Foto: Divulgação
O mundo da música vai muito além dos palcos e dos holofotes, e entender o que acontece por trás das cortinas, da arrecadação de direitos autorais ao impacto da Inteligência Artificial, é o foco do próximo programa O Tom da Conversa, na RUMA TV. O episódio especial traz uma imersão nos bastidores da União Brasileira de Compositores (UBC), com a presença de duas das maiores autoridades do setor no país: o CEO da entidade, Marcelo Castello Branco, e o diretor de operações, Fábio Geovane Oliveira.
O programa marca também uma estreia nos estúdios: o CEO da RUMA TV, Eduardo Ramos, que além de empresário é músico, junta-se ao apresentador Alexandre Siqueira em um formato “bate-bola” mais descontraído e dinâmico. Amigo de longa data dos entrevistados, Eduardo ajudou a conduzir um papo repleto de histórias inéditas, resgatando memórias divertidas e curiosidades da época de ouro das grandes gravadoras e dos LPs.
Com mais de 40 anos de bagagem na indústria fonográfica, tendo presidido multinacionais como PolyGram, Universal Music e EMI, Marcelo Castello Branco trouxe para o Tom da Conversa histórias impagáveis do mercado de discos de vinil e fitas cassete. Mas o programa não ficou apenas na nostalgia. Os apresentadores provocaram os convidados a debater o futuro: afinal, como ficam os direitos autorais com as músicas criadas por Inteligência Artificial?
Outro ponto alto para quem vive da música é a discussão sobre as estratégias atuais de lançamento. Em um mercado dominado pelo streaming, os executivos respondem à pergunta que todo artista se faz hoje: ainda vale a pena lançar um álbum completo ou o foco total deve ser nos singles?
Para os músicos, compositores e intérpretes, o programa funciona como um verdadeiro manual de sobrevivência e crescimento profissional. Fábio Geovane, especialista nas questões técnicas e métricas da UBC, explicou detalhadamente o fluxo do dinheiro: desde o momento em que a música toca na rádio, na TV ou na internet, passando pela arrecadação do Ecad, até a divisão exata entre autores, intérpretes, músicos acompanhantes e produtores.
O episódio ainda esclarece temas complexos que geram muitas dúvidas e, às vezes, prejuízos aos artistas:
• Direito Autoral e Direito Conexo: Quem realmente recebe pelo quê?.
• Covers na Internet: O que acontece legal e financeiramente quando um artista grava e posta a obra de outro no YouTube ou Instagram?
• Prazos: A importância do registro correto e o prazo de 5 anos para recuperar direitos retidos.
“Receber o Marcelo e o Fábio logo após a visita institucional deles à RUMA TV e transformá-la em um conteúdo tão rico foi fantástico. Para quem faz música, estuda música ou simplesmente ama esse universo, esse programa é uma aula obrigatória, cheia de resenhas de bastidores que ninguém costuma contar”, destaca Eduardo Ramos.
SERVIÇO
• Programa: O Tom da Conversa (Especial UBC)
• Apresentação: Alexandre Siqueira e Eduardo Ramos
• Convidados: Marcelo Castello Branco e Fábio Geovane Oliveira (UBC)
• Onde assistir: Na RUMA TV através do link:
Comente aqui