Bolsonaro decide ‘implodir’ o Inmetro e anuncia demissão de toda a diretoria do órgão

Foto: Marcela Pierotti/G1

O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste sábado (22) que decidiu “implodir” o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e anunciou a demissão de toda a diretoria do órgão.

O Inmetro é a autarquia federal responsável por executar políticas nacionais de metrologia, fiscalizar o cumprimento de normas técnicas, métodos e instrumentos de medição e unidades de medida.

Bolsonaro deu a declaração na porta de um supermercado no Guarujá (SP), para onde viajou nesta sexta (21) a fim de passar o feriado de carnaval no Forte dos Andradas, base militar do Exército. A fala foi transmitida ao vivo pelo perfil do presidente em uma rede social. Pela manhã, Bolsonaro foi a estabelecimentos comerciais da cidade, no litoral paulista. Além de visitar dois supermercados, esteve em uma padaria, onde tomou café.

“Implodi o Inmetro. Implodi. Mandei todo mundo embora. Por quê? Há poucos meses assinaram portaria para trocar tacógrafos. Em vez de ser o normal que está aí, inventaram um digital. Ele é aferido de dois em dois anos. Passaram para um. Mandei acabar com isso aí”, declarou.

O tacógrafo é um instrumento que indica e registra dados sobre a condução dos veículos, como distância percorrida, velocidade desenvolvida e tempos de parada e direção.

Segundo Bolsonaro, a portaria do Inmetro iria prejudicar taxistas. “Começou no Rio, não sei se veio para São Paulo, trocar os taxímetros. Mas por quê? Quatrocentos cada um. Os tacógrafos, 1.900. Multiplique por milhões de veículos que mexem com tacógrafos. Táxi só no Rio são 40 mil”, disse.

Uma das mudanças a que o presidente se refere é uma portaria de agosto de 2019 que prevê uma nova regra para padronização de sensores de velocidade utilizados em taxímetros.

“Não temos que atrapalhar a vida dos outros. É facilitar a vida de quem produz. Os novos taxímetros, faça diferente. Os novos tacógrafos, tudo bem. Agora, tirar do pessoal, trocar, não. Então, o que eu tenho que fazer? Implodir.”

Por isso, afirmou, decidiu “cortar a cabeça de todo mundo”. De acordo com Bolsonaro, foram demitidos a “presidente e uma meia dúzia da diretoria”.

“Não estou acusando ninguém de fazer nada errado. Mas ficamos com… Foram demitidos mais pelo excesso de zelo. Aí complicou para eu engolir essa iniciativa deles”, declarou.

Na última segunda-feira (17), o “Diário Oficial da União” já havia publicado a exoneração da presidente do Inmetro, Angela Flores Furtado, substituída pelo coronel do Exército Marcos Heleno Guerson de Oliveira Júnior.

G1

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. MAC-RN disse:

    A besta fera chegou pra governar o país! E enganou primeiro aos crentes!!! Kkkkkkk

  2. Carlos disse:

    Mito, kkkkkkkk. Você já ferrou os servidores do executivo, agora vê se tem coragem de acabar com a pouca vergonha e privilégios do congresso, stf e militares. Mostra para esse povão ignorantes que absolutamente nada pegou para esses deuses e quem vai continuar a pagar essa mamata é o povo que se acha esclarecido. Aposentadoria com o último salário da ativa, aposentadoria mais cedo do que a maioria de quem de fato trabalha e dá o sangue por esse país, auxílio crechê de 2.000,00 auxilio alimentação de 1 200,00 diárias de 420,00 gratificação mínima de 1.500,00 tudo isso e muito mais vai continuar em todo judiciário, congresso e militares. E aí, como fica? Passa bem esclarecido para esses seus eleitores que se acham esclarecidos. Mito kkkkkk grande bosta.

  3. Paul disse:

    E as tomadas de três pinos?
    Alemanha, França e Itália iam padronizar os três pinos.
    Desistiram.
    A Pial tinha uma fábrica pronta na França.
    Prejuízo enorme.
    Trouxeram a fábrica para cá e todos tiveram de trocar as tomadas.
    Bilhões de lucro.
    Agora.
    Aumentar o tamanho dos cabos das pás, para não doer as costas, necas de pitibiriba.

  4. Franco disse:

    QUE ESTRANHA MANEIRA DE COMBATER A CORRUPÇÃO: DESTRUIR OU APARELHAR IDEOLOGICAMENTE OS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO.
    E O GADO?
    MMMMMuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  5. Chico disse:

    Tem que fazer um treinamento com os amarelinhos. Se transformaram em máquinas de multar. Lamentável.

  6. Paulo disse:

    Parabéns Presidente,Governp nota Mil………..

  7. Maldonado disse:

    Aqui no RN o cara e nomiado diretor do Inmetro, a primeira providencia é perseguir os postos de gasolina, em seguida o cara sai candidato a alguma coisa.
    Vereador e deputado é o mais cogitado, podem pesquisar e vê se não é verdade.
    Adoram os postos de Gasolina, é com certeza um palanque armado, é só subir e pedir votos a população. Fazem média com o consumidor e ao mesmo tempo, passam a imagem, a idéia que dono de postos de Gasolina é ladrão.

  8. Giba disse:

    Aproveita e faz uma geral no Ipem Fátima kkkkk. Não sou fã do Bolsonaro, mas nessas áreas onde impera a ladroagem(Dpvat, Anatel, Contran, Inmetro etc. ele está fazendo um trabalho excelente botando esses lobistas p correr.

  9. Antonio Turci disse:

    O Presidente Bolsonaro fez mais um Gol Placa. Parabéns, MITO.

COMENTE AQUI