Judiciário

Assassino da universitária Maria Karolyne foi absolvido e solto a pedido do Ministério Público

Processo Cláudio1

IMG-20160122-WA0001

Pouco mais de um mês após uma absolvição, um crime cometido que chocou Natal-RN. Claudio Moura da Fonseca, assassino confesso da universitária Maria Karoline na tarde dessa quarta-feira(20), foi absolvido no dia 10.12.2015 pelo juiz da Comarca de Ceará-Mirim. No processo em que foi absolvido, Claudio era acusado de roubo com uso de arma de fogo e corrupção de menores – art. 157, § 2º, incisos I e II e art. 244-B do ECA. Pesava sobre ele a acusação de roubar o Mercadinho Cecília Maria.

Conforme print abaixo, dos quatro acusados do processo n. 010094-64.2015.8.20.0162, três foram absolvidos, pois o juiz considerou que a prova colhida no processo “não revelou liame que permita inferir que eles tivessem alguma participação no assalto” e que as provas se revelaram insuficientes “para demonstrar que os mesmos tenham participado ativamente dos eventos criminosos narrados ou mesmo que conhecessem previamente o intento delituoso do acusado Hugo Raphael dos Santos”, único condenado.

Processo Cláudio

Reprodução: Processo em que assassino confesso de universitária em Natal é citado e absolvido de crime de roubo em mercadinho

COMO OCORREU O CRIME DE LATROCÍNIO QUE ABALOU NATAL

Nessa quinta-feira(21), a Polícia Civil detalhou a ação que culminou com a prisão de dois suspeitos do latrocínio ocorrido no final da tarde de quarta-feira(20), na Zona Norte de Natal, que vitimou a estudante universitária Maria Karolyne Álvares de Melo de 19 anos.

A Polícia conta que checou cinco denúncias recebidas e uma delas levou a casa onde estava Claudio Moura da Fonseca, 30 anos(foto em destaque logo abaixo). Ele confessou o crime e disse que tinha saído com Renato Cesar Dias, 33 anos, para beber em uma lagoa no município de Extremoz. Na volta, quando estavam na Avenida Itapetinga, visualizaram as duas moças e decidiram fazer o assalto, que culminou na morte da estudante de turismo da UFRN.

Claudio Moura da Fonseca, 30 anosAssassino confesso da universitária em Natal. Foto: Divulgação – Polícia Civil

“Estava na garupa da moto e quando vi as duas moças, desci e anunciei o assalto, uma delas tomou um susto e levantou o braço quando fui pegar o fone de ouvido que estava com ela, sem que eu percebesse a arma disparou” disse Claudio.

A arma do crime (revolver, calibre 38), ele diz ter jogado no rio Potengi, e que usava a arma porque tinha medo que as pessoas que ele assaltou no ano de 2015, na Praia do Rio do Fogo viessem vingar-se dele.

Cláudio estava em liberdade e a disposição da justiça por ter sido preso em flagrante pelo assalto realizado no ano passado. Depois da prisão de Claudio, a Polícia chegou até a pessoa de Renato, que confessou ser o piloto da moto e disse ter sido preso no Estado de São Paulo por assalto. Renato confirma em parte a historia contada por Claudio, mas diz que não sabia que ele iria fazer um assalto. Os dois foram flagranteados por latrocínio.

Opinião dos leitores

  1. Kd a bosta dos direitos humanos ?? Vcs só sabem e fazer merda defende quem não precisa! Queria ver se fosse um filho de algum de vcs !! Vsfd!!

  2. infelizmente é essa a justiça que temos,,,,não a que queremos, mas a que temos, infelizmente….

  3. Esse marginal foi preso em flagrante por um assalto e porque foi posto em liberdade??? Uma justiça de merda!!! Se esse lixo tivesse preso ( que é o correto ) não teria matado a estudante. A culpa é do juiz que liberou esse verme!!! JUSTICA PODRE E DE MERDA

  4. O título do artigo faz parecer que ele foi absolvido do crime de latrocínio. Por favor mais atenção, títulos assim confundem um possível leitor desatento.

  5. Não se dispara uma arma sem perceber.
    Bandido bom é bandido morto.
    Prefiro ter minha arma e não precisar usar do que precisar e não ter.
    Temos direito de nos defender sim, já que pagamos muito caro, até nossas vidas estamos perdendo para a bandidagem com essa horrível segurança.

  6. Já perdi a paciência com essa bandidagem!
    O melhor agora é se armar, meter bala na cabeça do FDP, fugir do flagrante, contratar um bom advogado (se chegarem até mim) e pronto. Tenho certeza que estarei prestando um excelente serviço pra humanidade!

  7. Imagina a quantidade assaltos que este "digno cidadão, sem oportunidade na vida", cometeu? Era para haver a unificação das polícias, só assim acabaria e muito as boquinhas de algumas corporações, pois estes casos só tem elucidação quando a mídia bate em cima e quando há uma repercussão enorme. Explicitamente, lemos esta semana o MM Henrique Baltazar defendendo escancaradamente o direito de defesa do cidadão. Eu pergunto, por que leis criminalista não são feitas por quem entende e estudou para isso, ao invés de semi alfabetizados famigerados por poder com interesses próprios assumirem esta função? Fico Indignado!!! Parlamentarismo mau disfarçado.

  8. Direito é para quem é direito. Bandido não pode ter qualquer direito para além de trabalhar para comer e um lugar no chão para dormir.

  9. O bandido tem total autoridade de chegar ate em você te condenar a pena de morte e em seguida te execultar mesmo você sendo inocente e nada se resolve nenhum bandido vai preso pra que serve essa justiça desse País ? pra nada seria melhor entregar esses bandidos nas mãos da população e a população executará suas proprias leis

  10. Alguém já viu vagabundo ser preso, JULGADO e ABSORVIDO em pouco mais de 24 horas no Brasil? Ele continua preso, tá na gaiolinha da mesma forma, esse processo citado é de um crime anterior com data de 2015! Grato

  11. Se ele não trabalha de onde um indivíduo como este tirou recursos para bancar três advogados?? Se são defensores públicos, será que a defensoria pública está com essa disponibilidade toda de profissionais para disponibilizar três profissionais para um único caso.

  12. O juiiiiiiiz de direeeeito que soltasse um bandido, deveria ser responsável pelos atos cometidos por esse bandido liberado pelo mesmo. Brasilsilsilsilsil…país de bandidos justiça banaaaaal, vergonha de ser brasileiro.

    1. Esse MP não serve pra nada… as mulheres ficam sentadas nos computadores e nem olham na cara das pessoas que procuram essa bosta.

  13. Rapaz, posso garantir que a Juíza da Vara Criminal de Ceará-Mirim é uma das mais rígidas do Estado do RN. Ela é conhecida entre os advogados do Estado. Então, para ela absolver alguém é porque as provas foram insubsistentes. O Juiz julga pelos fatos relatados e as provas trazidas aos autos. O trabalho de investigar é da Polícia Civil e do Ministério Público, e no máximo a Juíza poderá diligenciar para a Autoridade Policial buscar determinas provas. Antes de criticarmos seria interessante conhecer o porquê da Juíza proferir uma sentença absolutória.

    1. Penso que as provas nao eram tao fortes assim, a juiza deveria estender o prazo pedindo mais pivas. E nao soltar um individuo de alta periculosidade desses para comete routras atrocidades. Minha opiniao.

  14. Infelizmente nem o judiciário, tampouco o MP serão responsabilizado pelo erro de colocar o bandido em liberdade. Esse tipo de responsabilidade so se aplica a polícia quando "erra" em serviço. É mais fácil. Estou pra ver um juiz ou um representante do MP sendo responsabilizado por ato falho desses. Infelizmente nossa população é outra hipocrita que atira o pau nos outros, mas não deixa de assitir Big Bosta pra ir realmente lutar pelo certo e pelo que é de direito.

  15. BG
    E os representantes dos "direitos humanos" foram ou não prestar solidariedade aos familiares dos Pais da Jovem assassinada FRIAMENTE e SEM DEFESA por este FACÍNORA?????????????, ou será que foram a delegacia para soltar este "inocente"???????????. Isto é uma vergonha!!!!!!!!!!!!! O MP. e a justiça devem satisfação aos familiares e a sociedade Norteriogarndense pelo procedimento adotado.

  16. Nossa País não existe justiça existe injustiça, se o cara estivesse preso isso não aconteceria. nossa justiça e falha e injusta.

  17. Se ele não cometeu o crime de que foi acusado no processo, foi absolvido corretamente. O Ministério Público e o Judiciário merecem certamente muitas críticas, mas não é a condenação de pessoas por crimes que não cometeram que vai resolver o problema da violência no RN.

    1. O próprio Claudio assumiu o crime de assalto ao mercado em depoimento, Infelizmente o que temos visto ultimamente é um judiciário voltado muito para o direito do "pseudo cidadão" criminoso. Essa é a mais pura verdade.

    2. Redação do blog, por favor não confunda seus leitores com Títulos como este! Ele foi absorvido por OUTRO CRIME em 2015, o que não deixa de ser revoltante, porem nao foi pela morte da estudante como tendenciosamente vocês quiseram passar no título da Noticia e com isso gerar prints e divulgação da sua página!
      Estão rodando prints no whatsapp com o destaque da notícia e até com o nome Juiz do processo, o chamando de assassino! Revejam esse título em respeito aos seus leitores.
      Alguém já viu alguém ser preso, julgado e absorvido em pouco mais de 24 horas no Brasil?

    3. O titulo não se refere a esse processo, diz que ele foi absolvido, o que é verdade. Se estão julgando pelo título, vai da consciência de cada um.

  18. E aí Ministério Publico?? A culpa também é da Policia??
    Quem não fez a sua parte???
    Vão trocar também o chefe do MP e do TJRN???
    A sociedade fará uma passeata cobrando atitude e eficiência do MP e do TJRN????
    A imprensa levantará a suspeita contra a justiça e denunciará a existência de bandidos togados????
    O Governo dirá que existe alguma " coisa estranha" na justiça???

  19. Gustavo Marinho Nogueira Fernandes.

    O nome do digníssimo juiz que ajudou a matar a estudante.

  20. Com o MP e a Justiça ajudando fica fácil a bandidagem atuar! Tamo lascado. Quem foi o juiz que absolveu?

  21. Essa é a nossa justiça, onde o bandido não paga pelos seus atos covardes, ficando solto e o cidadão de bem paga com sua própria vida ou ficando preso dentro de casa. Oh país vei bom pra bandido. Era para o MP ser responsabilizado pela morte da universitária. Lugar de bandido é na cadeia ou no cemitério.

  22. Quem assinou o alvará, porque não levou esse bandido pra criar na casa dele? Só assim a moça tava viva. E imoral a sociedade tem que se revolta contra essas leis m… Isso não tem cabimento, lugar de bandidos é na cadeia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Corinthians vence o Vasco no Maracanã e conquista a Copa do Brasil pela quarta vez

Foto: Buda Mendes/Getty Images

O Corinthians é o campeão da Copa do Brasil 2025. A vitória por 2 a 1 sobre o Vasco da Gama no Maracanã garantiu o quarto título da competição aos corintianos que já haviam levantado o troféu em 1995, 2002 e 2009.

Os gols da vitória do Timão foram marcados pelos atacantes Yuri Alberto e Memphis Depay. O gol vascaíno foi marcado por Nuno Moreira.

O título da Copa do Brasil dá vaga ao Corinthians na Libertadores 2026, e garante vaga na disputa pelo troféu da Supercopa do Brasil em 2026 contra o Flamengo, atual campeão do Brasileirão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STTU define linhas e horários especiais do transporte público para o Natal em Natal

Foto: divulgação

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) definiu uma operação especial de transporte público para os shows do Natal em Natal, entre os dias 25 e 30 de dezembro, no polo de Ponta Negra.

A medida prevê reforço de linhas e viagens extras após o fim das apresentações, com partidas da avenida Engenheiro Roberto Freire, em frente ao Hotel Ponta Negra Flat.

Segundo a STTU, a operação busca garantir mais mobilidade, segurança e comodidade ao público que participará da programação. O planejamento foi acertado em reunião com as empresas de transporte coletivo da capital.

25/12
Linhas: N-07, N-08, L-54, N-73, N-79, O-83 e Corujão
Horário de saída: 00h40

28/12
Linhas: N-07, N-08, L-54, N-73, N-79, O-83 e Corujão
Horário de saída: 02h40

26, 27, 29 e 30/12
Linhas: N-07, N-08, L-51 (sentido Neópolis), L-54, N-73, N-79 e Corujão
Horário de saída: 02h40

De 31/12 para 01/01
O evento está programado para encerrar em horário no qual o sistema de transporte da capital já estará em operação regular.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Vejam a propaganda da Havaianas com Fernanda Torres que fez a sandália virar alvo de boicote

Assistam a propaganda pela qual a Havaianas virou alvo de críticas e boicote nas redes sociais. A peça publicitária com a atriz Fernanda Torres foi publicada no Instagram da marca e no perfil da atriz. No vídeo, Fernanda afirma que não quer que as pessoas “comecem o ano com o pé direito”. A frase foi interpretada como um posicionamento político, desencadeando uma série de críticas, além de uma campanha pelo boicote à sandália.

Veja o que diz Fernanda: “Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não é nada contra a sorte. Mas, vamos combinar, sorte não depende de você, depende de sorte. O que eu desejo é que você comece o ano novo com os 2 pés. Os 2 pés na porta, os 2 pés na estrada, os 2 pés na jaca, os 2 pés onde você quiser. Vai com tudo, de corpo e alma, da cabeça aos pés”.

Opinião dos leitores

  1. Quem for da direita e tiver vergonha na cara, não compra mais desta empresa financiadora de esquerdopatas!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: ‘É o combinado’, diz João Maia sobre Walter Alves não assumir o governo e indicar o vice de Allyson Bezerra

O deputado federal João Maia afirmou confirmou que há um acordo político entre o atual vice-governador Walter Alves e o prefeito de Mossoró Allyson Bezerra. “É o combinado”, disse João Maia em entrevista durante passagem por Caicó neste domingo (21).

Segundo João Maia, Walter Alves não assumirá o Governo do Rio Grande do Norte caso a governadora Fátima Bezerra (PT) renuncie em abril.

Ainda de acordo com João Maia, Walter Alves deve disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do RN nas eleições de 2026.  De acordo com o deputado, ficou definido que o MDB indicará o candidato a vice na chapa encabeçada por Allyson para o Governo do Estado.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

Propaganda da Havaianas com Fernanda Torres gera críticas e campanha por boicote após ser vista como posicionamento político contra a direita

Imagem: Havaianas/divulgação

A campanha de fim de ano da Havaianas provocou críticas nas redes sociais de apoiadores da direita, após a divulgação de um vídeo estrelado pela atriz Fernanda Torres.

Na peça publicitária, a Fernanda inicia com a frase “Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito”, o que gerou reações imediatas.

Em seguida, a atriz completa dizendo que o ideal é começar o ano “com os dois pés”, mas a associação política já havia sido feita por parte do público.

A polêmica em torno da propaganda ganhou força pelo fato de 2026 ser ano de eleições presidenciais, levando internautas a interpretar a fala como um posicionamento político contrário à direita.

Inúmeras críticas se espalharam nas redes sociais da marca e do Grupo Alpargatas, controlador da Havaianas, com alguns usuários defendendo um boicote aos produtos e a uso de marcas concorrentes.

Opinião dos leitores

  1. Gosto das havaianas, desde sempre uso, tu acha que vou deixar de usar um coisa que gosto e que é de qualidade, por causa de política, to ficandoê velho né besta não, eu faço o que gosto não o que certos acéfalos dizem.

  2. Nao consumir marca que tenha ideologia política…Principalmente da esquerda que quer apoia o Hamas e os traficantes que são vítimas dos usuários…
    Nao as havaianas

  3. Simples resolver: Não comprar nada das havaianas. Essa empresa já mostrou de que lado está.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mulher morre na Índia após falso ‘médico’ embriagado realizar cirurgia assistindo a tutorial no YouTube

Imagem ilustrativa | Foto: Freepik

Uma mulher de 50 anos morreu após passar por uma cirurgia realizada por um homem que fingia ser médico em uma clínica clandestina na cidade de Barabanki, no estado de Uttar Pradesh, na Índia. O procedimento foi feito enquanto o falso médico assistia a um vídeo no YouTube.

A vítima foi transferida para um hospital após o agravamento do quadro, mas morreu na noite seguinte à cirurgia, em 6 de dezembro. Testemunhas relataram que o falso médico parecia embriagado durante a cirurgia.

Segundo a polícia, o dono da clínica, Gyan Prakash Mishra, afirmou que a paciente, Munishra Rawat, tinha “pedras” no abdômen e iniciou a cirurgia mesmo sem qualificação profissional e sob efeito de álcool. Durante o procedimento, ele e o sobrinho cortaram artérias e veias importantes, causando complicações graves.

A polícia abriu inquérito por homicídio culposo por negligência médica e também aplicou acusações previstas na Lei de Prevenção de Atrocidades, já que a vítima pertencia a uma casta protegida. O sobrinho, que participou do procedimento, está foragido.

A clínica foi fechada por operar sem licença ou autorização sanitária. O caso reacendeu o alerta sobre os riscos de clínicas clandestinas e práticas médicas ilegais no país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dino suspende trecho de Projeto de Lei do Congresso que pretendia ‘ressuscitar’ emendas do orçamento secreto

Foto: Luiz Silveira/STF

O ministro do STF Flávio Dino suspendeu neste domingo (21) um trecho do projeto de lei complementar (PLP 128/2025) aprovado pelo Congresso que permitia a revalidação e o pagamento de emendas parlamentares canceladas desde 2019.

A medida atinge um artigo que autorizava a liquidação, até o fim de 2026, de restos a pagar não processados, incluindo emendas discricionárias, de comissão e de relator — estas últimas associadas ao chamado “orçamento secreto”, declarado inconstitucional pelo Supremo em 2022.

Dino atendeu a pedido do Psol e da Rede Sustentabilidade, que argumentaram que o dispositivo reabria espaço para emendas de relator. Segundo os autores da ação, o impacto financeiro pode chegar a R$ 1,9 bilhão, sendo cerca de R$ 1 bilhão ligado a antigas emendas de relator.

Na decisão, o ministro determinou a suspensão imediata do trecho caso o projeto seja sancionado pelo presidente Lula e encaminhou o tema para referendo do plenário do STF, ainda sem data para julgamento.

Dino afirmou que há indícios de violação ao processo orçamentário, à responsabilidade fiscal e a direitos fundamentais. Para ele, a medida equivale à criação de uma nova autorização de gasto sem respaldo em lei orçamentária vigente, em um cenário de dificuldades fiscais.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pix terá novas regras a partir de fevereiro de 2026; veja quais são

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O Banco Central anunciou novas regras para o Pix, que entram em vigor em fevereiro de 2026, junto com medidas de segurança obrigatórias para os bancos. As mudanças buscam reduzir fraudes e aumentar as chances de devolução de valores desviados.

Mecanismo Especial de Devolução (MED)

A principal novidade é o aprimoramento do Mecanismo Especial de Devolução (MED). Atualmente, o sistema rastreia apenas a conta do primeiro recebedor e só permite a devolução se ainda houver saldo. Como criminosos costumam transferir o dinheiro rapidamente para outras contas, mais de 90% das tentativas de recuperação fracassam.

Com as novas regras, os bancos terão de adotar o rastreamento em cascata, acompanhando o caminho do dinheiro mesmo após transferências para outras contas, o que amplia a possibilidade de reaver os valores.

Padronização das informações exibidas ao cliente

Outra mudança é a padronização das informações exibidas ao cliente. A partir de 2 de fevereiro, as instituições deverão identificar claramente o pagamento original, a data, o valor e o motivo da devolução em casos de fraude.

O Banco Central reforçou que o Pix segue gratuito para pessoas físicas. A cobrança de tarifas continua permitida apenas para pessoas jurídicas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘Vaquinha’ para herói que desarmou terrorista na Austrália arrecada quase R$ 15 milhões

Imagens: reprodução

A vaquinha online criada para Ahmed al-Ahmed, que desarmou um dos autores do ataque terrorista em Bondi Beach, na Austrália, já arrecadou US$ 2,64 milhões (cerca de R$ 14,6 milhões). A campanha no GoFundMe recebeu cerca de 45 mil doações.

Ahmed ficou ferido ao enfrentar o agressor durante o atentado que matou 15 pessoas e deixou mais de 40 feridos em uma celebração judaica. Segundo os organizadores da campanha, ele teve uma atitude “altruísta e heroica” ao agir sem considerar a própria segurança.

Neste domingo, o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, visitou Ahmed no hospital e o chamou de “herói australiano”. Na sexta-feira (19), o comerciante recebeu um cheque de US$ 1,65 milhão ainda internado. Surpreso, perguntou: “Eu mereço isso?”, ao que ouviu como resposta: “Cada centavo”.

Muçulmano, pai de dois filhos e dono de uma frutaria, Ahmed agradeceu às doações pedindo união e paz entre as pessoas. Ele permanece hospitalizado enquanto se recupera dos ferimentos a bala.

O ataque foi cometido por Sajid Akram, de 50 anos, morto em confronto com a polícia, e seu filho Naveed Akram, de 24, preso e acusado de terrorismo e 15 homicídios. As autoridades investigam ligação dos autores com o Estado Islâmico.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Autoridades dos EUA afirmam ter apreendido mais um navio perto da Venezuela

Foto: Reprodução/TV Globo

Autoridades dos EUA interceptaram e apreenderam neste domingo (21), mais uma embarcação próxima à costa da Venezuela, em águas internacionais, segundo informaram dois funcionários americanos à Reuters.

Esta foi a segunda ação do tipo somente neste fim de semana.

A operação ocorre poucos dias após o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar um “bloqueio” contra todos os petroleiros sujeitos a sanções que entram ou saem da Venezuela. Os funcionários, que falaram sob condição de anonimato, não divulgaram o nome da embarcação interceptada nem a localização exata da operação.

“Os Estados Unidos continuarão a perseguir o movimento ilícito de petróleo sancionado que é usado para financiar o narcoterrorismo na região”, disse a secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem em um post no X, na ocasião da apreensão efetuada no sábado (20), já apontando que novas apreensões aconteceriam.

Opinião dos leitores

  1. A Rússia faz a mesma coisa (vende petróleo com navios sem bandeira).
    Vai lá apreender um navio russo. Queria ver a coragem de Trump pra prender um único navio russo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *