O presidente Jair Bolsonaro (PSL) decidiu assumir pessoalmente a negociação com a Câmara dos Deputados para tentar aprovar a proposta da reforma da Previdência ainda no primeiro semestre.
Nesta quarta-feira (10), dia em que retomou ofensiva para tentar compor uma base aliada, ele indicou que manterá a rotina de abrir o gabinete presidencial para deputados e senadores.
O presidente também começou a avaliar a possibilidade de participar da nova campanha de rádio e de televisão sobre as mudanças nas aposentadorias.
A disposição de Bolsonaro é uma reação à resistência de Rodrigo Maia (DEM-RJ) em conduzir a articulação da reforma da Previdência.
“O presidente está disposto a estar à frente dessa articulação”, disse o líder do governo no Senado Federal, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).
“Ele está à frente da articulação política, sempre esteve e é preciso que esteja até a votação da reforma previdenciária”, afirmou.
A negociação da proposta vinha sendo conduzida, no Legislativo, por Maia e, no Executivo, pelos ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e da Economia, Paulo Guedes.
Os líderes de partidos, no entanto, vinham se queixando da atuação dos dois auxiliares presidenciais e cobravam uma participação direta do presidente.
Bolsonaro, porém, dizia que a responsabilidade pela aprovação da proposta era neste momento do Congresso Nacional e que não era uma iniciativa de interesse apenas do governo federal, mas também do Poder Legislativo.
Sem Maia, o presidente avaliou o risco de a iniciativa naufragar de maneira precoce e foi convencido a tomar as rédeas do processo.
“O presidente nos sinalizou que ele vai estar mais presente e falar bastante sobre Previdência. Inclusive, foi um pedido nosso para ele”, disse o dirigente nacional do Novo, João Amoêdo, que se reuniu com Bolsonaro nesta quarta-feira (10).
Além do Novo, o presidente abriu o gabinete presidencial para representantes do PSL, do Podemos, do Avante, do PSC e até mesmo do PT, principal partido de oposição ao seu governo e acusado por Bolsonaro de levar o país “à beira do abismo”.
Integrantes da bancada federal do Pará, o senador Paulo Rocha e o deputado federal Beto Faro, ambos do PT, participaram de reunião com o presidente sobre o desabamento de ponte sobre o rio Moju, no nordeste do estado. Foi a primeira vez que petistas entraram no gabinete presidencial neste ano.
“O diálogo com a oposição também vai ocorrer, sobretudo nas discussões dessas reformas. Se depender da minha opinião, acho que o presidente tem de falar com todos os partidos”, afirmou Bezerra sobre a nova posição de Bolsonaro.
Para a inauguração de um aeroporto em Macapá, na próxima sexta-feira (12), o governo federal enviou um convite ao líder da oposição no Senado Federal, Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Ele, no entanto, informou que vai de voo comercial.
Desde a semana passada, o presidente tem tentado compor uma base aliada, mas não tem tido êxito no esforço. Nesta quarta-feira (10), Novo e Podemos anunciaram posição de independência. O mesmo posicionamento foi anunciado na terça-feira (9) pelo PR e Solidariedade.
“A posição do Podemos, em qualquer governo, é uma posição de independência. Somos contrários ao quanto pior melhor, e essa posição vai se manter”, disse a presidente nacional, Renata Abreu.
FOLHAPRESS
Fotos: Montagem
Tem que assumir mesmo e articular o apoio às medidas do seu governo. Democracia se faz assim. Agora, não pode é fazer como os governos do PT fizeram: sair por ai roubando e deixando seus aliados roubarem prá comprar seu apoio.
O jornal Globo divulga os nomes que comporão parte do 1° escalão do Ministério da Educação e Cultura sob o comando do grosseiríssimo Abraham Weintraub, que hoje soltou mais uma “pérola” dizendo que “uma pessoa que sabe ler e escrever e tem acesso à internet não vota no PT”- e várias outras barbaridades, como a de que em um dia de protestos na Venezuela morre mais gente do que morreu na ditadura militar brasileira e que a solução para agressividade de alunos em sala de aula é cortar o Bolsa-Família (?), processar os pais e tirar-lhes a guarda. Realmente só faltou mandar entregar a criança ao traficante mais próximo, não é?
Agora sim a merda vai virar boné. Não basta ter boas intenções, até porque o inferno tá cheio, tem é que se controlar, pensar refletir cada ação que irá tomar, porém nosso presidente continua agindo como um tanque de guerra em meio a flores e espinhos, passando por cima de tudo que tem na frente. Grosseiro, ríspido, mal consegue falar só balbuciona algumas palavras sempre com uma batata quente na boca…..omi aprenda com seu vice, que mesma pra "enterrá uma faca" faz com delicadeza e educação.