Diversos

ARTIGO: O jogo de xadrez da vacina – por Thiago Medeiros

A Geopolítica pode nos fazer compreender os movimentos dos Estados, a aflição dos políticos, a guerra pela informação e, também, a pressão exercida sobre os cientistas de cada país para que sejam os primeiros a descobrir a fórmula que levará à prevenção da doença em escala mundial, como também vai propiciar a volta da movimentação das economias globais. Além de, é claro, gerar um lucro fenomenal para investidores pela venda de bilhões de doses.

Quando olhamos para o mundo os países ricos detêm 16% da população mundial, mas já garantiram aproximadamente 60% das doses de vacina disponíveis até agora. A China, Índia e a Rússia, países que justamente com o Brasil e África do Sul fazem parte do chamado BRICS, produzem hoje oito das 12 vacinas com selo.

Num momento como este, ter a fórmula da vacina em mãos, produzir a matéria-prima, significa fonte de poder e de influência política, por isso alguns cientistas políticos comparam o momento atual de disputa entre nações como uma nova Guerra Fria, onde num futuro sem pandemia, as novas alianças poderão ter tido como base o acesso à vacina.

Somente a China está fornecendo imunizantes a 43 parceiros comerciais e ainda ofereceu doações a 69 países em desenvolvimento. Segundo matéria publicada por revista brasileira, a influência de Pequim tem assustado tanto o velho mundo que países como EUA, Japão, Austrália, e Índia se reuniram virtualmente para discutir formas de confrontar o gigante Asiático.

Recentemente, o governo Chinês tem liberado a entrada no seu País de estrangeiros que tomem a vacina fabricada no país. Essa tem sido uma das formas de pressionar o avanço da sua vacina pelo mundo.

Um concorrente direto, a Índia tem defendido de forma ferrenha sua posição de “farmácia do mundo”, tentando manter sua posição na Ásia e África. O governo Russo vem logo na cola, e tenta enviar para o máximo de países a Sputink V, sua vacina nacional, como forma de ampliar seu domínio político e científico. Para Putin, o prestígio é a rainha nesse xadrez.

Cartas são jogadas na mesa visando amparar ideologias e perspectivas políticas. Neste jogo, infelizmente, sobressaem os interesses particulares, mais do que os coletivos ou sociais, uma vez que a vacina contra o Coronavírus é uma necessidade global.

Israel, por exemplo, tem usado seu exemplo como “sucesso” na campanha de vacinação para trazer ganhos políticos e diplomáticos. Fala em doações inclusive a países que concordarem em transferir suas embaixadas para Jerusalém.

Distante, nesse jogo de influência e prestígio, os Estados Unidos estão tentando por meio de doação de vacinas para seus principais parceiros, conquistar esse espaço. O problema também é conseguir o selo de aprovação para Oxford-AstraZeneca.

Olhar para esse jogo com outros olhos é sobretudo vencer preconceitos e também o próprio vírus. As disputas entre nações sempre existiram, o poder econômico, tecnológico são estratégicos para inclusive dar melhores condições para sua população interna.

Resta aos Países sem recursos, entre eles o Brasil, se colocar diante deste jogo e correr atrás das vacinas necessárias para imunizar sua população. O Brasil tenta começar a produzir internamente inclusive o Instituto Butantan criou recentemente uma candidata a vacina e começará os testes necessários, mas isso levará um tempo e também nesse quadro atual brasileiro a princípio, o jogo principal a ser jogado é a vacinação da população interna, até lá, o Itamaraty deverá minimizar a dominação imposta pelo novo jogo de xadrez mundial.

Thiago Medeiros – Administrador e Sociólogo

Opinião dos leitores

  1. Se tem algo consensual entre os analistas é que a gestão da política externa brasileira é desastrosa. O alinhamento automático e submisso aos EUA tem nos causado problemas em várias frentes, enfraquecido a posição do Brasil nos BRICS e prejudicado a relação com nosso principal parceiro comercial: a China. O reflexo concreto tem sido a perda de poder de barganha nas negociações de vacinas e insumos farmacêuticos, com atraso na oferta de imunizantes para a população brasileira, resultando em mais mortes. Infelizmente o Brasil virou um párea internacional, o que é lamentável pois já fomos protagonistas em diversos assuntos há não muito tempo. No mais, não simplificaria dizendo que Brasil é um país “sem recursos”. Não. Por opção política tem se reduzido drasticamente o investimento em ciência e tecnologia e isso nos tornou ainda mais dependentes de outros países não só para adquirir vacinas mas em outros segmentos do complexo industrial da saúde. Aliás, nem política industrial temos e isso, por opção, só reforça nossa posição de dependência na geopolítica internacional. Temos um sistema do porte do SUS, cientistas qualificados e know-how em para desenvolver tecnologias em saúde (inclusive vacinas, veja a Fiocruz, por exemplo); o que falta é financiamento, vontade política. Senti falta desses elementos no texto, sem os quais é difícil entender a posição do Brasil no tabuleiro externo. De todo modo, é importante a iniciativa de trazer este tema ao debate!

    1. Quanto ao debate concordo que é importante. Porém os assuntos trazidos de certa forma são colocados pelo artigo. Entendi a intenção de se conversar globalmente. Infelizmente não se pode falar de tudo, mas a exposição coloca os assuntos mais relevantes para que se possa entender essa relação de poder e vacina.

    1. Bom dia, vamos aguardar alguns desdobramentos, porém de maneira rápida creio que a vacinal nacional terá algumas funções: 1) Amplificar a vacinação interna; 2) Ampliar sim a influência do Brasil na América do Sul, e com Países parceiros chaves, o qual o Brasil vinha perdendo poder (abro parênteses nessa questão, para mencionar que esse é um dos motivos que cada vez mais veremos uma disputada política em torno do Ministro do Exterior, que tem sido julgado por suas atitudes ou falta dela no passado, mas agora também com a vacinal nacional torna-se peça fundamental para relações comerciais e de poder com o mundo). O Brasil corre para melhorar sua imagem ante o mundo, e uma vacina nacional é peça chave nesse processo.

  2. Sempre me questiono no tocante a informática. Será que quem cria o vírus de computador é o mesmo que cria o anti-vírus?

  3. Esse jogo é bruto. Excelente posição, importante entendermos a situação do jogo mundial.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chuvas

Chuvas elevam volume de 52% dos reservatórios do RN

Foto: Emparn

As chuvas dos últimos dias adicionaram 50,6 milhões de metros cúbicos aos reservatórios do Rio Grande do Norte. Os dados foram divulgados na segunda-feira (2) pelo Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn). De acordo com o órgão, 36 dos 69 açudes e barragens monitorados apresentaram aumento no volume acumulado.

Entre os destaques estão a Barragem de Oiticica, em Jucurutu, e o reservatório Dinamarca, em Serra Negra do Norte, além dos açudes Novo Angicos, Sossego e Pinga.

A Barragem de Oiticica, segundo maior reservatório do Estado, passou de 138,8 milhões de metros cúbicos no dia 23 de fevereiro para 168,7 milhões na medição da segunda-feira. Já o reservatório Dinamarca atingiu 100% da capacidade no domingo (1º) e começou a “sangria”. Com capacidade total de 2,72 milhões de metros cúbicos, o manancial acumulava apenas 226.088 m³ (8,3%) em 23 de fevereiro.

“A mudança de cenário é radical”, afirmou o prefeito Acácio Brito. Segundo ele, as chuvas também encheram barragens menores situadas a jusante da Dinamarca. “Temos 28 quilômetros de calhas do rio (Espinharas) tomadas pelas águas. No mais tardar, amanhã, a rede estará restabelecida”, disse, ao acompanhar o trabalho do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos para normalizar o abastecimento, que vinha sendo feito por carros-pipa.

Outros reservatórios

O açude Novo Angicos triplicou o volume após as chuvas e agora acumula 2,1 milhões de metros cúbicos, o equivalente a 50,2% da capacidade. O açude Sossego passou de 259 mil para 1 milhão de metros cúbicos (44%). O Japi II está com 8,9 milhões de metros cúbicos (43,5%).

O Açude Pinga, em Cerro Corá, saiu de 26,2% para 74,1% da capacidade total, que é de 3,9 milhões de metros cúbicos.

As três maiores barragens do Estado apresentam os seguintes volumes: Armando Ribeiro Gonçalves (1 bilhão de m³, 42,1%), Santa Cruz do Apodi (321 milhões de m³, 53,5%) e Umari (148,7 milhões de m³, 50,7%). Localizada em Upanema, Umari é ponto de captação para carros-pipa que abastecem municípios em períodos de seca.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Acidente trava trânsito na Ponte Newton Navarro

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Novo Notícias (@novonoticias)

Vídeo: Novo Notícias

Um acidente envolvendo um motociclista e um carro deixou o trânsito travado na manhã desta terça-feira (3) na Ponte Newton Navarro, em Natal.

A colisão aconteceu no sentido Centro e provocou um grande congestionamento. Motoristas que passavam pelo local registraram a situação em vídeos que mostram a lentidão e a longa fila de veículos ao longo da ponte.

De acordo com testemunhas, o motociclista teria colidido na lateral de um automóvel. Com o impacto, ele caiu na pista e ficou ferido, aguardando atendimento médico.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para prestar socorro à vítima. Até o momento, não há informações atualizadas sobre o estado de saúde do motociclista.

Por causa do acidente, o tráfego ficou bastante comprometido, exigindo paciência redobrada dos condutores que utilizavam a via nas primeiras horas da manhã.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

PF prevê 458 agentes e R$ 200 milhões para proteger presidenciáveis em 2026

Foto: Divulgação

A PF (Polícia Federal) apresentou a outras instâncias do governo federal e ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) um plano preliminar sobre a segurança dos presidenciáveis nas eleições de 2026.

Ao todo, a estratégia prevê a mobilização de 458 agentes da PF. Além disso, pede uma verba extra de R$ 200 milhões para a aquisição de tecnologias de proteção aos candidatos, como veículos blindados e até um sistema antidrone.

Assim como em pleitos anteriores, o número de agentes envolvidos na proteção de cada candidato vai levar em consideração o risco ao qual o presidenciável está exposto. As informações foram primeiro noticiadas pela Folha de S.Paulo e confirmadas pela CNN.

O plano considerado robusto responde ao histórico recente de violência física e moral contra candidatos, no Brasil e no exterior, na avaliação de pessoas próximas ao assunto.

Em 2022, a PF indicou que equipes dedicadas à proteção e policiais de unidades especializadas para apoio nas visitas de candidatos a estados específicos totalizariam mais de 300 agentes.

Dentre as aquisições, foram destacadas viaturas blindadas, distribuídas a todas as superintendências regionais desta PF, que utilizadas como “carros VIP” dos candidatos em seus deslocamentos no período em que estiverem protegidos pela PF.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Petistas aconselham Lula a se distanciar de assessor por causa de rumos da política externa

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Internamente no Partido dos Trabalhadores, cresceu a recomendação de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reavalie a influência de seu assessor especial para assuntos internacionais, Celso Amorim, que tem ganhado destaque nas posições do Brasil em diferentes crises globais. Para aliados mais moderados, os conselhos de Amorim estariam empurrando o país para o “lado errado” de disputas geopolíticas, como no conflito entre Estados Unidos e Irã.

Amorim, que já foi ministro das Relações Exteriores, tem aparecido em entrevistas defendendo posições duras — como a declaração de que a morte de líderes em conflito é “condenável e inaceitável” e chamando o Brasil a se “preparar para o pior” diante da escalada no Oriente Médio. Para críticos dentro do PT, trechos desse tipo de fala não refletem necessariamente os interesses nacionais, mas sim uma visão ideológica que pode afastar o Brasil de aliados tradicionais e gerar atritos desnecessários.

O assessor tem insistido em alertas sobre o impacto do conflito no mundo e na necessidade de cautela do país, inclusive citando possíveis desdobramentos regionais, o que, para moderados, poderia complicar ainda mais a agenda diplomática brasileira já em tensão.

O desconforto de parte da sigla também vem do histórico de posturas de Amorim em outras crises internacionais — como questões relacionadas à guerra na Ucrânia e à posição do Brasil em organismos multilaterais — que, segundo alguns analistas, teriam exposto o país a críticas externas.

Diante disso, petistas moderados defendem que Lula reforce sua equipe com vozes que priorizem equilíbrio e pragmatismo diplomático, alinhando a política externa mais diretamente aos interesses estratégicos e econômicos do Brasil, em vez de reflexões percebidas como radicalizadas ou filológicas às disputas ideológicas globais.

Com informações do Diário do Poder

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Treinador ex-ABC relata tensão após conflito no Oriente Médio entre EUA, Israel e Irã

Foto: Reprodução/Instagram

O técnico Ney Franco, ex-ABC Futebol Clube, vive dias de incerteza no Oriente Médio. Atualmente no comando do Al-Hussein SC, o treinador brasileiro está retido com a delegação em Doha, no Catar, após a escalada do conflito envolvendo Estados UnidosIrã e Israel.

A informação é do Bolinha News, da 96FM. A equipe jordaniana viajou na sexta-feira e chegou ao Catar no sábado (28) pela manhã para disputar uma partida da Champions asiática. No entanto, horas depois do desembarque, teve início a ofensiva militar norte-americana contra o Irã, seguida de contra-ataques iranianos. Doha abriga a maior base militar dos Estados Unidos na região, o que elevou o nível de alerta na cidade.

Em vídeo enviado a página A Voz Celeste, ligado ao Cruzeiro, Ney Franco tranquilizou familiares e amigos no Brasil, mas relatou momentos de tensão. “A noite passada a gente viu alguns mísseis sendo interceptados no céu. Próximo da gente não aconteceu nada, mas escutamos umas três explosões de longe”, afirmou o treinador.

Segundo ele, o jogo que seria realizado na terça-feira (3) foi cancelado, e tanto o espaço aéreo do Catar quanto o da Jordânia está fechado, o que impede o retorno imediato da delegação. “O que a gente mais quer agora é retornar para a Jordânia. Primeiramente, torcer para que essa guerra acabe”, declarou.

Apesar da situação, Ney reforçou que todos estão em segurança. A equipe permanece no hotel e tem feito atividades físicas improvisadas. “A gente não está podendo sair para treinar. Estou na sala de musculação agora, vamos fazer um treino aqui à noite”, relatou.

O Al-Hussein vive bom momento esportivo. O clube lidera o campeonato nacional da Jordânia, segue na disputa da Copa da Jordânia e também participa da Champions continental. “Estamos num momento bom no futebol da Jordânia, liderando o campeonato. Queremos voltar o mais rápido possível para preservar essa liderança”, destacou o técnico.

Enquanto aguarda a reabertura do espaço aéreo e a definição sobre a continuidade das competições, Ney Franco mantém contato com familiares e reforça que a prioridade é a segurança do grupo. A expectativa é de que a situação na região se estabilize para que a delegação possa retornar à Jordânia nos próximos dias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ex-secretária do Careca relata à CPMI negócio imobiliário com ex-marqueteira do PT

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A ex-secretária de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, afirmou nesta segunda-feira (2) que o empresário negociou uma casa em Trancoso (BA) com a publicitária Danielle Miranda Fonteles, apontada como ex-marqueteira do PT. A declaração foi dada durante depoimento à CPMI do INSS.

Antunes é considerado um dos principais alvos da investigação que apura supostas fraudes em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social e está preso desde 12 de setembro de 2025. Relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras entregues à comissão apontam uma transferência de R$ 5 milhões do empresário para a publicitária, relacionada à negociação do imóvel no fim de 2024.

Aline Cabral relatou que soube da transação e que chegou a viajar para Trancoso, no início de 2025, para treinar a governanta da casa. No entanto, afirmou não saber se a compra foi concluída. “Não tenho certeza se a casa era completamente dele ou se os trâmites da compra tinham sido finalizados”, disse aos parlamentares.

O relator da CPMI, Alfredo Gaspar, questionou se a informação poderia incriminá-la. A ex-secretária respondeu que tinha conhecimento do negócio, mas não sabia informar valores ou detalhes contratuais. Segundo ela, suas funções incluíam tarefas pessoais do empresário, como emissão de passagens e contato com familiares.

Com informações do Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Coco Bambu aciona Gregório Duvivier e João Vicente na Justiça por fala sobre suposto plágio do Camarões

Foto: Reprodução / YouTube

A rede cearense Coco Bambu entrou com ação judicial contra os humoristas Gregório Duvivier e João Vicente de Castro, além da produtora Porta dos Fundos, após declarações feitas no programa “Não Importa”. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornal O Globo e confirmada pelo Correio.

De acordo com a 11ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Duvivier teria feito insinuações envolvendo o Coco Bambu e o Camarões Restaurante, tradicional estabelecimento de Natal (RN). Sem citar nomes diretamente, o humorista afirmou que um empresário teria copiado cardápio, identidade e até funcionários de outro restaurante antes de expandir o negócio nacionalmente.

Durante o programa, Duvivier declarou: “Tem um restaurante que eu não posso falar o nome, porque senão vou ser processado, que roubou o Camarões. O empresário foi ao Camarões, achou genial, copiou os pratos, roubou garçons, gerente, trocou o nome e implantou no Brasil inteiro”. A fala é apontada pela rede como ofensiva à sua reputação.

Na ação, o Coco Bambu pede indenização por danos morais no valor de R$ 25 mil e a remoção do conteúdo das plataformas onde foi publicado. Até o momento, os citados não haviam se manifestado publicamente sobre o processo.

Relembre a polêmica

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Todo Natalense (@todonatalense)

Com informações do Correio Braziliense

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Flamengo demite Filipe Luís horas após goleada de 8 a 0 e classificação pra final

Foto: Alexandre Cassiano

O Clube de Regatas do Flamengo anunciou na madrugada desta terça-feira (3), às 1h01, a demissão de Filipe Luís do comando técnico da equipe profissional. A saída ocorre poucas horas depois da goleada por 8 a 0 sobre o Madureira Esporte Clube, no Maracanã, resultado que garantiu vaga na final do Campeonato Carioca.

Além do treinador, também deixam o clube o auxiliar Ivan Palanco e o preparador físico Diogo Linhares. Em nota oficial, o Flamengo agradeceu a Filipe Luís “por tudo o que foi conquistado e compartilhado nesta jornada” e desejou sucesso na sequência da carreira, mas não detalhou os motivos da decisão nem informou quem assumirá o time.

A demissão surpreende pelo contexto: o Rubro-Negro aplicou uma das maiores goleadas da temporada e assegurou classificação para a decisão estadual. Mesmo assim, a diretoria optou por promover a mudança na comissão técnica em meio à reta final do Carioca. Campeão do Campeonato Brasileiro e da Libertadores em 2025, Filipe deixou escapar dois títulos importantes no início da atual temporada, perdendo a Supercopa do Brasil para o Corinthians e a Recopa para o Lanús, time argentino.

Filipe Luís encerra sua passagem pelo comando profissional acumulando participações importantes na temporada. Agora, o Flamengo se prepara para a final do estadual sob nova direção, enquanto a diretoria trabalha para anunciar o substituto nos próximos dias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Câmara libera venda de medicamentos em supermercados e projeto vai à sanção de Lula

Foto: Reuters/Adriano Machado

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (2) o projeto de lei que autoriza a venda de medicamentos em farmácias instaladas dentro de supermercados. O texto segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mais cedo, os parlamentares também aprovaram o regime de urgência por 315 votos a 38, permitindo que a proposta fosse votada diretamente no plenário, sem passar pelas comissões.

Pelo projeto, os medicamentos não poderão ser expostos em gôndolas ou prateleiras comuns. A comercialização deverá ocorrer exclusivamente em farmácias ou drogarias instaladas dentro dos supermercados, em espaço físico separado e adequado às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O deputado Gilson Daniel defendeu a medida ao argumentar que muitas cidades e distritos não contam com farmácias, obrigando moradores a se deslocarem por longas distâncias para adquirir medicamentos. Segundo ele, a proposta amplia o acesso da população aos produtos.

O texto exige a presença de farmacêutico durante todo o horário de funcionamento da farmácia instalada no supermercado e estabelece regras específicas para medicamentos sujeitos a controle especial, que deverão ser pagos antes da entrega ou transportados em embalagem lacrada até o caixa.

A proposta também proíbe a venda de remédios em bancadas ou gôndolas fora da área destinada à farmácia e permite o uso de canais digitais apenas para entrega, desde que respeitadas as normas sanitárias vigentes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Alcolumbre afirma que não deve demorar para decidir sobre quebra de sigilo de Lulinha após guerra regimental na CPMI

Foto: Breno Esaki/Metrópoles

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, indicou a aliados que deve decidir “nos próximos dias” se anula ou mantém a votação da CPMI do INSS que determinou a quebra de sigilo de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha. A deliberação ocorreu na quinta-feira (26/2) sob clima tenso, com troca de acusações e alegações de “fraude” por parte de governistas contra o presidente da comissão, Carlos Viana.

A informação é do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles. Alcolumbre aguarda manifestação formal das partes envolvidas e parecer técnico da advocacia e da Polícia Legislativa do Senado antes de bater o martelo. Integrantes da cúpula da CPMI afirmam que a confusão teria sido provocada por líderes governistas, que apresentaram pedido de votação em bloco de quase cem requerimentos, o que teria gerado impasse na contagem.

Na votação simbólica, Viana entendeu que os governistas estavam em minoria diante do quórum registrado no painel. Já parlamentares da base do governo alegam que o regimento exige maioria com base no total de presentes no momento exato da votação, e não no quórum geral indicado.

Após a derrota, o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues, e o deputado Paulo Pimenta apresentaram representação pedindo a anulação do resultado. Nos bastidores, integrantes da CPMI admitem recorrer ao Supremo Tribunal Federal caso Alcolumbre derrube a decisão.

O risco de anulação é considerado real por membros da comissão, especialmente porque entre os sigilos quebrados está o de um ex-assessor ligado ao senador Weverton Rocha, aliado político de Alcolumbre. A decisão do presidente do Senado deve redefinir os rumos da investigação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *