Política

Barrado no Baile

O Presidente da Assembléia Legislativa do RN, Ricardo Motta foi impedido de falar em Touros, como estava previsto pelo cerimonial do Ministério da Previdência Social.

Falaram Mauro Luciano Hauschild, que é  Presidente do INSS, a prefeita Luciana Faria, do PPS, o Ministro Garibaldi Filho e a Governadora Rosalba.

O Deputado Ricardo Motta estava inscrito para discursar e foi comunicado em cima da hora que não iria mais falar. O Deputado retrucou dizendo que era uma deselegância com o povo do RN e que não iria se retirar em respeito à governadora Rosalba.

A servidora olhou para o deputado e disse que “estava cumprindo orientação do Ministro Garibaldi Filho”.

Durma com um barulho desses.

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“FRAUDE DA FRAUDE”: CGU detecta uso de documentação falsa em processos de ressarcimento por descontos indevidos no INSS

Foto: Agência Brasil

A CGU (Controladoria Geral da União) investiga associações que utilizaram documentação falsa para comprovar autorizações de aposentados nos processos de ressarcimento por descontos indevidos no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A investigação identificou assinaturas forjadas e áudios editados nos documentos apresentados. O presidente do instituto, Gilberto Waller Júnior, confirmou o esquema na quinta-feira (24), em entrevista à rádio CBN.

Técnicos da CGU classificam a situação como “fraude da fraude” ou “fraude dentro da fraude”, já que foi feita depois da descoberta do esquema inicial de descontos indevidos. A informação é do Metrópoles.

Segundo a investigação, documentos falsificados foram anexados no aplicativo Meu INSS para contestar pedidos de ressarcimento feitos por aposentados. Em pelo menos 2 casos, quando beneficiários negaram ter autorizado descontos, as associações apresentaram áudios como prova da autorização.

O INSS não aceitou esses arquivos como comprovantes válidos. Em comunicado oficial, o instituto afirmou que “a comprovação por parte das entidades exige a apresentação conjunta de 3 itens —documento de identidade com foto, termo de filiação e termo de autorização de desconto—, não havendo previsão para o uso de gravações de áudio como comprovante”.

As associações envolvidas no esquema estão ligadas ao empresário Maurício Camisotti, investigado pela PF (Polícia Federal) por suspeita de ter fraudado mais de R$ 40 milhões com os descontos irregulares, além de pagar propina a diretores do INSS.

O Balcão das Oportunidades, uma das entidades sob investigação, recebeu R$ 9 milhões da Ambec (Associação de Aposentados Mutualista para Benefícios Coletivos), conforme documentos da operação Sem Desconto da PF.

O INSS disse que, quando as informações disponibilizadas pelas entidades não são confirmadas, “o processo é encaminhado para auditoria interna, e a entidade associativa é notificada para que realize a devolução dos valores. Se a associação não fizer a devolução, o beneficiário será orientado sobre as medidas judiciais cabíveis”.

O instituto não divulgou detalhes sobre quais entidades específicas estão sob suspeita nem quantos casos estão sendo investigados.

O Poder360 procurou o INSS e a CGU por meio de e-mail para perguntar se gostaria de se manifestar a respeito da investigação. Não houve resposta até a publicação desta reportagem. O texto será atualizado caso uma manifestação seja enviada a este jornal digital.

Com informações de Poder 360 e Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

IPESPE: 46% identificam Bolsonaro como principal representante da direita

Foto: Ton Molina

Dentre cinco possibilidades estipuladas por uma pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira (25), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é o principal representante da direita no Brasil.

Segundo o levantamento, Bolsonaro está em primeiro lugar para 46% dos entrevistados. Logo atrás dele está o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 14%.

A pesquisa considerou 2.500 entrevistas feitas entre os dias 19 e 22 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

O instituto ainda mapeou a aprovação da atuação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva dentre os eleitores dos determinados candidatos da direita.

Dentre estes, os que mais desaprovam o governo federal são os eleitores de Jair Bolsonaro, chegando aos 64%. O nível de aprovação é de 28%.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Equipe de Lula ouviu nos EUA que Trump não autorizou diálogo da Casa Branca com o Brasil

Foto: AP Photo/Julia Demaree Nikhinson

Uma comissão de senadores embarca nesta sexta-feira (25) para os Estados Unidos, em busca de abrir um canal de negociações no território americano sobre o “tarifaço” que Donald Trump pode aplicar ao Brasil a partir de 1º de agosto.

A ida da comissão é vista com apreensão por diplomatas brasileiros e está sendo boicotada pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e pelo blogueiro Paulo Figueiredo.

Interlocutores do presidente Lula que estão em Nova York contaram ao blog do Valdo Cruz que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não autorizou sua equipe abrir diálogo com o Brasil.

Existem conversas com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, como revelou ontem o vice-presidente Geraldo Alckmin, mas o recado que os negociadores têm ouvido é que tudo está centralizado na Casa Branca.

Nesta quinta-feira (24), por exemplo, o presidente Lula afirmou que Trump não quer negociar.

De outro lado, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, comentou com amigos que teve várias conversas nos Estados Unidos, onde está em missão na ONU, e ouviu que realmente Trump não está permitindo reabertura de negociações com o Brasil.

Segundo Vital do Rêgo comentou com interlocutores, há um clima de medo e apreensão nos Estados Unidos. Tudo estaria centralizado em Trump e ninguém tem coragem de desafiá-lo.

O vice-presidente Geraldo Alckmin revelou na quinta-feira (24) que, no último sábado (19), voltou a ter uma conversa com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, sobre o tarifaço. Ele não quis revelar o conteúdo da reunião, que ocorreu por telefone e durou cerca de 50 minutos.

Mesmo diante do clima pessimista, o presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), afirma que é preciso fazer algo diretamente nos Estados Unidos, e que espera pelo menos adiar a entrada em vigor do tarifaço para que sejam reabertas as negociações entre os dois países. O tempo é curto.

“Queremos também esclarecer o que o governo americano exatamente quer negociar, como eles não retomaram oficialmente as negociações, ninguém sabe exatamente os limites de Trump. Se ele realmente emperrou por questões políticas, de Bolsonaro, se tem a questão da nova moeda dos Brics, Irã”, disse o senador.

A Comissão de Senadores terá sua primeira reunião de trabalho no domingo (27), mas já foram avisados que o deputado Eduardo Bolsonaro e o blogueiro Paulo Figueiredo estão trabalhando para dificultar as reuniões dos parlamentares em Washington e até impedir qualquer encontro com negociadores do governo Trump.

A maioria dos senadores embarca nesta sexta-feira (25). Outros, no sábado (26).

Na segunda-feira (28), os senadores serão recebidos na embaixada do Brasil nos EUA. No mesmo dia, terão encontro com empresários da Amcham (Câmara Americana de Comércio para o Brasil).

Na terça, a comissão irá ao Capitólio se reunir com senadores e deputados americanos.

Opinião dos leitores

  1. Agora é tarde, Inês é morta. Continue falando asneiras achando que nosso país, é Top das galáxias. Em desenvolvimento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

Bombeiros localizam corpo de policial mineiro que se afogou na praia de Pipa

Foto: Reprodução

O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte localizou, na manhã desta sexta-feira (25), o corpo do policial militar mineiro Carlos Eduardo de Oliveira Leôncio, de 36 anos, que estava desaparecido desde quirta-feira (24) após ser arrastado pela correnteza enquanto tomava banho de mar na praia de Pipa, litoral Sul potiguar.

Segundo a corporação, o corpo foi encontrado na região da Praia de Cacimbinhas por um pescador e, em seguida, retirado da água para ser encaminhado à sede do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP-RN).

O local fica próximo à praia de Pipa, onde Carlos Eduardo passava férias com a família.

Natural de Minas Gerais, Carlos Eduardo integrava a Polícia Militar há 11 anos. Formado em contabilidade, ele era apaixonado por esportes, como musculação, boxe e corrida. No momento do desaparecimento, o policial estava acompanhado da esposa Raquel Rodrigues — com quem era casado há um ano —, da irmã, do noivo dela, de dois sobrinhos e da mãe.

Segundo a irmã de Carlos, ele e Raquel se conheciam desde a infância. Eram amigos e vizinhos em ruas próximas, tendo crescido juntos e construído uma relação que culminou no casamento recente. O casal ainda não tinha filhos.

BnewsNatal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Investir no RN é negócio de doido

Foto: Reprodução/Ilustrativa

No Rio Grande do Norte quem decide empreender precisa mais que coragem: é o que apontam industriais que, mesmo após anos de atuação no estado, enfrentam entraves burocráticos que beiram o absurdo. Um dos casos mais emblemáticos é o das empresas instaladas no Centro Industrial Avançado, às margens da BR-304, no município de Macaíba. Há mais de uma década essas indústrias aguardam uma solução para o impasse envolvendo o licenciamento ambiental.

Apesar dos esforços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), a morosidade dos órgãos responsáveis, como o Ministério Público e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), impede avanços concretos. A indefinição prolongada trava investimentos, compromete o crescimento do setor e coloca em risco a geração de empregos e de impostos.

A ausência de uma solução equilibrada, que concilie proteção ambiental com desenvolvimento econômico, escancara mais um gargalo na administração pública estadual. Empresários relatam insegurança jurídica, dificuldade de expansão e o sentimento de que o estado caminha na contramão dos demais do Nordeste, onde o ambiente de negócios é mais estável e previsível.

Para muitos, o Rio Grande do Norte vai se consolidando como um dos estados mais hostis ao empreendedorismo no país, e isso tem um custo alto: menos desenvolvimento, menos renda e menos oportunidades para a população.

Opinião dos leitores

  1. Para acabar com o gargalo basta o Estado do Rio Grande do Norte ter um legislativo competente que realmente soubesse o entendesse de lei.
    Tudo isso seria resolvido com uma alteração na Constituição Estadual através de uma PEC bem redigida e com embasamentos lógicos.
    Para isso, a direção do IDEMA teria que ser idônea. Pois é aonde o gargalo reside nos $$

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

Corrida do BOPE altera trânsito em Natal neste domingo (27); veja mudanças

Foto: Magnus Nascimento

A terceira edição da Corrida do BOPE será realizada neste domingo (27), em Natal, com largada na Praça Pedro Velho (Praça Cívica), no bairro Tirol. O evento deve reunir cerca de 1.700 corredores e contará com um trajeto que percorre importantes vias da capital potiguar, o que exigirá bloqueios e desvios no trânsito.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), em parceria com a Polícia Militar, montará uma operação especial para garantir a segurança dos atletas e a fluidez do tráfego. A ação começa ainda na madrugada de sábado para domingo, com agentes de mobilidade e motociclistas posicionados em todo o percurso da prova.

Trajeto da Corrida do BOPE 2025

A prova terá início na Rua Trairi (Praça Cívica) e seguirá pelas seguintes vias:

  • Avenida Prudente de Morais;
  • Rua Ceará-Mirim;
  • Avenida Governador Juvenal Lamartine;
  • Avenida Monsenhor Walfredo Gurgel;
  • Avenida Câmara Cascudo;
  • Praça Augusto Severo;
  • Avenida Duque de Caxias;
  • Avenida Tavares de Lira;
  • Avenida Almirante Alexandrino de Alencar;
  • Rua Desembargador Régulo Tinoco;
  • Avenida Nilo Peçanha.

O ponto final da corrida também será na Praça Cívica, na Rua Trairi.

Mudanças no transporte público

Durante o evento, o terminal de ônibus das Rocas será transferido temporariamente para a Travessa São Pedro, ao lado do Mercado Público das Rocas. Os ônibus seguirão pelas ruas São Pedro e São João de Deus, com retorno pela Av. Duque de Caxias.
Além disso, a Av. Duque de Caxias, entre a Rua São João de Deus e a Rua General Glicério, funcionará com fluxo em sentido duplo durante a corrida.

Bloqueios de ruas

Alguns pontos da cidade terão interdições temporárias, com presença de agentes de trânsito e policiais militares:

  • Rua Alberto Maranhão com Av. Prudente de Morais;
  • Av. Floriano Peixoto com Rua Mossoró;
  • Rua Desembargador Régulo Tinoco com Av. Juvenal Lamartine;
  • Av. Duque de Caxias com Av. Tavares de Lira;
  • Av. Nilo Peçanha com Rua Manoel Dantas;
  • Av. Almirante Alexandrino de Alencar (entrada do Corpo de Bombeiros).

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. O mais correto seria o BOPE correr atrás da bandidagem, correr nas ruas é um desperdício e perda de tempo no combate ao crime.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Turista mineiro desaparece após ser arrastado por correnteza em praia de Pipa

Foto: Reprodução

Um turista de Minas Gerais desapareceu na Praia do Amor, em Pipa, no litoral do Rio Grande do Norte após ser arrastado pela correnteza, na tarde desta quinta-feira (24).

Segundo o Corpo de Bombeiros, outras quatro pessoas que faziam parte de um mesmo grupo também foram arrastadas. Três conseguiram sair do mar por conta própria e uma foi resgatada com o auxílio de um surfista.

A ocorrência foi registrada por volta das 15h, segundo os bombeiros. Militares foram deslocados para o local e as buscas pelo banhista foram iniciadas ainda durante a tarde, mas acabaram suspensas à noite por falta de visibilidade.

O trabalho de busca foi retomado no início da manhã desta sexta (25) com o apoio de mergulhadores e de um helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte.

Segundo o Corpo de Bombeiros, no entanto, o turista, que é um policial militar, não foi localizado até a última atualização desta reportagem.

“A Praia do Amor é a que tem o maior índice de afogamentos no estado. Só no primeiro semestre foram mais de 40 ocorrências registradas no local. Tem um trânsito muito forte de turistas no local e a correnteza lá é muito forte. Representa uma área de risco”, afirmou o aspirante Vidal, do Corpo de Bombeiros.

]G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Nilda debate projeto de reurbanização do Centro de Parnamirim

Foto: Divulgação

A gestão Nilda aposta no diálogo e na transparência para melhorar a infraestrutura urbana de Parnamirim. Nesta quinta-feira (24), a Prefeitura promoveu uma reunião para discutir o projeto de Readequação do Centro de Parnamirim. O encontro realizado no auditório do Centro Administrativo contou com a participação da chefe do executivo municipal, secretários, vereadores, comerciantes, população e trabalhadores informais.

“Quero agradecer a presença de todos. Foi um momento bastante esclarecedor. Todo mundo teve a oportunidade de falar. Nossa gestão é participativa e democrática. Vamos agora conversar com nossa equipe de técnicos para tomar uma decisão em relação ao projeto, de forma responsável”disse a prefeita.

O projeto prevê a readequação e padronização das calçadas, execução de intervenções viárias, faixa exclusiva para ônibus, ciclovia e instituição de um binário nas Avenidas Comandante Petit e Brigadeiro Everaldo Breves.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Contas externas têm maior deficit para junho em 11 anos

Foto: Reprodução

As contas externas do Brasil registraram deficit de US$ 5,1 bilhões em junho. Esse foi o maior saldo negativo para o mês desde 2014, quando somou US$ 5,4 bilhões. O BC (Banco Central) divulgou o resultado nesta 6ª feira (25.jul.2025).

O saldo negativo aumentou 52,3% em relação a junho de 2024, quando totalizou US$ 3,4 bilhões. A autoridade monetária calcula mensalmente as transações correntes do setor externo no Brasil. Considera o saldo da balança comercial (exportações e importações), os serviços adquiridos por brasileiros no exterior e a movimentação financeira da renda, como remessa de juros, lucros e dividendos para outros países.

Segundo o Banco Central, o resultado negativo foi puxado pelo deficit maior na conta de renda primária. O saldo negativo aumentou de US$ 4,9 bilhões em junho de 2024 para US$ 6,2 bilhões em junho de 2025.

A balança comercial teve superavit de US$ 5,4 bilhões no mês. Caiu US$ 374 milhões em relação a junho de 2024 (US$ 5,7 bilhões).

Já os serviços tiveram deficit de US$ 4,5 bilhões em junho ante US$ 4,4 bilhões do mesmo mês do ano passado.

No acumulado de 12 meses, o deficit em transações correntes somou US$ 73,1 bilhões, o que corresponde a 3,42% do PIB (Produto Interno Bruto). Era de US$ 71,4 bilhões (3,35% do PIB) em maio e de US$ 28, bilhões (1,28% do PIB) em junho de 2024.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Senado põe sigilo de 100 anos sobre entradas do Careca do INSS na Casa

Foto: Reprodução 

O Senado Federal impôs sigilo de 100 anos sobre eventuais entradas do lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, na Casa.

A coluna Tácio Lorran solicitou via Lei de Acesso à Informação (LAI), no último dia 2, todos os registros de entrada do Careca do INSS no Senado. A Casa, no entanto, pontuou que as informações são de “caráter pessoal” e citou trecho da legislação que assegura o sigilo centenário.

“Os dados solicitados consistem em informações de caráter pessoal, haja vista se referirem a pessoa natural identificada, submetendo-se aos regramentos dos artigos 55 e seguintes do Decreto nº 7.724, de 16 de maio de 2012 (Regulamenta a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011), bem como aos arts. 5º e 7º da Lei nº 13.709, de 14 de agosto 2018 (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD)”, explicou o Senado.
O senador Weverton Rocha (PDT-MA) já admitiu, em outras ocasiões, ter se encontrado com o Careca do INSS, uma das figuras centrais da “Farra do INSS”, revelada pelo Metrópoles. Ao jornal O Globo o parlamentar afirmou que recebeu o lobista ao menos três vezes em seu gabinete.

Procurado, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), não se manifestou sobre o sigilo de 100 anos. A negativa aplicada pela Casa contrapõe entendimento da Controladoria-Geral da União (CGU) sobre os registros de entradas.

“Há interesse público na divulgação da relação de pessoas que adentraram nas dependências de órgãos públicos, pois o cotejamento dos registros de entrada/saída com a publicação das agendas de autoridades, prevista no artigo 11 da Lei nº 12.813/2013 (Lei do Conflito de Interesses), permite identificar eventuais irregularidades e indicar conflitos de interesse no exercício do cargo ou função pública”, diz enunciado da CGU.

Ao contrário do Senado, a Câmara atendeu ao pedido da coluna. Não há, contudo, registros de entrada do lobista no órgão desde 1º de janeiro de 2019, segundo a Casa.

Metrópoles 

Opinião dos leitores

  1. Agora eu pergunto:qual a intencao que um individuo tem em esconder por 100 anos u.a informacao, quem nao deve,nao teme,ai tem coisa, a raposa tomando conta do galinheiro.

  2. É ligeiro SIM, basta molhar a mão das pessoas certas! brincadeiras a parte: o governo e o funcionalismo publico corrupto são um câncer p esse estado!

  3. Proteção total pelo sistema a esses ratos do INSS, e aos que roubaram os fundos de pensões, ninguém foi preso e muito menos ouvido, e estamos pagando a conta…

  4. Não é à toa que a Venezuela está nos taxando kkkk Que país 💩💩💩💩 esse 🇧🇷🇧🇷🇧🇷!

  5. Acho que muitos ainda não entenderam que Abraão lincoln é do REPUBLICANOS 10 do governador Tarcísio de Freitas e do ex-prefeito Álvaro Dias, e que o dinheiro das fraudes do INSS patrocinou candidatos de todas as correntes políticas através de caixa 2.

  6. Estamos literalmente nas mãos dos criminosos, governo composto só por bandidos, de cabo a rabo. A começar pelo chefão LULADRAO. E o Capeta Chico, irmão do rato de nove dedos, tomou chá de sumiço.

  7. Estamos literalmente nas mãos dos criminosos, governo composto só por bandidos, de cabo a rabo. A começar pelo chefão LULADRAO.

  8. Vixe! Esse deve ser o tempo necessário pra acabar com a catinga das articulações cabelos as entre os senadores e esse “Lobista”.

  9. Isso é o maior absurdo do mundo, nesse caso estão todos compactuando com os inúmeros crimes cometidos por essa quadrilha. Crimes gravíssimos cometido pelo senado.

  10. O Brasil é um caso de vários casos sem possibilidade alguma de solução. Deus cuide do povo dessa terra.

  11. E vamos sobrevivendo, sofrendo, calados, espezinhados, manobrados e lesados por esses canalhas. São muito poucos os HOMENS nas três esferas do poder, eles só lutam impiedosamente pelos seus umbigos e de seus comparsas, viramos uma república de bananas.

  12. Kkkkkkk..
    Brasil sil sil sil….
    Não pode nunca da certo o que fazem totalmente errado.
    Epa!
    Isso pode me comprometer deve dizer senadores, põe 100 anos de sigilo.
    Kkkkkk
    Ah ladrões.
    Nunca.

    1. Se o Brasil fosse um país SÉRIO, esse ladrão seria FUZILADO dentro do Maracanã.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *