Judiciário

Assassino da universitária Maria Karolyne foi absolvido e solto a pedido do Ministério Público

Processo Cláudio1

IMG-20160122-WA0001

Pouco mais de um mês após uma absolvição, um crime cometido que chocou Natal-RN. Claudio Moura da Fonseca, assassino confesso da universitária Maria Karoline na tarde dessa quarta-feira(20), foi absolvido no dia 10.12.2015 pelo juiz da Comarca de Ceará-Mirim. No processo em que foi absolvido, Claudio era acusado de roubo com uso de arma de fogo e corrupção de menores – art. 157, § 2º, incisos I e II e art. 244-B do ECA. Pesava sobre ele a acusação de roubar o Mercadinho Cecília Maria.

Conforme print abaixo, dos quatro acusados do processo n. 010094-64.2015.8.20.0162, três foram absolvidos, pois o juiz considerou que a prova colhida no processo “não revelou liame que permita inferir que eles tivessem alguma participação no assalto” e que as provas se revelaram insuficientes “para demonstrar que os mesmos tenham participado ativamente dos eventos criminosos narrados ou mesmo que conhecessem previamente o intento delituoso do acusado Hugo Raphael dos Santos”, único condenado.

Processo Cláudio

Reprodução: Processo em que assassino confesso de universitária em Natal é citado e absolvido de crime de roubo em mercadinho

COMO OCORREU O CRIME DE LATROCÍNIO QUE ABALOU NATAL

Nessa quinta-feira(21), a Polícia Civil detalhou a ação que culminou com a prisão de dois suspeitos do latrocínio ocorrido no final da tarde de quarta-feira(20), na Zona Norte de Natal, que vitimou a estudante universitária Maria Karolyne Álvares de Melo de 19 anos.

A Polícia conta que checou cinco denúncias recebidas e uma delas levou a casa onde estava Claudio Moura da Fonseca, 30 anos(foto em destaque logo abaixo). Ele confessou o crime e disse que tinha saído com Renato Cesar Dias, 33 anos, para beber em uma lagoa no município de Extremoz. Na volta, quando estavam na Avenida Itapetinga, visualizaram as duas moças e decidiram fazer o assalto, que culminou na morte da estudante de turismo da UFRN.

Claudio Moura da Fonseca, 30 anosAssassino confesso da universitária em Natal. Foto: Divulgação – Polícia Civil

“Estava na garupa da moto e quando vi as duas moças, desci e anunciei o assalto, uma delas tomou um susto e levantou o braço quando fui pegar o fone de ouvido que estava com ela, sem que eu percebesse a arma disparou” disse Claudio.

A arma do crime (revolver, calibre 38), ele diz ter jogado no rio Potengi, e que usava a arma porque tinha medo que as pessoas que ele assaltou no ano de 2015, na Praia do Rio do Fogo viessem vingar-se dele.

Cláudio estava em liberdade e a disposição da justiça por ter sido preso em flagrante pelo assalto realizado no ano passado. Depois da prisão de Claudio, a Polícia chegou até a pessoa de Renato, que confessou ser o piloto da moto e disse ter sido preso no Estado de São Paulo por assalto. Renato confirma em parte a historia contada por Claudio, mas diz que não sabia que ele iria fazer um assalto. Os dois foram flagranteados por latrocínio.

Opinião dos leitores

  1. Kd a bosta dos direitos humanos ?? Vcs só sabem e fazer merda defende quem não precisa! Queria ver se fosse um filho de algum de vcs !! Vsfd!!

  2. infelizmente é essa a justiça que temos,,,,não a que queremos, mas a que temos, infelizmente….

  3. Esse marginal foi preso em flagrante por um assalto e porque foi posto em liberdade??? Uma justiça de merda!!! Se esse lixo tivesse preso ( que é o correto ) não teria matado a estudante. A culpa é do juiz que liberou esse verme!!! JUSTICA PODRE E DE MERDA

  4. O título do artigo faz parecer que ele foi absolvido do crime de latrocínio. Por favor mais atenção, títulos assim confundem um possível leitor desatento.

  5. Não se dispara uma arma sem perceber.
    Bandido bom é bandido morto.
    Prefiro ter minha arma e não precisar usar do que precisar e não ter.
    Temos direito de nos defender sim, já que pagamos muito caro, até nossas vidas estamos perdendo para a bandidagem com essa horrível segurança.

  6. Já perdi a paciência com essa bandidagem!
    O melhor agora é se armar, meter bala na cabeça do FDP, fugir do flagrante, contratar um bom advogado (se chegarem até mim) e pronto. Tenho certeza que estarei prestando um excelente serviço pra humanidade!

  7. Imagina a quantidade assaltos que este "digno cidadão, sem oportunidade na vida", cometeu? Era para haver a unificação das polícias, só assim acabaria e muito as boquinhas de algumas corporações, pois estes casos só tem elucidação quando a mídia bate em cima e quando há uma repercussão enorme. Explicitamente, lemos esta semana o MM Henrique Baltazar defendendo escancaradamente o direito de defesa do cidadão. Eu pergunto, por que leis criminalista não são feitas por quem entende e estudou para isso, ao invés de semi alfabetizados famigerados por poder com interesses próprios assumirem esta função? Fico Indignado!!! Parlamentarismo mau disfarçado.

  8. Direito é para quem é direito. Bandido não pode ter qualquer direito para além de trabalhar para comer e um lugar no chão para dormir.

  9. O bandido tem total autoridade de chegar ate em você te condenar a pena de morte e em seguida te execultar mesmo você sendo inocente e nada se resolve nenhum bandido vai preso pra que serve essa justiça desse País ? pra nada seria melhor entregar esses bandidos nas mãos da população e a população executará suas proprias leis

  10. Alguém já viu vagabundo ser preso, JULGADO e ABSORVIDO em pouco mais de 24 horas no Brasil? Ele continua preso, tá na gaiolinha da mesma forma, esse processo citado é de um crime anterior com data de 2015! Grato

  11. Se ele não trabalha de onde um indivíduo como este tirou recursos para bancar três advogados?? Se são defensores públicos, será que a defensoria pública está com essa disponibilidade toda de profissionais para disponibilizar três profissionais para um único caso.

  12. O juiiiiiiiz de direeeeito que soltasse um bandido, deveria ser responsável pelos atos cometidos por esse bandido liberado pelo mesmo. Brasilsilsilsilsil…país de bandidos justiça banaaaaal, vergonha de ser brasileiro.

    1. Esse MP não serve pra nada… as mulheres ficam sentadas nos computadores e nem olham na cara das pessoas que procuram essa bosta.

  13. Rapaz, posso garantir que a Juíza da Vara Criminal de Ceará-Mirim é uma das mais rígidas do Estado do RN. Ela é conhecida entre os advogados do Estado. Então, para ela absolver alguém é porque as provas foram insubsistentes. O Juiz julga pelos fatos relatados e as provas trazidas aos autos. O trabalho de investigar é da Polícia Civil e do Ministério Público, e no máximo a Juíza poderá diligenciar para a Autoridade Policial buscar determinas provas. Antes de criticarmos seria interessante conhecer o porquê da Juíza proferir uma sentença absolutória.

    1. Penso que as provas nao eram tao fortes assim, a juiza deveria estender o prazo pedindo mais pivas. E nao soltar um individuo de alta periculosidade desses para comete routras atrocidades. Minha opiniao.

  14. Infelizmente nem o judiciário, tampouco o MP serão responsabilizado pelo erro de colocar o bandido em liberdade. Esse tipo de responsabilidade so se aplica a polícia quando "erra" em serviço. É mais fácil. Estou pra ver um juiz ou um representante do MP sendo responsabilizado por ato falho desses. Infelizmente nossa população é outra hipocrita que atira o pau nos outros, mas não deixa de assitir Big Bosta pra ir realmente lutar pelo certo e pelo que é de direito.

  15. BG
    E os representantes dos "direitos humanos" foram ou não prestar solidariedade aos familiares dos Pais da Jovem assassinada FRIAMENTE e SEM DEFESA por este FACÍNORA?????????????, ou será que foram a delegacia para soltar este "inocente"???????????. Isto é uma vergonha!!!!!!!!!!!!! O MP. e a justiça devem satisfação aos familiares e a sociedade Norteriogarndense pelo procedimento adotado.

  16. Nossa País não existe justiça existe injustiça, se o cara estivesse preso isso não aconteceria. nossa justiça e falha e injusta.

  17. Se ele não cometeu o crime de que foi acusado no processo, foi absolvido corretamente. O Ministério Público e o Judiciário merecem certamente muitas críticas, mas não é a condenação de pessoas por crimes que não cometeram que vai resolver o problema da violência no RN.

    1. O próprio Claudio assumiu o crime de assalto ao mercado em depoimento, Infelizmente o que temos visto ultimamente é um judiciário voltado muito para o direito do "pseudo cidadão" criminoso. Essa é a mais pura verdade.

    2. Redação do blog, por favor não confunda seus leitores com Títulos como este! Ele foi absorvido por OUTRO CRIME em 2015, o que não deixa de ser revoltante, porem nao foi pela morte da estudante como tendenciosamente vocês quiseram passar no título da Noticia e com isso gerar prints e divulgação da sua página!
      Estão rodando prints no whatsapp com o destaque da notícia e até com o nome Juiz do processo, o chamando de assassino! Revejam esse título em respeito aos seus leitores.
      Alguém já viu alguém ser preso, julgado e absorvido em pouco mais de 24 horas no Brasil?

    3. O titulo não se refere a esse processo, diz que ele foi absolvido, o que é verdade. Se estão julgando pelo título, vai da consciência de cada um.

  18. E aí Ministério Publico?? A culpa também é da Policia??
    Quem não fez a sua parte???
    Vão trocar também o chefe do MP e do TJRN???
    A sociedade fará uma passeata cobrando atitude e eficiência do MP e do TJRN????
    A imprensa levantará a suspeita contra a justiça e denunciará a existência de bandidos togados????
    O Governo dirá que existe alguma " coisa estranha" na justiça???

  19. Gustavo Marinho Nogueira Fernandes.

    O nome do digníssimo juiz que ajudou a matar a estudante.

  20. Com o MP e a Justiça ajudando fica fácil a bandidagem atuar! Tamo lascado. Quem foi o juiz que absolveu?

  21. Essa é a nossa justiça, onde o bandido não paga pelos seus atos covardes, ficando solto e o cidadão de bem paga com sua própria vida ou ficando preso dentro de casa. Oh país vei bom pra bandido. Era para o MP ser responsabilizado pela morte da universitária. Lugar de bandido é na cadeia ou no cemitério.

  22. Quem assinou o alvará, porque não levou esse bandido pra criar na casa dele? Só assim a moça tava viva. E imoral a sociedade tem que se revolta contra essas leis m… Isso não tem cabimento, lugar de bandidos é na cadeia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula deve terminar 3º mandato com dívida pública maior do que o prometido no lançamento do arcabouço fiscal

Foto: Wilton Junior/Estadão

A dívida pública brasileira deve terminar o terceiro mandato do presidente Lula acima do prometido no lançamento do arcabouço fiscal. Em 2023, a equipe econômica previa estabilização em 76,54% do PIB em 2026. Agora, analistas projetam que o endividamento chegue próximo de 84% do PIB no último ano do governo.

O avanço da dívida preocupa investidores porque não há sinais claros de estabilização nos próximos anos. Especialistas avaliam que o próximo governo terá de promover ajustes fiscais. Para estabilizar a dívida no nível atual, seria necessário um superávit primário entre 1,5% e 2% do PIB, bem acima das metas atuais.

Os gastos com pessoal e despesas obrigatórias cresceram, enquanto a estratégia do governo priorizou aumento de arrecadação em vez de corte de despesas. Economistas também apontam impacto de decisões do Congresso sobre o quadro fiscal.

Segundo o Ministério da Fazenda, as projeções mudaram por fatores não previstos, como:

  • Precatórios herdados do governo anterior;
  • Compensação do ICMS de 2022;
  • Enchentes no RS;
  • Despesas adicionais em 2025 e 2026 com o fim do adiamento de precatórios.

Juros pressionam a dívida

No lançamento do arcabouço, a expectativa era a Selic cair de 13,75% para 9% até 2026. Hoje, a taxa está em 15% (maior nível em quase 20 anos) e deve fechar 2026 em 12%, segundo o Focus. Com isso, a conta de juros, que deveria economizar R$ 186 bilhões, deve aumentar R$ 554 bilhões até o próximo ano. Quase 50% da dívida está atrelada à Selic.

Economistas alertam para um ciclo vicioso: fiscal frágil pressiona juros, que elevam a dívida. A projeção de dívida perto de 85% do PIB — acima da média de 70% dos países emergentes — reduz a margem de manobra do país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governistas planejam pedir vista para atrasar tramitação do PL da Dosimetria no Senado

Fonte: Marcos Oliveira/Agência Senado

Senadores da base do Governo Lula trabalham para adiar para 2026 a análise do PL da Dosimetria, o projeto que reduz penas de condenados pelos atos do 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A estratégia envolve aliados de Lula no Senado pedirem vista durante a tramitação do texto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o que adiaria automaticamente a votação. O colegiado, presidido por Otto Alencar, deve discutir o tema nesta quarta-feira (17).

A avaliação que senadores governistas fazem é que a adesão às manifestações contra o projeto teria enfraquecido a tentativa de aprovação ainda em 2025. Também pesam as declarações públicas de Alencar e do relator Esperidião Amin, que indicaram que o texto, da forma aprovada pela Câmara, não deve avançar no Senado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Diretor da PF confirma indícios de envolvimento de autoridade com foro privilegiado em investigação do caso do Banco Master

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, afirmou nesta segunda-feira que o envio da investigação do caso Master ao Supremo Tribunal Federal (STF) não trouxe prejuízos às apurações que envolvem o banqueiro Daniel Vorcaro, dono da instituição financeira.

Segundo Andrei, a PF suspendeu temporariamente as diligências ao identificar indícios de envolvimento de pessoa com foro privilegiado, procedimento que, segundo ele, evita nulidades. “As investigações prosseguem, com análise de material apreendido e demais medidas”, disse.

Na semana passada, o ministro Dias Toffoli determinou que apenas ele poderá autorizar novas ações no caso, como buscas e quebras de sigilo, além de impor sigilo máximo ao inquérito. A decisão ocorreu após a PF encontrar um documento que cita o deputado José Carlos Bacelar Filho (PL-BA), relacionado a um suposto empreendimento imobiliário.

Procurado, Bacelar afirmou que apresentou a Vorcaro um projeto imobiliário em Porto Seguro (BA), mas que o negócio não avançou. Segundo ele, o banqueiro alegou estar focado em salvar o banco.

O documento foi usado pela defesa de um diretor do Banco Master para transferir a investigação da Justiça Federal do DF para o STF, pedido aceito por Toffoli.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Investigação da PF aponta que grupo ajudou Ramagem a fugir do Brasil pela Guiana

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A Polícia Federal avançou na investigação sobre a fuga do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) do Brasil e identificou um grupo suspeito de ter ajudado o parlamentar em Roraima, estado onde ele iniciou a carreira como delegado.

Segundo o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, Ramagem deixou o país pela Guiana, sem registro em controles migratórios, com auxílio de terceiros. Um dos suspeitos, filho de um garimpeiro, foi preso no sábado (13). Celulares e outros materiais foram apreendidos, e o investigado será interrogado.

De acordo com a PF, Ramagem teria viajado de Boa Vista a Georgetown por via terrestre e, já na Guiana, usado passaporte diplomático para seguir aos Estados Unidos. A investigação apura se há outros envolvidos.

Condenado pelo STF a 16 anos, 1 mês e 15 dias de prisão por tentativa de golpe de Estado, Ramagem é considerado foragido. A Corte determinou a entrega do passaporte e a proibição de deixar o país, o que não foi cumprido. Segundo apuração, ele deixou o Brasil em setembro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Defesa de Jair Bolsonaro pede a Moraes autorização para ‘realização urgente de procedimento cirúrgico’

Foto: Antonio Augusto/STF

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorização para ‘realização urgente de procedimento cirúrgico’ após exames apontarem duas hérnias inguinais.

O pedido ocorre enquanto segue em vigor a determinação do STF para que a PF realize perícia médica oficial em até 15 dias. A defesa argumenta que os exames atualizados visam acelerar a análise e viabilizar a autorização da cirurgia.

Bolsonaro passou por ultrassonografia no domingo (14), na sede da Polícia Federal, em Brasília, onde está preso desde 22 de novembro. Segundo os advogados, os médicos recomendaram cirurgia de herniorrafia inguinal bilateral, procedimento que não pode ser feito em ambiente prisional. O tempo estimado de internação é de 5 a 7 dias, no Hospital DFStar.

Em relatório médico, o cirurgião Claudio Birolini reiterou a necessidade da intervenção sob anestesia geral. No sábado (13), Moraes havia autorizado a entrada de um médico com equipamento portátil de ultrassom na cela para confirmar o diagnóstico.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Flávio Bolsonaro quer apuração do TCU sobre vínculo entre Lulinha e o Careca do INSS

Foto: reprodução/redes sociais

O senador Flávio Bolsonaro (PL) apresentou representação ao Tribunal de Contas da União (TCU) pedindo a investigação de um suposto vínculo entre Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Lula, e Antônio Carlos Camilo, conhecido como “Careca do INSS”, apontado como operador de desvios de recursos de aposentados e pensionistas investigados pela CPMI do INSS.

Flávio solicita que o TCU apure eventual conflito de interesses e possível uso indevido da máquina pública. Segundo o depoimento da testemunha Edson Claro à CPMI, Lulinha teria recebido R$ 25 milhões e repasses mensais de R$ 300 mil do empresário, sem contrato.

Flávio Bolsonaro afirma que a ausência de justificativa pública para os pagamentos e relatos de que Lulinha seria sócio oculto de empresas ligadas ao investigado levantam suspeitas, especialmente por ele ser filho do presidente da República.

A representação também cita o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), que tem Frei Chico, irmão de Lula, como vice-presidente e é investigado pela Polícia Federal por suspeita de fraudes bilionárias.

O senador pede também que o TCU abra uma auditoria para apurar possível ingerência política no INSS, a regularidade de nomeações, convênios e repasses, além da atuação do Sindnapi em supostas irregularidades no órgão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula atinge patamar inédito e acumula mais de 50 mil cargos comissionados em 2025

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O número de cargos comissionados na administração federal alcançou 50.770 postos em novembro de 2025, o maior patamar da série histórica, segundo dados oficiais divulgados pelo jornal O Estado de S. Paulo. Desde janeiro de 2023, o governo Lula criou 4,4 mil novos cargos de direção, chefia e assessoramento.

Desse total, 53% estão na administração direta, com vagas distribuídas entre ministérios, autarquias e fundações. Os órgãos com mais cargos são INSS, Ministério da Fazenda, Polícia Federal, Ministério da Gestão, IBGE, Ministério da Saúde e Presidência da República.
Foto: Reprodução/Estadão/Ministério de Gestão e da Inovação

No atual mandato, Lula mantém 38 ministérios — que chegaram a 39 durante a emergência no Rio Grande do Sul. Já o ex-presidente Jair Bolsonaro encerrou o governo com 23 pastas. Embora Bolsonaro tenha criado 13,4 mil cargos apenas em 2022, o quadro permaneceu estável nos três primeiros anos de sua gestão.

Os maiores aumentos de cargos após a transição ocorreram nos ministérios da Fazenda, Gestão, Agricultura e Trabalho, além de novas pastas reestruturadas. O Ministério da Gestão afirma que a expansão ocorreu por redistribuição e transformação de cargos já existentes, sem criação de novas despesas, e que 80% das funções são ocupadas por servidores efetivos.

Apesar disso, os gastos com pessoal cresceram de R$ 369,2 bilhões em 2022 para R$ 444,7 bilhões em 2025, com previsão de atingir R$ 489,5 bilhões em 2026, impulsionados por reajustes salariais e novos concursos públicos.

Com informações de Estadão

Opinião dos leitores

  1. E eu me lascando de trabalhar pra ter dinheiro pra esse governo desastroso pagar a esses 50 mil bonitinhos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Queda de avião em Pau dos Ferros aconteceu em voo para entrega da aeronave após venda, diz esposa do piloto

Foto: Corpo de Bombeiros/Cedida

O piloto do avião monomotor que caiu na tarde deste domingo (14) em Pau dos Ferros, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, havia vendido a aeronave e realizava um voo para repassar informações técnicas ao novo piloto, segundo a esposa, Vaneide Pereira.

Ela contou que o marido, Jonas Pereira, e o outro piloto já haviam feito um voo antes do acidente. O problema ocorreu após a segunda decolagem, quando o avião começou a perder potência. “Quando foram voltar, o motor pifou de vez”, relatou. Jonas tinha 33 anos de experiência na aviação.

Ainda segundo a esposa, o piloto tentou pousar na Barragem de Pau dos Ferros ou em uma clareira, mas precisou desviar por causa de um fio de alta tensão. Sem tempo para outra manobra, a aeronave caiu após planar, o que reduziu o impacto.

O avião PU-SBN caiu na zona rural do município e transportava dois ocupantes, que foram resgatados com vida pelo Corpo de Bombeiros e pelo Samu. Ambos foram encaminhados para atendimento médico.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Câmara de Natal conquista novamente selo de qualidade em transparência pública

Foto: Divulgação 

A Câmara Municipal de Natal conquistou novamente reconhecimento pela qualidade da transparência pública, após avaliação do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

No crivo do TCE-RN, a Casa Legislativa atingiu 92% de cumprimento dos mais de 130 requisitos avaliados no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), alcançando a classificação Ouro. Já na análise da comissão de garantias da Atricon, que adota critérios ainda mais rigorosos, a Câmara obteve 83% de atendimento, conquistando a classificação Prata em nível nacional.

O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Eriko Jácome (PP), comemorou o resultado e destacou o compromisso da Casa com a boa governança. “Esse reconhecimento reforça que estamos no caminho certo, trabalhando com responsabilidade, seriedade e respeito ao cidadão. A transparência é um pilar da nossa gestão e um instrumento fundamental para fortalecer a confiança da população no Poder Legislativo”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *