quem diga o BBB.

  2. Excelente Texto, prezado Thiago Medeiros! Parabéns! Diante dessa situação, somente Deus poderá nos libertar! Que Ele nos dê as revelações necessárias e nos capacite com Sabedoria e Discernimento para entendê-las! Dessa forma, conseguiremos enxergar a Verdade e finalmente seremos libertos dos encantadores de serpentes. Do contrário, prezados leitores, teremos que admitir que Rui Barbosa (De tanto ver triunfar as nulidades…) e Charles de Gaulle (Este não é um país sério) tinham razão. Como brasileiro, jamais admitirei estas citações como a verdade da minha Pátria! E aqui vai um alerta: a mídia detém a “expertise” de acirrar ou abrandar a potencialidade do veneno da serpente. Em resumo, a maioria de nós brasileiros, infelizmente, ainda é manipulada (encantada) pelos maus políticos. Felizmente, quando aparece alguém diferente, renovam-se as esperanças de um Brasil melhor para todos nós! Que a Verdade nos liberte e deixemos de ser “massa de manobra”! Boas reflexões para todos!

  3. O encantador (Bolsonaro) tem que mostrar trabalho de crescimento do pais e não cair na tentação da corrupção, porque qualquer deslize os 30 milhões de seguidores (as cobras) irão cobrar.

  4. Ótimo artigo. Parabéns! Pena que os “encantados” pelos flautistas sequer vão ler o artigo nem tentar entender pois o “encantamento” eh tão forte que eles não se dão ao luxo de pensar fora da narrativa!

    1. Parece que quem não teve a capacidade de entender algo foi vc. Que coisa mais sem sentido cara, vc se acha um intelectual, mais não passa de um reles mané.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pesquisa interna anima campanha e Flávio evita reagir à onda de ataques promovidos por Lula e aliados

Foto: Kebec Nogueira/Metrópoles

Um levantamento interno da campanha de Flávio Bolsonaro (PL), o chamado tracking, aponta o senador com sete pontos percentuais de vantagem sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pelo segundo turno. Conforme informações obtidas pelo Metrópoles, o tracking realizado nesta semana registra 51% das intenções de voto para Flávio, contra 44% de Lula.

Com base nos números, integrantes da campanha avaliam que não é necessário reagir imediatamente aos ataques do petista, que passou a associar o “tesouraço” defendido pelo adversário a cortes em programas sociais.

No primeiro turno, realizado no domingo (4), Flávio obteve 47,03% dos votos, ante 45,16% de Lula. O senador recebeu cerca de 56,1 milhões de votos, enquanto o presidente somou 53,8 milhões, uma diferença de aproximadamente 2 pontos percentuais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“FARSA”: Campanha de Lula anuncia ações contra Veja e Vorcaro após relato de financiamento de documentário

Foto: Ricardo Stuckert

A campanha de Lula (PT) anunciou nesta sexta-feira (9) cinco medidas contra as acusações de que Daniel Vorcaro teria financiado um documentário sobre o presidente. A reação veio após a Veja divulgar um áudio do ex-banqueiro e relatar supostos pagamentos de cerca de R$ 30 milhões para a produção.

Os advogados anunciaram pedido de direito de resposta, ação por danos morais, queixa-crime contra Vorcaro, solicitação de investigação à PF e pedido à Justiça Eleitoral para impedir o uso das acusações na propaganda. Os comunicados não esclarecem se as medidas já foram protocoladas.

A campanha classificou o episódio como uma “farsa” para tentar interferir no resultado eleitoral e acusou Flávio Bolsonaro (PL) de articulação com Vorcaro e a revista Veja. De acordo com o UOL, não foram apresentadas provas dessa suposta atuação conjunta. Lula negou ter solicitado ou recebido recursos do ex-banqueiro.

A PF informou que Vorcaro não prestou depoimento nem entregou documentos com o conteúdo descrito pela Veja. O UOL também não encontrou registros do suposto financiamento nas mensagens analisadas, o que, por si só, não comprova que os repasses não ocorreram. Os produtores negam ter recebido recursos de Vorcaro.

Com informações do UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dr. Ivan ganha destaque após coordenar campanha vitoriosa do pai

O nome de Dr. Ivan começou a ganhar ainda mais força nos bastidores da política de Baraúna depois do resultado das urnas. Médico e filho do deputado estadual Ivanilson Oliveira, ele foi o coordenador-geral da campanha do pai e teve papel importante na estratégia que levou o parlamentar a ampliar de forma significativa sua votação.

Ivanilson saiu de 27 mil para quase 48 mil votos e garantiu a reeleição para a Assembleia Legislativa. Na comemoração da vitória, o deputado agradeceu a Deus e fez questão de destacar especialmente o trabalho do filho na condução da campanha.

Bem articulado e com trânsito entre diferentes grupos políticos, Dr. Ivan passou a ser observado com mais atenção depois da eleição. Nos bastidores, seu nome já aparece como uma possível opção para disputar a Prefeitura de Baraúna em 2028.

Ainda não há uma definição sobre candidatura, mas uma coisa ficou evidente nesta eleição: Dr. Ivan mostrou que, além da medicina, também sabe fazer política.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] “Bolsonaro pediu patrocínio e Lula pediu propina”, diz Flávio sobre Vorcaro

O candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) citou a reportagem da Revista Veja que cita financiamento de um documentário sobre Lula para fazer críticas ao presidente nesta sexta-feira (9), durante um evento no Rio de Janeiro. “Bolsonaro pediu patrocínio e Lula pediu propina”, declarou.

“O que nós vimos agora foi um áudio do próprio Vorcaro dizendo o que eu sempre falei desde o dia 1. Com o filme do Bolsonaro não tem nada de errado, já com o filme do Lula foi dinheiro por fora, esse cara recebeu propina. Então o Bolsonaro pediu patrocínio e o Lula pediu propina”, disse o senador.

A revista Veja publicou relatos fo ex-banqueiro Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master, segundo os quais cerca de R$ 30 milhões teriam sido destinados ao Instituto Lula por meio de uma articulação com João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT.

A Procuradoria-Geral da República (PGR), porém, não deu andamento ao caso por considerar que faltavam elementos materiais consistentes para comprovar os pagamentos relatados. A defesa de Vorcaro afirmou dispor de capturas de tela, mensagens de WhatsApp e registros sobre as pessoas que teriam retirado o dinheiro, além de informações sobre rotas e locais utilizados na operação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Veja dobra aposta e publica mais conversas de WhatsApp entre integrantes do governo Lula e Vorcaro

A Revista Veja dobrou a aposta e divulgou novos trechos de conversas de integrantes do governo Lula e Daniel Vorcaro, após a Polícia Federal divulgar nota afirmando que o ex-banqueiro não havia citado em depoimentos repasse de R$ 30 milhões para produção de documentário sobre o Lula.

Entre os nomes citados estão o senador Jaques Wagner (PT-BA), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, o advogado Walfrido Warde e Olavo Noleto, ex-secretário-executivo da Secretaria de Relações Institucionais.

Na confissão, Vorcaro conta que o então ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Alexandre Padilha, o então secretário-executivo da pasta, Olavo Noleto, e dois operadores ligados à dupla também atuaram no esquema.

Elas mostram que Júlio apresentou o banqueiro ao braço direito de Padilha no Planalto, Olavo Noleto. Essa aproximação foi exaltada numa mensagem de celular pelo empresário Walfrido dos Mares Guia, ex-ministro de Lula e parceiro de Vorcaro em outros negócios.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] “É UM CARA DE PAU”: Cadu rebate acusação de Allyson Bezerra de “uso da máquina” do Governo do Estado no 1º turno

Cadu Xavier (PT) rebateu, em entrevista nesta sexta-feira (9) ao programa “Meio Dia RN”, na 96 FM, a acusação de Allyson Bezerra (União Brasil) sobre o suposto uso da máquina do Governo do Estado no primeiro turno das eleições no Rio Grande do Norte. “É um cara de pau”, declarou o petista.

“Allyson é o cara que tem a história que ele tem, tem vídeos do prefeito de Mossoró, que é aliado dele, pedindo voto condicionado à prestação de serviço público. No dia da eleição, foram pegos aqui santinhos, lá em Baraúna, com o número dele, com dinheiro, com possível compra de voto”, disse, devolvendo a acusação ao adversário.

Cadu reafirmou que Allyson “é um personagem que, aos poucos, o Rio Grande do Norte está percebendo quem é”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Paulinho Freire deverá anunciar apoio a Allyson Bezerra neste sábado (10)

Foto: José Aldenir

O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), deverá anunciar neste sábado (10) apoio à candidatura de Allyson Bezerra (União Brasil) ao Governo do Rio Grande do Norte.

O anúncio é aguardado para este sábado, mas detalhes sobre o local e o formato da manifestação ainda não foram informados.

Allyson disputa o segundo turno da eleição contra o candidato do PT, Cadu de Lula.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PL se mantém neutro no segundo turno no RN e libera filiados para apoiar quem quiserem


Imagem: Reprodução

O Partido Liberal (PL) anunciou nesta sexta-feira (9) que adotará posição de neutralidade no segundo turno das eleições no Rio Grande do Norte.

Com a decisão, filiados, prefeitos, deputados e demais lideranças políticas da legenda estarão livres para apoiar o candidato que desejarem na disputa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Nonato Neto Poeta grava audiovisual em Natal com Xand Avião, Vicente Nery e outros convidados

Projeto “Um Encontro de Histórias, Vozes e Destinos” será registrado no dia 28 de outubro, no Teatro Riachuelo, com produção local da FF Entretenimento e integrará o Toca Brasil

O cantor e compositor Nonato Neto Poeta prepara um novo capítulo de sua trajetória musical. No dia 28 de outubro, o artista sobe ao palco do Teatro Riachuelo, em Natal, para a gravação do audiovisual “Um Encontro de Histórias, Vozes e Destinos”, que terá as participações especiais já confirmadas de Xand Avião e Vicente Nery, além de outros convidados que serão anunciados em breve. A produção local é da FF Entretenimento e o evento integrará o Toca Brasil, projeto que promove encontros com grandes nomes da música brasileira e valoriza diferentes gerações, estilos e trajetórias da produção musical nacional.

Concebido especialmente para a ocasião, o espetáculo propõe reunir diferentes gerações, vozes e histórias que tiveram seus caminhos cruzados pela música. A apresentação contará com um repertório preparado para o registro, incluindo novas criações musicais e momentos pensados exclusivamente para a gravação.

Entre os primeiros nomes confirmados estão Xand Avião e Vicente Nery, artistas que construíram trajetórias marcantes no forró e conquistaram públicos de diferentes gerações. A presença dos convidados promete proporcionar encontros musicais especiais no palco, valorizando a identidade nordestina e a conexão entre artistas que compartilham a paixão pela música.

Novas participações especiais serão reveladas nas próximas semanas, ampliando a expectativa para a gravação, que pretende reunir diferentes estilos, influências e trajetórias em uma noite dedicada à música brasileira.

A realização dentro do Toca Brasil reforça a proposta do projeto de proporcionar ao público experiências musicais especiais e aproximar Natal de artistas e espetáculos de destaque da música nacional. A iniciativa vem consolidando uma programação que contempla diferentes vertentes da música brasileira e fortalece a capital potiguar no circuito de grandes apresentações.

Mais do que o registro de um novo trabalho, “Um Encontro de Histórias, Vozes e Destinos” nasce com a proposta de transformar a noite em uma memória da trajetória de Nonato Neto Poeta, conectando passado, presente e novos caminhos por meio da música.

Com produção local da FF Entretenimento, a gravação terá o Teatro Riachuelo como cenário para esse encontro entre música, histórias e convidados, apresentando ao público uma nova etapa da trajetória artística de Nonato Neto Poeta.

SERVIÇO

Gravação do audiovisual “Um Encontro de Histórias, Vozes e Destinos” – Nonato Neto Poeta

Projeto: Toca Brasil
Data: 28 de outubro de 2026
Local: Teatro Riachuelo – Natal/RN
Produção local: FF Entretenimento
Participações especiais confirmadas: Xand Avião e Vicente Nery, além de outros convidados a serem anunciados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mensagens de Luchsinger apontam articulação para captar recursos para filme sobre Lula em governos do PT

Mensagem de Roberta Luchsinger sobre filme de LulaImagem: Reprodução

Mensagem de Roberta Luchsinger sobre filme de Lula

Mensagens trocadas em 2024 pela lobista Roberta Luchsinger indicam que empresários buscavam captar recursos em governos estaduais do PT para financiar um documentário do cineasta Oliver Stone sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As informações são da coluna da jornalista Andreza Matais, do Metrópoles.

Em uma conversa com Gustavo Gaspar, ex-assessor do senador Weverton Rocha (PDT-MA), Luchsinger afirmou que o empresário Marcelo Bittencourt e um homem identificado como Zé procuravam apoio financeiro para o projeto. Na mensagem, ela também disse que Lula desaprovava o uso de seu nome na captação.

“Amor, seguinte … o Fábio (Luís Lula da Silva, o Lulinha) tava agora falando comigo q o Marcelo (Bittencourt, empresário amigo de Roberta) junto do Zé tá indo em todos os estados onde o PT governa pra captar dinheiro pro filme do Oliver Stone …”, diz ela na mensagem.

Em outra conversa, acrescentou: “O pai do Fábio (o presidente Lula) achou o filme uma bosta, falou pra eu assistir e depois ir lá falar com ele. Mas q estão captando mto dinheiro usando o nome do presidente. Ele odeia isso. Bom, coisas de Zé .::”, diz o texto.

Mensagem de Roberta Luchsinger sobre filme de Lula

Mensagem de Roberta Luchsinger sobre filme de Lula

Em março de 2024, Luchsinger pediu a Bittencourt material sobre o documentário para sondar a possibilidade de apoio do governo do Maranhão. O empresário enviou informações sobre cotas de patrocínio que ofereciam convites para eventos de lançamento no Brasil e no Festival de Cannes, na França, além da possibilidade de inclusão da marca do apoiador no filme.

Meses depois, em conversa com o então embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite Ribeiro, a lobista afirmou que Bittencourt havia financiado o documentário e elogiou o empresário e sua esposa.

As mensagens também indicam que Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, participou de conversas sobre a produção. Em um grupo de WhatsApp, ele mencionou sua relação com o cineasta e afirmou ter feito a ponte com o escritor Fernando Morais, biógrafo de Lula e consultor do documentário.

O caso ganhou repercussão nesta sexta-feira (9), após a revista Veja divulgar um áudio atribuído ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master, sobre o financiamento do filme. Segundo a publicação, o pagamento teria sido realizado por meio do Instituto Lula.

Luchsinger passou a ser investigada no contexto das apurações sobre a chamada “Farra do INSS”, esquema de descontos ilegais em aposentadorias. Ela é apontada como ligada ao lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, um dos principais investigados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *