Confira o comentário do BG sobre a insegurança dos turistas e potiguares, da capital aos municípios da Grande Natal, no caminho para o aeroporto. Trecho direto do programa Meio-Dia RN nesta segunda-feira(12).
INSS: Atas de 2005 já registravam irregularidade em descontos de empréstimos consignados em aposentadorias
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Atas do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), de 2005, durante o primeiro mandato de Lula, já registravam irregularidades em descontos de empréstimos consignados em aposentadorias e pensões do INSS. Na 115ª reunião do colegiado, a Ouvidoria do Ministério da Previdência alertou para o aumento de reclamações de segurados que nunca autorizaram empréstimos, chegando a 15,7% do total de queixas entre julho de 2004 e setembro de 2005.
Os problemas começaram nos primeiros anos da modalidade, criada pela Lei 10.820/2003. À época, o BMG era o principal operador. Entre as regras iniciais estavam limite de 36 meses e proibição de contratação por telefone. O então ministro da Previdência, Nelson Machado, reconhece que houve falhas no início, mas afirma que bancos e Procons criaram sistemas de autorregulação para conter abusos.
Em 2010, representantes da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) já alertavam para casos de falsificação de documentos. Hoje, a entidade está entre as investigadas pela CPI dos descontos associativos.
O atual secretário do RGPS, Benedito Brunca, que participou da reunião de 2005, não quis comentar. Já o INSS afirma que intensificou medidas de proteção, como exigência de biometria facial para liberar consignados, suspensão de empréstimos por tutores sem autorização judicial e descredenciamento de instituições financeiras irregulares.
Segundo a Febraban, desde 2020, a Autorregulação do Consignado já aplicou 1.962 medidas administrativas contra correspondentes bancários, com 113 expulsos do setor. Bancos que descumprirem sanções podem ser multados entre R$ 45 mil e R$ 1 milhão.
A operação Sem Desconto, da Polícia Federal e CGU, revelou fraudes em descontos associativos e abriu nova frente de investigação sobre possíveis vínculos com irregularidades nos consignados.
Com informações de Folha de S. Paulo
Comente aqui
Deixe um comentário
Base Aérea de Natal realiza evento “Portões Abertos” no domingo (5), com show de Waldonys
Foto: Sargento Mônica
O evento Portões Abertos da Base Aérea de Natal será realizado neste domingo (5). A edição de 2025 promete lazer, cultura e integração, aproximando a população potiguar do universo da aviação militar.
Com entrada gratuita, o público poderá visitar o evento das 9h às 17h. Entre as atrações confirmadas estão a demonstração da equipe de paraquedismo da FAB, os Falcões, exposição de aeronaves militares, apresentações musicais e show do cantor Waldonys, membro honorário da Força Aérea Brasileira.
Participação de outras forças
Um dos destaques do Portões Abertos é a presença de outras instituições, como Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros. A integração reforça o espírito cívico e a colaboração entre forças de segurança e sociedade.
Público esperado e histórico
A expectativa é reunir milhares de visitantes ao longo do dia. Em edições anteriores, o evento chegou a atrair 40 mil pessoas. Localizada em Parnamirim, a BANT tem papel histórico desde a Segunda Guerra Mundial, quando ficou conhecida como “Trampolim da Vitória”. Hoje abriga unidades de instrução e operações estratégicas da FAB no Nordeste.
Acessibilidade e recomendações
As pessoas com deficiência (PCD) terão atendimento especial. Das 8h às 9h, o acesso será exclusivo para este público, garantindo maior comodidade e segurança.
A organização recomenda que os visitantes cheguem cedo, levem 1 kg de alimento não perecível para participar do sorteio de brindes e sigam as orientações de segurança. Também é indicado o uso de roupas leves, protetor solar e garrafas para hidratação.
Ponta Negra News
Comente aqui
Deixe um comentário
Número de brasileiros deportados dos EUA bate recorde em 2025
O número de brasileiros deportados dos Estados Unidos em 2025 chegou a 2.262. É o maior registrado desde 2020, início da série histórica. Os dados são da Polícia Federal. Até então, o maior volume havia sido registrado em 2021, quando 2.188 brasileiros foram deportados.
A soma de brasileiros enviados de volta ao país de janeiro a 1° de outubro de 2025 já é 37% maior que o número do total registrado ao longo de todo o ano 2024.
Confira:
- 2025: 2.262
- 2024: 1.660
- 2023: 1.256
- 2022: 1.423
- 2021: 2.188
- 2020: 1.138
De janeiro até agora, foram 24 voos dos EUA para o Brasil de deportação. Um deles decolou durante o governo de Joe Biden. Outros 23 partiram no governo de Donald Trump, que tomou posse em 20 de janeiro.
Outros 12 voos devem chegar até dezembro, com frequência semanal, conforme planejamento da Polícia Federal.
O último voo recebido chegou no Aeroporto de Confins, da região metropolitana de Belo Horizonte, na quarta-feira (1º).
Pelas regras americanas, estrangeiros podem ser expulsos por entrada irregular, desrespeito às leis migratórias, envolvimento em crimes ou situações consideradas ameaça à segurança pública.
Normalmente, o processo começa com uma prisão e segue sob responsabilidade do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE).
Confins foi escolhido como ponto de chegada dos deportados por estar localizado mais ao centro do Brasil e estar próximo de cidades que registram um maior número de emigrantes.
CNN Brasil
Comente aqui
Deixe um comentário
Morre a psicóloga Jarlene Márika aos 38 anos
Morreu nesta sexta-feira (3) em Natal a psicóloga Jarlene Márika, aos 38 anos. Ela sofreu uma parada cardíaca.
Jarlene se destacou pelo engajamento em projetos sociais e pelo compromisso com o bem-estar emocional das pessoas. À frente do projeto Desperta Mulher Potiguar, impactou a vida de muitas mulheres, incentivando-as a florescer, crescer e tomar decisões importantes em suas trajetórias.
Reconhecida por sua dedicação à saúde mental e ao fortalecimento feminino, atuava também como palestrante e mentora, sempre voltada ao acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.
O velório acontecerá neste sábado (4) às 18h, no Memorial Santa Beatriz (Capela 02), Rua Santo Cristo, 729, Pajuçara, Natal-RN. O sepultamento será no domingo (5), às 9h, no Cemitério de São Paulo do Potengi. Um cortejo sairá de Natal às 5h do domingo, com destino a São Paulo do Potengi, onde haverá uma missa de corpo presente na Igreja Matriz da Cidade às 8h.
Nossos sentimentos aos amigos e familiares.
Comente aqui
Deixe um comentário
O Papo de Fogão dessa semana tá arretado de bom! Tem Disquinho de Goiaba de Caicó e camarão de entrada
O Papo de Fogão dessa semana tá arretado de bom! Dona Diana de Araújo chega trazendo o Disquinho de Goiaba, tradição de Caicó que é pura gostosura.
E ainda tem Militão Chaves botando todo mundo pra salivar com um camarão com biquinho e farofa de bacon de comer rezando!
Não perde esse programa, viu?
SÁBADO
BAND MARANHÃO e PIAUÍ – 8h
PARAÍBA
TV CORREIO/RECORD, 13h30
DOMINGO
RIO GRANDE DO NORTE – TV TROPICAL/RECORD, 10h
Ou no nosso canal do YouTube
http://youtube.com/c/PapodeFogao
Comente aqui
Deixe um comentário
Encontro entre Lula e Trump pode ocorrer neste mês de outubro na Itália
Fotos: Ricardo Stuckert/PR e Emily J. Higgins/Casa Branca
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja a Roma entre 13 e 18 de outubro para participar do Fórum Mundial da Alimentação, que celebra os 80 anos da FAO.
Durante o evento, pode ocorrer uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para discutir as tarifas de 50% impostas a produtos brasileiros.
Os dois já tiveram um breve contato na Assembleia Geral da ONU, em setembro, quando Trump falou em “química excelente” com Lula e demonstrou interesse em avançar no diálogo.
Além de Roma, a Malásia — onde Lula participará da 47ª Cúpula da Asean no fim do mês — também é cogitada como palco para o encontro.
O Itamaraty avalia ainda a possibilidade de uma conversa prévia por telefone ou videoconferência.
Com informações de Poder 360
Comente aqui
Deixe um comentário
Após resposta do Hamas, Trump pede que Israel pare de bombardear Gaza
Foto: Stringer/Anadolu via Getty Images
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu nesta sexta-feira (3) após o Hamas concordar em libertar todos os reféns israelenses na Faixa de Gaza. Em publicação nas redes sociais, Trump afirmou que Israel deve interromper imediatamente o bombardeio no território palestino para que os resgates ocorram de forma segura.
“Com base na Declaração recém-emitida pelo Hamas, acredito que eles estão prontos para uma PAZ duradoura. Israel deve interromper imediatamente o bombardeio de Gaza, para que possamos resgatar os reféns com segurança e rapidez! Já estamos discutindo detalhes a serem acertados. Não se trata apenas de Gaza, trata-se da PAZ há muito almejada no Oriente Médio”, escreveu Trump.
O Hamas divulgou comunicado nesta sexta-feira confirmando sua concordância com o plano de paz proposto pelo presidente norte-americano. O grupo palestino afirmou que libertará todos os prisioneiros israelenses — vivos e mortos — e permitirá a entrega da administração da Faixa de Gaza a um comitê palestino independente, conforme sugerido pelo republicano.
Metrópoles
Comente aqui
Deixe um comentário
Sobe para 113 casos suspeitos de intoxicação por metanol no país, diz Padilha
Foto: José Cruz/Agência Brasil
O Brasil passou da marca de 100 casos suspeitos de intoxicação por metanol. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, são 113 casos suspeitos em todo o país. A informação foi dada em entrevista à CNN nesta sexta-feira (3).
São cinco estados com casos suspeitos – São Paulo, Pernambuco, Bahia, Paraná e Mato Grosso do Sul – além do Distrito Federal.
“Número de casos suspeitos e presentes em outros estados reforça a participação da Polícia Federal na investigação por ser uma situação interestadual”, disse Padilha.
País tem uma morte confirmada como provocada em razão do metanol. O ministro não detalhou se essa morte teve relação com o consumo de bebida alcoólica. Outros 11 óbitos ainda estão sob investigação em todo o território nacional
Com informações de CNN e UOL
Opinião dos leitores
-
O número de vítimas de bebidas batizada com metanol é muito maior, o ministro e os responsáveis ela fiscalização estão mentindo e manipulando o número de vítimas.
Comente aqui
Deixe um comentário
Após ultimato de Trump, Hamas diz que concorda em libertar todos os reféns israelenses e quer discutir outros pontos do plano de paz
O grupo terrorista Hamas respondeu, nesta sexta-feira (3), ao presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a proposta de plano de paz na Faixa de Gaza. O grupo informou que concorda em libertar todos os reféns israelenses e deixar o governo no enclave palestino, mas pediu que alguns pontos do acordo sejam discutidos.
A resposta do Hamas surgiu horas após o “ultimato” de Trump, que deu um prazo até este domingo (5) para o grupo se manifestar sobre a proposta.
“Para alcançar o fim da guerra e a retirada completa [das forças de Israel] da Faixa de Gaza, o movimento anuncia sua concordância em libertar todos os prisioneiros da ocupação, vivos e cadáveres, conforme a fórmula de troca contida na proposta do presidente Trump, e providenciar as condições de campo para o processo de troca. Nesse sentido, o movimento confirma sua prontidão para entrar imediatamente, por meio dos mediadores, em negociações para discutir os detalhes disso”, disse o Hamas em comunicado.
Sobre a possível saída da administração de Gaza, o grupo palestino disse concordar em entregar o governo para um comitê palestino independente, conforme proposto pelo presidente dos EUA.
Apesar da sinalização positiva, o Hamas não comentou os outros 18 pontos da proposta de paz com Israel. Entre elas, a deposição de armas e a reconstrução do enclave palestino.
De acordo com o comunicado, as questões “relacionadas ao futuro da Faixa de Gaza e aos direitos legítimos do povo palestino” precisam ter uma “posição nacional unificada”. Por isso, a organização afirmou que tais temas serão debatidos por meio de um “quadro nacional”.
O acordo já foi aceito por Israel durante visita de Benjamin Netanyahu aos EUA nesta semana. O premiê israelense, porém, já sinalizou que pode não cumprir um dos pontos do plano de paz: a retirada de tropas do enclave palestino.
Metrópoles
Comente aqui
Deixe um comentário
Reprovação à participação de Janja no governo Lula cresce 11 pontos percentuais e chega a 61%, mostra pesquisa PoderData
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Pesquisa do PoderData mostra que 61% dos eleitores que afirmaram conhecer Rosângela Lula da Silva, a Janja, desaprovam sua participação no governo.
O índice cresceu 11 pontos percentuais desde junho e é o mais alto desde maio de 2024. Apenas 23% afirmaram aprovar sua atuação, o menor patamar registrado desde o início da série histórica, enquanto 16% não souberam responder.
A primeira-dama também se tornou mais conhecida nos últimos anos. Em setembro de 2022, antes da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, 63% dos brasileiros diziam conhecê-la. Hoje, esse número subiu para 89%, sendo 51% os que a conhecem “de ouvir falar” e 38% os que afirmam conhecê-la “bem”. Apenas 11% ainda dizem não conhecer Janja.
Os dados foram coletados de 27 a 29 de setembro de 2025, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 178 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.
Com informações de Poder 360
Opinião dos leitores
-
É canja é canja é canja de galinha, arranje outra fraga prá jogar com nossa linha….
-
Foi uma das melhores PRIMEIRA DAMA que o BRASIL já teve. LULA até para escolher MULHERES é muitíssimo competente.
EU SOU FÃ DE CARTEIRINHA DE “JANJA”.
-
Há controvérsias! Comenta-se a boca pequena que o índice de rejeição dessa “dama de vermelho” é bem maior.
Passei por essa situação ontem a noite 12/08/19 por volta de 22:40 sentido Macaiba/Aeroporto o carro é um HB20 vermelho, com os meliantes tds armados, Deus foi maior e conseguimos fugir e contornar a situação.
Até hoje ninguém no RN conseguiu explicar a mudança do aeroporto de Parnamirim pra São Gonçalo do Amarante, só trouxe desvantagens mas alguém deve ter tido muita vantagem…
Nossos políticos continuam sendo um câncer para o Estados.
Sempre tivemos políticos fracos e parece que continuaremos a ter.
Morei 17 anos na Zona Norte e a quatro voltei para "Natal" mais acompanho todo o drama de quem ficou e de quem continua a mudar para essa região da cidade,totalmente entrege a sorte com um transito caótico ,falta de saneamento básico e violência sem controle e para piorar os poderes públicos estão autorizando um adensamento descontrolado desse região levando as pessoas a investir suas economias de uma vida a todo custo numa casa, sem dar um minimo de estrutura para essa gente, que ficam jogadas a propiá sorte , depois que se instalam lá e descobrem o erro que cometeram, sobre construção do aeroporto nessa região foi um erro sem conserto que vem causando um desgaste e um prejuízo sem proporções na economia de nossa cidade ,levando milhares de pessoas a procurar o estado vizinho e agora com essa onda de violência contra quem chega e quem se dirige ao ele ,vai aumentar ainda mais a rejeição desse elefante branco que só serviu para enriquecer alguns políticos e o fazendeiro que vendeu aquela área a custo de ouro,portanto a conta disso tudo vai ser alta para toda a população .
Que saudades do Aeroporto Augusto Severo, que ficava tão perto de tudo.
É o que ganhamos com a transferência do aeroporto p um local sem estrutura alguma.
Culpa de políticos q qriam se beneficiar, como Henriquinho.
Ele não se preocupa pq deve ter carro blindado, segurança.
Ele e a sua senhora, Laurita Arruda devem andar c segurança
Deviam pegar as jóias dela ao menos.
Vergonha p o estado os constantes assaltos e arrastões a turistas.
Fujam do RN.
Boa Noite!
Independente do que aconteceu, nunca presenciei Polícia dentro , nem fora deste aeroporto desde sua inauguração. Estamos correndo risco até de um arrastão , em Parnamirim , a presença era constante da polícia militar e da aeronáutica.
BG o Prefeito da nossa São Gonçalo não dá muita importância aos bairros da periferia tanto é que no centro é coberto de câmeras de vídeo e na periferia longe dos holofotes ele abandonou, no Novo Santo Antonio na região onde moro que engloba o Novo Santo Antônio, quintas do Guajiru, e mais uma infinidade de condomínios não existe uma só obra ou equipamento comunitário da prefeitura. nós pagamos os nossos impostos mas não temos retorno de absolutamente nada do poder publico. uma pena porque a grande maioria dos habitantes daqui vieram de outras cidades da grande Natal em busca de uma moradia tranquila e somos jogados as traças.,
Boa noite Bruno. Você falou tudo.Ate parece que nosso s empresário do Turismo não estão nem aí.Eu faço parte de todo crescimento do Turismo potiguar como primeiro Guia e Bugueiros vendo a decadência do nosso Turismo onde e conhecido mundialmente ABS Roberto lira