Opinião

ARTIGO: Sugestão ao prefeito de Natal. Por Claudio Santos

Foto: Reprodução

Não é de hoje que se lê, se discute e, principalmente, se indigna com a inação históricado poder público, de certa forma, com a crescente deterioração urbanística de alguns bairros de Natal, arrastada pelo natural crescimento de outros bairros mais modernos, bem como com o desenvolvimento das cidades limítrofes, consideradas cidades dormitórios, que vão açambarcando os novos investimentos da construção civil e obras públicas em decorrência, como prédios residenciais e comerciais, loteamentos, escolas, praças, hospitais etc.

Não se tem aqui e agora a pretensão de esgotar o assunto, nem muito menos de levar a público umaideia acabada, mas notadamente apenas em contribuir, como cidadão adotivo de Natal, para a discussão pública e eventual inciativa do Prefeito Álvaro Dias, que vem enfrentando a superando alguns problemas crônicos da capital, ou por quem venha a sucedê-lo no próximo ano.

Essa discussão cabe não apenas ao fórum institucional próprio, ordinário, que é a Câmara Municipal. À toda a sociedade civil se contagia a necessidade de participar para uma solução consensual mais adequada, objetivando, como foco prioritário, a reestruturação urbanística desses bairros que se desidratam a olhos vistos e passos largos.

Entendo que há normas jurídicas constitucionais e legais capazes de alavancar essa política pública de soerguimento urbano para efetivação de investimentos públicos e privados. A isenção tributária, como instrumento de política pública, pode ser o gatilho a despertar a corrente capacidade econômico-financeira de agentesprivados, entre outras iniciativas adicionais e complementares.

Assim, por exemplo não exaustivo, as empresas ou pessoas físicas que investissem nos bairros da Cidade Alta, Rocas, Ribeira e Santos Reis, que são os problemas mais urgentes, teriam isenção do ISS para a construção civil, incluídas ampliação e reformas de prédios. Também as demais pessoas fornecedoras de serviços complementares à obra, como, por exemplo, todos os projetos, desde arquitetônicos, instalação de sistema de ar-condicionado e de cortinas, utensílios etc.

Isenção do IPTU por 30 anos, mantendo-se o cadastramento e a fiscalização decorrente, também se permitindo a construção à beira da calçada, sem necessidade de vagas de estacionamento, para cada unidade habitacional, sem recuos à frente ou nas laterais e atrás, sem limite de altura, para residências de pessoas de baixo poder aquisitivo ou não, medidas estas que barateariam sobremaneira o custo e o preço final da reforma ou construção. Em Fortaleza, CE, já é exitosa essa experiência, chegando a fazer cair cerca de 40% o preço final do apartamento.

Ora, nas maiores cidades do mundo as pessoas saem de seus apartamentos e casas direto na rua. A porta principal abriria em cima da calçada.

Aliando-se mais um esforço, as empresas de serviços instaladas ou que viessem a se instalar nesses bairros teriam redução de 50% (ou mais, dependendo do ramo) do ISS, por 10/20 anos.

A Prefeitura de Natal abriria, na sequência, licitação para alugar imóveis (nesses bairros, claro) destinados às suas repartições e órgãos administrativos, que seriam recuperados e/ou construídos pela iniciativa privada, inclusive fazendo caixa com a venda de vários imóveis de sua propriedade ou usando esses recursos para aplicação urbanística nos bairros em recuperação. Alguns desses imóveis da PMN são muito “caros” na relação custo/benefício, como a título de exemplo, aquele prédio que abriga uma Secretaria localizado na Av, Bernardo Vieira, e tantos outros inservíveis sob esta perspectiva.

Acredito que também o Governo do Estado se envolveria neste projeto de revitalização da capital, a quem caberia outras iniciativas, como reduzir ou diferir o ICMS em 50% (por exemplo) de todos os insumos para a construção civil, bem como se determinar, com prioridade, as futuras localizações de prédios e equipamentos públicos nesse bairros, fomentando a circulação de pessoas e incentivando os novos negócios e fazendo prosperar os atuais, que estão em situação econômico-financeira bastante crítica.

Para efeito das isenções e incentivos, traçar-se-ia um quadrilátero que teria como lados as linhas à altura do Baldo, Av. Deodoro, Rio Potengi e a orla marítima, em área geométrica imaginária definida nas leis municipais.

Naturalmente que a Lei e o regulamento necessários para tal mister tomariam todos os cuidados e garantias normativas – os requerimentos e as decisões administrativas isentivas seriam individuais, por obra – parapreservar hígidos esses incentivos fiscais, evitando ao máximo abusos e fraudes.

Aos bancos que detém as contas das finanças públicas municipais e estadual caberia abrir linha de crédito especial com juros atrativos e a longo prazo, até através de convênios com as pessoas políticas da PMN e Governo do Estado.

Não haveria perda de arrecadação, pois hoje não há ou é ínfima e tende a zerar, mais sim a multiplicação de novos negócios e residências, trazendo, esse volume de pessoas de novos moradores e circulantes, mais lazer e segurança em áreas as mais agradáveis da cidade, beirando o rio e recebendo a brisa do mar.

Renasceriam a nova Peixada Potengy (onde serviam a cerveja “véu de noiva”com caldo de peixe, que ficava em frente à Tribuna do Norte, de saudosa lembrança), ou outro Brisa del Mare, à beira do rio, altura do Paço (ou Passo?) da Pátria, local que tem o mais belo por do sol de Natal, viabilizaria o Mercado das Rocas, emressurgimento de inúmeros restaurantes, bares, praças bem cuidadas, passeios públicos, lojas, escritórios, residências de casas e apartamentos.

Registar que a Praça Augusto Severo é local muito aprazível de destaque na cena urbana natalense, na qual se sobressaem os belos prédios da Rodoviária e do Teatro Alberto Maranhão, com clima ameno e imensa tranquilidade.

Essas breves e sintéticas sugestões podem ser levadas a efeito após discussões internas no Poder Executivo, pelos órgãos competentes, sequenciando-se um bem elaborado projeto de planejamento s ser efetivado a executando a curto, médio e longo prazos, bem como iniciando-se desde logo amplo debate na Câmara Municipal de Natal, e Assembleia Legislativa do Estado, afinal a responsabilidade com o problema, que se agiganta a cada dia, é de todos nós norte-rio-grandenses.

Aliás, por fim, tanto a PMN como o Governo do Estado precisam descobrir as Parcerias Público/Privadas – PPPs, tão interessantes e viáveis, que poderiam ser largamente utilizadas nesse projeto.

O projeto global tem que ser ousado, bastam os arremedos pífios e ineficazes.

Fica a ideia simples e objetiva como base à discussão. Que outras venham e possamos, na prática, saindo da teoria para o concreto, contribuir para enfrentar e reverter o problema.

Natal, abril de 2024.

CLAUDIO SANTOS

 

Opinião dos leitores

  1. Já que o prefeito quer a revitalização da Rua João Pessoa, que tal mudar o nome para Rua Cardeal Eugenio Sales , sim porque ter o nome de um paraibano na rua que é o coração de Natal, acho inoportuno, até porque esse cidadão não foi unanimidade nem na Paraiba, e Dom Eugenio Sales além de potiguar de Acari, foi o unico Norte Rio-grandense a se tornar Cardeal.

  2. Ja q falou na Peixada Potengy na Tavares de Lira q tal revitalizar a mesma?O cais da Tavares de Lira aonde pegavamos os barcos para a Redinha não se tem acesso,cheio de frizzer e outras usadas pelos pescadores.As vezes vou lá para me recordar,porém fico triste como está.Sou do seu tempo,tambem frequentei a Peixada.

  3. Excelente! Trazendo Natal às suas origens, como Recife fez com o ‘Marco Zero’, próximo ao Cais do Porto. Natal também iniciou na Ribeira e Rocas. E assim reviver e conservar sua História!

  4. Desisti de natal. A cidade já perdeu qse 70 mil habitantes e vai continuar perdendo. O empresário hoje em dia não é mais besta. Se o estado/cidade não quer te ajudar a crescer , vaza e procura quem quer.

  5. Parabéns ao Dr Cláudio Santos pela sugestão. Somente assim esses bairros seriam revitalizados. Basta um pouco de vontade política.

  6. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  7. Esse povo não aceita vê a periferia se desenvolver..esqueca esses esqueletos da antiga Batal..já deu..devemos cobrar infraestrutura nos bairros onde o povo mora e fazem suas compras..
    Planalto
    Cidade Nova
    Pimtibul
    Cidade da esperança
    Nova natal
    Santa Catarina
    Igapó
    Felipe camarao
    Alecrim
    Bom pastor
    Pirangy

    Esses bairros tem comércios gigantes, modernos e etc..
    Estamos na modernidade..

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Falha em sistema do SUS dificulta entrega de medicamentos e gera fila de até 4 horas na Unicat

Foto: reprodução

Blog do Dina, por Dinarte Assunção

Pacientes que buscaram atendimento na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), em Natal, relatam enfrentar dificuldades para retirar medicamentos nesta terça-feira (22). Além de uma fila extensa na unidade, usuários afirmam que o sistema utilizado para cadastro e reserva de medicamentos apresenta falhas desde pelo menos a segunda-feira (21).

Segundo relato de um paciente que afirma tentar realizar o agendamento desde ontem, mas não consegue concluir o procedimento porque o portal da Unicat exibe uma mensagem de erro. Ele informou que aguarda o atendimento na fila por 4 horas. Ainda de acordo com o relato, um vigilante da unidade informou aos pacientes que o sistema interno da Unicat também teria ficado fora do ar, o que estaria impactando o atendimento presencial.

O Blog do Dina procurou a o Governo para esclarecer o registro de instabilidade no sistema da Unicat, mas até o momento da publicação dessa matéria não tivemos resposta.

Blog do Dina, por Dinarte Assunção

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasileiro vive mais, mas passa 12,5 anos da vida com alguma doença ou limitação, aponta estudo mundial

Expectativa de vida do brasileiro cresce, mas tempo de vida doente também — Foto: Freepik

Os brasileiros estão vivendo mais, mas também passam mais tempo convivendo com doenças, limitações ou incapacidades. É o que aponta um estudo publicado na revista The Lancet Public Health, com dados de 204 países e territórios entre 1990 e 2023.

No Brasil, o tempo médio vivido com problemas de saúde aumentou de 10,4 anos, em 1990, para 12,5 anos, em 2023 — alta de 2,1 anos (20%). O país ocupa a 16ª posição no ranking mundial de anos vividos em más condições de saúde.

Atualmente, a expectativa de vida do brasileiro é de cerca de 76 anos, mas o estudo mostra que o ganho de longevidade não foi acompanhado pelo mesmo avanço na qualidade de vida.

Doenças que mais contribuem para os anos vividos com problemas de saúde

Segundo o estudo, as principais causas são:

  • Distúrbios musculoesqueléticos, principalmente dor lombar;
  • Transtornos mentais, como depressão e ansiedade;
  • Doenças dos órgãos dos sentidos, como perda auditiva relacionada à idade;
  • Lesões não intencionais, principalmente quedas;
  • Outras doenças crônicas não transmissíveis.

Os principais fatores de risco incluem glicemia elevada, diabetes, excesso de peso, obesidade, desnutrição materno-infantil e tabagismo.

Países onde as pessoas vivem mais tempo com doenças

  1. Estados Unidos – 14 anos
  2. Austrália – 13,9 anos
  3. Canadá – 13,7 anos
  4. Nova Zelândia – 13,1 anos
  5. Holanda – 12,9 anos
  6. San Marino – 12,9 anos
  7. Suíça – 12,8 anos
  8. Líbano – 12,8 anos
  9. Reino Unido – 12,7 anos
  10. Porto Rico – 12,7 anos

Países onde as pessoas vivem menos tempo com doenças

  1. Nauru – 6,9 anos
  2. Ilhas Salomão – 7,3 anos
  3. Laos – 7,4 anos
  4. Tuvalu – 7,6 anos
  5. Madagascar – 7,7 anos
  6. Chade – 7,8 anos
  7. Níger – 7,8 anos
  8. Sudão do Sul – 7,9 anos
  9. Ilhas Marshall – 7,9 anos
  10. Mianmar – 8 anos

O estudo também mostra que as mulheres vivem mais do que os homens, mas passam mais tempo com doenças. Para os pesquisadores, os dados reforçam a necessidade de ampliar investimentos em prevenção, diagnóstico precoce, reabilitação e cuidados de longo prazo, para que o aumento da expectativa de vida seja acompanhado de mais anos com saúde.

Com informações de g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Iniciativa privada viabiliza reabertura do Aeroporto de Caicó após mais de 4 anos de abandono pelo Poder Público

Foto: reprodução/Instagram/Plantão Caicó

Após mais de quatro anos interditado, o Aeroporto Rui Mariz, em Caicó, voltará a receber pousos e decolagens a partir desta quinta-feira (23).

A reabertura ocorreu por iniciativa de empresários da região, que assumiram as providências para recuperar o aeródromo após anos sem uma solução por parte do Poder Público.

O terminal estava fechado desde janeiro de 2022 por questões de segurança operacional. Em 2024, o Governo do Estado anunciou a transferência da gestão para a Infraero, órgão do Governo Federal.

A autorização para reabertura consta no sistema oficial do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que liberou o aeroporto para voltar a funcionar. A pista asfaltada possui 983,78 metros de comprimento por 30 metros de largura. O terminal estava fechado desde janeiro de 2022 por questões de segurança operacional.

Com a liberação, o aeroporto volta a atender operações da aviação executiva, voos particulares, transporte aeromédico e deslocamentos institucionais, beneficiando Caicó e toda a região do Seridó.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FOTOS: Interpol descobre delegacia falsa da Polícia Federal brasileira na África

Fotos: Interpol

Uma operação global antifraude envolvendo 97 países descobriu uma delegacia falsa simulando a Polícia Federal brasileira em Essuatíni, na África. O país faz fronteira com a África do Sul e Moçambique.

No local, a ação coordenada pela Interpol prendeu 82 pessoas que fingiam ser policiais federais e desmantelou uma rede que operava jogos de azar online ilegais, lavagem de dinheiro e golpes sofisticados de falsa identidade.

Os policiais – verdadeiros – apreenderam 240 dispositivos eletrônicos, como celulares e computadores, além de moeda estrangeira e réplicas de uniformes da Polícia Federal do Brasil.

Segundo informações da Interpol, os golpistas fingiam ser integrantes da PF em videochamadas, convenciam as vítimas de que elas haviam sofrido um crime, levando-as a transferir fundos para “guarda segura” — valores que acabavam sendo roubados.

Com o alto volume de apreensões, uma equipe de apoio operacional da Interpol foi enviada ao país africano, a pedido das autoridades do país, para realizar a perícia forense dos dispositivos apreendidos.

Essa descoberta fez parte da operação First Light 2026, que focou no combate a golpes de engenharia social e atividades de lavagem de dinheiro associadas. Ao todo, 5.811 pessoas foram presas e houve interceptação de US$ 293 milhões em ativos ilícitos (cerca de R$ 1,5 bilhão).

Engenharia social é um termo que se refere a técnicas que exploram a confiança de uma pessoa para obter dinheiro ou informações confidenciais.

“Os golpes de engenharia social continuam a representar uma ameaça significativa para a nossa sociedade. A Interpol se dedica a apoiar os países-membros na construção de uma estratégia abrangente e coordenada para enfrentar crimes financeiros facilitados pela tecnologia, redes criminosas organizadas e a lavagem de dinheiro que as sustenta”, destaca Tomonobu Kaya, diretor do Centro de Combate a Crimes Financeiros e Corrupção.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Justiça concede medidas protetivas contra vereador de Extremoz e determina entrega de armas de fogo

Foto: Reprodução

A Justiça do Rio Grande do Norte concedeu medidas protetivas de urgência contra o vereador de Extremoz Cleiton do Nascimento Cabral, conhecido como Cleiton da Habitação, em um processo baseado na Lei Maria da Penha.

Na manhã desta quarta-feira, a Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão na Câmara Municipal de Extremoz para localizar e recolher armas de fogo vinculadas à decisão judicial.

O processo tramita sob segredo de Justiça para preservar a identidade da vítima.

De acordo com as investigações, a mulher informou à Polícia Civil que manteve um relacionamento com o parlamentar e relatou estar sendo ameaçada de morte.

Entre as medidas impostas pela Justiça estão a entrega das armas de fogo que estejam em posse do investigado, a proibição de qualquer contato com a vítima e a obrigação de manter distância mínima de 200 metros dela, de seus familiares e das testemunhas.

Caso as determinações sejam descumpridas, o vereador poderá ter a prisão preventiva decretada.

As medidas possuem caráter cautelar e foram adotadas para garantir a proteção da suposta vítima enquanto as investigações seguem em andamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Parte de falésia desaba em Pipa e Defesa Civil isola área; niguém se feriu

Foto: Sérgio Henrique

Um trecho de falésia em Pipa, no município de Tibau do Sul, no litoral potiguar, desabou no início da manhã desta quarta-feira (22). A queda ocorreu por volta das 5h, após dois dias de chuvas persistentes na região. Ninguém ficou ferido.

O incidente aconteceu na Praia do Centro, e a Defesa Civil Municipal isolou a área atingida. A prefeitura informou, em nota, que segue monitorando os pontos de risco, além de sinalizar e isolar os locais necessários.

Segundo o Executivo municipal, o grande volume de água acumulada nos dias de chuva aumenta o risco de deslizamentos e de queda de blocos nas falésias.

O guia de turismo José Antero Alves contou que os trabalhadores locais sempre alertam turistas e banhistas em geral sobre o perigo de ficar próximo às falésias, sobretudo em dias de chuva.

A situação ocorre mais em dias de maré cheia, segundo ele, já que faixa de areia fica menor.

“Quando a maré tá cheia o pessoal vai caminhar junto da falésia, mas não dá, porque ela molhada desaba por cima. É perigoso, por isso que a gente avisa ao pessoal pra não encostar muito na falésia”, falou.

O guia disse que a queda dessa parte da falésia aconteceu bem próximo onde, em novembro 2020, um casal, o filho bebê de 7 meses e o cachorro da família morreram atingidos após um desmoronamento.

“Ontem [terça-feira] choveu muito, aí caiu agora, 5h. Caiu aquele pedaço ali perto do cemitério. Desabou. Bem pertinho onde aconteceu o acidente na outra vez do casal com a criança. É sempre assim, quando está chovendo aí desaba”, completou.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Funcionário é alvo de operação da Polícia Civil por suspeita de invadir conta digital de cliente em Natal

Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, nesta quarta-feira (22), a operação “Acesso Oculto”, com o objetivo de cumprir um mandado de busca e apreensão domiciliar e pessoal contra um homem, de 34 anos, suspeito pela prática do crime de invasão de dispositivo informático. A ação foi realizada no município de Extremoz/RN.

De acordo com as investigações, o suspeito teria se aproveitado do acesso ao aparelho celular da vítima durante um atendimento prestado em uma operadora de telefonia localizada em um shopping center de Natal. Após o atendimento, no dia 2 de maio de 2026, a vítima constatou indícios de acesso não autorizado a uma de suas contas digitais e registrou um boletim de ocorrência.

Após tomarem conhecimento do caso, os policiais realizaram diligências que resultaram na localização do homem e no cumprimento do mandado de busca e apreensão. Durante a ação, foram apreendidos dispositivos eletrônicos e outros materiais que poderão auxiliar na coleta de evidências digitais, visando esclarecer a dinâmica da ação criminosa e aprofundar as investigações.

O homem foi conduzido à delegacia para prestar os devidos esclarecimentos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Carla Dickson percorre todas as regiões do RN, fecha apoios e fortalece projeto de reeleição à Câmara Federal

Foto: Divulgação

A deputada federal Carla Dickson (PL-RN) intensificou sua agenda de visitas aos municípios potiguares por meio da Caravana Carla Dickson pelo RN, iniciativa que já percorreu quase 30 cidades nas diferentes regiões do estado. O objetivo da ação se aproximar ainda mais da população e fortalecer as bases políticas para o projeto de reeleição à Câmara dos Deputados.

Durante as visitas, a parlamentar tem participado de encontros com lideranças políticas, representantes de entidades e moradores, ouvindo demandas e conhecendo de perto as principais necessidades de cada município. Entre os temas mais recorrentes estão saúde, educação, segurança pública e assistência social.

“Meu trabalho como representante do povo potiguar não tem sentido se eu não dialogar com as pessoas e acompanhar de perto as necessidades de cada região. É preciso vivenciar as demandas in loco pra buscar as soluções por meio da atuação em Brasília”, destaca a parlamentar.

Durante as agendas nos municípios, Carla Dickson destaca a destinação de emendas parlamentares para diversas áreas, contemplando investimentos em saúde, infraestrutura, assistência social e apoio aos municípios potiguares.

Com atuação reconhecida em defesa da causa das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por onde passa a deputada destaca o tema como uma das principais pautas de seu mandato. “Estou 100% focada na defesa das políticas públicas voltadas à inclusão, ao diagnóstico precoce e ao fortalecimento da rede de atendimento às famílias. No que depende de mim, nenhuma mãe atípica estará desamparada”, reforça a parlamentar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Justiça manda Virgínia apagar anúncios de bet em 48 horas

Screenshot

Foto: Reprodução 

O prazo de 48 horas determinado pela Justiça para que a influenciadora Virgínia Fonseca apague anúncios de apostas online de suas redes sociais já está em curso. A decisão, uma liminar de urgência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, proíbe parte da publicidade veiculada por ela e pela plataforma Blaze em seu Instagram. A informação foi apurada pelo analista de Segurança Pública da CNN Elijonas Maia.

A medida foi concedida a pedido do Ministério Público do Distrito Federal, que apontou risco de dano coletivo aos seguidores da influenciadora. Segundo o Ministério Público, Virgínia estaria publicando vídeos incentivando seus seguidores a apostarem na plataforma sem identificar o conteúdo como publicidade paga.

O que determina a decisão

A decisão, assinada pelo desembargador Renato Rodovalho Scussel, estabelece que toda publicidade de apostas divulgada por Virgínia — incluindo stories, reels, postagens e transmissões ao vivo — deve ser identificada de forma clara e ostensiva como conteúdo publicitário, mesmo quando inserida em publicações sobre sua rotina pessoal ou de viagens.

Além disso, a influenciadora deve se abster de divulgar anúncios que prometam lucros fixos ou garantidos, que apresentem apostas como fonte de renda, investimento alternativo ao emprego ou solução para dificuldades financeiras, bem como campanhas que sugiram não haver risco de perda.

CNN

Opinião dos leitores

  1. Fonte de renda e investimento, vale salientar que existe sim, só que para os donos das bets (apostas), assim como a riqueza dessa mulher não parece ser 2+2=4.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Após cirurgia de drenagem torácica, monsenhor Lucas apresenta melhora clínica

Foto: Reprodução

O monsenhor Lucas Batista Neto, de 83 anos, foi submetido a um procedimento cirúrgico de drenagem torácica nesta terça-feira (21) no Hospital Unimed Natal. A intervenção tratou um quadro de derrame pleural provocado por arritmia cardíaca.

Internado na UTI após apresentar cansaço e distúrbios no ritmo cardíaco, o religioso vinha recebendo tratamento medicamentoso desde o fim de semana. Exames laboratoriais realizados na segunda-feira (20) confirmaram o acúmulo de líquido pleural comprimindo os pulmões e dificultando a respiração.

De acordo com o padre João Medeiros Filho, o monsenhor apresenta evolução positiva e permanecerá em observação no hospital.

Pároco Emérito da Paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório, em Mirassol, Lucas Batista Neto atua há 55 anos nos serviços ministeriais da Arquidiocese de Natal.

Novo Notícias 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *