Política

ÁUDIOS: Bebianno e Bolsonaro travaram uma intensa troca de mensagens de WhatsApp durante a crise que culminou na queda do ministro

O agora ex-ministro Gustavo Bebianno e o presidente Jair Bolsonaro (Reprodução/Instagram)

Nos bastidores da crise que acaba de resultar na demissão de Gustavo Bebianno da Secretaria-Geral da Presidência da República, houve uma intensa troca de mensagens escritas e de áudio, todas via WhatsApp, entre o presidente Jair Bolsonaro e o agora ex-ministro. Nelas, os dois trocam farpas, acusações e se desentendem sobre quase tudo. Desde o início da conversa, o estado de ânimo de cada um é diferente: Bolsonaro mostra-se irritado e impaciente, enquanto Bebianno tenta pacificar as coisas.

A relação entre eles estava estremecida desde que o jornal Folha de S. Paulo revelou um esquema de candidaturas laranjas do PSL, partido de Bolsonaro que foi presidido por Bebianno no ano passado. Mas o filho do presidente, Carlos, nunca teve simpatias por Bebianno, a quem atribui o fato de não ter conseguido controlar a área de comunicação do governo. Sabe-se que Carlos não fazia nenhuma questão de esconder do pai sua animosidade como ministro.

A crise agravou-se na quarta-feira 13, quando o jornal O Globo trouxe uma declaração de Bebianno negando qualquer crise no governo e dizendo que, no dia anterior, havia falado com o presidente “três vezes”.

Carlos aproveitou a oportunidade para detonar Bebianno. Postou um tuíte dizendo que era “mentira absoluta” que Bebianno tivesse falado com seu pai.

TEXTO NA ÍNTEGRA COM ÁUDIOS PODEM SER CONFERIDOS AQUI

O tuíte de Carlos foi compartilhado pelo presidente. Na noite da mesma quarta-feira, Bolsonaro deu entrevista à TV Record em que afirmou que era mesmo mentira que Bebianno tivesse falado com ele.

Os áudios a que VEJA teve acesso provam que, se alguém mentiu no episódio, foram o presidente e o filho. Bebianno, como se pode constatar nas gravações a seguir, falou com o presidente através de mensagens escritas e pelo menos treze mensagens de áudio. Confira:

A GLOBO É “INIMIGA”

Na terça-feira, 12, o presidente Bolsonaro encaminhou a Bebianno uma mensagem contendo a agenda do ministro. Nela, constava que Bebianno receberia na terça-feira, às 16h, o vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo, Paulo Tonet Camargo. Ao receber mensagem do presidente, a quem trata apenas por “capitão”, Bebianno respondeu de imediato: “Algo contra, capitão?”. Depois de insistir com algumas mensagens por escrito, Bebianno recebeu o seguinte áudio do presidente em que ele declara que a Globo é uma inimiga do governo e que, ao fazer contatos com a emissora, o colocaria em posição delicada com “as outras emissoras”:

Bolsonaro – “Gustavo, o que eu acho desse cara da Globo dentro do Palácio do Planalto: eu não quero ele aí dentro. Qual a mensagem que vai dar para as outras emissoras? Que nós estamos se aproximando da Globo. Então não dá para ter esse tipo de relacionamento. Agora… Inimigo passivo, sim. Agora… Trazer o inimigo para dentro de casa é outra história. Pô, cê tem que ter essa visão, pelo amor de Deus, cara. Fica complicado a gente ter um relacionamento legal dessa forma porque cê tá trazendo o maior cara que me ferrou – antes, durante, agora e após a campanha – para dentro de casa. Me desculpa. Como presidente da República: cancela, não quero esse cara aí dentro, ponto final. Um abraço aí.”

OS MINISTROS ESTÃO CHATEADOS

Em outro momento da troca de mensagens, Bebianno envia ao presidente uma nota publicado pelo site O Antagonista. A nota informa que Bebianno e mais dois ministros – Ricardo Salles, do Meio Ambiente, e Damares Alves, da Mulher, Família e Direitos Humanos – viajariam para o Pará para discutir projetos para a Amazônia com líderes locais. Bolsonaro, ainda convalescendo no hospital, não gosta da ideia e reclama com o ministro:

Bolsonaro – “Gustavo, uma pergunta: “Jair Bolsonaro decidiu enviar para a Amazônia”? Não tô entendendo. Quem tá patrocinando essa ida para a Amazônia? Quem tá sendo o cabeça dessa viagem à Amazônia? Um abraço aí, Gustavo, até mais.”

Depois desse áudio, o presidente, aparentemente, conversa com os outros dois ministros, Salles e Damares, e os dois se mostraram incomodados com a tal viagem. Bolsonaro, por sua vez, mostra seu receio de vir a ser cobrado por obras na região amazônica e decide então cancelar a programação toda:

Bolsonaro – “Ô, Bebianno. Essa missão não vai ser realizada. Conversei com o Ricardo Salles. Ele tava chateado que tinha muita coisa para fazer e está entendendo como missão minha. Conversei com a Damares. A mesma coisa. Agora: eu não quero que vocês viajem porque… Vocês criam a expectativa de uma obra. Daí vai ficar o povo todo me cobrando. Isso pode ser feito quando nós acharmos que vai ter recurso, o orçamento é nosso, vai ser aprovado etc. Então essa viagem não se realizará, tá OK? Um abraço aí, Gustavo!”

Os áudios acima mostram que Bolsonaro, de fato, falou “três vezes” com Bebianno, exatamente como o ministro declarara ao jornal O Globo. Querendo dar ares de normalidade à rotina do governo e assim minimizar o impacto da crise do laranjal do PSL, Bebianno declarara o seguinte ao jornal: “Não existe crise nenhuma. Só hoje (terça-feira) falei três vezes com o presidente”. Era verdade. Mas o filho Carlos postou o tuíte dizendo que ficara “24 horas do dia” ao lado do pai e não registrara qualquer conversa com Bebianno. E ainda postou um áudio em que o presidente garante que não tinha falado com o ministro – aparentemente, pai e filho consideram que troca de áudio não configura uma “conversa”.

Nos áudios seguintes, há trocas de mágoas e uma discussão algo bizarra sobre o que significa “falar” com alguém. Confira:

“VOCÊ NÃO FALOU COMIGO”

Neste áudio, Bolsonaro diz que Carlos não está “incitando a saída” de Bebianno. Antes, Bebianno recebera — e encaminhara cópia a Bolsonaro — uma mensagem de um jornalista (que não é identificado) dizendo que Carlos vinha conversando com deputados para derrubar o ministro.

Bolsonaro – “O caso incitando a saída é mais uma mentira. Você conhece muito bem a imprensa, melhor do que eu. Agora: você não falou comigo nenhuma vez no dia de ontem. Ele esteve comigo 24 horas por dia. Então não está mentindo, nada, nem está perseguindo ninguém.”

“ISSO ESTÁ ERRADO”

Bebianno – “Há várias formas de se falar. Nós trocamos mensagens ontem três vezes ao longo do dia, capitão. Falamos da questão do institucional do Globo. Falamos da questão da viagem. Falamos por escrito, capitão. Qual a relevância disso, capitão? Capitão, as coisas precisam ser analisadas de outra forma. Tira isso do lado pessoal. Ele não pode atacar um ministro dessa forma. Nem a mim nem a ninguém, capitão. Isso está errado. Por que esse ódio? Qual a relevância disso? Vir a público me chamar de mentiroso? Eu só fiz o bem, capitão. Eu só fiz o bem até aqui. Eu só estive do seu lado, você sabe disso. Será que você vai permitir que o senhor seja agredido dessa forma? Isso não está certo, não, capitão. Desculpe.”

“POR QUE ESSE ÓDIO?”

Em outro áudio enviado ao presidente, Bebianno lembra que é um pacificador, em contraste com a personalidade espinhosa de Carlos, e chegou a ser aceito no convívio com os militares que antes lhe rejeitavam – e volta a garantir que não faltou com a verdade. “Ontem eu falei com o senhor três vezes, sim”.

Bebianno – “Eu só prego a paz, o tempo inteiro. O tempo inteiro eu peço para a gente parar de bater nas pessoas. O tempo inteiro eu tento estabelecer uma boa relação com todo mundo. Minha relação é maravilhosa com todos os generais. O senhor se lembra que, no início, eu não poderia participar das reuniões de quarta-feira, porque os generais teriam restrições contra mim? Eu não entendia que restrições eram aquelas, se eles nem me conheciam. O senhor hoje pergunte para eles qual o conceito que eles têm a meu respeito, sabe, capitão? Eu sou uma pessoa limpa, correta. Infelizmente não sou eu que faço esse rebuliço, que crio essa crise. Eu não falo nada em público. Muito menos agrido ninguém em público, sabe, capitão? Então quando eu recebo esse tipo de coisa, depois de um post desse, é realmente muito desagradável. Inverta. Imagine se eu chamasse alguém de mentiroso em público. Eu não sou mentiroso. Ontem eu falei com o senhor três vezes, sim. Falamos pelo WhatsApp. O que é que tem demais? Não falamos nada demais. A relevância disso… Tanto assunto grave para a gente tratar. Tantos problemas. Eu tento proteger o senhor o tempo inteiro. Por esse tipo de ataque? Por que esse ódio? O que é que eu fiz de errado, meu Deus?”

“NÃO VOU MAIS RESPONDER A VOCÊ”

Bolsonaro, aqui, deixa claro que trocar mensagens de áudio não configura “falar” com alguém. E abre uma nova frente de conflito. Acusa seu ministro de ter plantado uma nota em O Antagonista para envolvê-lo com o laranjal do PSL em Pernambuco. Segue-se uma discussão bizantina entre um presidente e um ministro.

Bolsonaro – “Ô, Gustavo, usar da… Que usou do Whatsapp para falar três vezes comigo, aí é demais da tua parte, aí é demais, e eu não vou mais responder a você. Outra coisa, eu sei que você manda lá no Antagonista, a nota (sobre Bolsonaro não atender Bebianno) foi pregada lá. Dias antes, você pregou uma nota que tentou falar comigo e não conseguiu no domingo. Eu sabia qual era a intenção, era exatamente dizer que conversou comigo e que está tudo muito bem, então faz o favor, ou você restabelece a verdade ou não tem conversa a partir daqui pra frente.”

“É DESONESTIDADE E FALTA DE CARÁTER”

Bolsonaro – “Querer empurrar essa batata quente desse dinheiro lá pra candidata em Pernambuco pro meu colo, aí não vai dar certo. Aí é desonestidade e falta de caráter. Agora, todas as notas pregadas nesse sentido foram nesse sentido exatamente, então a Polícia Federal vai entrar no circuito, já entrou no circuito, pra apurar a verdade. Tudo bem, vamos ver daí… Quem deve paga, tá certo? Eu sei que você é dessa linha minha aí. Um abraço.”

“NÃO PLANTEI NADA”

Bebianno – “Capitão, a nota do Antagonista que o senhor tá me acusando de ter plantado… Se o senhor olhar bem, eu localizei aqui e mandei pro senhor. Eu não plantei nada. Ela replica o que a Folha falou. Está escrito aqui: “segundo a Folha, segundo a Folha, o ministro Gustavo Bebianno tentou ligar para Jair Bolsonaro neste domingo para explicar o caso, mas o presidente não atendeu”. Quem mencionou isso não foi o Antagonista, foi a Folha. O Antagonista simplesmente replicou. Então, capitão, eu não plantei nada em lugar nenhum, tá? Abraço.

“QUEM VAZOU FOI VOCÊ”

Bolsonaro – “Bebianno, olha como você entra em contradição. Que seja a Folha. Se foi uma tentativa tua pra mim e eu não atendi… Eu não liguei pra Folha, eu não ligo pra imprensa nenhuma. Quem ligou foi você, quem vazou foi você. Dá pra você entender o caminho que você está indo? E você tem que fazer uma reflexão para voltar à normalidade. Deu pra entender? Vou repetir: se você tentou falar comigo, um pra um, se alguém vazou pra Folha, não fui eu, só pode ser você. Tá ok?”

“NÃO VAZEI NADA”

Bebianno – “Não, capitão, não é isso, não. Eu não tentei ligar pro senhor, eu não falei, não vazei nada pra ninguém.
Eu nem tentei ligar pro senhor. O senhor mandou um recado que era pra eu não ir ao hospital. Não fui e não liguei pro senhor nenhuma vez. Deixei o senhor em paz. É… Se eu tentei ligar uma ou duas vezes, também não me lembro pelo motivo que foi, é… Não é isso, não, capitão, tá? Eu não vazei nada pra lugar nenhum, muito menos pra Folha, com quem eu praticamente não falo. Abraço, capitão.”

“O SENHOR ESTÁ ENVENENADO”

Neste áudio, Bebianno explica seu papel nas verbas do PSL remetidas para Pernambuco, reafirma que é inocente no caso das candidaturas-laranja – e diz que o presidente está “bem envenenado”, deixando implícito que o envenenador é seu filho Carlos:

Bebianno – “Em relação a isso, capitão, também acho que a coisa está… Não está clara. A minha tarefa como presidente interino nacional foi cuidar da sua campanha. A prestação de contas que me competia foi aprovada com louvor, é… Agora, cada Estado fez a sua chapa. Em nenhum partido, capitão, a nacional é responsável pelas chapas estaduais. O senhor sabe disso melhor do que eu. E, no nosso caso, quando eu assumi o PSL, houve uma grande dificuldade na escolha dos presidentes de cada Estado, porque nós não sabíamos quem era quem. É… Cada chapa foi montada pela sua estadual. No caso de Pernambuco, pelo Bivar, logicamente. Se o Bivar escolheu candidata laranja, é um problema dele, político. E é um problema legal dela explicar o que ela fez com o dinheiro. Da minha parte, eu só repassei o dinheiro que me foi solicitado por escrito. Eu tenho tudo registrado por escrito. Então é ótimo que a Polícia Federal esteja, é ótimo que investigue, é ótimo que apure, é ótimo que puna os responsáveis. Eu não tenho nada a ver com isso. É… Depois a gente conversa pessoalmente, capitão, tá? Eu tô vendo que o senhor está bem envenenado. Mas tudo bem, a minha consciência está tranquila, o meu papel foi limpo, continua sendo. E tomara que a polícia chegue mesmo à constatação do que foi feito, mas eu não tenho nada a ver com isso. O Luciano Bivar que é responsável lá pela chapa dele. Abraço, capitão.”

Veja

 

Opinião dos leitores

  1. Os audios só comprovam que o Bolsonaro não tem nada a dever nesses laranjas. Chupa petralhas!

  2. Ora.. o PT queria acabar com a Globo… mas parece que era tudo mais uma mentira pra fazer apenas alegria de sua claque alienada. O presidente nao parece ser desonesto.. nessa conversa demonstrou muita honestidade e desejo de apurar um fato. Se fosse lula taria mandando bater em coxinha ou liberando dinheiro publico pra emissora calar a boca.

  3. Essa Veja, da qual um dia fui assinante, está mesmo uma porcaria. Isso explica bastante porque a sua editora, a Abril, está falindo. Vá com Deus! O Brasil com tanto assunto de capital importância para tratar, e essa corja vermelha tentando atrapalhar o novo governo com essas futricas, coisa de quem adora assistir a BBB's. Esse assunto já deu faz tempo. Sabe o que importa? O pacote anti crime do grande ministro Moro, entregue hoje ao Congresso., a Reforma da Previdência, que representa o nosso futuro, a "despetização" da educação e da cultura nacionais, a punição dos corruptos que vêm nos roubando já faz tempo, o saneamento das finanças públicas (em todo o país), a volta do crescimento econômico, o retorno da segurança para o cidadão de bem… Tanta coisa acontecendo no nosso Brasil e essa cambada preocupada com futricas. É demais!

  4. Essa imprensa não se conforma com a restrição na verba publicitária do governo. Vão quebrar a cara e morrer de raiva. Shuashuashua

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gabriela Cunha: atleta destaque do RN no Brasileiro de Ginástica Rítmica

Atleta da Act Enlace, de Natal, a ginasta potiguar Gabriela Cunha foi o grande destaque do Rio Grande do Norte no Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica, consolidando-se como a melhor atleta do estado na competição e reafirmando seu espaço entre os principais nomes da nova geração do país.

Antes do Brasileiro, Gabriela passou por um período de aperfeiçoamento técnico na Bulgária ao lado de sua treinadora, Kalline Miranda, atual chefe da delegação brasileira vice-campeã mundial. A experiência internacional contribuiu diretamente para a evolução da atleta, refletida em sua performance em quadra.

Nas classificatórias, Gabriela obteve o 1º lugar no aparelho fita e encerrou sua participação com o 5º lugar geral no nível 1, resultado que a posiciona entre as principais atletas do país em sua categoria.

O desempenho ganha ainda mais relevância por marcar o retorno às competições nacionais, após um período afastada no último ano por questões de saúde.

“Depois de muitos meses de preparação, mais importante do que as boas colocações que tive, foi poder superar meus limites, dores e medos. Foi mágico”, destacou Gabriela.

A preparação para o retorno foi conduzida com foco não apenas no desempenho físico, mas também no equilíbrio emocional da atleta.

“Foi um processo de reconstrução — física e emocional. Após um período difícil, buscamos respeitar o tempo, o corpo e a mente da Gabi, priorizando leveza e consistência. Esse resultado é fruto desse cuidado”, resumiu Kalline Miranda.

O trabalho contou ainda com a atuação da técnica Cris Queiroga e de toda a equipe técnica da Act Enlace, que teve papel fundamental no processo de preparação e retorno da atleta ao alto rendimento.

Mais do que um resultado individual, a performance de Gabriela representa um momento importante para a ginástica rítmica potiguar. Sua presença entre as melhores do país reforça o potencial do estado na formação de atletas de elite.

O resultado também consolida a Act Enlace como uma força emergente na modalidade. Mesmo com pouco mais de um ano de atuação, o clube já demonstra capacidade de formação e alto rendimento, projetando-se definitivamente no cenário nacional.

O retorno de Gabriela Cunha não é apenas competitivo — é simbólico. Marca a superação de uma atleta, a força de uma equipe e o avanço de um projeto que já começa a deixar sua marca no esporte brasileiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Juiz nega pedido para excluir post de Nikolas sobre Janja e Lula

“E o medo de perder as viagens de luxo?”, escreveu Nikolas sobre o olhar de Janja para a cena | Imagem: reprodução

O juiz do 6º Juizado Especial Cível de Brasília, Júlio César Lérias Ribeiro, indeferiu pedido para determinar exclusão imediata da publicação do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) que envolve a reação de Janja ao ver o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), abraçar e tirar foto com uma apoiadora.

“E o medo de perder as viagens de luxo?”, escreveu Nikolas sobre o olhar de Janja para a cena. O caso ocorreu durante a festa de 46 anos do PT, no dia 7 de fevereiro.

A imagem viralizou por causa da suposta “bronca” de Janja, mas leitura labial feita por usuários das redes sociais aponta que a primeira-dama teria alertado o presidente de que ele não poderia tirar foto porque havia sido submetido à cirurgia de catarata dias antes.

Quem é a apoiadora que aparece no vídeo?

A apoiadora que aparece no vídeo ao lado de Lula é a suplente de vereadora de Juazeiro (BA) Manuella Tyler (PSB). Ela ingressou com ação contra Nikolas no Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) na qual pede a remoção da publicação e o pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 30 mil.

Manuella, que é transexual, alegou à Justiça que foi alvo de “inúmeros comentários de cunho transfóbico, reiteradamente desumanizada, tratada no masculino, chamada por termos pejorativos e degradantes, sendo alvo de discurso de ódio explícito”.

O juiz Júlio César Lérias Ribeiro negou o pedido de tutela de urgência para determinar a imediata exclusão da publicação de Nikolas. Na decisão, assinada em 24 de março, o magistrado argumentou que “não há qualquer referência à transexualidade da autoria, ou incitação a discurso de ódio”.

“Como qualquer postagem na internet, especialmente envolvendo pessoas públicas de expressão nacional, em uma época de extrema polarização política, o conteúdo é passível de gerar manifestações de desapreço ou que beirem o ilícito penal (o que deve ser combatido pela própria plataforma), sem que isso necessariamente configura ofensa a direito da personalidade pelo criador”, disse o juiz na decisão.

Na avaliação do magistrado, “o que se depreende do contexto é uma referência pejorativa à reação de uma esposa ao ver o marido ser abordado com admiração por uma mulher mais jovem e bonita (ou ao menos é o que se verifica da análise isolada da postagem)”.

O juiz enfatizou que os procedimentos nos juizados especiais são caracterizados pela celeridade e a concessão de tutela de urgência exige “situação de extrema urgência e excepcionalidade, devidamente narrada e comprovada”.

“No presente caso, a urgência informada não se configura como extraordinária a ponto de justificar a concessão imediata da medida pleiteada”, pontuou. O mérito ainda será julgado. A ausência de conciliação do caso foi marcada para o dia 25 de maio, às 16h.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Demora em compra favoreceu desperdício de R$ 260 milhões em Coronavac sob Lula, afirma TCU

Foto: Miguel Schincariol/AFP

Uma auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) afirma que a demora do Ministério da Saúde em concluir um processo de contratação favoreceu a perda de ao menos R$ 260 milhões em vacinas Coronavac.

O imunizante contra a Covid-19 foi comprado em 2023, em negociação que se arrastou por mais de sete meses. Os lotes foram entregues com validade curta e no momento em que a vacina fabricada pelo Instituto Butantan estava em desuso no SUS.

Ao menos 8 milhões das 10 milhões de doses adquiridas nem sequer deixaram o armazém do Ministério da Saúde e foram incineradas por causa do fim da validade, revelou reportagem da Folha de S. Paulo.

“Portanto, a excessiva demora para a contratação consistiu na principal causa para a perda dos imunizantes”, afirma trecho do relatório elaborado por técnicos do tribunal.

O que diz o Ministério da Saúde

Em nota, o Ministério da Saúde diz que encontrou um cenário de “completo abandono dos estoques” deixado pelo governo Jair Bolsonaro e que iniciou a contratação nos primeiros meses de 2023. Ainda afirmou que o TCU reconheceu que a compra seguiu diretrizes vigentes da OMS (Organização Mundial da Saúde).

A pasta também afirma que atuou para garantir a oferta de vacinas à população em meio ao “cenário incerto” em todo o mundo sobre como seria a adaptação às novas variantes. “Cabe reforçar que o processo seguiu o trâmite exigido pela administração pública e a análise do TCU ainda está em curso”, acrescenta o ministério.

O que diz a área técnica do TCU

A área técnica do tribunal afirma que a compra se deu em cenário que exigia “prudência”, pois não havia possibilidade de troca das vacinas vencidas e “todos os fatores relacionados sugeriam a possibilidade de se formar um elevado estoque”.

O processo de aquisição da Coronavac se arrastou de fevereiro a setembro de 2023. A ideia da Saúde era ter aplicado as doses a partir de maio daquele ano, mas o imunizante chegou aos estoques do governo somente em 25 de outubro.

Dias antes da entrega das doses, o Ministério da Saúde isentou o Instituto Butantan da obrigação de substituir os lotes com validade inferior ao prazo definido no contrato. Para a área técnica do TCU, a pasta adotou postura diferente da esperada e “assumiu o risco” ao receber produto com validade curta e sem alternativa de troca ou ressarcimento.

Os técnicos do tribunal ainda dizem que o Butantan alertou formalmente o ministério, em maio e setembro de 2023, sobre a disponibilidade das doses, que haviam sido fabricadas em março. O instituto ainda afirmou que a “demora na formalização contratual vinha consumindo o prazo de validade do imunizante”, segundo o TCU.

Irregularidades apontadas

O acórdão aponta duas possíveis irregularidades. Uma delas é a “morosidade” na compra da vacina em “contexto que demandava celeridade reforçada”. A segunda conduta a ser questionada envolve “não coordenar, orientar e acompanhar, de forma tempestiva e compatível”, a contratação.

O prejuízo com a vacina pode ser maior e alcançar praticamente o valor total do contrato, de R$ 330 milhões, ao considerar o destino dos imunizantes que foram entregues pelo ministério aos estados. De cerca de 2 milhões de doses repassadas, apenas 260 mil foram aplicadas, segundo dados das secretarias locais. No pior cenário, 97% das vacinas se perderam.

O ministro Bruno Dantas considerou que, neste momento, não há razão para abertura de tomada de contas especial, ou seja, de procedimento que poderia envolver a cobrança do valor desperdiçado. Ele afirmou que a perda das vacinas contra a Covid é resultado de “aspectos multicausais”.

Durante o processo, o Ministério da Saúde atribuiu a baixa procura pela dose às campanhas de desinformação sobre a imunização. Afirmou ainda que o SUS poderia ficar desabastecido se as doses com validade curta fossem recusadas, pois não haveria tempo hábil para nova compra.

Para os auditores do TCU, porém, a alegação não é válida, pois o próprio ministério já reconhecia que havia baixa adesão da população à vacinação e que não seria necessário um largo estoque.

A Coronavac já estava em desuso no SUS quando as vacinas foram recebidas. Em dezembro de 2023, semanas depois de receber as doses, o ministério ainda mudou orientações sobre a campanha de imunização no SUS e definiu que a Coronavac deveria ser utilizada em “situações específicas”, como na falta ou contraindicação de outros imunizantes em crianças de 3 e 4 anos, também em crianças não vacinadas na idade recomendada.

Com informações de Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. Kkkkkkk,os atos desse DESGOVERNO sempreeeeeee são colocados na conta do GRANDE MITO DA NOSSA HISTÓRIA,esses excrementos 💩 💩 deveriam assumir seus atos irresponsáveis e não colocar a culpa nos outros,graças a Deus esses INÚTEIS pegarão o beco daqui a pouco,as mentiras não são mais absorvidas pelos brasileiros não.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula atrasa liberação de R$ 41 milhões e trava obras de mobilidade, infraestrutura e saúde em Natal

Foto: Bloomberg/Bloomberg via Getty Images

A retomada de obras estruturantes em Natal depende da liberação de cerca de R$ 41 milhões em recursos federais, referentes a emendas de 2021 e 2022 ainda não repassadas.

Do total, R$ 9,66 milhões estão vinculados ao Ministério da Saúde para a segunda etapa do Hospital Metropolitano — com apenas R$ 435 mil liberados neste ano.

Já no Ministério das Cidades, faltam cerca de R$ 31,4 milhões, incluindo projetos como a requalificação do entorno da Pedra do Rosário, obras na Praia do Meio e recapeamento de vias na Zona Leste.

A Prefeitura também pleiteia R$ 17,57 milhões via novo PAC para intervenções viárias. Segundo o secretário de Planejamento, Vágner Araújo, os recursos retidos impactam diretamente obras de mobilidade, infraestrutura e saúde.

O prefeito Paulinho Freire afirma que os projetos estão aprovados e com execução iniciada, mas dependem da liberação federal. A gestão municipal tem feito articulações em Brasília para destravar os valores.

A retenção dos recursos gerou embate político. A vereadora Nina Souza (PL) atribui a paralisação das obras à falta de repasses federais.

Já a vereadora Samanda Alves (PT) contesta a versão e afirma que mais de R$ 12 milhões já foram liberados, além de novos investimentos previstos, como cerca de R$ 17 milhões para obras viárias via PAC.

Entre as intervenções previstas estão:

  • Implantação do binário Rui Barbosa/Xavier da Silveira (R$ 10 milhões)
  • Modernização semafórica no corredor Hermes da Fonseca/Salgado Filho (R$ 3,78 milhões)
  • Ajustes viários na Salgado Filho (R$ 3,78 milhões)

As obras visam melhorar a mobilidade urbana, com medidas como faixas exclusivas para ônibus e semáforos inteligentes, que podem reduzir o tempo de deslocamento em até 20%.

Segundo a Prefeitura, os recursos já estão previstos em contratos, e a liberação é essencial para evitar atrasos, aumento de custos e prejuízos à população.

Com informações de Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeito de Assú reúne multidão e reafirma apoio a Cadu Xavier e Dr. Gustavo

O prefeito de Assú, Lula Soares, reuniu uma multidão neste sábado (02) em um grande encontro político no município. O evento reafirmou seu apoio ao pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Cadu Xavier, e ao pré-candidato a deputado estadual, Dr. Gustavo Soares.

O encontro contou com a presença de apoiadores, simpatizantes, lideranças políticas e aliados, consolidando a força do grupo político local. Após a mobilização, Lula Soares, Cadu Xavier e Gustavo Soares concederam entrevista à Rádio Princesa, onde destacaram a importância da união para o futuro do estado e da região do Vale do Açu.

Lula Soares explicou que o apoio a Cadu Xavier está ligado ao reconhecimento pelas ações realizadas pela governadora Fátima Bezerra em Assú. Segundo o prefeito, a expectativa é de continuidade dessa parceria administrativa, com avanços e novos investimentos para o município.

Já em relação ao apoio a Dr. Gustavo Soares, Lula destacou o trabalho desenvolvido ao longo dos 8 anos em que Gustavo esteve à frente da Prefeitura de Assú. Lula Soares também relembrou sua participação na gestão dele, quando atuou como secretário de Saúde e de Assistência Social, reforçando a confiança no nome de Dr. Gustavo.

Opinião dos leitores

  1. Não sabia que a Saúde Pública, Estradas,Segurança, Escolas, e Infra Estrutura de Assú estavam a “mil maravilhas”… Sendo assim faz sentido esse apoio.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Chuvas deixam mortos e milhares de famílias sem casa no Nordeste; veja situação

Foto: Reprodução/@Yegor_drones.ofc

Fortes chuvas que atingem o Nordeste desde a última sexta-feira (1º) já deixaram mortos em Pernambuco e mais de 1,5 mil desalojados na Paraíba. Segundo informações da Defesa Civil, o cenário levou o governo federal a elevar o nível operacional para alerta máximo neste sábado (2), diante do risco e dos impactos registrados na região.

Foto: Reprodução

Em Pernambuco, de acordo com o governo estadual, ao menos seis mortes foram registradas nas últimas 48 horas em decorrência de deslizamentos e alagamentos. As ocorrências se concentram na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata Norte, atingindo cidades como Recife, Olinda, Paulista, Goiana e Timbaúba.

Foto: Reprodução/@pernambuco_ordinario

Segundo as autoridades, entre as vítimas estão mãe e filho, mortos após um deslizamento de terra na capital. Outras mortes incluem adultos e crianças, conforme balanço divulgado pelo estado.

Foto: Reprodução

Na Paraíba, de acordo com a Defesa Civil estadual, cerca de 1.500 famílias estão desalojadas, além de aproximadamente 300 pessoas desabrigadas e cerca de 9 mil afetadas pelos temporais. Os municípios mais impactados incluem João Pessoa, Bayeux, Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras e Cabedelo.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Timbaúba

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil informou, em nota, que equipes federais estão em campo prestando apoio e monitorando a situação. O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres emitiu 22 alertas durante o período crítico. Apesar da redução no volume de chuvas, o órgão afirma que o estado de atenção permanece.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

RN perde R$ 13 bilhões e vê investimentos em energia solar irem embora

Foto: Reprodução

O RN registrou a frustração de cerca de R$ 13 bilhões em investimentos após a devolução de outorgas de projetos de usinas solares entre 2025 e o início de 2026, segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), cenário que acende alerta para impactos na economia, empregos e atração de novos empreendimentos no estado.

De acordo com os dados, foram devolvidos 2,8 gigawatts (GW) em capacidade de geração, volume superior aos 2,1 GW atualmente em operação no RN. Ao todo, 51 projetos foram afetados, o que representa cerca de 7% das devoluções registradas no Brasil no período analisado, conforme informações da Tribuna do Norte.

Segundo a Absolar, um dos principais fatores para a desistência dos empreendimentos é o chamado “curtailment”, que são cortes na geração de energia renovável sem compensação financeira aos produtores, além de entraves regulatórios e limitações na infraestrutura de escoamento.

Representantes do setor energético apontam que o cenário pode impactar diretamente a geração de empregos, a arrecadação e a competitividade do estado, além de aumentar a cautela de investidores nacionais e internacionais na destinação de novos recursos para o RN.

De acordo com especialistas e entidades, mudanças recentes no marco regulatório do setor elétrico, redução de subsídios e incertezas jurídicas também estariam entre os fatores que influenciam a devolução das outorgas e a retração dos projetos no estado.

As informações são baseadas em levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e em declarações de representantes do setor.

Opinião dos leitores

  1. Estão f*dendo a vida de quem quer “ajudar” o mundo, cadê o aquecimento global pra esse governo de m*rda?!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] “Estamos brincando de segurança pública”: sindicato diz que 5 presos estão nas ruas e chama sistema de “falido”

Imagens: Reprodução/Instagram/Vilma Batista

Após a fuga de cinco detentos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, neste sábado (2), a presidente do Sindicato dos Policiais Penais do RN (Sindppen-RN), Vilma Batista, afirmou que os presos “estão nas ruas” e criticou as condições de trabalho e a estrutura do sistema prisional no Estado.

Em vídeo divulgado nas reds sociais, Vilma atribuiu a fuga a falhas estruturais e operacionais na unidade. “Cinco presos fugiram de uma cela totalmente deteriorada, com ferragens expostas, sem vigilância aproximada e sem monitoramento eletrônico eficaz”, declarou.

Segundo a presidente do Sindppen-RN, apesar da existência de câmeras, os equipamentos não funcionavam adequadamente no momento da fuga. “Tinha câmera, mas os computadores não funcionavam. Não tinha como os policiais visualizarem esses presos saindo da cela”, afirmou. Ela acrescentou que as falhas já vinham sendo apontadas anteriormente pela categoria.

Vilma também destacou o baixo efetivo como um dos principais problemas enfrentados pelos policiais penais. “Temos um efetivo extremamente baixo. Em muitos casos, um único policial precisa monitorar mais de 500 câmeras. Isso é inviável”, disse. De acordo com ela, “as guaritas estão desativadas há anos, o que compromete ainda mais a segurança”.

A presidente do sindicato criticou ainda medidas adotadas apenas após a fuga. “Somente depois da fuga é que começaram a consertar algumas câmeras e monitores. Mas é importante lembrar: câmera não segura preso. O que garante segurança é a vigilância aproximada, e isso nós não temos por falta de efetivo”, afirmou.

Vilma Batista declarou que a situação do sistema prisional é preocupante. “Estamos brincando de segurança pública”, disse. Em outro trecho, afirmou que os detentos que fugiram “estão nas ruas” e classificou o cenário como resultado de problemas estruturais, chegando a afirmar que o sistema está “falido”.

Opinião dos leitores

  1. Infelizmente nosso estado está entregue as facções 😔😔😔😔,pelo amor de Deus alguém diga a essa DESGOVERNADORA que peça licença aos KUMPÂEIRO e suma porquê não tem mais condições.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica tem transporte gratuito em Natal; veja como chegar

Foto: Alysson Costa/STTU

Natal recebe neste domingo (3) o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica no Ginásio Nélio Dias, com transporte público gratuito para facilitar o acesso do público ao evento, segundo informações da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU). Para isso, foram disponibilizadas linhas especiais conectando diferentes regiões da cidade ao ginásio, com embarques em pontos estratégicos da capital.

• N-02 – Midway Mall
• N-15 – Alecrim, Centro e Ribeira
• N-43 – Passando pelo Midway
• N-60 – Saída do Nordestão de Santa Catarina
• N-64 – Alecrim, Cidade Alta, Petrópolis e Ribeira
• N-84 – Ribeira, Petrópolis e Cidade Alta

Segundo a organização, as linhas passam em frente ou nas proximidades do Ginásio Nélio Dias, permitindo acesso direto ao local do evento. A operação busca ampliar a presença do público durante as apresentações. Os horários estão disponíveis em www.natal.rn.gov.br/sttu/oso.

As linhas incluem saídas de regiões como Midway, Alecrim, Centro, Ribeira e zona Sul, com itinerários organizados para facilitar o deslocamento. Os horários completos podem ser consultados no site oficial da prefeitura.

Além do transporte gratuito, os ingressos para o evento também são gratuitos, sendo disponibilizados por meio de plataforma digital, com entrada solidária mediante doação de 1 kg de alimento não perecível.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

É hoje: Extremoz celebra 266 anos com encontro de bandas na praça; veja

Imagens: Divulgação

O município de Extremoz, na Grande Natal, comemora neste domingo (3) seus 266 anos de fundação com a realização do 1º Encontro de Bandas e Filarmônicas, que acontece a partir das 18h, na Praça Presidente Café Filho.

De acordo com a organização, o evento reúne bandas e filarmônicas da região em uma programação aberta ao público, com apresentações musicais ao longo da noite. O público está convidado a participar do evento, que será realizado em espaço aberto, no centro da cidade.

A iniciativa faz parte das comemorações oficiais do aniversário da cidade e conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura de Extremoz. O encontro tem como objetivo valorizar a cultura musical e promover a integração entre os grupos participantes.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *