Economia

Banco Central mantém taxa básica de juros em 13,75% e encerra ciclo de alta

Foto: JSOUZA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO-04/08/2022

Após uma sequência de 12 altas consecutivas para barrar a inflação, a taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, foi mantida em 13,75% ao ano. A decisão do Copom (Comitê de Política Monetária), do BC (Banco Central), foi anunciada nesta quarta-feira (21), encerrando o ciclo de aumento.

Desde a primeira alta, em março de 2021, quando a Selic estava na mínima de 2%, a taxa subiu 11,75 pontos percentuais, o maior choque de juros desde 1999, quando, durante a crise cambial, o BC elevou a Selic em 20 pontos percentuais de uma vez só.

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Isso acontece porque os juros mais altos encarecem o crédito, reduzem a disposição para consumir e estimulam novas opções de investimento pelas famílias.

“O Comitê entende que essa decisão reflete a incerteza ao redor de seus cenários e um balanço de riscos com variância ainda maior do que a usual para a inflação prospectiva, e é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2023 e, em grau menor, o de 2024. Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego”, afirmou o Copom, em nota após reunião.

Com a queda dos preços da gasolina e da energia elétrica, o índice começou a desacelerar e registrou deflação de 0,68% em julho, quando a taxa foi a menor desde 1980, e de 0,36%, em agosto. Com isso, a previsão atual é que o IPCA encerre 2022 em 6,4%.

Além da queda da inflação, a atividade da economia surpreendeu com a alta de 1,2% no segundo trimestre deste ano frente ao trimestre anterior, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

“O Comitê se manterá vigilante, avaliando se a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por período suficientemente prolongado será capaz de assegurar a convergência da inflação. O Comitê reforça que irá perseverar até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas. O Comitê enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado”, acrescentou o Copom.

Em agosto, o Copom havia sinalizado que poderia haver uma elevação da taxa em 0,25 ponto na próxima reunião. “O comitê avaliará a necessidade de um ajuste residual, de menor magnitude, em sua próxima reunião”, disse a ata do último encontro do colegiado, no qual os juros básicos foram elevados em 0,5 ponto percentual, o que confirmou o mais longo ciclo de aperto monetário da história. A 12ª alta consecutiva levou a taxa Selic a 13,75% ao ano, o maior patamar desde 2017.

No início do mês, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, avisou que o Copom iria avaliar “possível ajuste final” dos juros. A posição é a mesma defendida pelo diretor de Política Monetária, Bruno Serra, que vê as expectativas para a inflação de 2024 como um incômodo atual para a autoridade monetária.

A decisão anunciada nesta quarta-feira ficará vigente pelo menos até o dia 26 de outubro, quando os diretores do Copom voltarão a se encontrar para discutir novamente a conjuntura econômica nacional. Para o mercado financeiro, a Selic seguirá no atual patamar até o fim deste ano.

Juros básicos

A Selic é conhecida como taxa básica porque é a mais baixa da economia e funciona como forma de piso para os demais juros cobrados no mercado. Ela é usada nos empréstimos entre bancos e nas aplicações que as instituições financeiras fazem em títulos públicos federais.

Em linhas gerais, a Selic é a taxa que os bancos pagam para pegar dinheiro no mercado e repassá-lo a empresas ou consumidores em forma de empréstimo ou financiamento. Por esse motivo, os juros que os bancos cobram dos consumidores são sempre superiores à Selic.

A taxa básica também serve como o principal instrumento do BC para manter a inflação sob controle, perto da meta estabelecida pelo governo. Isso acontece porque os juros mais altos encarecem o crédito, reduzem a disposição para consumir e estimulam novas opções de investimento.

Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexo nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Já quando o Copom reduz os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo.

R7

Opinião dos leitores

  1. 🇧🇷2️⃣2️⃣ maldito por por os juros mais alto do mundo?
    Mas foi o que segurou a explosão da inflação e é o que o restante do mundo começa a fazer agora e já faz tarde porque hoje temos uma inflação menor e PIB maior do que a da Europa e EUA nunca visto na história, . E os juros alto é utilizado para conter os gastos excessivos que causam inflação seu esquerdopata desinformado.2️⃣2️⃣🇧🇷

    1. Quando o Nove Dedos estava no poder este país era um sonho . Todos comiam picanha, os juros eram quase zero , não existia seca no nordeste , ele distribuiu terras , acabando com o MST, parecia a “Terra de São Saruê”.
      Nosso senhor Jesus tem muito morador fuleiro , contudo viva a liberdade de expressão!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Haaland marca, Noruega vence a Costa do Marfim e será adversária do Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo

Foto: Tony Gutierrez/AP

A Noruega venceu a Costa do Marfim por 2 a 1 em Arlington, EUA, e será a adversária do Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo.

Antonio Nusa marcou primeiro gol do jogo para a Noruega, enquanto Amad Diallo empatou para os marfinenses.

Haaland marcou o gol decisivo aos 40 minutos do segundo tempo, após um jogo equilibrado.

Brasil x Noruega será no domingo, dia 5 de julho, às 17h, no MetLife Stadium, New Jersey.

Retrospecto

O Brasil nunca venceu a Noruega em quatro confrontos anteriores. Foram dois empates e duas vitórias norueguesas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

SERRAS em REVISTA: Nova publicação reúne os principais atrativos das serras potiguares em edição especial

Os caminhos que o inverno revela

Todas as serras guardam histórias.

Algumas estão escritas nas pedras, moldadas pelo tempo e pelo vento. Outras florescem entre jardins, cozinhas, cafés, pousadas e restaurantes que nasceram do sonho de quem acreditou que era possível transformar paisagens em experiências e acolhimento.

Foi desse encontro entre natureza e pessoas que nasceu a SERRAS em REVISTA.

Esta primeira edição é mais do que uma publicação sobre turismo. É um registro de memórias, sabores, tradições e empreendimentos que fazem das montanhas do Rio Grande do Norte um dos destinos mais encantadores do Nordeste.

Ao longo destas páginas, percorremos estradas sinuosas, mirantes, trilhas, vinhedos, cafés, chalés e fazendas. Descobrimos que cada vista tem uma história, cada receita guarda uma tradição e cada empreendimento nasceu do esforço de famílias e empreendedores que decidiram acreditar na força das serras.

Também encontramos relatos de pioneiros e de pessoas que acompanharam a transformação dessas regiões ao longo das décadas, preservando uma memória que hoje se mistura ao crescimento do turismo e inspira novas gerações a continuar escrevendo essa história.

Entre entrevistas, reportagens e experiências, percebemos que o maior patrimônio das nossas serras não está apenas na beleza das paisagens, mas na hospitalidade de quem recebe cada visitante com simplicidade, orgulho e afeto.

É esse espírito que une todos os parceiros desta edição.

São histórias diferentes, mas que compartilham a mesma essência: o amor pela terra, o respeito às tradições e a vontade de proporcionar momentos inesquecíveis para quem chega.

Que esta revista seja um convite para olhar as serras com mais calma, percorrer seus caminhos, experimentar sua gastronomia, conhecer sua cultura e valorizar as pessoas que fazem desses lugares serranos destinos únicos.

Porque viajar também é descobrir histórias.

E poucas histórias são tão bonitas quanto aquelas escritas entre o frio das montanhas, o calor das fogueiras e o abraço acolhedor dos povos serranos.

Que esta seja apenas a primeira de muitas jornadas.

Porque o inverno passa.

Mas os caminhos que ele revela permanecem.

SERRAS em REVISTA
Os caminhos que o inverno revela.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vereador critica abandono de rodovias estaduais em Extremoz e cobra providências urgentes

No último dia antes do início do recesso parlamentar da Câmara Municipal de Extremoz, o vereador Rafael Correia utilizou o momento regimental para fazer duras críticas ao Governo do Estado e aos órgãos responsáveis pela infraestrutura viária, denunciando o abandono das rodovias estaduais que cortam o município.

Durante o pronunciamento, o parlamentar destacou os problemas enfrentados diariamente por motoristas, motociclistas e pedestres, especialmente em vias consideradas estratégicas para a mobilidade urbana e para o turismo local.

Um dos principais pontos abordados foi a situação da Avenida Estadual Professora Alice Rodrigues, popularmente conhecida como Estrada de Genipabu. Segundo o vereador, a via apresenta altos índices de acidentes, entre o bairro Portal do Sol e Campinas, em razão da ausência de redutores de velocidade e da falta de sinalização adequada.

De acordo com Rafael Correia, o intenso fluxo de veículos na região exige intervenção urgente por parte do Estado para reduzir os riscos e garantir maior segurança à população.

O vereador também chamou atenção para a situação da RN-303, antiga Avenida Litorânea, atualmente denominada Avenida Bugueiro Marcelo Correia. Segundo ele, a rodovia encontra-se em condições precárias, com diversos buracos ao longo de sua extensão e constantes pontos de alagamento causados pela deficiência no sistema de drenagem.

Ainda durante a fala, Rafael Correia ressaltou que a precariedade da malha viária afeta diretamente moradores, trabalhadores, comerciantes e turistas que circulam diariamente pelo município.

Ao final do pronunciamento, o parlamentar cobrou providências imediatas dos órgãos estaduais competentes e afirmou que continuará fiscalizando e cobrando melhorias na infraestrutura viária de Extremoz.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

João Câmara investe em inovação e implanta aulas de Robótica na rede municipal

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou a implantação das aulas de Robótica Educacional nas escolas da rede municipal.

A iniciativa tem como objetivo estimular o raciocínio lógico, a criatividade, o trabalho em equipe e o interesse dos estudantes pela tecnologia, preparando-os para os desafios do futuro de forma prática e inovadora.

“Estamos preparando nossos alunos para um mundo cada vez mais tecnológico. A robótica chega para ampliar oportunidades, despertar talentos e mostrar que nossos estudantes podem sonhar alto”, disse a Prefeita Aize.

Agora, João Câmara está entre os municípios que apostam na inovação e modernização para educação como ferramenta de transformação social.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil ganha mais de 9 mil novos milionários em 2025, aponta relatório

Foto: Shutterstock

O Brasil ganhou 9.215 novos milionários em 2025 e encerrou o ano com 386 mil pessoas com patrimônio superior a US$ 1 milhão (cerca de R$ 5,1 milhões), segundo o Global Wealth Report 2026, divulgado nesta terça-feira (30) pelo banco UBS.

O número representa um crescimento de 2,4% em relação a 2024 e mantém o Brasil como o país com a maior quantidade de milionários da América Latina. O relatório também aponta que cerca de 43 mil brasileiros possuem patrimônio entre US$ 5 milhões e US$ 100 milhões.

Apesar do aumento dos milionários, o Brasil continua entre os países com maior concentração de riqueza do mundo. O país ocupa a 4ª posição no ranking de desigualdade patrimonial, com coeficiente de Gini de 0,81.

O estudo mostra ainda que 69% dos adultos brasileiros têm patrimônio inferior a US$ 10 mil (cerca de R$ 51 mil), enquanto a riqueza média por adulto caiu 3,13% desde 2020, já descontada a inflação.

No cenário global, a riqueza pessoal cresceu 10,8% em 2025, elevando o número de milionários para 57,5 milhões em todo o mundo.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

BRASIL: Dívida pública sobe para 81,1% do PIB e atinge o maior nível em cinco anos

Foto: Infoglobo

A dívida bruta do Governo Geral subiu para R$ 10,6 trilhões em maio, o equivalente a 81,1% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados divulgados nesta terça-feira (30) pelo Banco Central.

No atual mandato de Lula (PT), a dívida sobiu 9,4 pontos percentuais. O petista havia assumido o governo com a dívida em 71,7% do PIB.

O Governo Geral compreende o governo federal, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e os governos estaduais e municipais

O percentual representa alta de 0,9 ponto percentual em relação a abril e é o maior patamar desde maio de 2021, quando a dívida correspondia a 81,4% do PIB.

No mesmo mês, o setor público consolidado registrou déficit primário de R$ 56,1 bilhões.

O Governo Central respondeu pela maior parte do resultado negativo, com déficit de R$ 55,2 bilhões.

Os governos regionais tiveram déficit de R$ 1,2 bilhão, enquanto as estatais registraram superávit de R$ 273 milhões.

Em 12 meses, o déficit acumulado do setor público chegou a R$ 149 bilhões, o equivalente a 1,14% do PIB.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasileiros já apostaram R$ 507 milhões em bets durante a Copa do Mundo

Foto: Getty Images

Os brasileiros já destinaram R$ 507,3 milhões a casas de apostas esportivas regularizadas desde o início da Copa do Mundo de 2026, segundo levantamento da Klavi, empresa especializada em Open Finance.

Até 25 de junho, 9,1% dos usuários analisados realizaram ao menos uma transferência para plataformas de apostas, índice 9% superior à média registrada antes da competição, de 8,33%.

O valor médio enviado por apostador também aumentou. No último dia analisado, cada usuário transferiu, em média, R$ 235 às bets, alta de 24% em relação aos R$ 188 registrados antes da Copa.

Segundo a Klavi, os maiores picos de movimentação financeira costumam ocorrer nos dias de jogos da seleção brasileira. O levantamento considera apenas transações para empresas de apostas regularizadas identificadas por meio do Open Finance.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

FOGO NO PARQUINHO: Sandro Pimentel desmente Robério Paulino e afirma que PSOL ainda vai decidir sobre aliança com PT

Fotos: Elpídio Júnior/CMN e João Gilberto/ALRN

As direções do PT e do PSOL se reuniram na sede do diretório petista em Natal, na segunda-feira (29), para discutir uma possível aliança entre os dois partidos nas eleições de 2026 no Rio Grande do Norte. O ex-vereador e pré-candidato a governador Robério Paulino divulgou um vídeo afirmando que o PSOL havia comunicado ao PT que a legenda decidiu que terá chapa própria para o Governo do Estado e o Senado, mas foi desmentido pelo presidente estadual da sigla, Sandro Pimentel.

“Eu posso afirmar, enquanto presidente estadual do PSOL, que não procede essa informação. O que nós temos de decisão partidária é que o PSOL ainda vai se reunir na próxima quinta-feira [2], já convoquei a reunião para quinta-feira à noite, para discutir e decidir sobre o convite feito pelo PT. A política é muito dinâmica. O que se tem de decisão hoje pode não ser amanhã, então não dá para dizer que essa decisão vai continuar ou não, porque é uma decisão coletiva”, declarou Sandro Pimentel ao Blog do BG.

O dirigente partidário disse ainda que Robério Paulino não tinha o direito de falar em nome do partido “fora das instâncias partidárias”. “Nenhum de nós tem o direito de fazer isso. Então, se tem esse vídeo aí eu desconheço, se tem alguém falando em nome do PSOL sobre o tema da reunião que aconteceu ontem, sobre decisões a partir da reunião de ontem, se tem alguém fazendo isso é não está sendo correto”, reiterou o presidente estadual do PSOL.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

RN registra média de 48 veículos para cada 100 habitantes em 2025; frota no estado chega a 1,68 milhão

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O Rio Grande do Norte registrou uma frota de 1.686.150 veículos em 2025, o equivalente a uma média de 48,8 veículos para cada 100 habitantes. Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN).

Em números absolutos, Natal lidera a frota estadual, com 465.749 veículos, seguida por Mossoró (214.520) e Parnamirim (140.547). Juntas, as três cidades concentram quase metade dos veículos registrados no estado.

Proporcionalmente, porém, Jaçanã possui o maior índice de motorização, com 93,1 veículos para cada 100 habitantes. Em seguida aparecem Pau dos Ferros (90,9) e Caicó (87,7).

Na outra ponta do ranking estão Caiçara do Norte (19,3 veículos por 100 habitantes), Galinhos (19,6), Afonso Bezerra (20,7) e Espírito Santo (20,9).

A taxa de motorização funciona como um retrato da mobilidade potiguar. O indicador mostra onde a frota está concentrada, o peso dos veículos na rotina da população e os locais onde o poder público precisa reforçar ações de prevenção.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sistema Sicredi conquista primeiro lugar no Prêmio ABAC Compartilhar

Instituição financeira cooperativa foi reconhecida pelo Ecossistema EFE, solução pioneira baseada em agentes de Inteligência Artificial voltada à eficiência na operação de consórcios

 

A Administradora de Consórcios do Sistema Sicredi conquistou o primeiro lugar na 11ª edição do Prêmio ABAC Compartilhar. Entre 46 cases inscritos de todo o país, a instituição financeira cooperativa foi premiada pelo Ecossistema EFE, uma solução pioneira de agentes artificiais desenvolvida para a realidade do Sistema Sicredi e voltada ao ganho de eficiência na operação de consórcios.

Promovido anualmente pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, o Prêmio ABAC Compartilhar reconhece as melhores práticas e soluções inovadoras do setor e estimula a troca de experiências que contribuem para o aprimoramento dos serviços e da satisfação dos clientes.

O Ecossistema EFE vem promovendo ganhos expressivos de eficiência operacional. Entre os resultados alcançados estão a redução de 70% no tempo de execução de iniciativas de baixa complexidade, a economia anual de mais de duas mil horas em atividades operacionais e a diminuição de 20% no retrabalho em processos revisados pelo ecossistema.

“Esse reconhecimento reforça a solidez da nossa atuação e evidencia a força do Sistema Sicredi ao combinar o impacto positivo do cooperativismo com a eficiência e a competitividade dos nossos produtos financeiros”, destaca o presidente da Sicredi RN, Damião Monteiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *