Naquele tempo a Igreja Católica adotou o celibato dos padres e freiras para defender seu patrimônio. Não casava bem o sacerdócio com herdeiros brigando pelo patrimônio do padre. Isto é, o patrimônio da Igreja — era a Idade Média. Foi aí que começou, Deus me perdoe, o inferno dos padres.
Durante o papado de Gregório VII, em 1075, o clero foi obrigado ao celibato. Vejam que foi mais de 1000 anos depois de Cristo. Essa ideia não partiu de Jesus. Hoje em dia, continua na mesma ladainha, apesar de que muito se superou dos absurdos da Idade Média. Um bom exemplo foi o fim da venda de indulgências, ou o perdão divino a quem pagasse por isso. Graças a Deus, acabou. As missas em latim, também. Mas o celibato continua.
A manutenção de algo tão fora de contexto pode trazer, e tem trazido inúmeros problemas. Pedofilia, relações clandestinas com homens ou mulheres e muita repressão para não aceitar a maçã da eva. Ou de Adão.
— Se você ainda vai continuar a leitura deste artigo, reze 10 ave-marias e 10 pai-nossos.
Essa semana tivemos a vida do Pe. Júlio devassada nas redes sociais e antissociais. Pegaram o Júlio para Cristo. Mas o Júlio é humano e, como tal, erra. E é lógico que errou. Afinal, o adultério é um dos pecados mortais, porém, cabível de perdão se o arrependimento é genuíno. Vejam agora a ironia do destino. Particularmente, não conheço o Pe. Júlio, mas sei que todo padre atende fiéis que querem se confessar. Todos nós precisamos de uma segunda chance. Nos confessar, receber a penitência e voltar a vida com esperança de sermos pessoas melhores. Quem vai perdoar os pecados do Pe. Júlio se a arquidiocese e a sociedade já condenaram à fogueira?
— Senhor, tende piedade de nós.
A igreja não evoluiu quando Papa Francisco, em 2018, disse que padres gays devem largar o sacerdócio. O médico gay salva sua vida; o engenheiro gay constrói sua casa; o professor gay ensina sua profissão, mas o padre não pode ser homossexual nem hétero. Não pode ser nada. Deve ser um inferno mesmo.
— Vamos rezar a oração que o Senhor nos ensinou.
Viu? Perdoai as nossas ofensas assim como perdoamos a quem nos tem ofendido. As partes envolvidas devem pensar em perdoar. É nosso dever e nossa salvação! Por isso, peço aos mais exaltados que guardem a tocha acessa, pois não vamos ter caça às bruxas. O nosso coração está em Deus.
— O amor de Cristo nos uniu.
Agora, tentando amar o próximo como a si mesmo, pergunto-me quem pode perdoar o Pe. Júlio por ter caído em tantas tentações? Antes, gostaria que o padre perdoasse a Igreja por insistir no celibato e em pensamentos vigentes da Idade Média e que perdoasse também a todos nós que expomos sua vida nas mídias.
— Aquele que não tem pecado que atire a primeira pedra.
Após esse momento de fraternidade em que perdoaremos uns aos outros, rogo a Deus que tenha compaixão de nós, perdoe nossos pecados e nos conduza a vida eterna. Amém.
— Vamos em paz e que o senhor nos acompanhe.
Marcus Aragão
Instagram @aragao01
Lamento muito, mais o Padre é um ser humano e quem não tem pecado atire a primeira pedra.
A vida é simples se quisermos.
O Padre renuncia a batina a esposa larga o Breno e os dois traidores vão viver juntos e serem felizes, a vida é deles e eles sabem o que querem.
Procurando o ícone”curtir”! Parabéns pelo discernimento! Tenho minha opinião pessoal acerca do celibato, mais não posso falar como ninguém deve administrar a sua casa e vi padre Fábio falando que tem relação com o estilo de vida do padre” ele é um missionário e não acha justo impor isso a sua família’! Concordo com relação ao demais! Jesus veio para os pecadores,” buscar e salvar o que havia se perdido”! Como ele falou para aquela mulher quando os seus algozes desistiram de apredejala:” Nem eu te condeno, vá em paz e não pegues mais”! E se alguém pecar temos um advogado junto ao pai, Jesus!
Falou pouco mas falou merda.
Resumindo: Tudo deve ser perdoado e esquecido. Ninguém se coloca no lugar da esposa e da Igreja. Não é à-toa que Lula e Bolsonaro estão à frente nas pesquisas. O povo aplaude o que não presta!
O erro não está no homossexualismo e sim, na mentira, hipocrisia e cinismo.
“A quem muito foi dado, muito será cobrado”, Lucas 12;48. Toda instituição tem suas regras, o padre se ordenou já sabendo disso. Quem perdoa pecados é Jesus, e através do arrependimento. Penitência, Ele já fez por nós ao morrer na cruz. Vá ler a Palavra, ignorância mata…
Acredito, na minha vaga humildade cristã, que o perdão é para TODOS. E mais, cabe principalmente aos envolvidos nesse caso, e assim eles o fizeram. Seguiram sua vida no perdão que Deus os ensinou. E trazem, na perversidade, esse assunto a tona? Qual o interesse que temos em expôr de tal forma essas pessoas, a ponto de crucifica-las ? Quem não tem pecado que atire a primeira pedra. Deus tende misericórdia de nós e do mundo inteiro!
O celibato é o maior problema da igreja católica, basta olhar a história.
A o celibato é o principal problema da igreja católica, basta olhar a história.
Interessante como o celibato é colocado como um problema e sua revogação como uma solução. É tão simples assim? Se os padres fossem casados tudo seria lindo e maravilhoso? A questão não é o celibato. A questão é de fórum íntimo de cada um. Como eu estou na minha relação com o Senhor? Como está a minha vida de oração? Tem buscado fazer a minha vontade ou a de Deus? Essas são as questões e não somente para os padres mas também para os solteiros, os casados, para os héteros e para os homos. Quanto ao caso em questão fico com o Evangelho onde Cristo, diante da mulher adúltera, faz-nos lembrar que todos somos pecadores que, uma vez arrependidos, podemos receber dEle a graça do perdão divino junto com a ordem “vá e não peques mais”. Salve Maria e viva Cristo Rei
Concordo plenamente. Para além disso: Os pastores casam e caem em adultério, em pedofilia etc. O caso é realmente o foro intimo de cada um. A tentação vem para todos. Quem está de pé deve ter cuidado para não cair. O perdão é para os pecadores.
Interessante como o celibato é colocado como um problema e sua revogação como uma solução. É tão simples assim? Se os padres fossem casados tudo seria lindo e maravilhoso? A questão não é o celibato. A questão é de fórum íntimo de cada um. Como eu estou na minha relação com o Senhor? Como está a minha vida de oração? Tem buscado fazer a minha vontade ou a de Deus? Essas são as questões e não somente para os padres mas também para os solteiros, os casados, para os héteros e para os homos. Quanto ao caso em questão fico com o Evangelho onde Cristo, diante da mulher adúltera, faz-nos lembrar que todos somos pecadores que, uma vez arrependidos, podemos receber dEle a graça do perdão divino junto com a ordem “vá e não peques mais”.
Salve Maria e viva Cristo Rei!
Sou ateu. Acho que a perversão sexual do celibato deveria ser abolida da face da terra. Acho que o padre merece respeito como ser humano. E acho que, de acordo com a doutrina cristã, sobre a qual li muito, merece perdão de sua comunidade. Se a comunidade do padre viver os valores cristãos de verdade, o perdoará. Se a comunidade não viver tais valores, vai apedrejá-lo.
Amigo, entendo sua posição, mas a Igreja não chama ninguém para ser padre. O camarada que escolheu. E assim, como em tudo na vida, existe os prós e os contras.
Perfeito amigo!
Aos que criticam até esse texto, Deus tenha misericórdia de vós!🙌🏼
A homoafetividade é bíblica: Noemi e Rute, Jônatas e Davi, Jesus e João, sem contar os solteirões convictos: Josué e, principalmente , Paulo de Tarso, com seu famoso “espinho na carne”. Portanto, Pe. Júlio só colocou em prática essa inclinação. Misericórdia!
A força do querer dá o boga é mais forte para esse fajuto, pervertido Padre viadâo. Mas, se existem boiolas em qualquer profissões, por que não, Padre viado?
Eu fui aluno do padre Júlio. O msm sempre teve um bom relacionamento com os alunos. Sempre simpático e respeitoso. Ele merece uma segunda chance.
Excelente texto e iguais comentários, só um ou outro desprovido de bons sentimentos e incapaz de por um freio em sua própria ignorância dando ao caso uma conotação política sem cabimento. A esses eu digo:se a ignorância tornou-o
Incapaz de sentir a dor do outro é porque o doente e pecador é você.?
Não é à toa que um ex-presidiário está na frente nas pesquisas. Se perdoam até a falta de ética profissional de um Padre que deveria zelar pelo confessionário e pela orientação vocacional do casamento… as pessoas tendem a aplaudir acreditando que o problema é de gênero… e esquecem das vítimas. Existem muitas formas de violência, e todas começam com a falta de ética.
Falta de ética profissional agora é perdoável?
Não sou à favor da ninguém mas não existe crime perfeito. Um dia a casa cai e se tratando de religiões e líderes religiosos a grande maioria se envolve com política, escândalos financeiros, promiscuidade e outros fatores que afetam a sociedade que frequenta e ajudam as igrejas e templos por isso que não tenho uma religião definida mas creio num Deus vivo que sempre me socorre nos momentos mais difíceis. Portanto jamais dobrarei meus joelhos diante de um ser humano e só a a Deus pedirei o perdão dos meus erros.
Obrigada por colocar sensatez., e menos julgamentos .Não o conheço mas peço a Deus a misericórdia.
As regras da igreja católica não foram escritas por Deus, mas sim pelos homens. Todavia, considero que o grande problema está na igreja que não evoluiu, mas isso não exime o Padre Júlio de sua culpa. Principalmente pelas condições que tudo aconteceu. Quando ele escolheu ser padre conhecia as condições.
Mas avaliando por uma outra ótica, quem somos nós para estarmos julgando o próximo? Hoje, estamos cada vez mais cheios de preconceitos, fazendo com a intolerância reine entre nós, tornando o mundo cada vez mais chato. Que Deus em sua infinita sabedoria ilumine o caminho de Júlio, indicando para ele a melhor escolha do que fazer nesse momento.
Acho que ele errou, mas quem nunca errou….
EXCELENTE O TEXTO DE MARCOS ARAGÃO. IMAGINO QUÃO DIFÍCIL ESTÁ SENDO ESTE MOMENTO PARA OS ENVOLVIDOS .
Texto estranho… pensei que o problema real fosse a hipocrisia e a mentira do profissional PADRE. Quer dizer que se um medico matasse rotineiramente seus pacientes, deveria ser perdoado? O texto so fala de homossexualismo, e isso nunca foi o problema.. desejos do ser humano não é a questão. Problema foi a traição e a mentira em desfavor da cliente que confiou no profissional Padre. Quer dizer que se o padre tivesse um caso com a mulher seria condenado, mas por ser homossexual deve ser perdoado? Ora, se teve uma orientação e confessionario antes do casamento… Não parece que foi apenas uma queda, mas uma vida inteira de mentiras, na qual a vitima foi a mulher e não os dois homens que se acovardaram, em nao quiseram assumir a situação deles. Ela que confiou no padre, no marido e numa instituição religiosa. Mas porque é uma mulher a vitima, deve-se perdoar e continuar pecando? Muda de profissão, véio!
No meu ponto de vista nisso tudo que aconteceu, a única coisa que pra mim está prevalecendo é a hipocrisia, cada um atirando a primeira pedra, cada um fazendo seu julgamento e não olha o pecado que carrega dentro de si. O padre errou e que não erra, quem não tem pecado? Ninguém queira sentir e passar o que o padre está sentindo e passando nesse momento. Vamos rezar pelo padre e entregar nas mãos de Deus para fazer o seu julgamento.
Eu é que não quero sentir o que ele sentiu…
No meu ponto de vista nisso tudo que aconteceu, a única coisa que pra mim está prevalecendo é a hipocrisia, cada um atirando a primeira pedra, cada um fazendo seu julgamento e não olha o pecado que carrega dentro de si. O padre errou e que não erra, quem não tem pecado? Ninguém queira sentir e passar o que o padre está sentindo e passando nesse momento. Vamos rezar pelo padre e entregar nas mãos de Deus para fazer o seu julgamento. “Tira primeiro a trave do teu próprio olho”.(MT 7,1-5)
O pecado do padre vai bem além de não cumprir o celibato. Vejo muito mais o cinismo em celebrar o casamento e sua arrogância e stress que era conhecido por todos.
A agora o padre virou um pecador. Logo ele, que pecou conscientemente. Tadinho, o povo de Deus sabe apedrejar mas não sabe ser vitrine.
Ter relações sexuais com outro homem, atualmente é aceitável. Agora, e os casos de pedofilia ao longo dos séculos??? Se hoje, com todos os métodos de apuração e leis severas já é complicado, imagine séculos atrás, qdo a autoridade da igreja Católica era INCONTESTÁVEL???
Acho que o celibato é uma grande janela para entrada de elementos que usam a igreja para satisfazer seus instintos sexuais pervertidos.
Amigo Aragão eu vou me poupar de falar sobre o celibato, por considerar o ato sexual como uma necessidade humana, tal qual o alimento, a água , o sono, entre outros. E , refletir mais sobre a facilidade que nós seres humanos temos de julgar os outros, na maioria das vezes, sem nos permitirmos, sequer ,saber o que realmente aconteceu para que o outro agisse daquela forma. Aliás, estamos enfrentando um momento de convivência, cada vez, mais difícil e chato de se viver.
O texto muito bom! Parabéns! Acho q ninguém tem culpa. Claro q a esposa ficou chocada, mas os dois caíram em tentação. Pe Júlio é um excelente padre e ninguém pode julgar o outro por cair em tentação! Que Deus perdoe os pecados deles!
Melhor texto que vc já construiu, Aragão!
Parabéns pelo texto Aragão
Excelente texto,leve, inteligente e com sincronismo com a realidade
Negar a natureza humana é negar Deus, celibato e castidade devem ser rediscutido urgentemente , indiferente desta questão o padre tem mais pecado do que foi revelado, cabe as autoridades eclesiásticas ou não apurar se culpado ou inocente, as investigações irão esclarecer.
Quem acha esse texto sensato , é porque vive no pecado, se alimenta do pecado.
Deveria ter feito opção na hora de errar,… não perdoou ele e nem lula!!
Quem perdoa pecado é Um só, JESUS CRISTO….
Porém concordo com o artigo em gênero e grau.
Pois foi Cristo de derramou seu precioso sangue por nós pecadores.
Apesar da discussão parecer razoável, ela e a sua opinião não tem valor algum diantes as palavras de Deus transcritas na bíblia.
Somos mortais e pecamos. Permanecer no pecado é uma escolha. O certo continua sendo o certo, mesmo que ninguém o faça.
Parabéns pelo texto.
Excelente texto, super sensato.
Texto infeliz e totalmente antagônico com as coisas De Deus. Agora o padre é a vítima e a esposa traída duas vezes(ou mais), é a vilã? São por pensamentos semelhantes a esse texto, que o mundo tá ficando cada vez mais perdido. Não use O Santo Nome de Jesus em vão! Quando Jesus pediu pra que largassem tudo e o seguisse, já não se configura um celibato? Esse texto ousa comparar o padre traidor em “duplicidade” com Maria Madalena, que se prostituía pra viver? Ela recebeu conselho direto do Nosso Senhor Jesus Cristo! Esse padre faz o que faz por puro prazer fisiológico. Atentem pras palavras dele. O que ele fez é abominável aos olhos do Senhor! Tá na bíblia! E provavelmente continuou fazendo porque ele é de fato um homossexual! As palavras dele estão bem claras! Deixou de fazer com Breno. Mas depois disso teve a “cura gay”? Pode ser, tudo é possível, mas a postura dele como ser social, vai além disso. A sua grosseria em determinados momentos, também tem história. Eu fui vítima da sua grosseria, quando quis divulgar o meu CD católico na Paróquia de Candelária e ele me negou, com requintes de soberba. Tem outras histórias de grosseria e ignorância eclesiástica por aí. O texto também é infeliz, quando menospreza a palavra escrita em Coríntios: se não pode conter-se , então case, antes de abrasar-se. Para além de um dogma, o celibato é um ato moral e ético. Todos são bastante “grandinhos” e vacinados, diante da proposta. Vai quem quer. Mas se for, não olhe para trás.
Parabéns, seu comentário tá melhor que o do Aragão.
O texto defende bem o “erro” do padre, já sua justificativa para atacar sem piedade o padre demonstra muito bem o seu motivo que não passa do sentimento de satisfação em vê o padre nessa situação por não ter aprovado a venda de seu CD na paróquia em questão.
Sentimento mesquinho e fraco não conheço ninguém dessa história mas conheço sim esse tipo de conversa perversa e maldosa.
Vc eh um alienado.
Aragão ! Leis esse comentário do leitor acima. Perfeito .
Belo texto,mas por ser uma igreja milenar somos nós que temos que nos adaptar e não o contrário, ninguém é obrigado a ser sacerdote, se quiser servir na igreja católica e não tem a condição do celibato, pode optar por ser diácono, ou partir para outras religiões aonde o celibato náo é obrigatório. Deus nos deu o livre arbítrio, nos escolhemos o caminho que vamos trilhar, mas existem regras que devemos seguir de acordo com este caminho, e qualquer jogo para ser bem jogado tem que ser dentro das regras.
O Padre eu perdoo. Lula não.
Isso msm Oslvado, o que esse homem fez com o povo brasileiro foi sem precedente
Osvaldo com esse comentário só mostra a sua imbecilidade, o que é que Lula tem haver com esse texto acima, isso é lamentável da sua parte.
Deve-se perdoar os pecados. Mas pecar por 10 anos? E fazer o casamento de quem traia?
O que vc acha do texto, Breno? Foi assim, Breno?
70 x 7
EXCELENTE TEXTO. QUEM NÃO ERROU, QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA! VÁ EM PAZ, E NÃO PEQUES MAIS…
A igreja católica perdeu uma excelente oportunidade de melhorar há séculos, quando pecaminosamente rejeitou a Reforma preconizada pelo Padre MARTINHO LUTERO.
Parabéns pelo artigo, excelente!!! ” Não há um só justo na terra, ninguém que pratique o bem e nunca peque” ( Eclesiastes 7:20). O meu pecado não é menor que o do outro, pode até ser diferente, não menos grave.
Que um dia a igreja passe a limpo e se atualize, já está passando da hora.
Excelente artigo.
A pessoa nasce gay, são 3 pobres criaturas , o padre por não poder assumir sua sexualidade, esse rapaz que não deveria ter casado, fez mal pra ele e pra esposa e essa, que tenho mais dó, morrer de amor sem ser correspondida, vai pagar caro pela gravação, mesmo que não tenha sido ela que divulgou, mas arruinou com as vidas dos 3.
Minguem tem o direito de atirar dardos pesonheto em nimguem.
Pois somos de vidro, que a quelquer momento podemos quebrar com as nossas imperfeições.
👏👏👏👏👏👏👏
Quem somos nós para julgar ? O celibato é um absurdo.
Marta Maria, ninguém forçou o Júlio ser padre, se ele se prontificou ser padre e conheceu as regras do celibato e mesmo assim seguiu, o problema é dele. Será que ele se arrependeu ? Ou só falou, pq foi descoberto?
Excelente texto. Porém que mundo é esse?
Como assim amiga? Que mundo é esse que julga o padre ou que mundo é esse que a igreja catolica ainda é tao atrasada?
Mais uma vez, um excelente texto para reflexão Marcus. Parabéns!
É minha gente, todo mundo erra, se imaginem ai na pele desse padre, deixe o cara rapais. Ele se arrependeu, nao cometeu crime, é cidadão de bem, não tem coisa ideologica nas missa dele
Até Lula errou.