Trânsito

Av. Felizardo Moura ganha faixa exclusiva para transporte público a partir de hoje (27)

Foto: Divulgação 

A Av. Felizardo Moura ganhou uma faixa exclusiva para o transporte público a partir desta segunda-feira (27). A operação será acompanhada pelos inspetores e agentes de mobilidade da STTU que estarão na via para orientar a prioridade dos ônibus e opcionais e o fluxo para os veículos particulares.

A faixa exclusiva acontece no sentido Centro/região Norte, a partir da Compal até o acesso à Ponte de Igapó, das 16:30hs às 19:30hs – no mesmo modelo que acontece hoje com relação à restrição para quem vem da região Norte no período da manhã.

De acordo ainda com a STTU, a faixa está sinalizada com cones ao longo do trecho e um inspetor e seis agentes estarão na região orientando o fluxo de veículos.

A orientação do órgão é que quem está num veículo particular e tem maior flexibilidade, evite usar a ponte durante esse horário, uma vez que o DNIT está realizando a obra de restauração da ponte e essa intervenção tem deixado o fluxo de veículos lento nos horários de pico.

Novo Notícias 

 

Opinião dos leitores

  1. Não sei quem é o gênio que está por trás das mudanças no trânsito em Natal.
    Nos horários de picos, TRAVA TUDO.
    Natal passou a ter engarrafamentos constante e nos horários de ir e voltar do trabalho e deixar filhos na escola, vira UM CAOS COMPLETO.
    Um exemplo fácil de ver é a região em torno do colégio das Neves.
    Colocaram sinais, inverteram fluxo, mudaram direção das ruas e simplesmente PIOROU A OLHOS VISTOS.
    O início da jaguarari que tem 04 mãos, virou um deserto com a inversão do fluxo.
    Já a Alberto Maranhão é a Régulo Tinoco virou uma transtorno.
    Tem horários que o engarrafamento do sinal que fica entre elas, deixa o trânsito da Regulo Tinoco parado da Alberto Maranhão a Alexandrino de Alencar, um estresse diário.
    Já quem vai pela Alberto Maranhão tentando chegar no colégio das Neves, fica parado por 02 a três sinais abertos sem kover o carro na Jaguarari, coisa que NUNCA HOUVE antes das mudanças feitas em 2023/2024.
    Quem quiser constatar é só trafegar nelas nos horários de pico.
    Isso se entende a vários locais onde mudaram o fluxo e colocaram excesso de sinais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

DER/RN prevê normalização do tráfego na Olavo Montenegro até esta quarta-feira (19)

Foto: DER/divulgação

A normalização do tráfego na avenida Olavo Montenegro, em Parnamirim, onde uma cratera se abriu na última quinta-feira (13), deve acontecer até esta quarta-feira (19).  O Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER-RN) assegurou que o prazo está passível de antecipação.

A abertura da cratera na última quinta-feira (13) aconteceu pela segunda vez em menos de uma semana, após fortes chuvas atingirem o Rio Grande do Norte. Na ocasião, um carro chegou a cair no buraco e o motorista foi retirado com a ajuda de populares.

“O objetivo é, após fechar a cratera e restaurar o asfalto, iniciar uma outra fase do serviço quanto à recuperação das galerias de drenagem, bastante danificadas em função da quantidade de entulho que obstrui a tubulação”, conclui o DER/RN em nota.

De acordo com o DER-RN, é necessário que a gestão da cidade de Parnamirim adote providências para drenar e pavimentar as ruas do bairro em que está localizado a via. “Os recorrentes problemas registrados na avenida Olavo Montenegro são consequência da falta de investimento municipal na infraestrutura do bairro”, disse em nota.

Com informações de Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Diretor da Conab responsável por leilão de arroz entra em licença remunerada

Foto: Divulgação/Conab

O diretor executivo de Operações e Abastecimento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Thiago José dos Santos, entrou em licença remunerada na sexta-feira (14) até a próxima sexta-feira (21), conforme agenda do executivo publicada no site da empresa pública. Após esse período, ele tem uma nova licença de 8 a 9 de julho.

O afastamento de Santos ocorre em meio à crise do arroz, com a anulação do contestado leilão para compra pública de arroz importado realizado pela empresa pública. O leilão é da responsabilidade da diretoria de Santos.Como mostrou a reportagem, a permanência de Santos à frente da diretoria é discutida entre o Ministério da Agricultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Palácio do Planalto após inconsistências no edital e por ligação de Santos com um dos intermediários do certame.

Santos é ligado a um dos empresários que intermediaram o maior volume de lotes arrematados no leilão, Robson Luiz de Almeida França, presidente da Bolsa de Mercadorias de Mato Grosso (BMT) e sócio proprietário da Foco Corretora.

A proximidade de Santos com França chegou até os órgãos de controle do Executivo. Além de terem atuado conjuntamente como assessores parlamentares do ex-deputado federal Neri Geller, Santos e França são próximos.

A Controladoria Geral da União (CGU) apura suspeitas de conflito de interesse, tráfico de influência e favorecimento no leilão.O futuro de Santos à frente da diretoria pode ser definido pelo Conselho de Administração (Consad) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na próxima quinta-feira (20), em reunião ordinária do colegiado.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe Publicitário

Após a despedida, bens pessoais e herança imaterial ajudam a lidar com o processo do luto

Psicóloga especialista no tema comenta como as memórias deixadas, por meio de objetos e lembranças, são importantes quando um ente querido parte

 

Quando alguém morre, imediatamente surgem pensamentos do tipo: “o que aquela pessoa deixou para seus entes queridos?” ou “que legado ficará na memória das pessoas que a conheciam?”. De acordo com a psicóloga especialista em luto do cemitério, crematório e assistência funerária Morada da Paz, Alexsandra Sousa, o que pode ser deixado para quem fica vai além de bens materiais caros, como dinheiro, imóveis ou veículos.

“O legado ou a herança deixada também podem ser reconhecidos nos ensinamentos, emoções e valores que essa pessoa transmitiu a todos com quem conviveu”, acredita Alexsandra. A psicóloga também defende que a importância do legado vai muito além dos bens materiais.

Sobre isso, a assistente social Cristina Olivar Mariano, que perdeu seu esposo Alexandre Mariano, explica que na convivência com alguns objetos e lembranças deixadas por ele, encontra ferramentas para lidar com o luto e a saudade. “Os objetos que encontrei, após chegar em casa, depois da despedida, do velório e sepultamento, de início foram motivos de muita tristeza”, lembra.

“A certeza de que ele não vestiria mais a camisa do seu time do coração, que não daria continuidade à leitura do livro do momento, a série que ficou pausada, entre outras coisas que representavam a presença de Alexandre em casa, me traziam lembranças dolorosas. Mas, com o tempo, esses mesmos objetos também acalmaram a saudade tão presente nos primeiros dias”, explica Cristina.

Quem compartilha de sentimentos semelhantes é a enfermeira Vera Magalhães Braga, que em 2020 se despediu de seu esposo José Braga. Para ela, alguns objetos são sinônimos de conforto nos dias de maior saudade. “Resolvi manter alguns itens como fotos, cartas que recebi e algumas peças de roupa”, detalha.

 

A psicóloga do Morada da Paz explica que no processo do luto, com o passar do tempo, é natural que a dor da perda vá dando lugar à saudade. Por isso, nem todos os objetos que pertenciam ao ente querido falecido são mantidos por quem fica. Para Cristina e Vera, o processo de doar alguns dos objetos deixados, apesar de difícil, foi natural.

“Quando doei algumas roupas, senti que estava fazendo a coisa certa e que Braga estaria satisfeito com essa atitude”, comenta Vera. “Senti necessidade de me despedir da maior parte das coisas que ficaram e quando fiz a doação de parte dessas coisas foi difícil, mas ao mesmo tempo senti um alívio”, complementa Cristina.

Herança imaterial

Em meio ao processo do luto, as lembranças do ente querido são outro tipo de herança que tem grande valor para quem fica. De acordo com Alexsandra, “a herança emocional para os enlutados serve como uma ferramenta de suporte, pois se trata de uma marca que diz respeito à relação com o ente querido que partiu”. Ela ainda acrescenta: “em meio à dor, a possibilidade de conviver com essas heranças emocionais enquanto ferramentas é algo de grande valor, e pode sim ser um caminho de elaboração assertiva no processo de todo enlutado”.

“Nos dias de muita saudade, as lembranças do que foi vivido, do cheiro, das conversas dividindo o sofá da sala, as risadas na mesa do café, tudo isso é motivo da certeza de que tudo que foi vivido valeu a pena”, relembra Cristina. “Apesar de saber que o vazio deixado será uma companhia diária, ter na memória tantos momentos vividos e, especialmente, a personalidade de Braga e a forma como ele enxergava a vida, me conforta um pouco e me faz sentir que ele não está tão longe”, finaliza Vera.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

São João de Natal começa na quinta-feira; confira programação

Foto: Joana Lima

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Cultura de Natal (Secult-Funcarte), divulgou as atrações do São João 2024. Com shows gratuitos, festival de Quadrilhas e arraiás de rua, a programação começa nesta quinta-feira (20), na Praça Pedro Velho, em Petrópolis, reunindo artistas locais, regionais e nacionais.

A programação começa na quinta-feira (20) sempre a partir das 18h com shows de Melissa Farias, Arnaldinho Neto, Edyr Vaqueiro e Circuito Musical. Na sexta-feira (21) sobem ao palco Yury Misael, Waldonys, Giannini Alencar e a dupla Mari e Rayane. No sábado (22) é a vez da dupla Pedro & Erick, dos sucessos de Grafith, Rodrigo Alves e fechando a noitada Aline Reis.

A Praça Pedro Velho receberá também o tradicional Festival Forraço, no sábado, a partir das 16h30, também com entrada gratuita e apoio da Prefeitura do Natal.

Além dos shows e concursos, haverá também diversas opções gastronômicas juninas.

FESTIVAL DE QUADRILHAS
O São João de Natal 2024 continua na quinta-feira (27) com o tradicional Festival de Quadrilhas Juninas que até o domingo, dia 30, no Palácio dos Esportes. Serão até 25 grupos Juninos, entre Tradicionais, Estilizados e Cômicos.
No Festival de Quadrilhas Juninas poderão participar Grupos de qualquer município do Rio Grande do Norte, sendo convidadas pela Natal Cultural (projeto incentivado pela Lei Djalma Maranhão).

As quadrilhas receberão apoio financeiro para participar do Festival (num total de R$ 373.940,00 de investimento), além das premiações que totalizam R$ 187.000,00.

As inscrições regulamentos e documentos estarão disponíveis nos próximos dias no www.natal.rn.gov.br e www.blogdafuncarte.com.br.

ARRAIÁS DE RUA
A Prefeitura do Natal vai selecionar e incentivar 40 arraiás de rua em todas as regiões administrativas da cidade. Cada arraiá irá receber R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para ajudar no custeio da realização. As inscrições regulamentos e documentos estarão disponíveis nos próximos dias no www.natal.rn.gov.br e www.blogdafuncarte.com.br.

Programação São João de Natal

Quinta (20/06)
Melissa Farias
Arnaldinho Neto
Edyr Vaqueiro
Circuito Musical

Sexta (21/06)
Yury Misael
Waldonys
Giannini Alencar
Mari e Rayane

Sábado (22/06)
Pedro & Erick
Grafith
Rodrigo Alves
Aline Reis

Fonte: Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Autor do PL do aborto diz que retira projeto se PSOL recuar em ação no STF

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara

O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) disse que está disposto a retirar do Congresso o projeto de lei que equipara o aborto ao homicídio desde que o PSOL também recue na ação que move no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre assistolia fetal.

“Se o PSOL retirar a ação, posso retirar o projeto. Claro que tenho que conversar com os demais autores. Mas só fizemos o projeto por causa dessa ação. O PSOL precisa ter juízo e parar de judicializar a política”, disse Sóstenes à coluna de Raquel Landim no UOL.

Proposto por 33 deputados, principalmente do PL e da bancada evangélica, o projeto de lei equipara o aborto após 22 semanas ao homicídio, mesmo nos casos de estupro. A nova legislação também tornaria ilegal a assistolia fetal – técnica que utiliza medicações para interromper os batimentos cardíacos do feto antes de sua retirada do útero.

O projeto de lei foi uma resposta da bancada evangélica a uma liminar concedida pelo ministro Alexandre de Moraes sobre o assunto. Moraes suspendeu decisão do Conselho Federal de Medicina que proibiu a assistolia fetal.

técnica permite a indução de um parto vaginal. Caso contrário, a vítima de estupro é obrigada a um parto cesárea de um bebê com vida e com risco de diversos problemas de saúde, como questões neurológicas.

Sâmia Bonfim, deputada do PSOL, considera um acordo que limite o projeto de lei à proibição da assistolia fetal uma “armadilha” para a bancada feminina, já que as mulheres ficariam sem alternativas seguras para interromper a gestação em fase avançada.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Juiz nega pedido e mantém prisão de Eurípedes Jr., dirigente do Solidariedade

Foto: Reprodução/X

O presidente licenciado do Solidariedade, Eurípedes Júnior, passou por audiência de custódia, neste domingo (16). Ele se entregou à Polícia Federal no sábado (15), depois de ficar três dias foragido.

Na audiência de custódia, segundo apurou a CNN, os advogados do dirigente partidário pediram para que a prisão preventiva fosse convertida em domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica. Mas o juiz responsável pelo caso decidiu mantê-lo preso.

Eurípedes Júnior segue na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. A qualquer momento, pode ser transferido para um presídio.

Fonte: CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com apoio do Sebrae, Instituto LeBlue e Mães Corujas promovem palestras sobre Curatela e Tomada de Decisão Apoiada

Fotos: Divulgação

Em alusão ao Dia do Orgulho Autista, o Instituto LeBlue e Mães Corujas promovem, com o apoio do Sebrae-RN, Associação Brasileira de Psiquiatria e Instituto Gestão e Vida, uma série de palestras com o tema “Curatela e tomada de decisão apoiada – O que você precisa saber”. O evento acontecerá no dia 18 de junho, das 18:30 às 22:00, no auditório do Sebrae-RN, localizado na avenida Lima e Silva, em Natal.

Voltado para familiares de pessoas com deficiência e profissionais da Saúde e do Direito que atuam com o público, a iniciativa tem como objetivo promover a conscientização do respeito e da garantia dos direitos das pessoas com deficiência na construção de uma sociedade mais inclusiva. A Lei n° 13.146/2015, assegura à pessoa com deficiência, como regra, o direito ao exercício de sua capacidade civil em igualdade de condições com as demais pessoas, podendo ser adotada a tomada de decisão apoiada e até mesmo a curatela, quando necessárias, esta última como medida de proteção de caráter extraordinário, sempre proporcional às necessidades e às circunstâncias de cada pessoa.

A primeira palestra da noite será ministrada pelo Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Dr. Antônio Geraldo, abordando a temática “Transtornos Mentais e a Vida Moderna”. Em seguida, o juiz de Direito Titula da 9a Vara Cível de Natal, Dr. Patrício Jorge Lobo Vieira, falará sobre “Os direitos fundamentais no contexto do Estatuto da Pessoa com Deficiência e os reflexos nas ações de curatela”.

Em seguida a programação trará a palestra da promotora da 9a Promotoria da Pessoa com Deficiência de Natal, Dra. Rebecca Nunes, que explanará o seguinte tema: “Pessoa com Deficiência, Curatela e tomada de decisão apoiada: ferramentas de apoio ao exercício de direitos e de garantia da vontade da pessoa com deficiência que delas se beneficiem”.

Encerrando a programação, a Procuradora de Justiça aposentada e advogada Dra. Margarida Seabra, e sua filha, a professora Débora Seabra, irão compartilhar um relato de experiência bem sucedida na educação de pessoa com deficiência intelectual (Síndrome de Down). Também haverá momento de troca de experiências e esclarecimento de dúvidas entre os participantes.

A programação foi cuidadosamente pensada pela mãe de Alberto, a médica Rochele Elias, que compartilhou o desejo de ter mais informações sobre a temática, já que o seu filho completará 18 anos no próximo mês. “Eu não sei como funciona esse procedimento, qual será a melhor escolha para o meu filho que é Autista nível 3 de suporte e tem apraxia de fala. A preocupação de quase todas as mãe de pessoa com deficiência é como será depois que a gente morrer, então eu acredito que precisamos garantir o máximo de autonomia e de segurança para eles“, explicou Rochele.

A presidente do Instituto LeBlue, Lydia Marly, que é mãe de duas crianças com Autismo, e a psicóloga Sylvia Sá, mãe de um adolescente com Síndrome de Williams, aceitaram o desafio de ajudar na organização do evento. “Rochele abre caminhos para muitas mães de autistas, pois ela já passou por situações que a gente ainda vai encontrar e podemos evitar alguns desgastes a partir da experiência dela”, afirmou Marly. “Muitos pais evitam pensar sobre a vida adulta dos filhos atípicos, mas a realidade é que eles crescem rápido e não podemos fechar os olhos para os direitos e os desejos deles. Será que pode trabalhar com carteira assinada? Receber aposentadoria e trabalhar? Pode ter carteira de motorista? O voto é obrigatório? Pode casar? São inúmeras as dúvidas, eu tenho várias. Mas já defendo que todos os pontos precisam ser analisados e a decisão tem que ser tomada em conjunto, com a participação da pessoa com deficiência”, diz Sylvia.

A inscrição custa R$ 15,00 para familiares de pessoas com deficiência ou estudante e R$ 30,00 para profissionais e podem ser feitas no link https://abrir.link/GJwVB . Trata-se de uma valor simbólico, pois evento desse porte não tem preço. Os cinco palestrantes que aceitaram o convite do LeBlue/Mães Corujas são profissionais renomados na área e com certeza vão tirar todas as dúvidas dos participantes.

Serviço: Curatela e tomada de decisão apoiada – O que você precisa saber”
Data: 18 de junho (terça-feira)
Hora: 18h30 às 22h
Local: Auditório do Sebrae-RN (av. Lima e Silva, 76. Lagoa Nova-Natal/RN)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Embolização de Miomas é uma alternativa minimamente invasiva para mulheres como Shamira Silva que teve seu útero preservado

Foto: Divulgação 

A jovem Shamyra Silva escolheu a embolização de miomas como uma alternativa menos invasiva para preservar sua saúde e fertilidade. Sua experiência oferece uma perspectiva valiosa para muitas mulheres que enfrentam problemas semelhantes.

A engenheira agrônoma, Shamyra Silva compartilhou sua jornada de enfrentamento com miomas uterinos, descrevendo seus períodos menstruais intensos e dolorosos, além de dores pélvicas constantes e sensação de pressão abdominal, que impactavam sua qualidade de vida.

Preocupada com a possibilidade de uma histerectomia, Shamyra optou pela embolização de miomas, com o médico radiologista intensivista, Dr. Francisco Júnior, indicação do seu ginecologista, por ser uma alternativa menos invasiva, capaz de preservar seu útero e aliviar os sintomas.

O procedimento foi mais tranquilo do que esperava, e sua recuperação foi rápida, permitindo seu retorno ao trabalho em menos de uma semana. Shamyra notou uma melhora significativa nos sintomas logo nas primeiras semanas após a embolização, com redução das dores e do sangramento, e exames posteriores confirmaram uma diminuição drástica no tamanho dos miomas.

Ela encoraja outras mulheres a procurarem ajuda médica e a discutirem todas as opções de tratamento disponíveis, especialmente aquelas que desejam preservar a fertilidade, destacando a embolização como uma excelente solução para seu caso.

Para saber como funciona a embolização de Miomas envie um WhatsApp para (84) 98163-8266.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

América tem 20% de aproveitamento em jogos fora de casa na Série D

Foto: Divulgação

Após ceder empate para o Treze/PB, o América somou mais um ponto na Série D, neste domingo (16). O alvirrubro agora se prepara para as últimas cinco partidas em busca da classificação. Destas, duas são fora de casa. E como visitante, o time potiguar ainda não conquistou nenhuma vitória.

Em cinco jogos disputados fora de casa, o América teve um retrospecto de duas derrotas, três empates e nenhuma vitória. Isso representa cerca de 20% de aproveitamento em partidas como visitante.

Após o término da 9º rodada, o América ocupa a 4º posição na tabela, com 13 pontos. E nas cinco últimas partidas, teve apenas uma vitória, que foi dentro de casa. Nas partidas fora de casa, o alvirrubro sofreu sete gols e marcou cinco.

Em comparação aos números da última vez que esteve na Série D, em 2022, o América somou 14 pontos nos nove primeiros jogos. Naquela campanha, o alvirrubro marcou nove gols e sofreu apenas quatro.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Pense numa perda de tempo o cidadão perder o tempo torcendo para 22 marmanjos correndo atrás de uma bola!

    E o melhor: na série D… Já já chega na série Z!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA AGORASEI/ BG/ SÃO GONÇALO ADMINISTRAÇÃO: Governo Lula é aprovado por 58% da população

PESQUISA AGORASEI/ BG/ SÃO GONÇALO também avaliou o cenário administrativo da gestão federaç. A gestão Lula foi aprovada por 58,2%, enquanto 37,2% reprovam e 4,6% não responderam.

Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 10 de junho passado e ouviu 500 eleitores, de 16 anos e acima, nas zonas urbana e rural do município de São Gonçalo do Amarante RN. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.4 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. O trabalho está registrado no TSE com a identificação RN-06366/2024.

Opinião dos leitores

  1. Só uma pergunta:
    O que o ex condenado fez por São Gonçalo nesse mandato?
    Se a resposta é NADA, essa pesquisa está comprometida ou o povo por lá é alienado ao extremo.

    1. Realmente não entendo o porquê de Fátima ser desaprovada e Lula aprovado, sendo que a administração de Lula é muito pior do que a de Fátima. Fátima só não faz nada. Lula torra o dinheiro do contribuinte, não tem plano de governo e já estão aparecendo os escândalos de corrupção. Aí é onde cabe a pergunta: Por que Lula aparece melhor do que Fátima? Se Fátima é peito de homem (tá lo lugar, mas não serve pra nada), Lula é um peito de homem com câncer de mama.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *