ARTIGO: O poder do pensamento negativo

 

Percebo, cada vez mais, as pessoas repetindo que basta pensarem positivo que tudo dará certo. Jogam a responsabilidade da conquista no sobrenatural. E, muitas vezes, deixam de tomar as devidas providências, pois já acham que tá tudo se encaminhando — Duvidar é sinal de fraqueza.

Se der certo ou errado, você será grato pois aprendeu com os erros — Mas você conseguirá refletir os erros, se deixou boa parte da tarefa com o imponderável? É provável que não. Se você é um super campeão, esse texto não é para você. Até porque, em qualquer atividade, só tem um campeão para um batalhão de concorrentes. Quero falar com quem está precisando ouvir.

Na verdade, sem uma grande dedicação, tudo tende a dar errado mesmo. Não existe nada fácil e você deve usar todo o poder do pensamento negativo para anular tudo que pode dar errado. Chame para si, a responsabilidade de checar todos os detalhes, mas se certificar que você encaminhou tudo e que ninguém se preparou mais que você.

Essa checagem e preparação será mais minuciosa, se você pensar nas inúmeras possibilidades do resultado não sair como o planejado. O pensamento positivo, nessa hora, vai lhe relaxar antecipadamente e você precisa dessa adrenalina.

E se cair a matéria que você não estudou no concurso? Não venha me dizer: “tenho fé que isso não vai acontecer”. Pelo contrário, diga: “Vou me preparar melhor, pois tenho que estar preparado para tudo”; E se o concorrente baixar mais o preço? Procure fornecedor mais barato ou agregue valor; E se tiver blitz? Ande com os documentos em dia. Só depois de você fazer tudo, é a hora de pensar positivo — “Vai dar tudo certo na minha viagem”.

Certa vez, bebendo com um amigo, este me disse que ia para o interior dirigindo 180km de madrugada. Quando alertei sobre o risco de acidente — Ele me falou que eu pensava negativo demais. Respondi: Graças a Deus.

O pensamento positivo está sobrecarregado demais. Tem gente que se escora nele para se tranquilizar a todo instante. Certa vez, lí sobre o campeão de basquete Michael Jordan que quando foi cortado do time juvenil ficou trancado no quarto e não saiu nem para jantar. Ele não queria deixar o problema de lado e ser feliz o mais rápido possível. Preferiu remoer durante a noite e a madrugada tudo que ele vinha fazendo errado para no dia seguinte saber exatamente onde deveria melhorar. Ele poderia apenas dizer: “vou treinar mais e vai dar tudo certo”. Simplificar para se tranquilizar seria um erro — Pelo menos para ele. Depois de tudo feito é que o pensamento positivo se transforma em confiança com lastro.

A sociedade tem ânsia de querer sair rápido demais dos incômodos. Por isso, tantas soluções fáceis. Não são poucos os que utilizam de benzodiazepínicos (rivotril) por qualquer “aperreio”. Tirando momentaneamente a dor — Mas ela sempre vai voltar. Seus problemas precisam ser vivenciados para serem analisados e só assim chegar numa solução adequada. Tenha certeza que não é errado ficar preocupado ou triste, faz parte. Pode não ser fácil, mas é o único caminho. O pensamento positivo, será sempre consequência do que você fez e não do que você não fez.

Se eu tivesse pensado positivamente que todo mundo ia ficar bem sem essa reflexão, não teria feito esse texto. Agora que fiz, vou pensar positivo que pelo menos você vai mudar para melhor.

Bons pensamentos!

Nota: Se você está lutando contra uma doença que precisa mais de fé do que de ação, claro que é melhor o pensamento positivo em todas os momentos.

Marcus Aragão
Publicitário
Instagram: @aragao01

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Ana Paula disse:

    Texto fantástico, uma ótima reflexão, para que analisando nossa vida percebamos se estamos nos esforçando para concretizarmos os anseios do pensamento positivo, e não deixarmos apenas a cargo de uma força maior.

  2. Dina Silva disse:

    Perfeito 👏👏👏👏

  3. GORETTI ALVES disse:

    Parabéns pelo texto Marcus Aragão 👏👏👏, Extraordinário , escuto várias vezes na semana O SEGREDO, e tenho PLENA convicção que para qualquer coisa dá certo , temos que Planejar muito as possibilidades dos erros , sou um Exemplo que o Pensamento POSITIVO É EXTREMAMENTE EXCELENTE , porém quando não SE ESPERA QUE TUDO VAI DÁ CERTO SÓ PELO NOSSO PENSAMENTO POSITIVO, e sim pelo PENSAMENTO , PLANEJAMENTO E AÇÕES 💪🏾💪🏾💪🏾💪🏾

  4. Luciana disse:

    Coluna mais esperada da semana!!! Amei👏🏼👏🏼👏🏼

  5. Albanisa disse:

    O artigo "O poder do pensamento negativo" vem mesmo para despertar ou incomodar muita gente que vive empolgada com um volume de (des)informação que prometem da riqueza imediata, ao casamento mais feliz do mundo. Tudo isso com a força do pensamento positivo.E
    numa sociedade imediatista como a nossa, não é de se estranhar que muitos façam sucesso vendendo sonhos que depois viram pesadelos, porque não se concretizam dessa forma.
    Parabéns Marcus, porque poucos tem a sua coragem de abordar temas polêmicos.

  6. Marcela disse:

    👏🏻👏🏻👏🏻 Pensamento positivo deve vir exatamente da confiança que se fez tudo que deveria ser feito da melhor forma que poderia ser feito. Colheremos os frutos com orgulho do nosso desempenho e nao por obra do acaso.

  7. Eduarda disse:

    De fato, só que o vemos é o uso do pensamento positivo como desculpa para não darmos 100% de nós e como forma de terceirizar a nossa responsabilidade pelo que fazemos é podemos antecipar!!!

  8. Melo disse:

    Excelente texto!

  9. Marília disse:

    Já estava aguardo o texto da semana. Mais uma vez excelente. 👏👏👏👏👏

  10. Manoela Torres disse:

    Uma boa análise que nos conduz a uma interessante reflexão. Parabéns pelo texto.

COMENTE AQUI