Geral

Associação vai cobrar em Brasília nomeação de novo desembargador do TRT/RN

A Associação Nacional dos Magistrados Trabalhistas – Anamatra enviará oficio à casa civil da Presidência pedindo urgência na nomeação do novo desembargador do TRT-RN. A lista tríplice foi encaminhada ao Executivo desde o ano passado com os nomes dos juízes Bento Herculano Duarte Neto, Joseane Dantas e Maria Auxiliadora Rodrigues.

Considerando a demora na nomeação, pela Presidente Dilma, do próximo desembargador do TRT21, a presidente da AMATRA21, a juíza Maria Rita Manzarra, requereu na reunião do Conselho de Representantes ocorrida em Brasília, que a associação subscrevesse documento dirigido à Casa Civil relatando os prejuízos que a não apreciação da lista tríplice vem causando à prestação jurisdicional e pugnando pela imediata nomeação para a vaga de desembargador do TRT21, em aberto. A proposição foi aprovada à unanimidade pelo Conselho.

Do Blog: De todos os estados da federação apenas dois não tiveram os seus desembargadores nomeados, o RN e o DF.

Aqui no RN ainda não foi nomeado o desembargador porque trava-se nos bastidores uma verdadeira batalha política, para prevalecer os indicados.

O blog tem a informação que de um lado está o deputado federal Henrique Alves, defendendo o nome da juíza Joseane Dantas e do outro lado praticamente toda a bancada federal defendendo o nome do juiz Bento Herculano.

Enquanto não se tem Desembargador para tanto trabalho, os bastidores fervem.

Durma com um barulho desses.

Opinião dos leitores

  1. Já que o judiciario brasileiro,perante a população,é mais sujo que pau de galinheiro,seus integrantes deveriam ser eleito pelo povo como os politicos e,a exemplo dos ultimos,suas bandalheiras seriam de responsabilidade de quem votou neles.

  2. Antes de receberem a polpuda verba do auxilio paletó os bandidos começaram a brigar entre si.Estamos simplesmente lascados nas mãos dessa gente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Francisco Dantas alcança maior taxa de alfabetização do RN sob gestão de José Adolfo

Foto: Divulgação

Com pouco mais de 2.700 habitantes, Francisco Dantas, no Alto Oeste potiguar, vem se destacando nacionalmente na educação. Em 2025, o município alcançou o 1º lugar em alfabetização no Rio Grande do Norte, com 78% das crianças alfabetizadas até os 7 anos, superando médias estadual e nacional. O feito rendeu à cidade o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O selo foi antes do resultado da alfabetização

A conquista é resultado direto dos investimentos realizados pela gestão do prefeito José Adolfo, que desde o início do mandato colocou a educação como prioridade. O município reformou todas as escolas, ampliou e climatizou salas de aula, renovou o mobiliário, valorizou os professores e investiu na formação continuada.

Além disso, a prefeitura focou na recuperação da aprendizagem dos alunos do 2º ao 5º ano e na educação inclusiva, com equipe multidisciplinar, acompanhantes e protocolos para atender cada aluno com respeito e atenção às necessidades individuais.

“Temos um compromisso com a inclusão e com o direito de aprender. Acreditamos que a educação é a base para o desenvolvimento social e econômico da nossa cidade”, afirmou o prefeito.

O exemplo de Francisco Dantas mostra que, com gestão séria e foco na base, é possível transformar realidades, mesmo em municípios pequenos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Tiros e desespero no velório da namorada do criminoso Pica-pau: “Foi um terror”

Foto: Reprodução

As repercussões sobre a Operação Cratos, que resultou em confronto que durou mais de 20 horas, no último fim de semana, entre Marcelo Pica-pau, um dos criminosos mais temidos do Rio Grande do Norte, e as forças de segurança do Estado continuam ganhando espaço nas mídias.

No momento das despedidas, o local teria sido invadido por muitos gritos e tiros; homens armados entraram nas dependências da associação, onde o velório e a cerimônia estavam acontecendo e abriram fogo contra todos, sem distinção. O clima, que era de tristeza por conta da morte da jovem, rapidamente se transformou em terror e medo.

 

Os criminosos teriam chegado em uma carro, e sem emitirem uma única palavra começaram a disparar tiros em todas as direções; o que provocou uma enorme correria por parte dos presentes. Muitas pessoas se jogaram no chão, na tentativa de se protegerem, já outras começaram a passar mal, e uma idosa por pouco não foi atingida por uma bala perdida. O desespero e o caos se instalaram por todo o ambiente do velório

Uma mulher, que também participava do momento de homenagem e despedida pela morte de Jamily Xavier, foi atingida de raspão e precisou ser socorrida. Formou-se um verdadeiro cenário de filme de terror para todos.

“Foi um terror, tive que me esconder atrás de uma cadeira, nunca pensei que iria viver uma cena dessa no velório de alguém tão próxima”, relatou uma testemunha em estado de choque.

Até o momento, os criminosos não foram identificados pela polícia; todos fugiram do local sem deixar pistas.

Bnews Natal

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Duas mulheres morrem em capotamento de carro na BR-101 em Natal

Foto: Reprodução

Duas mulheres morreram após um carro capotar em um trecho da BR-101, em Natal, no sentido Extremoz. O acidente aconteceu na madrugada deste domingo (27). As vítimas foram identificadas como Edineide Soares dos Santos, de 50 anos, e Genilza da Silva, de 40 anos.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista do carro – um VW Saveiro de cor branca – fugiu do local após o acidente. Uma quarta pessoa ficou gravemente ferida, mas não teve o estado de saúde atualizado.

Além da PRF, a ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros, que auxiliou no resgate; pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio do Norte (Itep-RN), que fez a remoção dos corpos; e pela Polícia Civil, que vai investigar o caso.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Corinthians e São Paulo caem, e Flamengo aumenta liderança como maior torcida do país; veja ranking

Foto: André Durão

A arquibancada mudou ligeiramente de desenho. Corinthians e São Paulo recuaram além da margem de erro, e o Flamengo, mesmo mantendo números estáveis, abriu ainda mais vantagem como dono da maior torcida do Brasil. É com essa conclusão em meio a esse clássico dos gigantes que O GLOBO dá o pontapé inicial na publicação da maior pesquisa sobre torcidas da história do país — e não só sobre quantidade. Ao longo das próximas semanas, nas comemorações dos seus 100 anos, o jornal vai explorar o perfil completo do torcedor brasileiro: o grau de fanatismo, o engajamento com o clube, o relacionamento com a seleção e até as simpatias por times estrangeiros.

Foto: Ipsos-Ipec

O jogo começa com a pergunta mais simples e popular do futebol: “Você torce ou tem simpatia por qual time brasileiro? E por mais algum?”. Essa foi a primeira questão feita pelo Ipsos-Ipec a 2.000 brasileiros com mais de 16 anos, entrevistados presencialmente entre os dias 5 e 9 de junho, em 132 municípios de todas as regiões do país. A metodologia desta pergunta foi a mesma adotada em parceria com O GLOBO na pesquisa de 2022, e permitia ao entrevistado citar espontaneamente até dois clubes. Caso indicasse um coração “dividido”, ambas as paixões foram contabilizadas.

Contabilizados os números, é possível afirmar: o Flamengo não apenas manteve sua posição, como consolidou sua liderança. Embora tenha oscilado levemente para baixo — de 21,8% para 21,2%, variação dentro da margem de erro de 1,8% —, a estabilidade rubro-negra contrasta com a queda significativa dos adversários diretos.

A queda mais acentuada foi a do Corinthians, que despencou de 15,5% para 11,9% — recuo de 3,6 pontos, mais que o dobro da margem de erro do clube (1,4%). Já o São Paulo caiu de 8,2% para 6,4%, uma variação de 1,8 ponto percentual, também acima de sua margem de erro (1,1%). O tricolor paulista agora aparece em quarto lugar, ultrapassado numericamente pelo Palmeiras, que teve uma oscilação negativa de 7,4% para 6,5%, mas ainda dentro do intervalo tolerado pelo levantamento. Os rivais estão empatados tecnicamente em terceiro.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

INSS: R$ 330 milhões já foram devolvidos a 500 mil vítimas de fraudes

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Mais de 500 mil aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos durante a fraude INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já foram ressarcidos pelo governo federal, segundo o presidente do Instituto, Gilberto Waller. Ao todo, o governo já repassou cerca de R$ 330 milhões para as vítimas.

Os pagamentos iniciaram na última quinta-feira (24).

Os ressarcimentos são feitos em lotes diários até que todos os casos sejam concluídos. O pagamento segue a ordem cronológica da adesão ao acordo, ou seja, aqueles que aderiram primeiro ao acordo vão receber primeiro.

Podem aderir ao plano de ressarcimento os beneficiários que fizeram a contestação dos descontos e não obtiveram resposta das entidades.

O prazo para adesão vai até 14 de novembro, com possibilidade de extensão se for necessário, segundo o governo.

O acordo permite que aqueles que sofreram descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025 recebam o valor de volta sem precisar entrar na Justiça.

É necessário aceitar a proposta pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios. A adesão é gratuita e não é preciso enviar documentos adicionais, segundo o governo.

O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou que os pagamentos do governo federal para ressarcir as fraudes em benefícios de aposentados do INSS poderão ser feitos tanto fora do limite de despesas do arcabouço fiscal quanto da meta fiscal.

Para isso, o governo editou uma MP (Medida Provisória) abrindo um crédito extraordinário de aproximadamente R$ 3,3 bilhões.

O crédito extraordinário é um recurso que o governo pode usar para despesas inesperadas, fora do orçamento aprovado, sem afetar o limite fixado para os gastos ou a meta fiscal.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Deputada rebate Janones após denúncia: “Estou em licença maternidade”

Foto: Reprodução

A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) rebateu André Janones (Avante-MG), que pediu ao STF que investigue se a parlamentar se envolveu em suposta distribuição de panfletos pró-Donald Trump e pró-tarifaço, na sede do PL, em Brasília.

“Mais uma vez Janones mente e dissimula. Não pisei em Brasília este ano, pois estou em licença maternidade, com a minha bebê, em casa”, disse Zanatta em contato com a coluna do Paulo Cappelli.

Como mostrou a coluna, Janones solicitou à Suprema Corte que apure se parlamentares de oposição ao governo Lula articularam a favor das tarifas impostas pelos Estados Unidos e se divulgaram material em apoio à medida de Trump.

Na semana passada, o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, Filipe Barros (PL-PR), foi incluído por Alexandre de Moraes em inquérito que mira a atuação de parlamentares bolsonaristas nos EUA.

Metrópoles – Paulo Cappelli

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Hacker Walter Delgatti anuncia plano de lançar empresa de bet com o ex-jogador Robinho, preso com ele

Foto: Reprodução

Presos em Tremembé, complexo penitenciário no interior paulista, o hacker Walter Delgatti Netto e o ex-jogador Robinho estariam planejando o lançamento conjunto de uma plataforma de apostas esportivas. A intenção vem sendo alardeada pelo próprio hacker, que cumpre pena de 8 anos e 3 meses de reclusão imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A defesa do ex-atleta não respondeu ao contato do blog True Criminal.

Delgatti e Robinho estão em celas diferentes em Tremembé, mas convivem regularmente durante o banho de sol no pátio da prisão. O hacker de Araraquara, como também ficou conhecido, mencionou a futura bet em conversas com seu advogado, Ariovaldo Moreira, e também em comentários a funcionários da penitenciária.

Segundo ele, a ideia de entrar no ramo das apostas teria partido de Robinho, condenado a 9 anos de prisão por um estupro ocorrido na Itália. A empresa seria aberta assim que ambos deixassem a cadeia numa eventual progressão de regime. A estratégia comercial passaria por unir a fama do ex-jogador à experiência de Delgatti em tecnologia.

Delgatti ganhou projeção após invadir contas do Telegram de procuradores da Operação Lava-Jato e do então juiz Sergio Moro, vazando mensagens que deram origem a uma série de reportagens capitaneadas pelo portal Intercept Brasil sobre a força-tarefa. Mais recentemente, ele foi preso após forjar um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF, sob orientação da deputada federal Carla Zambelli (PL-DF), também condenada pelo caso e hoje foragida na Itália.

Atualmente, Robinho tenta progredir para o regime semiaberto, mas enfrenta entraves judiciais. Seus recursos no Superior Tribunal de Justiça (STJ), com os quais tentava anular a pena da Justiça italiana, também já foram rejeitados.

Enquanto aguarda nova decisão, o ex-jogador recebe visitas frequentes em Tremembé da mulher e dos três filhos. Nas últimas semanas, de acordo funcionários da penitenciária, Robinho tem apresentado sinais de instabilidade emocional. Recentemente, ele conseguiu autorização para que seu pastor particular o visitasse no espaço ecumênico.

Pouco tempo após ser preso, Robinho havia passado a jogar futebol com os colegas de pavilhão, tornando-se líder da equipe. Agora, no entanto, abandonou até as partidas. A saudade do filho mais velho, Robson Júnior, de 17 anos, seria um dos fatores a abalar o ex-atleta. O jovem estreou recentemente no time profissional do Santos, repetindo os passos do pai. Quando o filho faz visitas em Tremembé, segundo relatos, Robinho se anima e caminha com ele no pátio, sorridente e apresentando o herdeiro com orgulho a outros presos.

A defesa do ex-jogador também não retornou os pedidos de comentário sobre o estado emocional de Robinho.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Líder do governo na Câmara é internado para procedimento no coração

Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados

O deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara dos Deputados, foi internado neste domingo (27) em um hospital de São Paulo, onde passará por um procedimento cirúrgico no coração na próxima segunda-feira (28).

“Agradeço desde já o carinho, as orações e a compreensão de todas e todos. Assim que possível, volto com boas notícias”, escreveu em suas redes sociais.

Em junho, o parlamentar já havia informado que estava realizando um pré-operatório para uma “intervenção no coração”, e que o procedimento aconteceria no início deste mês.

Guimarães ainda confirmou que está no Hospital Sírio-Libanês e que a cirurgia será conduzida pela equipe do Dr. Roberto Kalil e Dr. Fábio Jatene.

Veja nota do deputado José Guimarães:

Amigos e amigas, Informo que estou internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para a realização de um procedimento cirúrgico, que ocorrerá nesta segunda-feira, dia 28, às 10h. A cirurgia será conduzida pela equipe do Dr. Roberto Kalil e Dr. Fábio Jatene, a quem confio plenamente.
Agradeço desde já o carinho, as orações e a compreensão de todas e todos. Assim que possível, volto com boas notícias.

CNN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula diz que soberania é inegociável após Trump confirmar taxas

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços afirmou neste domingo (27.jul.2025) que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “continua e seguirá aberto” para negociar o tarifaço de 50% com os Estados Unidos, mas que a soberania do Brasil e o Estado democrático de Direito são “inegociáveis”.

Em nota, o órgão chefiado pelo vice-presidente e ministro, Geraldo Alckmin (PSB), disse que as conversas com os norte-americanos, por orientação de Lula, são feitas “com base em diálogo, sem qualquer contaminação política ou ideológica”.

“O Brasil e os Estados Unidos mantêm uma relação econômica robusta e de alto nível há mais de 200 anos. O governo brasileiro espera preservar e fortalecer essa parceria histórica, assegurando que ela continue a refletir a profundidade e a importância de nossos laços”, afirmou.

O comunicado foi divulgado depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), confirmar que o tarifaço começará em 1º de agosto –sem adiamento.

“O 1º de agosto é para todos. Todos os acordos começam em 1º de agosto”, disse o republicano ao lado de Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, durante entrevista a jornalistas em Turnberry, na Escócia. Quando questionado se há algum outro acordo que os EUA buscam, Trump disse que tenta chegar a uma negociação com “3 ou 4 países”, mas não especificou quais.

6 MESES DE ISOLAMENTO

Apesar de dizer que o governo Lula tem buscado negociar “sem qualquer contaminação política ou ideológica” desde 9 de julho, quando Donald Trump anunciou o tarifaço, os atos e declarações do presidente, de integrantes do PT e do governo não têm seguido essa orientação. O clima para uma possível negociação de alto nível piorou. Essa deterioração foi sentida em Washington também por causa de algumas decisões controversas recentes do ministro Alexandre de Moraes.

O presidente Lula protagonizou na semana passada uma escalada de uma retórica beligerante contra Trump e os EUA. O petista nunca se interessou em ter uma reunião direta com Trump desde a posse do norte-americano (em 20 de janeiro). Disse que não teria assunto para conversar e teria de ficar contando piada. Passaram-se 6 meses de isolamento do Brasil em relação aos EUA. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que nunca conseguiu ser recebido pelo chefe do Departamento de Estado norte-americano, Marco Rubio.

Lula disse na semana passada que se Trump estava trucando ao impor tarifas, o Brasil iria pedir 6 –numa alusão ao jogo de cartas truco, em que o blefe é uma das estratégias principais. Em suma, o presidente brasileiro sugeriu que o norte-americano está blefando.

O petista também reclama que ninguém atende aos pedidos de conversa com o Brasil —sem relembrar que em 2024 disse que Trump era uma espécie de fascismo e nazismo com nova cara.

No caso de Moraes, quando o ministro determinou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria usar tornozeleira eletrônica, tratou os Estados Unidos como uma nação inimiga. O ministro também disse que Bolsonaro poderia dar entrevistas, desde que o conteúdo não aparecesse em redes sociais (algo inexequível pela impossibilidade de impedir que uma entrevista seja replicada na internet). Na prática, as entrevistas do ex-presidente ficaram proibidas. Esse tipo de medida é vista como cerceamento à liberdade de expressão nos EUA.

Na madrugada de sábado (26.jul), por determinação de Moraes, foi retirado da praça dos Três Poderes o deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ), que estava disposto a ficar ali, em silêncio e numa barraquinha, para protestar contra o que considera ser um processo injusto contra Jair Bolsonaro (acusado de suposta tentativa de dar um golpe de Estado em 2022). O magistrado mandou expulsar o congressista e também proibiu qualquer tipo de manifestação no local, que fica em frente à sede do Supremo Tribunal Federal. Nos EUA, em frente à Casa Branca, em Washington, ou em outros locais da capital norte-americana é comum haver barraquinhas montadas com pessoas praticamente morando nesses locais para protestar contra alguma política do Executivo, do Legislativo ou do Judiciário.

Leia abaixo a íntegra da nota do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços:

“Desde o anúncio das medidas unilaterais feito pelo governo norte-americano, o governo brasileiro, por orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vem buscando negociação com base em diálogo, sem qualquer contaminação política ou ideológica.

“Reiteramos que a soberania do Brasil e o Estado democrático de Direito são inegociáveis. No entanto, o governo brasileiro continua e seguirá aberto ao debate das questões comerciais, em uma postura que já é clara também para o governo norte-americano.

“O Brasil e os Estados Unidos mantêm uma relação econômica robusta e de alto nível há mais de 200 anos. O governo brasileiro espera preservar e fortalecer essa parceria histórica, assegurando que ela continue a refletir a profundidade e a importância de nossos laços.”

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Está senil, desorientado e continua sendo irresponsável.
    Ele delira e acha que é o único certo, enquanto a China, Índia, União Europeia e demais países foram negociar as tarifas que caíram para 15%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com disparada de mortes, governo Lula cria plano de segurança para motociclistas

Foto: Pedro Affonso/Folhapress

Para tentar reduzir os altos números da letalidade em sinistros envolvendo esse tipo de veículo —no estado de São Paulo, por exemplo, o número de motociclistas mortos no primeiro semestre deste ano foi recorde—, o governo Lula (PT) está desenvolvendo uma versão para duas rodas do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito).

O Programa Nacional de Segurança de Motociclistas, como deve ser chamado o texto, vai usar todas as referências sobre motos do plano que envolve todo o trânsito e incluir sugestões debatidas por especialistas de tráfego e de saúde que se reúnem a partir desta segunda-feira (28) em Brasília.

A elaboração do programa faz parte da Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas, que será realizada pela primeira vez e instituída a partir de lei sancionada em outubro de 2024.

A ideia é que o texto final fique pronto ainda nesta semana, espera Maria Alice Nascimento Souza, diretora de Segurança Viária do Ministério dos Transportes.

Os motociclistas são as principais vítimas do trânsito. Conforme o Datasus, do Ministério da Saúde, em 2023, um total de 13.521 ocupantes de motos morreram em acidentes no país. O quantitativo representa quase 40% das 34.881 mortes no trânsito daquele ano —dados mais recentes.

Gradativamente, cresce a quantidade de motos nas ruas e estradas brasileiras. Em junho de 2019 eram 22,7 milhões de unidades registradas, segundo o Ministério dos Transportes, e representavam 22,15% de todos os veículos. No mês passado, o número saltou para mais de 29 milhões e o percentual na frota total foi a 23,01%.

“É uma estratégia de governança e midiática, para chamar a atenção”, afirma Adrualdo de Lima Catão, titular da Secretaria Nacional de Trânsito.

Com um plano voltado para motociclistas, a pasta espera conseguir alcançar resultados com ações de fiscalização e de comunicação, semelhantes às da Lei Seca (que coíbe álcool e direção), por órgãos de trânsito e municípios.

Desconhecido da maioria, o Pnatrans prega, entre outros tópicos, aumentar a proporção de usuários de motocicletas que utilizam corretamente capacetes padronizados para cerca de 100% até 2030.

“No interior e nas periferias, não se usa capacete”, afirma Catão. “Quando a fiscalização orienta essas pessoas, pode-se criar efeitos semelhantes aos da Lei Seca”, diz —a implantação da legislação diminuiu em 24% a taxa de mortes no trânsito por consumo de álcool entre os anos de 2010 e 2023.

O programa busca chamar a atenção para outros problemas que tendem a ampliar o problema. Um relatório publicado pelo governo federal em agosto do ano passado mostrou que de 34,2 milhões de proprietários de motocicletas, motonetas e ciclomotores, 17,5 milhões (ou 53,8%) não têm CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para conduzir esses veículos.

Há também expectativa que seja referência na adoção de medidas de engenharia de trânsito, como orientação para se reduzir a velocidade máxima tolerável em vias onde passam muitas motocicletas.

O uso de vias segregadas, como a faixa azul, também será discutido nas conferências desta semana em Brasília, mas a entrada do modelo no programa de segurança é incerta.

A sinalização no asfalto exclusiva para motos, inclusive, terá um fórum especial de debates.

A faixa azul começou a ser testada na cidade de São Paulo em 2022 e atualmente o modelo é replicado por outros municípios, como São Bernardo do Campo e Santo André, no ABC Paulista, e as capitais Salvador e Recife.

O modelo, entretanto, não é consenso. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), da Prefeitura de São Paulo, afirma que o projeto pioneiro diminuiu o número de óbitos de motociclistas em 47,2%, passando de 36 em 2023 para 19 em 2024, nos trechos de vias com a sinalização.

Em toda a cidade, porém, o número de motociclistas mortos disparou entre os dois anos comparados. Passou de 366 óbitos em 2023 para 433 no ano passado, conforme dados do Infosiga, sistema estadual que mede a violência no trânsito.

Para se tornar uma política pública de trânsito regulamentada, a faixa azul precisa ser aprovada pela Senatran, que está analisando os números, e depois passar pelo crivo do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Não há prazo para isso.

Cerca de 500 mil motos circulam diariamente pelos 232,7 km de faixas azuis instaladas em 46 vias paulistanas, afirma a CET, que irá mandar palestrantes a Brasília nesta semana.

“Moto é um transporte individual altamente vulnerável. Os números são preocupantes, pois as mortes têm aumentado tanto em rodovias federais quanto nos estados”, diz Catão.

O Programa Nacional de Segurança de Motociclistas também deverá chamar a atenção à ineficiência do transporte público no país. Na teoria, ônibus desconfortáveis e que não passam no horário empurram o passageiro para transportes individuais como as motos.

Folha de S.Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *