Política

Atos anti-Bolsonaro puxados pela esquerda têm adesões tímidas e nova ausência de Lula; Único presidenciável na av. Paulista, Ciro é vaiado

Foto: Reprodução/TV Globo

As manifestações pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro em São Paulo e diversas cidades pelo país, neste sábado (2), foram lideradas por movimentos e partidos de esquerda e contaram com adesões tímidas à direita, apesar dos esforços de organizadores para que os atos tivessem amplitude ideológica.

Estiveram ausentes tanto presidenciáveis da chamada terceira via como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nome que lidera a disputa para 2022 e que foi exaltado pelos manifestantes nas ruas, mas até o momento não compareceu a um protesto da Campanha Nacional Fora Bolsonaro.

O ato na avenida Paulista reuniu 8.000 pessoas, segundo estimativa da Secretaria de Segurança Pública do Governo de São Paulo, pouco acima dos 6.000 participantes do ato de 12 de setembro, mas bem abaixo dos 125 mil presentes no protesto bolsonarista do 7 de Setembro.

Em São Paulo, onde os organizadores concentram esforços para exibir uma versão nacional da manifestação, apenas Ciro Gomes (PDT) compareceu entre os pré-candidatos ao Planalto. Mais cedo, ele esteve no ato realizado no centro do Rio de Janeiro.

No palco, ao ser vaiado, Ciro afirmou que “meia dúzia de bandidos travestidos de esquerda acham-se donos da verdade”. “O povo brasileiro é muito maior que o fascismo travestido de vermelho ou de verde e amarelo.”

Ciro, que tem sido crítico ao PT, defendeu o impeachment de Bolsonaro e disse que a medida é necessária para evitar um golpe. Seus apoiadores aplaudiam, enquanto os opositores vaiavam e xingavam —chegou a haver uma briga entre os manifestantes.

Líderes da esquerda alinhados a Lula, como Guilherme Boulos (PSOL) e Fernando Haddad (PT), que pretendem se candidatar ao Governo de São Paulo, foram aplaudidos pelo público.

“A gente não pode recuar. Depois do dia de hoje, é momento de avançar, e não de recuar”, afirmou Boulos.

“Não vamos nos iludir por cartinha escrita por Bolsonaro com Michel Temer [MDB]”, disse, em referência ao texto divulgado pelo presidente após os atos de raiz golpista de 7 de Setembro.

A rodada de protestos contra Bolsonaro neste sábado foi a sexta organizada majoritariamente pela esquerda desde maio. Como nas edições anteriores, predominou a cor vermelha, mas, desta vez, houve algumas adesões de políticos da direita —antes basicamente limitadas a alas do PSDB, PSL, Cidadania e Solidariedade.

Depois dos atos de Bolsonaro no 7 de Setembro, tanto a oposição à direita como à esquerda buscaram expandir o escopo ideológico das suas ações e conseguiram alguma diversidade —porém longe de promover uma “reedição das Diretas Já” ou de fazer frente à multidão verde e amarela na avenida Paulista no feriado da Independência.

FolhaPress

Opinião dos leitores

    1. Passaram vergonha de novo.
      A onde danado está esses eleitores de lula nas pesquisas?
      Onde estão, o que fazem, o que comem, são do planeta terra mesmo????
      Imoral essas pesquisas.
      O data povo mostra claramente que o eleitor não vota nesse ladrão.
      Tudo manipulado.
      Só enganação.
      Come essa corda quem quer.
      O Bolsonaro ta reeleito.
      Ponto final.

  1. A esquerda já era. Se resume aos fanáticos que ainda defendem o Ladrão de 9 Dedos mesmo com todas as provas produzidas na lava jato.

  2. E ainda há quem acredite em pesquisas fajutas que põem o bandido cachaceiro na liderança da disputa. É brincadeira!

  3. Por que ainda insistem? Fiasco atrás de fiasco. O povo pode até ter críticas ao presidente, como eu mesmo tenho, mas a verdade é que está mais que notório que ele é a melhor opção que temos, a única barreira que separa o Brasil do caos vivido por países vizinhos, apoiados pela esquerda, e da enorme roubalheira vista nos governos do PT. E não existe essa tal 3a. via, que não passa de uma vertente da esquerda e sua aliada. É Bolsonaro contra O RESTO. Em 2022, é Jair ou já era. Simples assim.

  4. Conta-se os gatos 🐱 pingados, bom para o chefe da quadrilha que não precisou gastar tanto com o quite pão 🍞 com mortadela e 10 reais.

  5. Meu amigo que coisa ridícula, a brilhante CNN com toda a sua empáfia, teve a coragem de postar na mídia 24 e quatro fotografias no BRASIL das manifestações, uma coisa espantosa, se juntar todos que estavam nas manifestações de hoje, não davam um terço dos manifestantes que vi entre Caruaru e Toritama, as duas cidades ficam distantes e estavam literalmente tomadas pelo povo.

  6. Tem Direita, direita corrupta, inepta, que patrocina retrocesso nas leis de combate a corrupção; esquerda; esquerda corrupta e mentirosa. Bolsonaro é qual? E agora com o centrão

  7. Menino, senti falta de alguns personagens aqui nos comentários de hoje. Será que eles estavam sem celular no meio das manifestações? Se sim, estavam corretos, andar com celular no meio dos cumpanheros é perigosíssimo, ou perderam a capacidade de escrever? Depois de uma semana vergonhosa na CPI, onde um palhaço (para eles) ganhou em todos os rounds, as reuniões do partido, sim, não eram manifestações com certeza, hoje foi a gota d’água que faltava. Vamos ver se dá próxima vez o combinemos 😂😂😂😂, vai sair direito e com mais vontade, o que vimos foi risível.

  8. O povo inteligente é maioria, não vai para manifestações de direita nem de esquerda. O povo que é inteligente vai votar em silêncio, e tirar do poder, assim como das ruas, os agressivos intolerantes que não sabem dialogar com aqueles que pensam diferente.

  9. Essa esquerda esta morta e sepultada, juntam 21 partidos falidos para fazer uma minguada manifestação, não param de passar vergonha em todas capitais. Lulaladrão não aparece por que será?

  10. Só as catrevagens apoia esse ladrão. Espero que daqui pras eleições possa surgir alguém com um mínima condição de governar esse país, que esta uma verdadeira zorra. Luladrao o nome já diz tudo, ou bozo um maluco, são duas péssimas opções. Rezar vê se acontece um milagre. Kkkk

    1. Bando de vagabundos públicos, parasitas e acéfalos PTRALHAS. Vão trabalhar escória do mal.

  11. Tenho a impressão que tem algo acontecendo com o pilantra mor, qual o motivo do seu desaparecimento? Será medo, saúde, vergonha, indisposição ou algo que o valha? Tem algo de estranho nisso. Quanto as manifestações de hoje, uma completa vergonha que, só mostra a realidade da oposição esfacelada, destruída, corroída, em decadência pela atrocidades que cometeu, na verdade, um bando de parasitas que viviam pendurados nas tetas do estado, sem dinheiro, apelo e pão com mortadela, agora, só lhe resta o glorioso STF.

    1. Hoje foi dia de muita cachaça. Como pode liderar pesquisas e não poder andar na rua.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘ENCONTRO DOS CHIFRUDOS’: excursão vai reunir traídos com roteiro de superação e eleger ‘maior corno’ no ES

Foto: Reprodução/Redes sociais

Uma agência de turismo da Grande Vitória, no Espírito Santo, chamou a atenção ao anunciar um encontro para quem já foi traído e ganhou repercussão nacional. O “Encontro dos Chifrudos”, com destino a Santa Teresa, na região das montanhas capixabas, inclui passeio guiado, visita à uma cervejaria e até concurso para eleger as melhores histórias de traição.

Nos comentários da publicação sobre o evento, seguidores do perfil da agência brincaram com o tema. “Vai faltar ônibus pra esse evento”, escreveu um perfil. “Chegou meu momento”, comentou outro.

O evento é exclusivo para maiores de 18 anos e custa R$ 115 em caso de pagamento à vista. Os embarques acontecem em cinco locais da Grande Vitória, no dia 8 de agosto.

A dona da agência responsável pelo passeio, Michele Dórea, contou que a ideia da excursão surgiu durante conversas com os próprios clientes.

“A gente busca sempre criar roteiros fora do comum que possam aproximar o público. Criamos esse passeio pra ser um espaço descontraído, onde todo mundo possa desabafar, rir das histórias antigas, comemorar o ‘livramento’ e fazer novas amizades”, contou a empresária.

Segundo ela, a procura pelo passeio superou as expectativas da agência. “Está sendo muito melhor do que esperávamos, o pessoal está entrando na brincadeira e procurando vaga para o passeio, levando os amigos que também tomaram chifre. Inclusive, tem casais que estão indo também”, completou.

Roteiro da superação e concurso do “maior corno”

A programação inclui um “roteiro da superação”, com visita à Rua do Lazer, em Santa Teresa, e parada em uma cervejaria. No local, será realizado um concurso para eleger os melhores e maiores “chifres” do estado, com direito a prêmios para o primeiro, segundo e terceiro lugar.

“Vai ser um momento de pura descontração. O pessoal vai contar os seus causos e a própria galera escolhe os melhores. Vamos premiar o 1º, 2º e 3º lugar com vouchers para viajar com a nossa agência”, explicou Michele.

“É a nossa forma de dizer que o livramento vem com recompensa. Você supera o passado e ainda ganha a oportunidade de viajar e se divertir”.

g1-ES

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Reservatórios hídricos do RN atingem 51,4% da capacidade após chuvas

Foto: Igarn

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Direita domina redes sociais com 55% dos políticos mais influentes de 2026 e oito nomes no top 10

Imagem: reprodução/Zeeng

Políticos de direita ocupam 55 das 100 primeiras posições no ranking dos perfis mais influentes do Instagram no primeiro semestre de 2026, segundo levantamento da empresa Zeeng.

De acordo com o estudo, a centro-direita reúne 21 nomes no ranking, enquanto a esquerda tem 11, o centro 8 e a centro-esquerda 5.

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) lidera a lista. Entre os dez primeiros colocados, o PL concentra oito políticos. A família Bolsonaro tem três representantes na lista. Michelle Bolsonaro, esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro, e dois filhos dele, o senador e pré-candidato à Presidêcia Flávio Bolsonaro e o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro. A deputada Erika Hilton (Psol-SP) é a única representante da esquerda no top 10, ao lado do vereador paulistano Carlos Bezerra Jr. (PSD), classificado como de centro.

A pesquisa analisou 546 mil publicações de 3,1 mil perfis de políticos brasileiros entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2026, somando 2,4 bilhões de interações em publicações do feed. Os Stories não foram considerados.

Segundo a Zeeng, o levantamento mostra que lideranças da direita têm maior alcance ao explorar linguagem direta, narrativas polarizadas e mobilização constante da base nas redes sociais. A empresa afirma que o ranking foi elaborado de forma automatizada, com a mesma metodologia aplicada a todos os perfis monitorados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

QUASE UM MILHÃO: Número de brasileiros aptos a votar no exterior bate recorde para 2026

Foto: Divulgação/TSE

O número de brasileiros aptos a votar no exterior bateu recorde para as eleições de 2026. Segundo dados do TSE, 918,9 mil eleitores estão cadastrados para votar fora do Brasil, um crescimento de 358,5% em relação a 2010.

Há 16 anos, os Estados Unidos lideram a lista dos países com mais eleitores brasileiros. O total passou de 66 mil, em 2010, para 265 mil neste ano.

Portugal aparece em segundo lugar, com 134 mil eleitores, e Lisboa concentra a maior comunidade de brasileiros aptos a votar: 78 mil.

O Japão ocupa a terceira posição, com 88 mil eleitores. Já a Itália, que era o terceiro país com mais brasileiros aptos a votar em 2010, caiu para o sétimo lugar, com 39 mil eleitores.

Foto: Reprodução/CNN

Regras eleitorais

Pelas regras da Justiça Eleitoral, somente brasileiros com residência fixa no exterior há pelo menos três meses podem votar.

Fora do país, o eleitor participa apenas da escolha para presidente e vice-presidente da República, em votação realizada em embaixadas, consulados e outros locais definidos pela Justiça Eleitoral.

O primeiro turno das eleições está marcado para 4 de outubro. Se houver necessidade de segundo turno, a votação será realizada em 25 de outubro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

TSE ainda não consegue localizar escola que homenageou Lula quase cinco meses após ação

Foto: Reprodução

O TSE ainda não conseguiu notificar a escola de samba Acadêmicos de Niterói, alvo de uma ação movida pelo partido Novo por suposta propaganda eleitoral antecipada em favor do presidente Lula.

Quase cinco meses após o Carnaval, o processo continua sem a citação da agremiação, segundo informações de O Antagonista.

Segundo o Novo, duas tentativas de notificação pelos Correios não deram resultado. A primeira foi enviada ao endereço registrado na Receita Federal, mas voltou por destinatário desconhecido.

A segunda correspondência foi encaminhada para a quadra da escola, porém também retornou após a informação de que a agremiação não funcionava mais no local.

De acordo com o TSE, está sendo preparada uma Carta de Ordem para viabilizar a citação da escola. Enquanto isso, o partido pediu que a notificação seja feita por oficial de Justiça nos endereços já utilizados e também no barracão da Acadêmicos de Niterói, na Gamboa, no Rio de Janeiro.

A ação foi apresentada após o desfile de Carnaval deste ano, que homenageou o presidente Lula. O mérito do processo ainda será analisado pela Corte.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

BOA NOTÍCIA: Bolsonaro apresenta melhora após crise de soluços, diz boletim

Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou melhora após enfrentar uma crise de soluços que durou cerca de 36 horas, segundo boletim médico divulgado nesta sexta-feira (24). De acordo com a equipe médica, ele não teve novos episódios nos últimos dias após ajuste na medicação.

Ainda conforme o boletim, Bolsonaro permanece estável e também apresenta evolução na recuperação dos movimentos do ombro direito, sem sentir dores na região.

Os médicos informaram, porém, que o ex-presidente ainda apresenta instabilidade no equilíbrio devido aos efeitos colaterais dos medicamentos. Por isso, segue com cuidados para reduzir o risco de quedas.

A recomendação médica inclui dieta rigorosa, com baixo teor de acidez e pouco sódio, além da manutenção de atividades físicas regulares e do uso contínuo dos medicamentos já prescritos.

Domiciliar

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde março, após um período de internação por broncopneumonia.

No último dia 17, o ministro Alexandre de Moraes manteve a medida, mesmo após concluir que o ex-presidente descumpriu as regras do benefício ao divulgar uma carta com conteúdo político por meio do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Após corte de R$ 1,45 bilhão, FAB alerta que pode faltar combustível para voos até o fim do ano

Foto: Divulgação/Embraer

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou ao Ministério da Defesa que o bloqueio de R$ 1,45 bilhão no Orçamento compromete sua capacidade de operação e que os recursos disponíveis “não garantem a operação das aeronaves até o fim de 2026”. O documento foi obtido pelo portal Metrópoles.

Segundo a Aeronáutica, a restrição de verbas atingiu áreas consideradas essenciais, como combustível de aviação, manutenção, suprimento de material aeronáutico e projetos estratégicos.

A FAB afirmou ainda que o orçamento atual não permite o treinamento completo de todas as equipes operacionais.

Diante da limitação de recursos, a Força informou que passou a priorizar missões de defesa aérea, busca e resgate, instrução aérea e transporte de órgãos.

Caso os valores bloqueados sejam liberados, a prioridade será recompor os recursos destinados aos combustíveis, à manutenção da frota, à infraestrutura militar e aos projetos Gripen.

Bloqueios milionários

Os bloqueios somam R$ 1,015 bilhão em recursos do Novo PAC e outros R$ 435,7 milhões em despesas discricionárias.

Entre os programas afetados estão o Projeto FX-2, responsável pela compra dos caças Gripen, que teve R$ 800 milhões bloqueados, e o KC-390, com bloqueio de R$ 215,8 milhões.

O Metrópoles também informou que a FAB considera insuficiente o lote de 36 caças Gripen contratado pelo Brasil.

Segundo a Aeronáutica, seriam necessárias 66 aeronaves para atender às demandas da Defesa Nacional. Até agora, dez caças foram entregues, enquanto os demais têm previsão de incorporação até 2032.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

NADA DE VERMELHO: Milei será recebido em convenção nacional do PL com tapete azul

Foto: Reprodução/Redes sociais

O presidente da Argentina, Javier Milei, será recebido neste sábado (25) na convenção nacional do PL sobre um tapete azul, segundo informações do Diário do Poder. O detalhe chama atenção por deixar de lado a tradicional cor vermelha durante a cerimônia.

O evento vai oficializar a candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência da República e reunirá lideranças do partido em um dos principais atos políticos da legenda.

A escolha do tapete azul ocorre em meio ao simbolismo que costuma marcar grandes eventos políticos e foi destacada nos preparativos da convenção.

Milei é aliado político do ex-presidente Jair Bolsonaro e participa do evento como um dos convidados de maior destaque.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

[VÍDEO] Motorista com sinais de embriaguez invade praça, atropela adolescente e acaba preso em flagrante na Grande Natal

Imagens: Reprodução/Braga Notícias

Um adolescente de 15 anos foi atropelado após um carro invadir a área de passeio no centro de São José de Mipibu, na Grande Natal. O caso aconteceu na noite deste sábado (24) e foi registrado em vídeo, segundo informações divulgadas pelo perfil Braga Notícias.

De acordo com testemunhas, o motorista, suspeito de dirigir sob efeito de álcool, perdeu o controle do veículo enquanto trafegava em velocidade acima da permitida. O carro saiu da pista, invadiu a praça e atingiu o adolescente, que caminhava pelo local.

Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito isolaram a área até a chegada de equipes da Polícia Militar, da Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE/CPTRAN) e de duas unidades do Samu, que prestaram atendimento à vítima.

Conforme o perfil, o adolescente é filho de Rafael Diniz, morador conhecido em São José de Mipibu. Até a publicação desta matéria, não havia informações oficiais sobre o estado de saúde do jovem. O motorista foi preso em flagrante.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Lula diz que quer Forças Armadas preparadas para “ninguém meter o nariz” no Brasil

Imagens: Reprodução/Jovem Pan News

O presidente Lula (PT) afirmou nesta sexta-feira (24) que pretende ampliar os investimentos nas Forças Armadas para fortalecer a capacidade militar e tecnológica do Brasil. A declaração foi feita durante visita à empresa Avibras Aeroespacial, em Jacareí (SP).

Ao defender os investimentos, Lula disse que quer o país preparado para proteger sua soberania.

“Com armamento e conhecimento científico e tecnológico para que a gente possa andar de cabeça erguida, sem nenhuma arrogância, falando em paz. Mas preparado para não deixar ninguém meter o nariz no nosso país”, afirmou.

Segundo o presidente, o objetivo é garantir que o Brasil tenha condições de defender seus interesses e manter sua autonomia, sem abrir mão do discurso de paz.

A declaração ocorre na mesma semana em que os Estados Unidos ampliaram as tarifas sobre produtos brasileiros, elevando a sobretaxa para até 37,5%.

Lula, no entanto, não vinculou diretamente sua fala à medida adotada pelo governo norte-americano.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *