
Foto: Divulgação
Surpreende nas gôndolas dos supermercados a escalada do preço do litro de leite, que acumula alta de 61%, nos últimos 12 meses. A razão pela alta se explica pelo aumento de custo na produção, mas também pelo comportamento dos produtores que viram na carne bovina um mercado mais atrativo.
Todo esse cenário também impacta no funcionamento do Programa do Leite Potiguar (PLP), que sofre com a pouca oferta do produto e isso interfere na quantidade que é distribuída para as 75 mil famílias em extrema pobreza atendidas pelo programa.
Em processo de reformulação, o Programa Leite Potiguar (PLP), que também fomenta a cadeia leiteira do Estado, enfrenta obstáculos para ser ampliado. Entre 2018 e 2019 eram atendidas 84 mil famílias em situação de extrema pobreza, mas a pouca oferta do produto no mercado, provocada por fatores climáticos e econômicos e a queda na arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Transportes) dos combustíveis, que financiava o programa, são apontados como as razões que impedem o Governo de torná-lo mais atrativo para os produtores e ampliá-lo para atender mais famílias que necessitam.
Já faz muito tempo que é inviável produzir leite no RN, os valores pagos não fecham a conta a mais de 5 anos paramos com a criação de vacas leiteiras, por causa da inviabilidade. Nossa fazenda, uns 20 anos atrás chegou a produzir mais de 3.000 litros/dia, quando meu avô ainda estava á frente, depois foi diminuindo por causa da baixa rentabilidade e finalmente, paramos com a atividade.
A oferta não está baixa. O preço que o governo do Estado quer pagar é que é inviável. As queijeira já estão pagando 3,00 no litro, e o Estado pouco mais de dois reais. Está na hora de parlamentares e a Governadora entender que investir numa atividade presente em todos os município do Estado é de fundamental importância para nosso pobre RN.
A culpa é de fatão.
Ela está matando os programas implantados a décadas.
Vejam os restaurantes popular.
Vai na mesma direção.
É mentira??
Com a palavra os petistas que estavam no funeral de 07 de setembro.
O mané f se escondeu.
Sumiu.
O nostradamus o outro seu codinome, morreu junto com o PT.
Não é BAIXA OFERTA. É preço baixo ao produtor.
A LBA distribuía 120 mil litros dia no PNLCC para o RN. Hoje, subsidiado pelo Governo Federal o Governo do Estado usa argumentos insustentáveis para diminuir o programa, penalizando o produtor com preços vergonhosos. Não é culpa do produtor dos insumos, das vacas ou da economia ou Lucas. Todos nós, produtores de leite, sabemos exatamente de quem é a culpa.
Bg pergunta a Marcos Aurélio jornalista e produto os custo de 10 vacas tira leite pra depois o governo querer compra de graça 2,00 o litro ex. Soja 180,00 pasta 120,00 e o Kilo de energia
Vergonha, tenho dois vizinhos que vendem leite e compro a um deles a 3 reais o litro. Eles me falaram o pq de tanto aumento, infelizmente, tudo se faz pra colocar a culpa em Bolsonaro. Gasolina não cola mais, auxílio Bolsonaro vai aumentar pra 800. Veja o aumento dos agentes de saúde, dos professores e dos enfermeiros e técnicos, é se juntam aqueles q são contra Bolsonaro pra não deixar os enfermeiros receber o q merecem. SOU BOLSONARO COM ORGULHO.