O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou hoje que o ministro Sergio Moro (Justiça e da Segurança Pública) será indicado para a próxima vaga no STF (Supremo Tribunal Federal), que deve ser aberta em novembro do ano que vem com a aposentadoria do decano Celso de Mello.
“Tenho um compromisso com ele [Moro]. A primeira vaga [do STF] que vier é dele. Vou honrar o compromisso com ele, caso ele queira”, disse Bolsonaro em entrevista à Rádio Bandeirantes.
O presidente confirmou que assumiu esse compromisso com Moro após a vitória na eleição do ano passado, quando tomou a decisão de convidar o então juiz para formar o governo.
Moro, que se destacou à frente das ações da Operação Lava Jato na 13ª Vara Federal Criminal (Curitiba), precisou abandonar a magistratura para migrar ao Executivo.
Bolsonaro afirmou que Moro no STF “será um grande aliado” do país e será “aplaudido pela nação”. Ele ressaltou, no entanto, que todo e qualquer indicado à Corte precisa ser sabatinado e aprovado pelo Congresso.
Em entrevista concedida ao jornal português “Expresso” no mês passado, Moro comparou uma indicação ao STF a ganhar na loteria. “Seria [ir para o STF] como ganhar na loteria. Não é simples. O meu objetivo é apenas fazer o meu trabalho”, disse, ao ser questionado sobre essa possibilidade.
Questionado se o STF seria uma opção segura caso sua vida política acabe mal, Moro afirmou que atualmente “nem existem vagas” na corte.
Procurado pelo UOL hoje, o ministro afirmou que não comentaria a declaração de Bolsonaro.
Por lei, cabe ao presidente da República fazer as indicações ao STF. Feita a escolha, cabe ao Senado sabatinar e aprovar ou não o nome indicado. Além da vaga que será aberta no ano que vem, Bolsonaro ainda terá mais uma à disposição –Marco Aurélio Mello se aposentará em 2021– em seu mandato.
O último a entrar na Corte foi Alexandre de Moraes, que era o ministro da Justiça na gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB).
UOL
Más esses petralhas ainda diz q Lula ladrão e emocionante, é ele realmente é o chefe da maior quadrilha q o mesmo fundou o PT
E os "sabatinadores" do Senado aprovarão ligeirinho a indicação, afinal livrar-se de Moro como ministro da Justiça será um alívio para os seus calcanhares.
Estava escrito nas estrelas. Carta marcada. Ahhhh ladrão
Promiscuidade escancarada. Um escândalo que mostra que a condenação sem provas do Lula foi um negócio tramado para não permitir que concorresse as eleições. Uma premiação passível de condenação. "Eu fiz um compromisso com ele" disse o b171. Art. 317 do código penal foi infringido.
Acabou com os sonhos da Desembargadora Zeneide de ser Ministra do Supremo
A" bae" feminina afirmou que o TJRN e célere.merece sim vaga no hospicio
BG.
Aí sim teremos um ministro decente e honrado, não esses que lá estão.
Com moro no STF quero ver Gilmar Mendes, levanovisk e tofoli fazerem as m**** que fazem hoje. Aí o bicho pega. No entanto, quero ele como presidente da república pra mudar o rumo desse país.
Recebendo o pagamento do serviço prestado antes das eleições.
Choooooooora Mortadela!!!!!!!
Cjora mais viuvinha do presidiario barbudo, um certo advogadozinho do PT ta lá a anos e vc nunca se incomodou né???? Palhaço
Dr. Moro , merece esse cargo, Reconhecimento